Transportes

Metro de Lisboa reduz oferta nas linhas Azul, Amarela e Verde durante o verão

3.273

Metropolitano de Lisboa vai operar com menor frequência nas linhas Azul, Amarela e Verde a partir de segunda-feira e até 17 de setembro, devido à entrada em vigor dos horários de verão.

LUSA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Metropolitano de Lisboa vai operar com menor frequência nas linhas Azul, Amarela e Verde a partir de segunda-feira e até 17 de setembro, devido à entrada em vigor dos horários de verão, anunciou nesta sexta-feira a empresa.

A redução do serviço prestado nas linhas Azul (Santa Apolónia — Reboleira), Amarela (Rato — Odivelas) e Verde (Cais do Sodré — Telheiras) do Metropolitano de Lisboa é justificada pela “redução normal da procura do serviço de transporte, em consequência do período de férias que agora se inicia”, informou a transportadora, indicando que os horários da linha Vermelha (S. Sebastião — Aeroporto) não vão sofrer qualquer alteração durante o período de verão.

Apesar da entrada em vigor dos horários de verão, os horários de abertura e de encerramento do Metro de Lisboa vão manter-se inalterados em todas as linhas, continuando a funcionar a partir das 06h30 até à 01h00. De acordo com os horários de verão, a maior frequência na linha Azul (cinco minutos e 45 segundos entre comboios) vai registar-se nas horas de ponta dos dias úteis, entre as 07h30 e as 09h30 e entre as 16h30 e as 19h00.

Na linha Amarela, os comboios só vão realizar mais viagens (com uma frequência de cinco minutos e cinco segundos) no período da manhã, entre as 07h20 e as 09h30, dos dias úteis. Já na linha Verde, o serviço vai ser prestado com maior frequência (média de cinco minutos) entre as 07h30 e as 10h00 e entre as 16h00 e as 20h00 dos dias úteis. Aos fins de semana e feriados, a frequência média nas linhas Azul, Amarela e Verde vai ser de oito minutos.

À semelhança do que já acontece em horário normal, aos dias úteis, bem como fins de semana e feriados, no período noturno as linhas Azul (a partir das 21h30), Amarela e Vermelha (ambas a partir das 20h30) funcionam apenas com três carruagens, reduzindo para metade a capacidade de passageiros que os comboios podem transportar por viagem. A linha Verde não é afetada, uma vez que opera sempre com três carruagens. Os horários de verão do Metropolitano de Lisboa vão manter-se em vigor até 17 de setembro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
António Costa

Pelos caminhos de Portugal

Paulo Tunhas

António Costa acha que “este ano foi particularmente saboroso para Portugal”. Houve, é verdade, os mortos dos fogos, houve Tancos, houve o caso da Raríssimas. Mas que importa isso?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site