Smartphones

Nove dicas para tirar melhores fotografias com o smartphone

A Apple publicou 9 vídeos com dicas sobre como tirar melhores fotografias com os novos iPhone 7 e 7 Plus. São noções gerais que se aplicam, na prática, aos mais recentes modelos das principais marcas.

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Os iPhone 7 e 7 Plus voltaram a mostrar a aposta feita pela Apple na câmara fotográfica e que é, desde há muito, um investimento transversal a todos os grandes fabricantes de smartphones e algumas marcas até já incorporam modos “profissionais” nas câmaras.

Da Apple destaca-se o modelo maior, que conta com duas câmaras integradas, e por isso tem sido o preferido para os amantes de fotografias de bolso, devido ao zoom que a segunda câmara oferece e ao modo “retrato”, que permite realçar o objeto que está no primeiro plano.

A Apple continua a destacar o foco na fotografia e publicou, no seu canal do YouTube, nove curtos vídeos para ajudar os utilizadores a tirar melhores fotografias com o iPhone mas, na prática, elas podem ser aplicadas em qualquer outra marca e modelo recente.

Fotografar ao nascer e no pôr-do-sol

A luz deve estar a incidir sobre o que se vai fotografar. Seleciona-se o ponto de foco e ajusta-se-se a luminosidade.

Como tirar fotografias de ação

Três passos simples: pressionar o botão de disparo para tirar uma sequência de imagens, selecionar a melhor e guardar.

Fotografar sem usar o flash

Encontre uma luz que ilumine a pessoa ou objeto. Desligue o flash e selecione o ponto de foco. Tire a fotografia.

Fazer uma panorâmica na vertical

Utilize a câmara na horizontal e mude para o modo de panorâmicas. Comece por baixo e vá deslizando, devagar, para cima. Pare quando achar que apanhou tudo o que queria.

Fotografar objetos próximos

É preciso estar bastante perto do objeto. Selecione o ponto de foco e aumente a luminosidade. Carregue no botão para fotografar.

Fotografar um retrato

Deve escolher o modo Retrato na aplicação da câmara e procurar um bom campo de profundidade antes de focar a pessoa em questão.

Fotografe de um ângulo diferente

Estas são fotografias que diferem sempre de pessoa para pessoa. O importante é encontrar um objeto e, depois, testar vários ângulos para fotografar algo diferente. Tente apontar para cima e colocar-se um pouco abaixo do objeto ou pessoa a fotografar.

Selfies com temporizador

Para tirar uma fotografia a si mesmo (selfie) pode ajudar se o iPhone estiver estável. Com a câmara frontal ativada, use o temporizador para definir o tempo de disparo. Procure um sítio para pousar o iPhone , carregue no botão do obturador e posicione-se. Depois, é só esperar.

Fotografar durante um vídeo

Só porque está a filmar algo não quer dizer que não possa fotografar em simultâneo. Ao iniciar a gravação aparece, à esquerda, o botão de fotografar, que vai permitir tirar fotografias enquanto continua a gravar o momento em vídeo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site