Parentalidade

Parentalidade

Juízes a favor da residência alternada na lei

311
A Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Dreitos dos Filhos fez uma petição onde propunha legislar a favor da presunção jurídica da residência alternada para crianças de pais separados.
Família

"Com netas, descobri o prazer das coisas malucas" /premium

721
Isabel Stilwell diz ser uma avó do contraditório, nunca do contra, porque isso seria desrespeitar os pais. E lembra que não devemos nunca desistir de educar os filhos, um conselho dado por Eduardo Sá.
Parentalidade

Como os queridos pais dinamarqueses /premium

1.737
Reduzir as horas de trabalho não quer dizer trabalhar menos, mas trabalhar melhor, em menos horas. Queridos pais portugueses estamos a tempo de mudar e fazer como os queridos pais dinamarqueses!
Parentalidade

"Filhos bem-sucedidos? Ensine-lhes autocontrolo"  /premium

4.898
Em "Parentalidade Nórdica", a escritora dinamarquesa ensina a educar crianças felizes e bem-sucedidas. O segredo? Autocontrolo. A receita parece simples, mas segui-la requer disciplina dos pais.
Dinamarca

Sair cedo para ir buscar o filho é "normal" /premium

11.820
Sair cedo do trabalho para ir buscar os filhos, longas licenças de parentalidade, apoios à fertilidade. As políticas de natalidade e parentalidade explicadas por quem as vive na Dinamarca.
Saúde

Como recuperar das semanas em jet lag social /premium

111
Não se recrimine. Desligue o despertador aos fins-de-semana e dias de folga e recupere o sono perdido durante a semana. O jet lag social pode estar a afetar o seu rendimento - bem mais do que pensa.
Entrevista

"Se a ritalina funciona, não façamos experiências" /premium

1.170
Miguel Mealha Estrada insurge-se contra a pseudo-ciência. Psicanalista pediátrico critica quem passa anos num homeopata a tentar curar défices de atenção e desmistifica o uso da ritalina em crianças.
Crónica

Chefe é mais importante que filho /premium

3.864
É assim quem se passam todas as nossas semanas. Reunião em vez de filho. Cliente em vez de casamento. Burocracia em vez de saúde. Investidores em vez de amigos. Amigos distantes em vez de amores.
Procriação Medicamente Assistida

Outros Tempos?

Os direitos da criança vêm muito antes de tudo. Antes do “direito” ao filho. E antes do Estado
Crónica

Não se esqueça que você é apenas a madrasta

1.185
Os pais têm aquela tal garantia eterna do amor incondicional. Mas à madrasta, resta-lhe entregar-se aos filhos da pessoa com quem vive, sem saber se um dia, lá na frente, esse afeto será reconhecido.
PS

Elza Pais defende partilha absoluta das licenças 

Elza Pais, candidata à liderança do Departamento das Mulheres Socialistas, defende que, sem a "partilha absoluta das licenças de parentalidade", a mulher fica limitada em termos profissionais.
Parentalidade

Eram duas criancinhas, s.f.f.

1.613
A ideia de que os filhos são um direito dos pais, que a tecnologia e a lei devem fabricar a pedido, é um dos disparates mais perigosos dos nossos tempos.
Terrorismo

Como explicar o terrorismo às crianças?

477
Desta vez um ataque terrorista teve como alvo um público muito jovem. Devem os pais falar sobre isso com os filhos? E como? Fomos ouvir um pedopsiquiatra e quatro psicólogas.
Parentalidade

Mais 4 meses para pais cuidarem dos filhos?

1.108
Quatro meses a gozar pela mãe e outros tantos pelo pai ao longo dos primeiros 12 anos de vida de um filho e 10 dias de licença para o pai quando o filho nasce são duas das propostas de Bruxelas.
Segurança Social

Abono de família atribuído a menos crianças

O abono de família foi atribuído a 1.054.477 crianças e jovens em fevereiro, menos 357 face ao mês anterior e menos 54.249 face ao período homólogo de 2016, segundo dados esta sexta-feira divulgados.
Parentalidade

Guarda parental. Lei igual para casados e unidos

Casais unidos de facto que se separem vão poder decidir a guarda dos filhos em conservatórias, tal como acontece com os casais que eram casados, graças à aprovação de um projeto de lei do PS.
Parentalidade

Subsídios de parentalidade com 2 meses de espera

147
Atrasos e documentos extraviados. Casais que foram recentemente pais esperam dois e três meses pelos subsídios de parentalidade. A Segurança Social diz que "o atraso é normal".
Rolling Stones

Ronnie Wood foi pai de gémeas aos 68 anos

118
Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, foi pai a uma semana de fazer 69 anos. Mas não é o único a ter filhos com uma idade já avançada. Reunimos alguns exemplos na fotogaleria.
Parentalidade

São Francisco aprova licenças parentais

São Francisco, na Califórnia, é a primeira cidade dos Estados Unidos a ter licenças parentais totalmente remuneradas.
País

Portugal: em 5.º nas licenças parentais pagas

Os pais portugueses são dos que têm mais tempo de licença parental paga (21 semanas) no conjunto dos países da OCDE. Em primeiro, a Coreia do Sul, com 53 semanas, seguindo-se o Japão, com 52 semanas.
Parentalidade

A preparação necessária

Existe a ideia de que há uma preparação necessária para se ser mãe ou pai. Mas estamos sempre mais preparados do que imaginamos; somos animais com recursos, e mais robustos que as nossas emoções.
Pais e Filhos

Sabe o que é melhor na educação de um filho?

1.828
Amamentar ou dar biberão? Dar colo ou deixar chorar? Sobre o que é melhor para uma criança, há quase tantas opiniões como pais e mães. Mas o melhor, afinal, só depende de si.
Pais e Filhos

Pais, há mais dias de licença para gozar

853
A maioria aprovou a alteração da licença parental obrigatória, que passou de 10 para 15 dias úteis. A medida integra um “mega pacote legislativo” apresentado em abril pelos partidos do Governo.
Parentalidade

Portugueses dispostos a preservar fertilidade

Um estudo da Sociedade Portuguesa da Medicina da Reprodução revelou que a maioria dos portugueses está disposta a preservar a sua fertilidade no caso de doença ou para adiar a parentalidade.
Parentalidade

Cinco formas de pôr um bebé a dormir

186
O vídeo chegou à Internet há duas semanas e atraiu a atenção da comunidade online. Um pai pôs a sua filha a dormir com um simples toque de guardanapo. Mas há outras técnicas. Várias. Veja os vídeos.
Parentalidade

"A palmada e o castigo são a lei do menor esforço"

1.051
"Pais felizes, crianças felizes" é um dos lemas da Parentalidade Positiva. O que é e como pode ajudar na relação pais e filhos? A autora do blogue Mum's the boss responde num novo livro.
Parentalidade

Angelina Jolie e Brad Pitt: E vão sete... filhos

1.647
É quase uma equipa de futebol. Aos três filhos biológicos e outros três adotados, resgatados de cenários de guerra, poderá juntar-se mais um. Chama-se Moussa. É sírio e tem dois anos.
Parentalidade

Por que os bebés prematuros são tão inspiradores

1.943
No dia em que se celebra a prematuridade, perguntámos a um conjunto de especialistas o que faz um prematuro ser tão especial. A resposta está nas provações por que passam nos primeiros meses de vida.
Parentalidade

"As crianças têm medo da palavra divórcio"

439
Conversar com os filhos (e ouvi-los), mostrar segurança e manter as regras são alguns dos conselhos para quem está a passar por uma separação. Porque o "divórcio" é tema tabu entre os mais novos.
Pais e Filhos

É assim tão diferente ter ou não ter filhos?

514
Porque ir às compras com os filhos pode ser uma "odisseia" e a ginástica faz-se ao som das músicas do "Panda", o Observador ouviu cinco testemunhos sobre o dia a dia de quem tem filhos e quem não tem.
Crianças

A maternidade dos pais

Sabia que a atividade neurológica do cérebro de um pai varia conforme os seus deveres para com a criança? A Universidade do Oregon explica.
Pais e Filhos

Filipa Fernandes: "O sono dos bebés mete medo"

2.024
É um dos problemas mais temidos da maternidade: ensinar os filhos a dormir. O papel da mãe é acalmar o bebé, mas nunca ajudá-lo a adormecer, que o diga a especialista portuguesa em ritmos de sono.
Pais e Filhos

Férias em família não são sinónimo de paraíso

O intervalo escolar é sinónimo de mais tempo em família, mas há exageros que devem ser evitados. "Nem pais a menos nem pais a mais", diz o psicólogo e docente José Morgado.
País

"Estamos a fazer dos nossos filhos tiranos"

590
É psicóloga e, pela primeira vez, escritora. Acha a culpa paterna inútil e garante que o castigo afeta uma criança no longo prazo. E para que lado pende a balança? González, Carlos González.
Educação

"Pais inseguros criam filhos inseguros"

1.062
Mais do que um pediatra, Eduard Estivill assume-se como cientista. Em entrevista ao Observador, o pai do famoso método para o sono defende que as regras são essenciais para criar uma criança.
Barrigas de Aluguer

Um filho não é um rim

260
Percebi que devia responder aos comentários feitos ao meu texto “Os pénis de aluguer e os testículos de substituição" depois de ter lido alguns desses textos.
Pais e Filhos

Educar com ou sem castigos

É uma polémica nascida no Observador que já chegou aos blogues: educar os filhos com limites ou sem regras nem castigos. As opiniões divergem entre os pais, tal como entre os pediatras.
Pais e Filhos

Um pediatra do contra: "Os castigos são inúteis!"

3.076
Carlos González não é o típico pediatra. Em entrevista ao Observador, o também escritor desmistifica alguns conceitos na educação de uma criança, como "disciplina" e "limites".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)