O presidente da distrital PSD/Porto ambiciona ganhar as 18 câmaras e admitiu, esta segunda-feira, que as próximas eleições autárquicas vão ser “extremamente atípicas”, porque os políticos estão “muito descredibilizados”, referindo-se à divisão entre Rui Moreira e PS.

Eu gostava de ganhar as 18 câmaras municipais e é por isso que estamos a lutar. (…) Se não ganharmos as 18, ganhamos 17, mas vamos tentar o máximo e, por isso, estamos aqui todos. São belíssimos candidatos, os melhores para concorrerem nos respetivos concelhos. Tenho esperança de que vamos fazer um grande resultado, porque estas eleições vão ser extremamente atípicas, os políticos estão muito descredibilizados”, afirmou.

Bragança Fernandes fez estas declarações à imprensa depois de se reunir hoje, no Porto, com o vice-presidente da comissão política nacional, Marco António Costa, e com os 17 candidatos do distrito para definirem uma estratégia.

Questionado pelos jornalistas para concretizar o que considerava “atípico” nas próximas eleições autárquicas, Bragança Fernandes exemplificou com o que sucedeu recentemente no município do Porto, onde o candidato independente Rui Moreira e o PS deixaram os eleitores “confusos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os eleitores do Porto, concretizou, “estão completamente confusos, não sabem em quem vão votar, se vão votar no A ou votar no B, se vão votar no Rui Moreira, se vão votar no Partido Socialista, não percebem, porque quando eles votaram a primeira vez, votaram no Rui Moreira”.

Bragança Fernandes, também presidente da Câmara da Maia, foi mais além nos exemplos sobre situações atípicas associadas às próximas autárquicas e referiu o caso do concelho a que preside, mas também o que está a suceder em Marco de Canaveses.

Sou o presidente da Câmara da Maia e o que está a acontecer na Maia é muito atípico. Temos um candidato que é filho do doutor Vieira Carvalho (histórico autarca do PSD), que é filho do antigo presidente, que é candidato pelo Partido Socialista”, referindo-se ao candidato Francisco Vieira de Carvalho.

Em Marco de Canaveses, Bragança Fernandes lembrou também que há um candidato que era do PSD e que está a ser candidato pelo CDS. “Muitas coisas estão a acontecer”, concluiu.

O candidato escolhido pelo PSD/Porto à Câmara do Porto, o economista e independente Álvaro Almeida, foi esta segunda-feira o porta-voz dos 17 candidatos às câmaras do distrito do Porto para falar aos jornalistas sobre o resultado da reunião de trabalho, e avançou que todos se reuniram para discutir questões “operacionais e estratégicas de campanha”.

A primeira mensagem que destacou após a reunião de trabalho é que o PSD ia fazer uma campanha muito voltada para a “resolução dos problemas concretos de cada município” e os “problemas concretos dos cidadãos desses municípios”.

“Não é uma campanha geral para todo o distrito. São 18 campanhas diferentes. Cada um dos municípios terá questões concretas que tem de ser resolvidas”, disse Álvaro Almeida, referindo que o “trânsito”, “segurança” e “emprego” são os problemas que destaca no Porto.

Álvaro Almeida referiu que os 17 candidatos têm “fortes expectativas” de ter um “bom resultado no distrito do Porto”.