266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

Macron foi agredido, mas não vai "ceder" 

Presidente francês foi esbofeteado por um popular, mas, apesar do incidente, quer continuar a contactar com as populações. Popularidade de Macron aumentou no último mês.
França

Macron agredido com um estalo por popular

631
Presidente francês visitava escola e ia cumprimentar pessoas à saída quando foi agredido. Duas pessoas já foram identificadas. Vídeo circula nas redes sociais e imprensa.
Espionagem

Macron e Merkel pedem explicação a Dinamarca e EUA

De acordo com uma investigação da televisão pública dinamarquesa, Washington usou, até pelo menos 2014, a rede de cabos submarinos dinamarqueses para escutar líderes de quatro países.
Moçambique

França está pronta para combater terrorismo

Macron diz que França "está ciente" de que Moçambique enfrenta "grupos 'jihadistas'" que "ameaçam" a segurança regional e sublinha que o país está disponível para contribuir com operações da Marinha.
Fundo Monetário Internacional

França quer vender ouro do FMI para apoiar África

162
A França vai propor que o Fundo Monetário Internacional (FMI) venda parte das suas reservas de ouro e aumente o volume dos fundos destinados à recuperação das economias mais vulneráveis
França

Macron advoga uma Europa "mais rápida e eficaz"

Presidente francês alerta para a necessidade de defender uma democracia europeia que considera "um tesouro", mas também é uma "debilidade quando se perde nos seus próprios procedimentos"
Coronavírus

Macron anuncia quatro fases de desconfinamento  

A última fase começa a 30 de junho e aí vai deixar de haver recolher obrigatório. Ajustes dependem da situação sanitária no que diz respeito aos grandes eventos.
Coronavírus

Macron prevê abrandar restrições

O recolher obrigatório devido à pandemia de Covid-19 seria para manter entre as 19h00 e as 6h00, mas o Presidente de França parece estar a rever este horário, que considera ser "cedo".
Jovens

Também queremos o ‘cheque-psi’ de Macron /premium

118
Os jovens que se fecham e isolam, que passam a ter ideias negras e perturbações do comportamento, dão sinais de que não estão bem e seria extraordinário imitar Macron e criar um ‘cheque-psi’.
França

Macron. "Linhas vermelhas" para a Rússia

O Presidente francês defende diálogo com a Rússia mas afirma que o Ocidente deve traçar "linhas vermelhas", e até considerar novas sanções face à pressão sobre a Ucrânia.
França

Os separatismos que opõem Macron a um sindicato /premium

Emenda à "lei dos separatismos" de Macron prevê a dissolução de organizações que excluam com base na cor da pele ou género. Em causa, reuniões não mistas da UNEF onde minorias discutem discriminação.
Coronavírus

Macron sob pressão para fechar escolas

Para decidir as novas medidas, Emmanuel Macron vai levar em conta os dados mais recentes da pandemia no país, já com o efeito do confinamento híbrido colocado em prática.
Coronavírus

Macron e Merkel discutem vacina russa com Putin

342
O encontro decorreu por videoconferência e focou-se na “possível cooperação em vacinas, dependendo do progresso da revisão da vacina Sputnik V, atualmente a decorrer na AEM".
Coronavírus

Líderes mundiais querem tratado contra pandemias

200
"Ninguém está seguro, até que todos estejamos seguros”, salientam 24 chefes de Estado e de governo e o líder da OMS, reforçando que futuras pandemias são inevitáveis. "A questão não é se, mas quando."
França

Macron diz a Papa que ida a Iraque foi "viragem"

Francisco efetuou a primeira deslocação de um sumo pontífice ao Iraque e deslocou-se a Bagdade, Mossul e Qaraqosh, no Norte, uma região que esteve sob domínio dos jihadistas.
Emmanuel Macron

Macron quer desclassificação de arquivos argelinos

O Presidente francês decidiu facilitar o acesso a arquivos classificados com mais de 50 anos, entre os quais os documentos da guerra da Argélia (1954-1962).
Coronavírus

Macron quer entrega de vacinas a África 

O presidente Francês quer entregar "o mais rapidamente" 13 milhões de vacinas a África pela Europa e Estados Unidos da América. Caso isto não aconteça "a força do Ocidente não será uma realidade".
Emmanuel Macron

Macron: "ainda é cedo" para novas medidas 

O Presidente francês afirmou que "ainda é muito cedo" para tomar novas medidas contra a Covid-19, acrescentando que a decisão de aligeirar (ou agravar) as medias só deve ser tomada daqui a 10 dias.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
Coronavírus

"Parece Trump". Macron contesta eficácia de vacina

221
O Presidente francês comentou que o principal problema desta vacina, mais do que qualquer outra coisa, é que “pensamos que é quase ineficaz em pessoas com mais de 65 anos“ e está a ser criticado.
Emmanuel Macron

Macron quer lei para proteger crianças de abusos

Macron fez uma série de mensagens na rede social Twitter, onde explicou as grandes linhas do seu projeto, depois de várias semanas de polémica em França à volta da questão.
Brasil

Vice-presidente brasileiro critica Emmanuel Macron

Hamilton Mourão acusou Macron de defender os interesses dos agricultores franceses, após falar sobre a desflorestação da Amazónia. Este é um dos grandes entraves à ratificação do acordo Mercosul
Emmanuel Macron

Macron discute conflito russo-ucraniano

Emmanuel Macron discutiu o conflito russo-ucraniano com Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. O objetivo foi encontrar "as próximas etapas de discussão" para conseguir uma saída para o conflito.
Coronavírus

Onde foi contagiado o Presidente francês?

Não se sabe onde é que Emmanuel Macron poderá ter sido infetado, mas há dois encontros que são o centro da especulação: a reunião do Conselho Europeu em Bruxelas e um jantar no Palácio do Eliseu.
Emmanuel Macron

Macron: "Ninguém está a salvo deste vírus"

216
Um dia depois de ter testado positivo para a Covid-19, Emmanuel Macron publicou um vídeo onde disse estar "bem" e que que vai continuar a trabalhar nos temas prioritários, como a pandemia e o Brexit.
Coronavírus

Covid. Cinco líderes em quarentena devido a Macron

António Costa, Alexander de Croo, Pedro Sánchez, Xavier Bettel e Charles Michel ficaram em isolamento após terem estado em contacto com Emmanuel Macron, que testou positivo à Covid-19.
Emmanuel Macron

Macron quer luta pelo clima na Constituição

O Presidente francês vai convocar um referendo para integrar a defesa do clima e a preservação do ambiente na Constituição. A concretizar-se, será o primeiro a realizar-se em França desde 2005.
União Europeia

Costa reúne-se com Macron esta quarta-feira

Antonio Costa vai estar reunido com Emmanuel Macron, Presidente francês, em Paris, no Palácio do Eliseu, para discutir a presidência portuguesa da UE, que arranca no primeiro semestre de 2021.
Emmanuel Macron

Macron quer renovar relação entre Europa e China

119
Emmanuel Macron quer renovar as relações entre a Europa e a China para ficarem mais "fortes e equilibradas", depois de uma conversa telefónica entre os dois líderes.
Emmanuel Macron

Macron diz que espancamento envergonha França

255
O Presidente francês está "muito chocado" e denunciou a "inaceitável agressão" de um cidadão negro pela polícia de Paris, afirmando que as imagens "envergonham" França.
Emmanuel Macron

Macron homenageia vítimas da Primeira Guerra 

159
Emmanuel Macron homenageou em Paris os combatentes da Primeira Guerra Mundial, num ato sem público. As celebrações vão continuar esta tarde com a entrada no Panteão do escritor Maurice Genevoix.
Emmanuel Macron

Macron reforça patrulhas fronteiriças

Na sequência dos ataques terroristas em França na semana passada, Emmanuel Macron anunciou um reforço no patrulhamento fronteiriço. Da mesma forma, apela a uma "verdadeira polícia" no espaço Schengen.
Atualidade

Família conta como atacante de Nice se radicalizou

372
Mãe e irmão do tunisino que matou três pessoas em Nice conta como o viu radicalizar-se. Comunidade islâmica está revoltada com Macron por ter dito que França estava a ser vítima da "loucura islâmica".
café europa

A Leste, algo de novo /premium

No outono de 2020, há algo de novo na política europeia. Nas vésperas do Brexit e das eleições americanas, França e Alemanha parecem estar a alinhar-se face às crises na sua vizinhança.
Emmanuel Macron

Mundo muçulmano manifesta-se contra Macron

493
Após declarações em que defendia a continuidade da publicação de cartoons referentes ao Islão, Emmanuel Macron tornou-se alvo de manifestações em vários países de maioria muçulmana.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan acusa Macron de querer muçulmanos cobardes

576
Erdogan considera que a retórica anti-islão é uma das ferramentas mais usadas por políticos ocidentais que querem encobrir a sua incompetência" e que os mesmo se incomodam com a ascensão da religião.
Emmanuel Macron

França. Dissolvido grupo de detido por decapitação

Emmanuel Macron anunciou a dissolução do grupo Xeque Yassine fundado por um dos detidos pelo atentado islamita de sexta-feira, que resultou na decapitação do professor Samuel Paty.
Emmanuel Macron

Macron defende solidariedade com Grécia e Chipre

Emmanuel Macron referia-se à crise do Mediterrâneo Oriental, nomeadamente as perfurações ilegais turcas nas zonas económicas especiais da Grécia e de Chipre.
Bielorrússia

Bielorrússia. Putin não aceita interferências

O chefe de Estado francês pediu na terça-feira uma mediação internacional para organizar novas presidenciais na Bielorrússia, controladas pela comunidade internacional, mas Putin discorda.
Emmanuel Macron

Macron reúne-se com líder da oposição bielorrussa 

O Presidente francês será o primeiro dirigente internacional a reunir-se com a líder da oposição bielorrussa, que se encontra exilada em Vilnius, capital da Lituânia.
Emmanuel Macron

Emmanuel Macron: mundo precisa de "novas alianças"

"O mundo, como é hoje, não pode ser reduzido à rivalidade entre a China e os Estados Unidos", vincou Emmanuel Macron no discurso que proferiu durante a Assembleia Geral da ONU.
Migrações

Merkel e Macron apoiam menores de Moira

A chanceler alemã e o Presidente francês lançaram uma iniciativa para permitir a receção, por vários países europeus, dos menores desacompanhados do campo de refugiados devastado por um incêndio.
Emmanuel Macron

Macron pede união e firmeza em relação à Turquia

A Grécia e o Chipre estão na linha da frente contra a Turquia, que reivindicou o direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos numa área marítima que Atenas considera estar sob a sua soberania.
Coronavírus

Macron pede mais vigilância na vida privada

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou aos seus concidadãos para que sejam "mais vigilantes" na sua vida privada face à Covid-19 e respeitem os "gestos barreira".
Líbano

Líbano. França pronta a acolher conferência 

Emmanuel Macron declarou-se pronto a acolher em outubro uma conferência internacional de apoio ao Líbano, onde se encontra pela segunda vez desde a devastadora explosão em Beirute há quase um mês.
Bielorrússia

Macron pede a Putin para "favorecer a paz"

Macron sublinhou a Putin o papel "construtivo" que os países da União Europeia querem desempenhar na antiga república soviética para que "cesse imediatamente a violência" sobre a população.
Emmanuel Macron

Macron propõe cimeira de países do sul da UE 

Emmanuel Macron denunciou a "violação" das soberanias grega e cipriota pela Turquia e defendeu uma reunião dos países do sul da Europa sobre a segurança na região, incluindo a questão líbia.
Conflitos

Macron pede a Israel para não anexar territórios

O Presidente francês pediu ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que renuncie aos planos de anexar territórios palestinianos, "um compromisso que prejudicaria a paz".
França

Macron muda ministros-chave

Gérald Darmanin deixa a pasta das Contas Públicas e passa para o Interior. Há outras mudanças importantes na Justiça, Trabalho e Cultura.
Emmanuel Macron

Macron quer traçar novo caminho com Governo 

Novo caminho deverá ser de "missão e união", de acordo com o presidente francês. Macron apontou a reconstrução económica, social, ambiental e cultural do país como o centro do caminho que quer traçar.
Líbia

Líbia. Macron condena responsabilidade turca

O Presidente francês condenou a Turquia pela "responsabilidade histórica e criminal" no conflito da Líbia, como um país que "afirma ser membro da NATO".
Coronavírus

Macron obrigado a arrancar "segundo mandato"

No rescaldo da pandemia, Jérémie Peltier considera que o Presidente não se deve limitar a salvar a economia francesa, mas a ir mais além caso queira ter argumentos para uma reeleição em 2022.
Direitos Humanos

Macron pede novamente libertação da investigadora

Fariba Adelkhah foi condenada em 16 de maio a cinco anos de prisão por "conspiração para colocar em risco a segurança nacional" iraniana, num julgamento descrito como "político" por Paris.
Coronavírus

Macron pede "resposta coletiva" à crise

O Presidente francês diz que é necessário dar uma "resposta coletiva" à crise económica desencadeada pelo novo coronavírus e de se mostrar solidariedade com os países de África.
França

Dissidentes fazem Macron perder maioria absoluta

Composto por 17 deputados e formado por dissidentes, o novo grupo político esta terça-feira oficializado impediu a maioria absoluta na Assembleia Nacional do partido do Presidente francês.
Coronavírus

500 mil milhões. Alemanha e França lançam retoma

729
Merkel e Macron concordaram com o lançamento de um "fundo de recuperação" que irá valer 500 mil milhões de euros – a fundo perdido –, para ajudar os países da UE a combater a recessão.
Coronavírus

"Mentira de Estado". Como França ficou sem máscara

1713
Uma investigação jornalística conta como o governo francês ignorou a necessidade de juntar máscaras e mentiu sobre os números que tinha em stock. Médicos acusam governo de "mentira de Estado".
Coronavírus

Discordância, fúria e, no fim, mandou Berlim

929
Os líderes europeus irritaram-se como não acontecia há muito. Itália e Espanha ameaçaram vetar posição conjunta. Irritação de Costa contra a Holanda após reunião chegou ao Financial Times.
Coronavírus

Macron declara guerra à Covid-19

1101
Para travar o surto, Macron quer os franceses em casa. Os trajetos ficam reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. As fronteiras da UE fecham esta terça-feira.
França

Macron desafia europeus a não serem espectadores

130
Macron vai propor "uma oferta de diálogo" e "de apoio" aos europeus para afirmar uma autonomia europeia "em matéria de defesa e de controlo dos armamentos" num mundo instável, segundo o Eliseu.
Emmanuel Macron

França "tudo fará" para ajudar o Líbano

Presidente francês afirmou que "tudo fará" para ajudar o Líbano, mergulhado numa crise profunda, garantindo que vai estar atento a "atividades terroristas" nesse país que ameacem também Israel.
França

Macron reconhece "violência instalada na rua"

O Presidente da República francês reconheceu que a violência se instalou nas ruas do país, anunciando novas medidas para garantir segurança dos jornalistas, cujo trabalho tem sido dificultado.
Emmanuel Macron

Sahel. França vai reforçar cooperação militar

O Presidente francês vai enviar mais 220 soldados para Sahel, para fortalecer a força militar francesa Barkhane de combate ao terrorismo "jihadista", e espera conseguir convencer Donald Trump.
Emmanuel Macron

Macron pede flexibilidade a Londres 

O Presidente francês afirmou que o Reino Unido deve mostrar "flexibilidade" na nova fase de negociações com a União Europeia, uma vez que "deseja negociações curtas concluídas até ao fim de 2020".
Paris

Paris. Orquestra na rua em protesto contra Macron

A Orquestra da Ópera de Paris realizou um concerto na rua em protesto contra a reforma do regime de pensões proposto pelo governo de Emmanuel Macron.
Líbia

Macron e Sissi apelam a contenção militar na Líbia

Os líderes de França e Egito alertaram para o perigo de uma escalada militar. Os dois presidentes concordaram agir em coordenação para facilitar um relançamento decisivo nas relações com o país.
Emmanuel Macron

Macron aberto a "melhorar" proposta de pensões

O Presidente francês afirmou que "não vai deixar cair o projeto" da proposta de reforma do sistema de pensões, estando disposto a "melhorá-lo, com base em negociações com os sindicatos".
Protestos

Milhares de pessoas em protesto em França

Em Nantes verificaram-se altercações por grupos de encapuzados e de rosto tapado, com lançamento de projéteis e destruição de vitrinas, tendo as forças policiais respondido com gás lacrimogéneo.
Emmanuel Macron

Macron não vê consenso possível com Erdogan

Emmanuel Macron não está de acordo com o presidente turco em relação à condenação das milícias YPG e PYD como terroristas. O PKK já é considerado por várias nações como terrorista.
NATO

Trump critica posição de Macron sobre NATO

“Creio que é um insulto e fiquei surpreendido” pela frase de Emmanuel Macron, afirmou Trump em relação à posição do presidente francês relativamente à NATO.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan diz que Macron está em "morte cerebral"

O Presidente turco acusou o Presidente francês de estar "em estado de morte cerebral". Macron tinha usado a mesma expressão em relação à NATO após a ofensiva militar contra a milícia curda na Síria.
NATO

NATO vai debater críticas com Macron

Este encontro surge depois do presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que a aliança estaria em "morte cerebral". Angela Merkel pronunciou-se na altura, rejeitando tais afirmações do homólogo.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Emmanuel Macron

Macron alerta para "crise sem precedentes"

Macron salienta nesta crise do sistema multilateral o "princípio da não cooperação" e o nacionalismo como algumas das causas e problemas que destruíram o que foi construido nos últimos anos.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Emmanuel Macron

Macron: NATO está em "morte cerebral"

125
"Como funcionará o artigo 5.º no futuro? Se o regime de Bashar al-Assad decidir retaliar contra a Turquia, [os Estados da NATO] envolvem-se? Isto é uma questão real", disse Emmanuel Macron.
França

Sondagem mostra Marine Le Pen a crescer em França

619
Se as presidenciais em França fossem hoje haveria uma segunda volta, diz sondagem que aponta para um crescimento lento de Marine Le Pen e um estagnamento de Macron.
França

Macron apela ao fim da guerra comercial China-EUA

O líder francês considerou que as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo estão a afetar todos os países, incluindo a União Europeia: "O mundo inteiro está a ser prejudicado".
Comércio

Emmanuel Macron em visita à China em novembro

O presidente francês vai visitar a inauguração de uma feira de importações em Xangai. A visita ocorre numa altura em que empresas europeias reclamam mais acesso ao mercado chinês.
Fact Check

Fotografia mostra bairro de lata em Paris em 2019?

Publicação que mostrava um alegado bairro de lata em Paris como prova do falhanço social de Macron é acompanhada de fotografia tirada em 2015 (e não em 2019) e corresponde a uma situação provisória.
Emmanuel Macron

Macron encoraja Presidente camaronês a dialogar

Macron considerou que a libertação de Kamto e de cerca de cem membros do seu partido, no passado sábado, é um "sinal forte" e "um bom começo", tendo apelado para "aplicar efetivamente" o diálogo.
França

França. Contribui mais 15% para Fundo Global

França vai contribuir 15% mais para o Fundo Global da Luta contra a Sida, a Tuberculose e a Malária ao longo de três anos, anunciou esta quinta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron.
Emmanuel Macron

Macron promete "combate sem tréguas" ao terrorismo

"Não é um combate contra uma religião, mas contra o seu desvirtuamento, que conduz ao terrorismo", afirmou o Presidente Emmanuel Macron na homenagem aos 4 polícias mortos por colega radicalizado.
Diplomacia

Turquia rejeita culpa por crise na Grécia

Emmanuel Macron criticou esta semana a gestão da situação por parte da Turquia. Chefe da diplomacia turca considera declarações do Presidente francês "inaceitáveis" e pede colaboração da Europa.
Emmanuel Macron

Irão. Macron quer avanços "nas próximas horas"

Macron quer urgência nas negociações com o Irão e alertou para “o risco de uma escalada sem controlo” após os ataques de 14 de setembro contra a Arábia Saudita.
Dilma Rousseff

Amazónia. Dilma discorda de Macron sobre gestão

114
A ex-Presidente brasileira discorda possibilidade levantada por Macron de conceder estatuto internacional à Amazónia. "Não acho que ele esteja a agir bem na Guiana Francesa", disse ainda Dilma.
Edward Snowden

Edward Snowden pede asilo a Macron

O analista Edward Snowden publicou em 2013 documentos confidenciais sobre o programa de vigilância dos EUA e foi acusado de espionagem. Esta segunda-feira, voltou a pedir asilo à França.
Emmanuel Macron

Vieira da Silva no vestíbulo do Palácio do Eliseu

1855
O casal presidencial francês escolheu os quadros "Jardins suspendus" (1955) e "Stèle" (1964) da artista portuguesa Vieira da Silva para a entrada do Palácio do Eliseu.
Comissão Europeia

Sylvie Goulard nomeada para comissária europeia

A vice-governadora do Banco de França deixou o governo em 2017 devido a suspeitas de empregos fictícios do seu partido. À semelhança de Elisa Ferreira, Goulard também já tem experiência europeia.
Ambiente

Brasil impõe condições ao apoio internacional

Bolsonaro aceitou 11 milhões de euros do Reino Unido para o combate aos fogos da Amazónia e explicou que apoio externo será aceite desde que se entenda que os recursos serão geridos pelo governo.
Brasil

Bolsonaro quer que Macron peça desculpa

4166
Horas depois de o governo brasileiro ter rejeitado a ajuda de 20 milhões de dólares para a Amazónia, Jair Bolsonaro dá mais uma hipótese ao G7. Mas para isso Emmanuel Macron tem de "retirar insultos".
Brasil

Macron: brasileiros "merecem Presidente à altura"

3482
O Presidente francês reagiu ao apoio que o líder do Brasil deu a uma piada sobre a primeira-dama francesa. Macron descreve o episódio como "triste" e "extremamente desrespeitoso".
Emmanuel Macron

Bolsonaro comenta "post" sobre a mulher de Macron

1045
Um seguidor do presidente brasileiro disse que o presidente francês tinha inveja por não ter uma mulher mais jovem e Bolsonaro respondeu com: "Não humilha cara. Kkkkkkk"
G7

Brasil. Ministro chama "cretino" a Macron

1432
Referindo-se à oposição de Macron ao acordo de livre comércio entre a UE e o Mercosul, o ministro da Educação brasileiro acusou o presidente de França de ser "um calhorda oportunista" e um "cretino".
G7

Amazónia. Países do G7 vão ajudar

Macron disse que os países do G7 concordaram em dar apoio aos Estados afetados com os incêndios. Na reunião decidiu-se também que França irá fala com Irão sobre a escalada de violência.
Relações Internacionais

Paris. Porque é que Boris pôs o pé em cima da mesa

167
Numa reunião sobre o Brexit, o primeiro-ministro britânico colocou o pé numa mesa de apoio do Eliseu, em Paris. Houve muitas críticas, mas um vídeo mostra que foi tudo uma brincadeira com Macron.
Ambiente

Amazónia. Macron opõe-se a acordo UE-Mercosul

959
"Bolsonaro decidiu não respeitar os compromissos ambientais e não se empenhar em matéria de biodiversidade. Nestas condições, França opõe-se ao acordo com o Mercosul tal como está", disse o Presidente
Emmanuel Macron

Bolsonaro ataca Macron por foto antiga

1253
Macron partilhou uma foto de uma floresta a arder, apelando à discussão da situação na próxima reunião do G7. Mas a foto é antiga e o Presidente brasileiro criticou o "tom sensacionalista" do francês.
Brasil

Filho de Bolsonaro ataca Macron

505
O filho de Bolsonaro partilhou no Twitter um vídeo intitulado "França em Crise: Macron é um idiota". Vídeo mostra imagens dos protestos dos "coletes amarelos" contra as políticas de Macron.
G7

Macron. Fogos na Amazónia são crise internacional

1298
Emmanuel Macron apelou para que os incêndios na Amazónia sejam discutidos na cimeira do G7 que decorre este fim de semana em França. "A nossa casa está a arder. Literalmente", afirmou o presidente.
Brexit

Brexit? Tarde demais para novo acordo, diz Macron

675
Em Paris, Boris Johnson voltou a falar na vontade de alcançar um acordo. Mas será possível? Para Macron, não. Já não há tempo e o backstop é "indispensável".
Emmanuel Macron

Macron vai ter reunião com Irão sobre nuclear

Presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7 para trabalhar em propostas que salvaguardem o acordo nuclear iraniano.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Diplomacia

Macron recebe Putin a 19 agosto

O Presidente francês anunciou que receberá o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a 19 de agosto, na sua residência de férias, alguns dias antes da cimeira do G7.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Brasil

Bolsonaro convida Macron para visitar a Amazónia

Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron conversaram sobre questões climáticas, a fronteira entre Brasil e a Guiana, e acordos comerciais.
Emmanuel Macron

Macron quer evitar "ao máximo" conflito EUA-Irão

O chefe de Estado francês garante que vai falar com Trump no G20 para apelar ao fim do conflito. Sobre conflito breve que Trump referiu, Macron afirma: "Não há guerra curta".
Emmanuel Macron

Líbia. Macron pede fim do conflito a Haftar

Macron apelou a Haftar para que o fim das hostilidades "seja uma realidade o mais cedo possível". Durante uma reunião, Haftar terá explicado as razões da ofensiva militar que tem protagonizado.
António Costa

Costa e Macron: dois amigos no Eliseu

383
O primeiro-ministro português e o presidente de França afirmaram "ser amigos", apesar dos ideais políticos divergentes. Costa voltou a salientar a importância das eleições e apelou novamente ao voto.
Eleições Europeias

E se as Europeias criarem um futuro para Costa? /premium

159
António Costa tem ambições políticas europeias. A ironia é que quer aliar-se a Emmanuel Macron, um dos maiores reformistas da Europa. Mas só ele lhe poderá conseguir um lugar de destaque.
Eleições Europeias

Partido de Macron contra presença de Steve Bannon

377
Steve Bannon, o ex-estratega político de Donald Trump, esteve em Paris para apoiar a União Nacional de Marine Le Pen — o que o diretor de campanha do partido de Macron considera "extremamente grave".
António Costa

Costa encontra-se com Macron antes das europeias

O encontro realiza-se esta segunda-feira às 20h30 no Palácio do Eliseu. Antes disso, o primeiro-ministro vai visitar os armazéns BHV que até 25 de junho estão a promover Portugal como país convidado.
Emmanuel Macron

Costa elogia "mudança progressista" de Macron

245
O primeiro-ministro, António Costa, manifesto o seu apoio ao Presidente francês para "continuar a fazer avançar a Europa", elogiando a "determinação" de Emmanuel Macron na "mudança progressista".
Protestos

Coletes amarelos com menos manifestantes

Os números de hoje são os mais baixos desde que o protesto começou. Participaram 18.900 manifestantes em todos o país e 1.460 em Paris, segundo números do Ministério do Interior francês.
Brexit

Macron recusa adiar Brexit sem plano credível

132
Primeira-ministra britânica enviou carta aos líderes europeus e também a Donald Tusk a pedir mais um adiamento do Brexit. Emmanuel Macron já reagiu e diz que a carta "não oferece nada credível".
Emmanuel Macron

O Antigo Regime e a Revolução /premium

A “Carta aos Europeus” do Presidente Macron revela o equívoco fundamental que ameaça o projecto europeu: o estéril conflito entre Antigo Regime e Revolução, parafraseando Alexis de Tocqueville.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Europeu. Portugal à porta do top 10

2135
O presidente francês Emanuel Macron lançou o debate sobre a criação de um salário mínimo europeu, discutido anualmente. Portugal está em 12º lugar no ranking de salários mínimos mais elevados
Emmanuel Macron

Macron quer conselho de segurança com Reino Unido

O Presidente francês sugeriu a formação de um "conselho europeu de segurança interna que associe o Reino Unido" para preparar decisões coletivas da União Europeia na área da defesa.
Eleições Europeias

Europeias. Macron ultrapassa Marine Le Pen 

Macron passa para força mais votada, com 23,5% e a eleição de 24 deputados. A extrema-direita francesa é o segundo partido mais votado, com 19,4% e 19 eurodeputados ao próximo Parlamento Europeu.
França

Macron pede "reinvenção" da PAC

137
Presidente francês diz que a Europa agrícola é ameaçada "de fora" e "de dentro" da União Europeia e defende a "reinvenção" da Política Agrícola Comum (PAC).
França

Ex-colaborador de Macron em preventiva

Gravações divulgadas por site de investigação mostram que Benalla terá violado medidas de coação. Antigo colaborador do Presidente francês está a ser investigado por agressão a manifestantes.
França

Franceses contra protestos dos 'coletes amarelos'

206
A maioria dos franceses defende que devem parar os protestos nas ruas dos "coletes amarelos", três meses após o início das primeiras manifestações, revela sondagem.
França

Menos manifestantes na rua contra Macron

Milhares de "coletes amarelos" participaram em pelo menos vinte cidades de toda a França -- no décimo quarto fim de semana consecutivo de protestos dirigidos contra a política do presidente Macron.
França

França. Governo afasta-se de referendo de Macron

Os pedidos para um referendo têm multiplicado nas diversas reuniões do Grande Debate promovidas por toda a França. Contudo foi rejeitado pelo primeiro-ministro e pela ministra dos Assuntos Europeus.
União Europeia

Artigo 13.º: "Media" instam Merkel e Macron a agir

Alemanha e França ainda não chegaram a acordo sobre diretiva. Conselho pede que países ajam para não pôr em risco a reforma-chave que assegura a sustentabilidade de uma imprensa livre e independente.
Manifestações

"Coletes amarelos": Macron lamenta as 11 mortes

Desde meados de novembro que milhares de pessoas com coletes amarelos vestidos protestam contra políticas sociais e fiscais do Governo. Macron espera redefinição dos projetos francês e europeu.
França

Ex-guarda-costas e conselheiro de Macron detido

Alexandre Benalla começou por ser suspenso de funções por ter sido filmado a agredir uma pessoa numa manifestação. É suspeito de ter usado "perto de 20 vezes" documentos oficiais já depois disso.
Emmanuel Macron

Macron diz ver na crise uma "oportunidade"

Presidente francês defende que a crise dos 'coletes amarelos' pode ser encarada como uma "oportunidade" para "reagir com mais força e mais profundidade".
França

Macron lança debate nacional sobre 35 questões

192
O presidente francês, Emmanuel Macron, propôs delimitar um grande debate nacional em França em torno de 35 questões, com temas que abrangem a fiscalidade, a democracia, a ecologia ou a imigração.
França

France 3 acusada de censura para favorecer Macron

120
O canal France 3 está a ser acusado de ter apagado uma palavra do cartaz que um membro dos "coletes amarelos" segurava numa das suas concentrações, que pedia a "retirada" do Presidente francês.
Emmanuel Macron

A Rússia não serve para desresponsabilizar Macron  /premium

185
Estes acontecimentos são mais do que uma prenda natalícia para o regime de Putin, mas na sua origem está a incapacidade de os dirigentes dos países democráticos de dialogarem com a sociedade
França

As quatro frases-chave do discurso de Macron

183
Entre as várias medidas que anunciou, Emmanuel Macron deixou várias mensagens ao país. Da condenação do "irresponsáveis políticos" até ao mea culpa possível, lemos as entrelinhas do seu discurso.
França

Macron reage a manifestações com subida do salário

1595
Emmanuel Macron cedeu aos coletes amarelos e anunciou a subida do salário mínimo e a criação de um prémio de final de ano. "Posso ter prejudicado alguns de vocês com as minhas propostas", admitiu.
França

Macron fala aos franceses na segunda-feira

Presidente francês vai dirigir-se aos franceses na segunda-feira às 20:00 (19:00 em Lisboa), após silêncio em relação às últimas manifestações dos "coletes amarelos".
França

Parceiros sociais vão ser recebidos por Macron

As cinco confederações sindicais representativas e as três organizações patronais são recebidas na segunda-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Eliseu, indicaram fontes sindicais.
Paris

Fotogaleria. Paris a arder com coletes amarelos

443
Trinta pessoas (três polícias entre elas) já tinham ficado feridas a meio da manhã. Os monumentos escaparam, mas houve carros e motos destruídos.
Conversas à Quinta

O poder tem de se reencontrar com a cidadania

104
Os "gillets jaunes" abalam a França. Uma eleição na Andaluzia tem o efeito de um terramoto. E o Brexit é como um cavalo louco. É tempo de o poder democrático compreender porque se revoltam os cidadãos
Emmanuel Macron

… e um príncipe mongol /premium

Não é de estranhar que surjam por aí muitas vozes, que não se limitam às dos maluquinhos do costume, a decretarem que, em democracia, o combate ao aquecimento global nunca terá sucesso.
Emmanuel Macron

Protestos fazem cair a popularidade de Macron

O Presidente Emmanuel Macron, alvo de todas as críticas pela sua política económica, viu o seu índice de popularidade cair 6 pontos, para 23%, segundo uma sondagem terça-feira divulgada.
França

Governo francês suspende aumento de impostos

668
O primeiro-ministro francês anunciou ao país que o aumento dos impostos sobre os combustíveis, que está na origem dos tumultos no país, será suspenso durante seis meses. "Agora é tempo de diálogo".
Emmanuel Macron

Oposição pede eleições antecipadas em França

157
Marine Le Pen pede eleições antecipadas e Jean-Luc Mélenchon vai apresentar moção de censura na Assembleia Nacional. Macron já pediu ao PM que recebesse os partidos.
França

Violência em Paris fez 133 feridos e 412 detenções

213
No balanço final dos confrontos de sábado em Paris, as autoridades francesas apontam para 133 feridos e 412 detenções durante as manifestações dos "coletes amarelos".
Emmanuel Macron

Macron vai fechar 14 reatores nucleares até 2035

Além do fecho de reatores, também vai ser dado apoio ao desenvolvimento das energias renováveis, que vai passar dos cinco mil milhões atuais para "sete a oito mil milhões de euros por ano".
Emmanuel Macron

Macron admite medidas "severas" contra protestos

Desde o início da mobilização dos "coletes amarelos", contam-se já dois mortos e cerca de 530 feridos. O movimento prepara-se para novos bloqueios no próximo sábado em Paris.
Presidente Trump

Macron. Paris pede "decência" a Donald Trump

127
O porta-voz de Emmanuel Macron pediu "decência" a Donald Trump depois de o presidente dos EUA ter publicado tweets críticos durante o aniversário dos atentados terroristas de 2015.
Presidente Trump

Trump volta a criticar exército europeu de Macron

297
Donald Trump voltou a criticar o exército europeu proposto por Emmanuel Macron e lembrou que na I e na II Guerras Mundiais o inimigo "foi a Alemanha". O desacordo entre os dois teve início no sábado.
Segurança Informática

França relança negociações de controlo na Internet

Macron apresentou o manifesto "Apelo de Paris" para responder a apelos para uma melhor regulação do ciberespaço, considerando-o um ponto de viragem para lidar com problemas de segurança na internet.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afasta ideia de "exército europeu"

107
Marcelo Rebelo de Sousa foi interpelado no Fórum da Paz, em Paris, sobre a polémica entre Trump e Macron. O francês tinha manifestado a intenção de construção de um "exército europeu".
Emmanuel Macron

Detidos 6 suspeitos de planearem ataque a Macron

Seis pessoas alegadamente ligadas à extrema-direita foram detidas em locais distintos de França por suspeita de planearem ataque contra o Presidente Emmanuel Macron, anunciaram fontes judiciais.
Emmanuel Macron

Macron defende a criação de um exército único

115
O presidente francês Emmanuel Macron defendeu a criação de um exército comum europeu argumentando que "será a única forma" de o bloco se proteger de ameaças, sobretudo de Leste.
França

Macron saúda Não à independência na Nova Caledónia

Emmanuel Macron disse sentir "imenso orgulho" em relação à vitória do "não" no referendo sobre a independência da Nova Caledónia, território ultramarino francês no Pacífico.
Síria

Erdogan, Putin, Macron e Merkel discutem Síria

Os presidentes turco, russo, e francês e a chanceler alemã reúnem-se este sábado em Istambul com a situação em Idlib (noroeste da Síria) e a resolução política do conflito na agenda.
França

O professor que ligou centenas de vezes a Macron

Um professor francês ligou centenas de vezes durante vários dias para o Eliseu para tentar falar com Emmanuel Macron. Os funcionários do palácio presidencial apresentaram uma denúncia por assédio.
Emmanuel Macron

Macron condiciona a sua ida à cimeira em Istambul

Emmanuel Macron, só participará na cimeira em Istambul sobre a Síria se não ocorrer entretanto uma ofensiva militar em Idlib, bastião insurgente que Damasco quer reconquistar.
Politicamente Correto

Uma pergunta aos Macrons do nosso mundo

488
Vamos continuar a alimentar a extrema-direita, dando-lhe razões para progredir, ou chegou a altura de sair de forma clara e sem ambiguidades do pântano para onde o politicamente correcto nos empurrou?
Emmanuel Macron

Macron aceita demissão do ministro do Interior

Presidente francês, Emmanuel Macron, aceitou a demissão do ministro do Interior, e pediu ao primeiro-ministro, Edouard Philippe, para assumir a pasta até à nomeação de novo membro do Governo.
França

Macron criticado por imagem com gestos obscenos

248
Emmanuel Macron está a ser fortemente criticado. Em causa uma fotografia em que o presidente francês surge ao lado de dois jovens que fazem gestos obscenos. "É imperdoável", diz Marine Le Pen.
Emmanuel Macron

Macron quer uma estratégia de longo prazo no Irão

"Devemos construir em conjunto uma estratégia de longo prazo para a gestão desta crise, que não pode reduzir-se a uma política de sanções e de confinamento" do Irão, disse Emmanuel Macron.
Nações Unidas

ONU. Macron critica aumento das desigualdades

No púlpito do hemiciclo da ONU, o presidente francês, Emmanuel Macron, exortou os dirigentes mundiais a "não se habituarem" à subida dos nacionalismos motivados pela subida das desigualdades.
A página está a demorar muito tempo.