Logo Observador
Alterações Climáticas

Cidade no Canadá acorda com iceberg de 46 metros de altura à porta

5.966

Cerca de 46 metros de altura taparam a linha de horizonte de Ferryland, uma pequena cidade do Canadá. Um iceberg que "deu à costa" é a razão.

Twitter

Um iceberg com cerca de 46 metros de altura no ponto mais alto apareceu na costa de Ferryland, uma pequena cidade no Canadá, no fim de semana da Páscoa. Este fenómeno é comum na zona mas nunca tinha acontecido com um iceberg destas dimensões.

“É o maior que já vi por aqui. É um enorme iceberg e está tão perto que as pessoas podem fotografá-lo.”, contou o Presidente da Câmara, Adrian Kavanagh, ao Canadian Press, citado pelo The Telegraph. O Serviço de Gelo do Canadá classificou o iceberg como “grande”. Este iceberg ultrapassa o tamanho daquele que afundou o Titanic, que na altura se estimava ter 30 metros de altura.

Devido às grandes dimensões, Kavanagh acredita que o iceberg poderá estar encalhado e por isso deverá permanecer na zona durante algum tempo. “Não vai sair de lá, a não ser que o vento continue por mais algum tempo, porque está bem assente no chão”, relata Don Costello, um residente.

Este acontecimento chamou a atenção de turistas e habitantes de cidades vizinhas, que se dirigiram à zona e fotografaram o iceberg. O habitantes relatam que, nas redondezas, se ouve o barulho dos pedaços de gelo a cair no mar e se vêem as ondas por eles provocadas.

A cidade de Ferryland, na província de Newfoundland and Labrador, a este do Canadá é apelidada de “Iceberg Alley” (“Alameda dos Icebergs”, em português) por ser muito frequente que os pedaços de gelo que se desprendem do Ártico cheguem àquela zona. De acordo com o Huffington Post, a guarda costeira do Canadá contabilizou 481 icebergs nesta zona, a 6 de abril.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt