Smartphones

Nove dicas para tirar melhores fotografias com o smartphone

A Apple publicou 9 vídeos com dicas sobre como tirar melhores fotografias com os novos iPhone 7 e 7 Plus. São noções gerais que se aplicam, na prática, aos mais recentes modelos das principais marcas.

Autor
  • Miguel Videira Rodrigues

Os iPhone 7 e 7 Plus voltaram a mostrar a aposta feita pela Apple na câmara fotográfica e que é, desde há muito, um investimento transversal a todos os grandes fabricantes de smartphones e algumas marcas até já incorporam modos “profissionais” nas câmaras.

Da Apple destaca-se o modelo maior, que conta com duas câmaras integradas, e por isso tem sido o preferido para os amantes de fotografias de bolso, devido ao zoom que a segunda câmara oferece e ao modo “retrato”, que permite realçar o objeto que está no primeiro plano.

A Apple continua a destacar o foco na fotografia e publicou, no seu canal do YouTube, nove curtos vídeos para ajudar os utilizadores a tirar melhores fotografias com o iPhone mas, na prática, elas podem ser aplicadas em qualquer outra marca e modelo recente.

Fotografar ao nascer e no pôr-do-sol

A luz deve estar a incidir sobre o que se vai fotografar. Seleciona-se o ponto de foco e ajusta-se-se a luminosidade.

Como tirar fotografias de ação

Três passos simples: pressionar o botão de disparo para tirar uma sequência de imagens, selecionar a melhor e guardar.

Fotografar sem usar o flash

Encontre uma luz que ilumine a pessoa ou objeto. Desligue o flash e selecione o ponto de foco. Tire a fotografia.

Fazer uma panorâmica na vertical

Utilize a câmara na horizontal e mude para o modo de panorâmicas. Comece por baixo e vá deslizando, devagar, para cima. Pare quando achar que apanhou tudo o que queria.

Fotografar objetos próximos

É preciso estar bastante perto do objeto. Selecione o ponto de foco e aumente a luminosidade. Carregue no botão para fotografar.

Fotografar um retrato

Deve escolher o modo Retrato na aplicação da câmara e procurar um bom campo de profundidade antes de focar a pessoa em questão.

Fotografe de um ângulo diferente

Estas são fotografias que diferem sempre de pessoa para pessoa. O importante é encontrar um objeto e, depois, testar vários ângulos para fotografar algo diferente. Tente apontar para cima e colocar-se um pouco abaixo do objeto ou pessoa a fotografar.

Selfies com temporizador

Para tirar uma fotografia a si mesmo (selfie) pode ajudar se o iPhone estiver estável. Com a câmara frontal ativada, use o temporizador para definir o tempo de disparo. Procure um sítio para pousar o iPhone , carregue no botão do obturador e posicione-se. Depois, é só esperar.

Fotografar durante um vídeo

Só porque está a filmar algo não quer dizer que não possa fotografar em simultâneo. Ao iniciar a gravação aparece, à esquerda, o botão de fotografar, que vai permitir tirar fotografias enquanto continua a gravar o momento em vídeo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

Ruth Manus

Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

Pobreza

Em nome dos filhos

Diogo Prates

Esta é a oportunidade da direita portuguesa, conseguir com um discurso simples mas eficaz apagar de vez a imagem de que a esquerda é a única que se preocupa com os mais pobres e desfavorecidos. Não é.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site