França

Brigitte Macron já não será oficialmente a primeira dama de França

414

Emmanuel Macron vai recuar na ideia de institucionalizar o cargo de primeira dama. Petição contra a criação oficial do cargo já tem mais de 280 mil assinaturas.

Getty Images

A mulher do presidente francês Emmanuel Macron, Brigitte Macron, não terá, oficialmente, o estatuto de primeira-dama de França. Após uma petição que já tinha sido assinada por mais de 280 mil pessoas a pedir que não fosse criado o cargo, os assessores do Eliseu garantem, segundo o The Guardian, que o papel de Brigitte vai ser público e não político. Além disso, a presidência diz que tudo será esclarecido de forma “transparente” no “final de agosto ou início de setembro”.

O candidato tinha prometido, durante a campanha eleitoral, que iria definir o papel da sua mulher, de forma a “acabar com a hipocrisia” relativamente aquele cargo (que existia apenas de forma informal e não está previsto na Constituição). Um dos primeiros atos de Macron foi, aliás, criar um grupo de trabalho para discutir o papel da primeira dama.

Uma sondagem da YouGov divulgada em maio na edição francesa do Huffington Post indicava que 68% dos inquiridos se opunham ao facto do cônjuge do chefe de Estado ter um cargo oficial.

Entretanto, o porta-voz do Governo, Christophe Castaner voltou a escrever no Twitter que Brigitte Macron tem uma função e responsabilidades que decorrem dessa função e que é necessário “transparência”. Escreveu também que “não haverá nenhuma revisão da constituição, nenhum novo orçamento, nenhum salário para Brigitte Macron”, apelando “Pare a hipocrisia!”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site