Logo Observador
Altice

Moody’s considera que compra da Media Capital pelo grupo Altice “está em linha com a estratégia” da dona PT Portugal

A Moody's considerou que a compra da Media Capital pelo grupo Altice "está em linha com a estratégia" da dona da PT Portugal de desenvolver "uma oferta convergente de media e telecomunicações".

A Moody's recorda que a Altice está a apostar nos conteúdos de media para reforçar o seu negócio em França

ANDREW GOMBERT/EPA

Autor
  • Agência Lusa

A Moody’s considerou, esta segunda-feira, que a compra da Media Capital pelo grupo Altice “está em linha com a estratégia” da dona da PT Portugal de desenvolver “uma oferta convergente de media e telecomunicações” nos seus mercados centrais.

A Altice, que comprou há dois anos a PT Portugal, anunciou na passada sexta-feira (14 de julho) que chegou a acordo com a espanhola Prisa para a compara da Media Capital, dona da TVI, entre outros meios, numa operação que avalia o grupo de comunicação social português em 440 milhões de euros.

Este valor é 10,6 vezes o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) de 2016, segundo a Moody’s.

“Consideramos que o múltiplo está em linha com transações comparáveis”, referem os analistas da Moody’s, numa nota divulgada esta segunda-feira, na qual consideram ainda que “a aquisição da Media Capital pela Altice está em linha com a sua estratégia de desenvolver uma oferta convergente de media e telecomunicações nos seus mercados centrais, como Portugal”.

Esperamos que o negócio da Media Capital seja realizado pela Altice International e integrado no negócio da Portugal Telecom”, prosseguem, acrescentando que “a extensão desta integração não é ainda clara e há alguns riscos associados a esta operação”.

A Moody’s recorda que a Altice está a apostar nos conteúdos de media para reforçar o seu negócio em França (SFR) e que esta compra representa uma “aproximação consistente” em Portugal, recordando que a Altice International acedeu aos direitos de futebol através da parceria que tem na Sport TV com os restantes operadores.

Esta compra irá fornecer adicionalmente conteúdos em língua portuguesa que apoiem a marca MEO” e também a Teads, empresa de publicidade ‘online’ cuja compra foi anunciada em março deste ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt