A história por trás deste projeto veio daquilo a que se pode chamar uma epifania: no seguimento de uma tragédia, as irmãs Patricia (27 anos) e Victoria (22 anos) decidiram mudar a sua vida. Mas já lá vamos… Primeiro apresentemos a Bob & Boxy, um projeto escandinavo que procura dar a conhecer produtos naturais, sem parabenos nem substâncias cancerígenas e que é inspirado no estilo de vida nórdico, conhecido pelos níveis de felicidade e a qualidade de vida. Sim, numa palavra, o famoso hygge.

“Portugal poderá ser um dos países mais felizes do mundo”

E porque não apreciar essa vida também na pele e no corpo? Foi isso que as irmãs procuraram ao unir forças com marcas green de vários cantos do mundo como as inglesas Au Naturale ou Nim’s Crisps, a norueguesa Maya Water, a dinamarquesa Shamanuti e até a Kapuluan, das Filipinas. Já ouviu falar delas? Provavelmente não. Mas isso está prestes a mudar.

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Como nasce uma ideia que pode mudar uma vida

A ideia da Bob & Boxy nasceu em 2013, quando a mãe de Patricia e Victoria foi diagnosticada com cancro. Este foi o gatilho para quererem que a família mudasse de vida. Na última consulta antes de a mãe começar os tratamentos, Patricia perguntou ao médico o que é que podiam fazer, além dos tratamentos, para a mãe recuperar, dado que nunca tinha fumado, bebido ou tido hábitos pouco saudáveis. A resposta do médico acabou por se tornar a base do seu projeto: comer de forma saudável, tomar vitaminas e evitar produtos de beleza com demasiados químicos e aditivos.

O conselho foi o início da jornada. Patricia e Victoria começaram por fazer um detox a todos os produtos de beleza que tinham em casa e pensaram que tinham de ir mais longe e tornar mais fácil conhecer marcas naturais, seguras e orgânicas. Começaram a espalhar a mensagem. As respostas chegaram de toda a Europa. E assim nasceu a Bob & Boxy.

O que é a Bob & Boxy?

É uma box (caixa), como já deu para perceber pelo nome. Mas é mais do que uma mera caixa. É o primeiro serviço de subscrição de produtos orgânicos na Escadinávia e — o ponto forte e diferenciador — trabalha apenas com marcas naturais, green, livres de maus ingredientes e que, acima de tudo, procuram partilhar o estilo de vida escandinavo: simples, luxuoso e natural.

O serviço é mensal e entrega cinco produtos. Para cada mês é pensado um tema específico e cada box pode vir com produtos de cosmética ou snacks mas, maioritariamente, o foco está nos cuidados orgânicos para a pele. Em abril, por exemplo, com a entrada da primavera, as irmãs criaram a “Eatable Boxy” e os subscritores receberam uma box com snacks saudáveis para ter em casa ou na gaveta do escritório. Mas quando maio chegou, a box desse mês foi focada nos passos mais importantes da rotina de beleza: lavar, esfoliar e hidratar.

O objetivo geral da marca é simples: ajudar as mulheres a começarem a fazer um detox às suas gavetas de beleza e mostrar como podem substituir os produtos que contêm ingredientes perigosos por outros seguros.

Da Dinamarca para Portugal

Inês Serôdio, que trouxe este projeto para Portugal, explica ao Observador porquê esta expansão.

Num primeiro momento, o objetivo era criar um estilo de vida mais saudável na comunidade considerável de dinamarquesas que começaram a aderir ao movimento e também ajudar marcas mais pequenas a divulgar os seus produtos. Mas a Bob & Boxy começou a ter subscritores do Japão, de Espanha, do Reino Unido e outros países fora da região escandinava e, com o movimento green finalmente a ganhar impacto em Portugal, as irmãs acreditam que vai ter uma boa aceitação por cá.”

A Bob & Boxy tem um portfólio diversos de marcas amigas do ambiente com quem trabalha e que contribuem com amostras ou produtos em full-size para criar as caixas mensais mas, se gostar, também pode comprar alguns individuais na webshop aqui. A inscrição do serviço custa 23€ e pode ser cancelada a qualquer momento.

Caso se esteja a perguntar, a mãe das duas irmãs está há quatro anos livre de cancro e o pequeno universo green da marca continua a voar mais alto. Neste caso, acabou de aterrar em Portugal. Conheça alguns produtos na fotogaleria.