A Web Summit inaugura esta quarta-feira o primeiro escritório (temporário) em Lisboa, no “Edifício Enter”, da Portugal Telecom (PT), até se mudar definitivamente para o Hub Criativo do Beato. Para a equipa portuguesa, Paddy Cosgrave vai contratar 20 pessoas nas áreas de vendas e desenvolvimento de software. A partir das 13 horas desta quarta-feira, há 24 horas de descontos nos bilhetes para a edição de 2017 da Web Summit.

“Não podíamos estar mais felizes por anunciar a inauguração do nosso primeiro escritório internacional. Lisboa é a casa do nosso maior evento e faz todo o sentido ter pessoas a trabalhar na cidade”, afirmou Paddy Cosgrave, em comunicado, acrescentando que “vai ser inspirador ter operações a partir de uma das cidades mais cool e vibrantes da Europa, com um cenário crescente de startups e uma reputação internacional florescente”.

A Web Summit reforça assim a parceria tecnológica com a PT que começou no ano passado, aquando da primeira edição, e que incluiu o patrocínio da empresa bem como a instalação da rede wi-fi no recinto onde decorreu a maior conferência tecnológica e de empreendedorismo da Europa – no pavilhão da FIL e no MEO Arena, em Lisboa.

O primeiro escritório lisboeta é inaugurado no dia em que a PT também inaugura o Edifício Enter, no Cais do Sodré, “para alojar startups e dinamizar o ecossistema de inovação”. O novo espaço da PT aparece no âmbito do novo programa de empreendedorismo da empresa, tem capacidade para 100 pessoas e as startups podem ocupar o espaço durante seis meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Neves, CEO da PT, afirma que, em 2016, a cobertura de WiFi de alta densidade foi foi assegurada “de forma adequada à necessidade e dimensão de um evento desta natureza, infraestrutura que estará disponível também este ano. É com grande satisfação que acolhemos o primeiro escritório da Web Summit em Portugal e oferecemos este espaço que promove e valoriza o empreendedorismo português”.

Em Portugal, já estão dois membros da equipa irlandesa da Web Summit, que conta com 140 colaboradores em Dublin. A equipa da Web Summit organiza ainda outros eventos globais de tecnologia e startups, incluindo o Collision nos EUA, RISE em Hong Kong e o MoneyConf em Madrid.

Web Summit a estudar mais localizações para eventos em Portugal

Aos jornalistas, o fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, não descartou a hipótese de organizar mais eventos em Portugal, pré ou pós Web Summit, e avançou que anda à procura de eventuais localizações.

“Um evento nos Açores? Isso é segredo. Mas sim, estamos absolutamente a considerar outros eventos em Portugal e as ilhas são maravilhosas.Estamos à procura de localizações para outros eventos para antes e depois da Web Summit, como fizemos com o Surf Summit no ano passado, mas são coisas que precisam de um ano de investigação”, disse.

Questionado sobre se está a pensar mudar a sede da Web Summit para Portugal, Paddy Cosgrave disse apenas que está a planear mudar-se com a mulher e o filho recém-nascido durante um mês ou dois para Lisboa. “Porque não? Há sempre sol em Lisboa e eu tenho andado sempre a viajar, ainda não tive oportunidade de ficar um mês ou dois num só sítio. E a minha mulher adora Lisboa”, afirmou, sem acrescentar se os planos poderiam passar por trazer também a sede da empresa.

Sobre as novidades que vão surgir na Web Summit de 2017, Paddy Cosgrave não adiantou quais são, sublinhando apenas que a edição de 2016 tinha sido “incrível”. “Vimos tantas oportunidades no ano passado, com o feedback das pessoas, as experiências que as pessoas tiveram. Mas as coisas especiais que vamos anunciar vão ter de esperar”, afirmou.

A edição de 2016 da Web Summit foi a primeira a realizar-se em Lisboa e contou com uma participação superior a 50 mil pessoas, de mais de 150 países. A edição deste ano decorre de 6 a 9 de novembro, no MEO Arena e na FIL.