Ainda antes da sua revelação oficial, prevista para o próximo Salão de Nova Iorque, a Mercedes decidiu dar a conhecer a mais recente adição efectuada pela sua divisão desportiva ao respectivo portefólio. Eis, então, os esperados Mercedes-AMG GLC 63, modelos que estarão disponíveis tanto na configuração tradicional de carroçaria como na variante coupé, e em versões “normal” e S, que se distinguem, fundamentalmente, pela potência debitada pelo poderoso motor V8 que as anima.
É bom referir que não só esta é a primeira vez que a marca instala num SUV desta bitola um motor de oito cilindros, como é igualmente uma estreia a montagem num modelo deste segmento de um motor com esta arquitectura – no caso o 4.0-V8 biturbo, proposto com as mesmas especificações conhecidas das versões AMG de topo do Classe C. Assim sendo, os GLC 63 4Matic+ disponibilizam 476 cv e 650 Nm, enquanto os ainda mais dotados GLC 63 S 4Matic+ oferecem um rendimento de 510 cv e 700 Nm. Com esta opção, a casa de Estugarda faz um sério aviso à navegação, superando facilmente toda a concorrência, já que o BMW X4 M40i se fica pelos 360 cv e o Porsche Macan Turbo não vai além dos 400 cv na versão normal, e dos 440 cv na variante equipada com o pacote Performance.
Como se pode depreender das respectivas siglas, os novos GLC 63 contam, de série, com tracção integral permanente, com distribuição infinitamente variável do binário e diferencial traseiro autoblocante. Dos seus atributos fazem ainda parte a caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift MCT (estreada no novo E 63 4Matic+, e com uma embraiagem no lugar do conversor de binário), a suspensão pneumática adaptativa e o sistema de travagem de alta performance. As prestações são, naturalmente, notáveis: 4,0 segundos nos 0-100 km/h para as versões de 476 cv, 3,8 segundos no mesmo exercício para as variantes de 510 cv, estando a velocidade máxima electronicamente limitada, em todos os casos, a 250 km/h.
Visualmente, e para além de todos os alargamentos de carroçaria e apêndices aerodinâmicos que lhes conferem aquele ar extremamente musculado, os novos GLC 63 são os primeiros modelos da família AMG a fazer uso da nova grelha Panamericana, até aqui reservada ao superdesportivo AMG GT.
A chegada ao mercado está prometida para Setembro, as encomendas abrem a 16 de Abril e, como é da praxe, o lançamento comercial será acompanhado da já célebre série especial Edition 1, que inclui de série elementos como o Night Package (aplicações em preto brilhante na carroçaria, e listas laterais em amarelo ou cinzento mate, dependendo da cor exterior eleita), as jantes forjadas de 21” em preto mate, o Pacote Aerodinâmico, o revestimento a pele com costuras contrastantes em amarelo dos bancos desportivos forrado, dos painéis das portas, dos apoios de braços e da consola central, entre outros mimos.