A fragata Álvares Cabral, da Marinha Portuguesa, vai atracar sábado no porto do Mindelo, ilha cabo-verdiana de São Vicente, para uma missão que se prolonga até 12 de abril e passa também pela cidade da Praia. Segundo a Marinha Portuguesa, a missão decorre no âmbito da iniciativa “Mar Aberto” e insere-se no âmbito da cooperação técnico-militar entre Portugal e Cabo Verde.

Durante a missão, a fragata participará, em colaboração com a Guarda Costeira cabo-verdiana, em ações de patrulhamento do espaço marítimo sob jurisdição de Cabo Verde.

A Álvares Cabral permanecerá no porto do Mindelo, de 1 a 3 de abril, e no porto de Praia, de 07 a 11 de abril. Durante a permanência nos dois portos, será desenvolvido um programa de cooperação com as Forças Armadas de Cabo Verde que inclui ações de formação, treino conjunto e demonstração de capacidades de apoio humanitário em caso de catástrofe.

A permanência da fragata coincide com a visita oficial a Cabo Verde do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitará o navio a 9 de abril, na cidade da Praia.

Estão ainda previstas atividades dirigidas à população, incluindo visitas de associações e escolas ao navio, e a entrega de material ao Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente, a Aldeias Infantis SOS Cabo Verde e Diocese de Santiago.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O navio estará aberto ao público, para visitas, no dia 2 de abril, nos períodos das 10h30 às 12h30 horas e das 14h30 às 17h00 horas (na cidade do Mindelo) e no dia 10 de abril, das 10h30 às 12h30 horas (na cidade da Praia).

A fragata Álvares Cabral participou recentemente no exercício OBANGAME EXPRESS ao largo da costa do Senegal, que terminou em 29 de março, tendo efetuado treino com o NP Guardião, da Guarda Costeira de Cabo Verde, na área do salvamento marítimo, combate a atividades ilícitas no mar e primeiros-socorros.

A Álvares Cabral é um navio escolta oceânico do tipo fragata, adicionada ao efetivo da Marinha Portuguesa em 1991, sendo a guarnição composta por 135 militares. Conta ainda com uma força de fuzileiros com 50 elementos, uma equipa do pelotão de abordagem dos fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e um médico, além de quatro oficiais oriundos da Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Espanha, no âmbito de intercâmbio entre Marinhas.