788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu o antigo chanceler alemão Helmut Kohl, o arquiteto da reunificação alemã

Este artigo tem mais de 5 anos

Morreu aos 87 anos o antigo chanceler alemão Helmut Kohl, confirmou a CDU através do Twitter. Kohl morreu esta manhã na sua casa em Ludwigshafen.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Morreu esta sexta-feira, aos 87 anos, o antigo chanceler alemão Helmut Kohl, confirmou a CDU — partido de que foi líder — através do Twitter, depois de a imprensa alemã ter avançado a notícia. De acordo com o jornal alemão Bild, que avançou a notícia, Kohl morreu esta manhã em sua casa, em Ludwigshafen, no estado de Rhineland-Palatinate. O antigo chanceler alemão tinha graves problemas de saúde há vários anos, e em 2008 uma queda numas escadas que lhe provocou um traumatismo cranioencefálico, deixara-o numa cadeira de rodas.

Helmut Kohl foi chanceler da Alemanha entre 1982 e 1998 — o mandato mais longo de um líder alemão desde Otto von Bismarck — e também um dos principais nomes da construção da União Europeia e da reunificação alemã. Foi Helmut Kohl quem liderou a reunificação da República Democrática Alemã (a Alemanha Oriental) e da República Federal Alemã (a Alemanha Ocidental), um processo que começou logo depois da queda do Muro de Berlim, quando Kohl, então chanceler da RFA, anunciou os seus objetivos para a cooperação entre as Alemanhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Recordado pelos alemães como “chanceler da unidade”, Helmut Kohl nasceu a 3 de abril de 1930 em Ludwigshafen e a sua infância foi profundamente marcada pela II Guerra Mundial. Escreve a BBC que apenas com 12 anos Helmut Kohl foi forçado a ajudar a recuperar os cadáveres dos seus vizinhos dos destroços na sua localidade, que foi muito bombardeada durante o conflito.

Depois da guerra, Kohl estudou ciência política e direito em Heidelberg e veio a tornar-se, com apenas 39 anos, no líder do estado federado de Renânia-Palatinado — sendo o mais jovem líder de um estado na Alemanha. Depois, tornou-se presidente da União Democrata-Cristã (CDU) e o partido escolheu-o como candidato a chanceler para as eleições de 1976 — em que viria a ser derrotado por Helmut Schmidt, candidato social-democrata.

Apesar de as suas possibilidades de subir ao poder na Alemanha terem sido frequentemente desvalorizadas, Helmut Kohl chegou a chanceler em 1982, depois de se ter desfeito a coligação liderada por Helmut Schmidt no poder desde 1976. Foi a partir da década de 80 que se começaram a evidenciar as qualidades políticas de Kohl, que, juntamente com o presidente francês, o seu aliado François Mitterrand, começou a idealizar o aprofundamento da integração europeia e a criação da moeda única.

Ao mesmo tempo que se tornava numa das mais importantes figuras da integração europeia, Helmut Kohl começava a arquitetar também o seu plano para unir novamente as duas Alemanhas. Fundamental nesse processo foi a visita de Erich Honecker, líder da RDA, à Alemanha Ocidental, em 1987. A queda do Muro de Berlim em 1989 marcou o início das negociações para a reunificação alemã. Uma das grandes vitórias foi a negociação com o líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev: Kohl conseguiu persuadi-lo a desistir da Alemanha Oriental como reduto comunista e as tropas soviéticas acabaram por ser retiradas do país. Ao mesmo tempo, Kohl teve de garantir aos restantes líderes mundiais, incluindo ao presidente norte-americano George H. W. Bush, que uma Alemanha reunificada não seria um perigo para a estabilidade da Europa como fora a de Hitler.

Considerado um dos grandes líderes alemães (e europeus) do século XX — o antigo Presidente dos EUA, Bill Clinton, descreveu numa ocasião Kohl como “o mais importante estadista europeu desde a II Guerra Mundial” –, a reputação de Helmut Kohl acabou por ser manchada nos últimos anos. Depois das eleições de 1998, em que saiu derrotado e perdeu o lugar que detinha há 16 anos, foi descoberto que Helmut Kohl tinha recebido milhões de dólares em donativos secretos, escreve ainda a BBC. Mas as acusações de corrupção acabaram por não avançar, sobretudo devido à relevância de Kohl como arquiteto da reunificação alemã. Isso não o impediu de, em 2010, ano em que se juntou à chanceler Angela Merkel (de quem foi mentor) para as celebrações dos vinte anos da reunificação alemã, dizer que o seu papel no processo foi “subestimado durante décadas”.

Marcelo lembra “impulsionador da integração europeia”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou, em declarações à RTP, o antigo chanceler alemão como o “impulsionador da integração europeia” e o “pai” da reunificação alemão, recordando a sua amizade com Hemlut Kohl.

Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita à associação Abraço, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que teve oportunidade de o “conhecer muito bem pessoalmente”, quando liderou o PSD, que “foi admitido no Partido Popular Europeu (PPE) largamente pela mão de Helmut Kohl”, então chanceler e líder da União Democrata-Cristã (CDU). E falou cd “um homem invulgar” que “tinha tanta visão de futuro quanta determinação e persistência”, e contribuiu para haver uma “Europa unida e forte”.

O Presidente da República elogiou a determinação de Kohl no processo difícil de reunificação da Alemanha – “quando ele avançou para a reunificação das duas Alemanhas, foi considerado quase louco” – e lembrou a contestação à decisão de “parificar a moeda alemã Ocidental e de Leste”.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou também que Helmut Kohl “liderou com Mitterrand a Europa num momento crucial, o da aprovação do euro, da moeda única”, considerando: “Tinha tanta visão de futuro quanta determinação e persistência. Era verdadeiramente uma pessoa de uma persistência indomável”.

“Portanto, guardo dele, além de uma imagem pessoal de grande amizade, uma imagem de grande admiração, porque num momento crucial foi ele a dar o passo essencial para a Europa que temos, a Europa unida e forte que foi possível depois da reunificação alemã”, afirmou.

Costa lamenta morte de “grande arquitecto da integração europeia e da reunificação alemã”

O primeiro-ministro português, António Costa, reagiu à morte de Helmut Kohl no Twitter, em português e em inglês, lamentando a morte de “um Cidadão Honorário da Europa, grande arquitecto da integração europeia e da reunificação alemã”.

Cavaco fala num dos maiores estadistas do séc. XX

Já o ex-Presidente da República, Cavaco Silva, recordou o antigo chanceler alemão Helmut Kohl como “o grande estadista do século XX”, esperando que políticos europeus estejam à altura do seu legado e saibam honrar a sua memória.

“Choramos hoje o desaparecimento de um dos maiores estadistas mundiais do século XX. Um homem notável e um dos maiores políticos que conheci durante a minha carreira de primeiro-ministro”, disse Aníbal Cavaco Silva numa declaração aos jornalistas no Convento do Sacramento (Lisboa), o gabinete de trabalho que ocupa desde que deixou a Presidência da República.

O antigo chefe de Estado – que recordou que nos 10 anos enquanto primeiro-ministro participou em 29 cimeiras europeias com “o grande estadista do século XX” – defendeu ser preciso que, nos tempos que correm, “os políticos europeus recordem Helmut, tudo aquilo que ele fez e saibam honrar a sua memória”.

“É isso que eu continuarei a fazer”, garantiu.

Juncker diz que perdeu um “mentor” e um “amigo”

Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, publicou um comunicado em que lamenta “a morte do Helmut”, “meu mentor, meu amigo, a essência da Europa”, garantindo que a Europa sentirá a falta do antigo líder alemão.

Passos Coelho recorda “grande estadista da Europa do pós-II Guerra Mundial”

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, também reagiu à morte do antigo líder alemão, considerando-o “um grande estadista da Europa do pós-II Guerra Mundial”.

“Kohl não foi muito estimado pelas elites talvez porque tivesse sido sempre fiel às suas raízes populares, desde que ajudou a fundar a juventude partidária da Democracia Cristã. Recusou-se sempre ser uma criatura do marketing político ou da propaganda vulgar populista. O povo alemão recompensou-o com a maior longevidade política da história democrática da Alemanha. Nunca vacilaria nos seus valores políticos, nem nunca se equivocou com o perigo e perversidade dos totalitarismos. Foi o grande maestro da reunificação alemã, não obstante todos aqueles que o quiseram convencer da indesejabilidade ou até da impossibilidade da tarefa. O sucesso de hoje da integração da Alemanha de Leste na RFA foi antecipado por ele, mas não por muitos dos seus contemporâneos dentro e fora da Alemanha”, afirma ainda Passos Coelho.

O líder do PSD recorda ainda Kohl como “um dos refundadores da Europa”, que, “juntamente com a França, com quem aprofundou notavelmente os laços, com particular simbolismo no encontro de Verdun com o Presidente francês de então, François Mitterrand, Kohl foi o refundador de Maastricht e do Euro e da preparação para a adesão das jovens democracias do leste europeu. Dificilmente poderíamos encontrar legado mais profundo”.

“Como Portugueses e Europeus, prestamos as nossas condolências à família de Helmut Kohl, à CDU e a todo o povo Alemão pela perda sofrida hoje. Mas, como Portugueses e Europeus, prestamos igualmente a nossa homenagem ao estadista admirável que hoje partiu”, concluiu.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora