Este ano é o 1oº aniversário do Sony World Photography Awards, considerado o maior e mais importante concurso de fotografia do mundo. A lista das melhores fotos que chegaram à caixa de correio da empresa já foi revelado e não podia ser melhor a prenda de aniversário: a Sony recebeu mais de um milhão de imagens vindas de 66 países espalhados. Há centenas de fortes candidatas ao prémio de 30 mil dólares reforçado com uma oferta de equipamento fotográfico de ponta da marca. As vencedoras serão divulgadas a 20 de abril.

Por enquanto, há boas novas para Portugal: Luís Godinho, um dos candidatos ao prémio principal, foi considerado o melhor fotógrafo português pela Sony.

Cada fotógrafo, profissional ou amador, pode submeter fotografias em quatro categorias: “Professional” (Profissional), “Open” (Aberto) — ambas divididas em outras 10 subcategorias, “Youth” — ou Juventude, exclusivo para artistas com entre 12 e 19 anos — e “Student Focus”, ou Foco Estudante, reservada aos estudantes de fotografia. Quem enviar candidaturas para a categoria “Open” participa automaticamente num concurso paralelo: o “National Awards” (em português, Prémios Nacionais) que destacam o melhor fotógrafo de cada um dos 66 países que concorreram aos Sony World Photography Awards.

As melhores fotos estarão em exibição em Sommerset House, um palácio no coração de Londres e com vista para o rio Tamisa. Enquanto o veredito não chega, o Observador recolheu 101 imagens entre as 252 preferidas da Sony. Veja-as na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR