Estimular a “cultura empreendedora, aumentar as oportunidades de networking [rede de contcatos] e de fontes de conhecimento e dinamizar a comunidade startup e scaleup da cidade”. São estes os objetivos da “Convocatória Aberta”, lançada pela Câmara do Porto, que quer “desafiar” a comunidade empreendedora a criar projetos que contribuam para um ecossistema mais ativo e dinâmico.

Enquadrada no ScaleUp Porto, estratégia conjunta do município com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Porto Business School, Instituto Politécnico do Porto e Agência Nacional de Inovação, para a promoção do empreendedorismo na cidade, a autarquia tem 70 mil euros para apoiar os projetos, sendo que cada um poderá receber, no máximo, 10 mil euros.

As candidaturas já estão abertas e vão decorrer até 16 de abril. A convocatória destina-se a empresas, nacionais ou estrangeiras, com delegação ou sede no concelho do Porto.

Cada entidade pode submeter um ou mais projetos que serão avaliados por um júri, constituído por Miguel Barbosa (Agência Nacional de Inovação), Clara Gonçalves (UPTEC), Rui Coutinho (Porto Design Factory), Patrícia Teixeira Lopes (Porto Business School) e por Paulo Calçada (Associação Porto Digital). Os projetos serão avaliados “com base no impacto que as propostas terão no ecossistema”, detalha o comunicado. As ideias vencedoras serão anunciadas até 16 de maio e deverão ser implementadas até 31 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR