O PCP vai chamar ao Parlamento todos os ex-ministros do Ambiente, entre 2001 e 2015, a propósito da deposição de resíduos perigosos nas escombreiras das antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, noticiam os jornais Público e Diário de Notícias.

José Sócrates, Isaltino Morais, Luís Nobre Guedes, Dulce Pássaro e Jorge Moreira da Silva — mas também Valentim Loureiro, presidente da câmara de Gondomar entre 2001 e 2009 — inserem-se no grupo de pessoas a ser ouvidas na Assembleia da República, na sequência de um requerimento entregue pelo PCP no dia 11 de março à Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

À data da entrega do requerimento, os comunistas defenderam, segundo reportou a Lusa, a necessidade de “apurar as responsabilidades pelo depósito, ausência de tratamento e ocultação de informação às populações”. O PCP referiu-se ainda a um caso que remonta a 2001/2002, quando toneladas de resíduos industriais perigosos, provenientes da Siderurgia Nacional, foram depositadas nas antigas minas, situadas no concelho de Gondomar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR