Dark Mode 94,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Arte Contemporânea

K4

Arriscaria abrir uma galeria de arte em Madrid?

Pedro Carrasco deixou quase 30 anos de carreira no design e na docência universitária para se dedicar à sua paixão - a arte - e abriu já este ano a 1ª galeria portuguesa em Madrid
K4

Converter uma figura histórica num puro devaneio

Bruno Marques, investigador em história da arte contemporânea, revela António Costa Pinheiro na exposição “Reis, Damas e Valetes - O Imaginário de Costa Pinheiro”, que 30 anos depois volta a Lisboa.
K4

“A arte tem de ser maior que o artista, sempr...

David Reis Pinto, pintor que nasceu em Faro, cresceu em Beja, tirou arquitectura em Évora e veio morar para Lisboa, constrói com cor o real, o figurativo e o abstrato na Oficina Impossível  
K4

Quando o lixo de uns é o tesouro de outros

Muito mais do que “o artista dos animais de lixo”, Bordalo II é um ativista ambiental que recicla os desperdícios dos outros para criar obras de arte nos muros, com grande impacto cá e lá fora.
K4

"A minha ambição é levar o observador numa v...

147
Ana Fonseca nasceu no Brasil, formou-se em artes em Inglaterra, artista visual, curadora e performer multifacetada, professora de artes, uma das fundadoras do SOS ARTE PT, estreia-se na rádio.
K4

23 anos a pintar de Hazul ruas do Porto e não só

Famoso cá e lá fora pelas obras de street art, em especial mulheres sem nome nem rosto, Hazul não mostra a cara nem revela a identidade.
K4

Ponto cruz: da arte tradicional à arte urbana

Ana Martins, ou Aheneah, artista plástica e designer vilafranquense que elevou o ponto cruz ao estatuto de arte urbana, está a dar cartas cá e lá fora.
Arte Contemporânea

"Precisamos de uma ideia real para a cultura" /premium

359
A mais conhecida das galeristas portuguesas, Cristina Guerra diz que falta estratégia à política cultural. Na semana em que arranca a ArcoLisboa Online, comenta a crise e a reabertura da economia.
Arte Contemporânea

Deborah Harris: efeito da crise no mercado da arte /premium

É especialista em arte contemporânea e vive em Lisboa desde 2018. Foi responsável pelo Armory Show, em Nova Iorque, mas acha que a crise do coronavírus pode trazer o declínio das feiras de arte.
K4

Ensinou arte em Macau. Como se ensina talento?

Pintora, investigadora e educadora, Sofia Arez  teve obras de escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo e instalação expostas na Europa e em Macau, onde viveu e deu aulas.  
K4

Um Rei, um Príncipe e a Cicciolina têm obras dele

Rui Carruço é um pintor e escultor lisboeta que enquadra a sua arte num movimento novo a que chamou “sinuosismo”.  
K4

Quem quer comprar um Picasso ou um Dali?

Mário Roque, médico, coleccionador de arte, galerista e antiquário, expõe nas suas galerias artistas nacionais e vende obras de Paula Rego, Vieira da Silva ou Amadeo, mas também Dali, Picasso, Gauguin.
K4

É a maior exposição e sempre num local impro...

Pureza Fino fala da MOSTRA, a maior exposição portuguesa de arte contemporânea (200 obras de mais de 50 artistas), cuja 5ª Edição decorre até 17 de junho no Instituto da Água, em Lisboa.
K4

”As obras de arte são feitas para viajar”

Volta ao Mundo na BNP celebra 80 anos de vida e 60 de carreira de José de Guimarães, um dos artistas mais fascinantes da arte nacional e internacional, como comprova a obra exposta do México ao Japão.  
Arte Contemporânea

Joana Vasconcelos leva a arte a novos públicos

101
O Parque de Escultura de Yorkshire, em Inglaterra, vai receber uma exposição simultaneamente exterior e interior de obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, ao alcance de qualquer pessoa.
K4

Bairro dos Museus, em Cascais: 5 anos, 1.000 ra...

O Bairro dos Museus, em Cascais faz 5 anos, e o seu coordenador, Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, vem fazer o balanço e falar das iniciativas que comemoram esta data.
Arte Contemporânea

ARCOmadrid arranca com 13 galerias portuguesas

A 39.ª edição dá notoriedade à figura do artista, sendo que metade das galerias participantes têm programas focados em um ou dois artistas. Este ano haverá visitas guiadas por profissionais.
K4

"Quero as 5 galerias abertas e em constelação"

No fim do 1º dos seus 4 anos de mandato à frente das 5 Galerias Municipais de Lisboa, fomos ouvir o alemão Tobi Maier, crítico de arte, editor, docente, investigador e curador alemão.
Arte Contemporânea

"Racismo é racismo". Jafa é Jafa em Serralves

Arthur Jafa divide-se em Serralves: uma exposição no museu e um filme na casa de cinema, ambos a gritar que a história e a vida dos negros urge ser repensada. E com referências ao caso Marega.
K4

"O meu respirar está no Yoga… e no pintar também"

185
Na exposição “O Cuidado” até 29 de março no Centro Cultural de Cascais, Patrícia de Herédia, artista plástica que já expôs em Nova Iorque, Noruega e Polónia, revela o amor omnipresente na nossa vida.
K4

"Trate bem os meus bonecos! Para mim, são pessoas"

202
A curadora Catarina Alfaro revela o processo criativo da mais famosa pintora portuguesa na exposição “Paula Rego: desenhar, encenar, pintar”, até 24 de maio na Casa das Histórias em Cascais.
K4

“No Entulho tudo se transforma, nada se perde”

O arquiteto José Miguel Pinto é diretor da Art Works, departamento artístico de uma empresa metalúrgica que desenvolve projetos e residências artísticas com artistas plásticos e arquitetos de renome.
K4

“Nunca imaginei fazer mais nada sem ser pintar"

Pintora há mais de 3 décadas, Ana Cristina Leite veio do Porto de propósito para nos falar de “My Heart Is A V8”, uma exposição que está até 9 de fevereiro no Centro Cultural de Cascais.
K4

“A obra de arte não se explica. Daí a sua r...

Avelino Sá veio do Porto de propósito para nos falar d’“As Minhas Propriedades”, uma exposição com haikus e encáusticas que se vê e que se lê, até 2 de fevereiro no Centro Cultural de Cascais.
K4

Conhece bem o Museu mais divertido de Lisboa?

186
João Alpuim Botelho, historiador e museólogo, dirige o Museu Bordalo Pinheiro, focado em estudar e divulgar incansavelmente a obra do multifacetado artista… ainda tão desconhecido dos portugueses.
Arte

21 obras de arte contemporânea adquiridas em 2019

O Estado português adquiriu 21 obras de arte no valor de 300 mil euros que vão integrar a Coleção de Arte Contemporânea do Estado. O objetivo é promover a cultura no país.
K4

Há 1200 a 1500 tesouros nos muros da capital

Hugo Cardoso, responsável da GAU, Galeria de Arte Urbana da C.M.Lisboa, revela o apoio exemplar que a autarquia tem dado nos últimos 12 anos a fazer de Lisboa uma capital da Street Art a nível mundial.
K4

“Quando expus Paula Rego ninguém quis comprar..."

Serigrafias, litografias, gravuras, bio arte, arte digital, arte robótica, Bad Painting, Street Art, manuscritos, postais, uma galeria, uma Fundação, poemas e muita música: o mundo de António Prates.
K4

Pintura, fotografia, física quântica e o universo

A artista plástica Clara Afonso expõe "Unlimited - um Céu cheio de luz" no Centro Cultural de Cascais. Foi uma das duas portuguesas seleccionadas para a Bienal Internacional de Arte de Florença.
K4

Vem aí uma revolução de fachada

Maria Ana Vasco Costa, arquiteta e ceramista, foi a grande vencedora dos Surface Design Awards, o mais reputado prémio mundial de azulejaria, e promete revolucionar as fachadas de azulejo em Portugal.
K4

Magia e surpresas num rearranjo da Coleção Berardo

Hugo Barata é um dos curadores da exposição "Constelações II - Uma Coreografia de Gestos Mínimos", um arranjo diferente do acervo do Museu Coleção Berardo.
K4

Lisboa acolhe uma grande mostra de fotografia

Nuno Ricou Salgado é o director artístico da 2ª edição da mostra de fotografia contemporânea Parallel Review Lisboa.   
K4

O Minho e Moçambique tocam-se na arte de Navarro

103
Inspirado em Moçambique, terra onde nasceu, e no Minho, terra das raízes familiares, o pintor Diogo Navarro expõe “Golden Soul" na Galeria de Arte do Casino Estoril, até 2 de dezembro.
Arte Contemporânea

Pedro Cabrita Reis já fez "tudo" e mudou de nome

Tem uma nova exposição no Museu de Serralves e outra na Galeria Pedro Oliveira. Ao Observador, explicou porque é que a criação artística também inclui fumar charutos, beber bons vinhos e passear.
K4

As surpreendentes e originais memórias de Macau

João Miguel Barros é o curador da exposição “(Des)construção da Memória”, dos artistas Ung Vai Meng e Chan Hin Io, que visa resgatar Macau do esquecimento, patente no Museu Berardo até 9 de fevereiro.
K4

Cruzar “imagem” e “performance” dá Temps d’Images

Mariana Brandão, diretora artística do 17º Temps d’Images, a decorrer até 1 de dezembro em 15 espaços da capital, com espetáculos de dança, teatro, vídeo, música, documentário, filme e performance.
K4

O street artist português entrevistado pela CNN

Sérgio Odeith, street artist com trabalhos da Austrália ao Dubai, de Moscovo aos EUA, entrevistado pela CNN e contratado pela Coca Cola, Samsung e Shell, inaugura a 1ª exposição individual
K4

40 anos da arte de Rui Sanches em 2 pólos em Belém

Rui Sanches celebra 40 anos da sua produção de arte com a exposição “Espelho” em 2 pólos em Belém: desenho no Museu Coleção Berardo e escultura no Torreão Nascente da Cordoaria.   
K4

João Louro traz-nos “A Morte de UBU” num c...

João Louro, artista lisboeta que, além de estar presente noutras exposições a decorrer em Lisboa, é o convidado da 8ª edição do proj. “Contentores”, no jardim do Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
K4

Appleton Square, Box, Associação Cultural...e Vera

Vera Appleton, fundadora e diretora da Appleton Associação Cultural, um espaço que nasceu há 12 anos vocacionado para a criação e divulgação de arte contemporânea nas suas várias vertentes.
K4

Artista que vive em sobressalto com a modernidade

Miguel Palma, artista multifacetado, autor da exposição antológica “(Ainda) o Desconforto Moderno”, patente no Museu Coleção Berardo até 19 de janeiro de 2020.
Exposições

"Cintilações": o século XX português pela arte

"Cintilações" reúne obras portuguesas marcantes do séc. XX, "muito raramente expostas ao público", numa viagem por todas as décadas. Inaugura no Porto dia 5 de outubro, sábado, com entrada livre.
K4

Sarah Affonso: Almada, Modernismo e o Minho

Ana Vasconcelos é curadora da exposição da Fundação Gulbenkian que quer resgatar Sarah Affonso do olvido e mostrar esta artista do modernismo como muito mais do que a mulher de Almada Negreiros  
K4

O Bairro dos Museus, em Cascais

O K4 ouviu as sugestões de Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, responsável pela gestão e programação cultural do Bairro dos Museus, em Cascais. 
K4

AURA Sintra 2019

Falámos do Festival Aura Sintra 2019 com a coordenadora geral e diretora artística, Patrícia Freire.
K4

Uma semana de festa que promete mexer com o Porto!

Veio do Porto para divulgar no K4 o Mexe - Encontro Internacional de Arte e Comunidade, festival bienal que nesta 5ª edição traz 70 acções envolvendo 400 artistas de 6 países em 22 espaços da cidade.
K4

A pintora que se dedica ao auto-retrato há 25 ...

Veio expressamente do Porto, de comboio, para o K4. À descoberta de si própria, Cristina Troufa, pintora, expõe o seu "Ego" no Centro Cultural de Cascais e em todos os seus trabalhos.
Arte Contemporânea

Keith Haring em Cascais inspira portugueses

O artista norte-americano que se tornou um ícone da década de 80 continua a influenciar criadores. Uma exposição em Cascais recupera cartazes e vestidos históricos e dá o mote para novas propostas.
K4

Oskar & Gaspar e KWY: mergulho em Vieira da Silva

Criativos que estiveram no American Got Talent, em Cannes, criaram no Colombo uma experiência imersiva na obra de Vieira da Silva.
Arte Contemporânea

Estado não sabe de 170 obras de arte que detinha

13167
Há 170 obras de arte que integravam a coleção SEC (Coleção de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura) em "localização desconhecida", noticia o Expresso. Ter-se-ão perdido ao longo dos anos.
Arte Contemporânea

Cascais vai de Cunningham a Paula Rego

139
Escritor participa até julho em residência artística da Câmara de Cascais. É uma das novidades culturais da vila, a par de uma nova exposição de Paula Rego e de fotógrafos icónicos do século XX.
Arte Contemporânea

Festival RHI propõe nova relação arte-negócios

201
Uma forma de liberalizar a criação e difusão das artes. Ana Ventura Miranda organiza em setembro um programa de conferências e espetáculos. Ivo Canelas, Afonso Cruz e John Gonçalves são programadores.
Arte Contemporânea

Borralho & Galante e a intimidade de um smartphone

314
16 pessoas em palco expõem tudo através de telemóveis. O público é convidado a participar e a refletir sobre a influência das redes sociais e da tecnologia. Esta semana na Culturgest.
Arte Contemporânea

Com PSD ou CDS, Leonor Antunes recusaria Veneza 

6886
"Temos um governo fantástico", afirmou a artista plástica escolhida por concurso para representar Portugal na Bienal de Veneza, que abre ao público a 11 de maio.
Museu do Chiado

Exposição de Graça Morais no Museu do Chiado

192
A obra representa as múltiplas faces da natureza humana, as fragilidades, os medos e também reflete a "empatia pelas vítimas, a capacidade de dar voz a quem a não tem".
Arte Contemporânea

Golegã recebe polo do Museu de Arte Contemporânea

O Palácio do Pelourinho vai receber um polo do Museu Nacional de Arte Contemporânea e é para onde vai ser transferido o espólio do pintor Veloso Salgado, atualmente nas reservas do Museu do Chiado.
Arte Contemporânea

Feira ARCOlisboa regressa em 2019

A edição da feira de arte contemporânea, em Lisboa, inspira-se em África. Enquanto a edição de ARCOmadrid vai apresentar 13 galerias portuguesas de arte.
Arte Contemporânea

ARCOmadrid 2019 conta com 12 galerias portuguesas

109
Doze galerias portuguesas, dez de Lisboa e duas do Porto, vão participar na 38.ª Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCOmadrid, entre 27 de fevereiro e 3 de março.
Arte

Novo leilão de Banksy em Paris. Temos novo truque?

No último leilão, o artista preparou uma surpresa: a obra "Girl with Balloon" autodestruiu-se assim que foi vendida. Esta quarta-feira há novo leilão. A francesa Artcurial está atenta e "vigilante".
Arte Contemporânea

Enigmática, pop e valiosa: quem é Yayoi Kusama?

472
Tem uma nova exposição em Londres e um documentário biográfico. Aos 89 anos, mais de 40 num hospital psiquiátrico, nunca a artista japonesa foi tão pop ou tão valiosa no mercado da arte.
Arte Contemporânea

Banksy. Compradora de quadro não quer a devolução

812
A mulher que comprou o quadro do controverso artista Banksy (por mais de um milhões de libras) nem quer ouvir falar em reembolso. Pelo contrário, sente que é dona de um "pedaço da História da arte".
Chefs

Chefs, Joana Vasconcelos e um bolo gigante em 2019

A artista plástica portuguesa partilhou o palco com os chefs Massimo Bottura, Alain Passard e o arquiteto Giulio Cappellini para uma conversa sobre as ligações entre a arte e a gastronomia.
Arte Contemporânea

"Pomar olhava para a frente, nunca para o passado"

124
A diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar recorda o artista, que morreu em Lisboa na terça-feira, aos 92 anos, e explica como ele encarava a vida. Conheceram-se em 2013 e viam-se quase todos os dias.
Arte Contemporânea

ARCOlisboa com 11 mil visitantes 

A organização não adianta dados oficiais sobre as vendas na Feira Internacional de Anterioridades Contemporânea, mas faz um "balanço muito positivo", tendo por base, o "número de aquisições feitas".
Arte Contemporânea

Lisboa acolhe primeira feira de arte contemporânea

A primeira edição da feira internacional de arte contemporânea JustLX abre esta quinta-feira e decorre até domingo, no Museu da Carris, em Lisboa, com 43 galerias, 15 portuguesas e duas brasileiras.
Cultura

ARCOlisboa vai receber 72 galerias

Organizadores do evento dizem que a terceira edição coloca "Lisboa no centro da arte europeia". 27 das galerias participantes são portuguesas. Feira está aberta entre os dias 17 e 19 de maio.
Arte Contemporânea

ARCOlisboa fez da cidade "eixo atrativo" na Europa

Mais galerias, uma mostra das obras compradas pela Câmara, mas o mesmo número de visitantes esperados. As novidades da feira de arte contemporânea foram conhecidas nesta quarta-feira.
Arte Contemporânea

Paula Rego alcança 60 mil euros em leilão

Parte da coleção privada de Isabel Vaz Lopes foi a hasta pública na quarta à noite, depois de quase 15 anos no Museu do Chiado. Paula Rego, Júlio Resende e Helena Almeida atingiram valores mais altos.
Porto

João Ribas assume direção do Museu de Serralves

Anúncio foi feito pela administração da Fundação Serralves, depois de Ribas ter vencido um concurso internacional. O atual diretor-adjunto de Suzanne Cotter chegou ao museu há quatro anos.
Arte

Louvre retira escultura considerada pornográfica

147
Críticas nas redes sociais levaram o museu francês a retirar "Domestikator" da Feira Internacional de Arte Contemporânea por representar uma figura humana a penetrar um animal.
Museus

O museu de arte contemporânea de Elvas faz 10 anos

109
O museu que muitos diziam estar mal situado resistiu às críticas e assinala 10 anos com um programa de exposições. O proprietário da coleção não gosta de falar aos jornais. A filha tornou-se porta-voz
Serralves

Carles Muro é o 1.º curador adjunto de Serralves

O arquiteto Carles Muro é o primeiro curador adjunto de Programas de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
Arte

ARCOlisboa abre com expetativas dos galeristas

A ARCOlisboa - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa, que abre na quinta-feira ao público, está a gerar grandes expectativas nos galeristas.
Arte Contemporânea

Na ARCO Lisboa o negócio começa antes da feira

195
A segunda edição da feira de arte contemporânea arranca na quinta-feira, 18, mas o negócio começa já esta quarta. Há mais galerias e convidados. Descubra algumas das obras que vão estar na Cordoaria.
Arte Contemporânea

ARCO volta a Lisboa, "foco da arte contemporânea"

Na apresentação da ARCO Lisboa 2017, que começa no dia 18 na Cordoaria Nacional, a galerista Cristina Guerra pediu aos museus públicos para puxarem pela arte contemporânea.
Arte Contemporânea

Já podemos ver os Segredos de Paula Rego

295
Obras da artista portuguesa são agora reveladas numa nova exposição em Cascais organizada pelo filho, Nick Willing. Paula Rego não vai estar na inauguração, esta sexta, porque "o coração está fraco".
Arte Contemporânea

Uma lápide para Cesariny no Largo da Oliveirinha

A relação do poeta-pintor com a cidade de Lisboa será reconhecida através de uma lápide a descerrar em agosto. A novidade foi divulgada esta terça feira, na apresentação de um tributo a Cesariny.
Museu do Chiado

Exposição de Amadeo de Souza-Cardoso encerra hoje

Encerra este domingo a exposição dedicada a Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918), no Museu Nacional de Arte Contemporânea. Inaugurada a 11 de janeiro, recebeu mais de 30 mil visitantes.
Arte Contemporânea

Andy Warhol morreu há 30 anos e ainda é um profeta

185
Três décadas depois, o que sobra de Warhol? E que obras suas têm os museus portugueses? Breve retrato do homem que percebeu o objeto artístico como parte integrante da lógica de mercado.
Arte Contemporânea

Maior presença portuguesa este ano na ARCOmadrid

A representação portuguesa da edição deste ano da ARCOmadrid será maior, com um total de 13 galerias, duas delas - Madragoa e Pedro Alfacinha, ambas de Lisboa - em estreia.
Arte Contemporânea

ARCO Lisboa realiza-se de 18 a 21 de maio

118
A segunda edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCO Lisboa realiza-se de 18 a 21 de maio, querendo aproveitar a presença de público internacional residente em Lisboa.
Arte Contemporânea

Bienal BoCA: arte pode ser uma "pen" cimentada

125
Programação foi apresentada nesta segunda-feira. A primeira edição da bienal começa a 17 de março em Lisboa e no Porto. Teatros e museus são chamados a falar a linguagem dos artistas.
Arte Contemporânea

Artur Barrio vence Prémio Fundação EDP Arte

1000
Acaba de receber o Grande Prémio Fundação EDP Arte, mas nunca imaginou ser reconhecido em vida. Entrevista com o português radicado no Brasil conhecido por obras com sangue, carne ou urina.
Serralves

Serralves desvenda exposições e eventos para 2017

Depois de um 2016 "excecional", Serralves apresentou as exposições e eventos para o novo ano. A divulgação da Coleção é uma das apostas. As receitas aumentaram, mas só um domingo se mantém gratuito.
Arte Contemporânea

Como conservar obras de arte? Com saliva

Como é que um dos principais museus do mundo conserva as grandes obras de arte? Com saliva. Sim, leu bem: o MoMA utiliza a saliva humana para proteger e limpar quadros.
Museus

MAAT com entrada gratuita até março de 2017

404
A entrada para o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia vai ser gratuita até março de 2017. A partir dessa data, os bilhetes passarão a custar nove euros.
Arte Contemporânea

Há arte nas ruas de Alfama, Castelo e Mouraria

825
Zona histórica de Lisboa recebe um festival de arte que se apresenta como alternativa às feiras profissionais de arte contemporânea. Todos são voluntários e ninguém paga para ver.
Arte Contemporânea

Desenhos inéditos de Lucian Freud em Londres

Foram doadas 162 gravuras inéditas do artista alemão Lucian Freud à National Portrait Gallery. Os desenhos foram criados quando autor tinha sete e oito anos de idade.
Arte Contemporânea

Emergentes e consagrados, 98 artistas juntos

135
De 150 euros a 35 mil, há dezenas de obras de arte para comprar na terceira edição da mOstra, que abriu no fim de semana. A organização pertence a uma antiga gestora de clientes da Sotheby’s.
Cultura

Centro de arte contemporânea vai nascer no Porto

4245
O Palacete Ramos Pinto / Calém do século XVIII vai ser reabilitado para acolher uma coleção de arte contemporânea com 500 obras de arte. Também deverão ser criados uma loja, um café e restaurante.
Arte Contemporânea

A "importantíssima" ARCO começa a 26 de maio

2224
A feira ARCO sai de Espanha pela primeira vez e instala-se na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Há galeristas portugueses, mas também espanhóis, colombianos e americanos, numa montra única em Portugal.
Porto

Obras de Miró podem chegar a Serralves no outono

1553
Na apresentação do programa para 2016, Ana Pinho disse que o museu portuense está em contacto com o Ministério da Cultura para que se faça a exposição. Mas há mais destaques a não perder em Serralves.
Cultura

ARCO cresce para fora de Espanha e chega a Lisboa

113
É a primeira vez que a feira de arte contemporânea de Madrid se internacionaliza. Depois de falharem as apostas em Miami, em São Paulo e no Dubai, a organização escolheu Lisboa.
Cultura

Os convidados da bienal de arte de Coimbra

404
A bienal de arte contemporânea "Ano Zero" começa no dia 31 e junta nome consagrados e jovens artistas que, em mais de 20 exposições, vão reagir à inscrição da cidade como património mundial.
Arte Contemporânea

Entre vaias e aplausos, já há novo Museu do Chiado

120
O elogio à inauguração das novas instalações do MNAC é unânime, mas as boas notícias para a arte contemporânea contrastam com a demissão do diretor do museu e as críticas a Barreto Xavier.
Leilões

Leiloada nota de $1 de Andy Warhol por 30 milhões

Foi uma nota de um dólar que fez disparar a receita do mais recente leilão da Sotheby's, conduzindo-a a um valor recorde. A autoria é de Andy Warhol e o preço foi de 29,45 milhões de euros.
Arte Contemporânea

Polémica em Versalhes com "vagina" de Anish Kapoor

"A vagina da rainha", do escultor Anish Kapoor, exposta no Palácio de Versalhes está a causar polémica. Joana Vasconcelos, que não pode expor o lustre de tampões, fala em liberdade de expressão.
Obituário

Morreu a galerista Maria Nobre Franco

167
Foi a primeira diretora do Museu Berardo (1997) e deu um lugar aos artistas mais jovens na arte contemporânea do país. Maria Nobre Franco morreu esta noite em Cascais.
Arte Contemporânea

Estátua do rei Juan Carlos censurada em Barcelona

216
A obra mostra o rei Juan Carlos numa posição submissa, o que levou o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona a cancelar a exposição onde a estátua se incluía.
Arte Contemporânea

Portugueses na ARCO2015: entre o mau e o muito bom

Os galeristas portugueses presentes ARCO2015, que encerrou no domingo, dividem-se entre os que dizem que foi um mau ano e os que afirmam que "foi a melhor participação de sempre".
Arquitetura

Esta igreja na Bélgica torna-se transparente

3047
Uma capela tradicional ou projeto de arte contemporânea? Ilusão óptica ou verdadeiramente transparente? Conheça a igreja na Bélgica que muda de acordo com a perspetiva.
Arte Contemporânea

Rui Horta Pereira no Museu de Arte Popular

Rui Horta Pereira vai inaugurar, sábado, a exposição "Água e um pouco de areia fina", no Museu de Arte Popular, encerrando um ciclo da responsabilidade do Projeto Travessa da Ermida.
Porto

Exposições da Miguel Bombarda vão ter imagem

Nas galerias no quarteirão de Miguel Bombarda a inauguração de exposições em simultâneo é já uma tradição. Nas próximas seis edições o evento terá imagem própria que resultará de um concurso municipal
Arte

Feira de arte contemporânea estreia-se no Estoril

O desenho será o tema central da Est Art Fair -- International Contemporary Art Fair, uma feira que conta com a presença de 35 galerias, maioritariamente estrangeiras.
A página está a demorar muito tempo.