455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Emmanuel Macron

França

Partido de Macron quer aborto na Constituição

O partido Renascimento, do Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que vai apresentar uma proposta de lei para integrar o direito à interrupção voluntária da gravidez na Constituição francesa.
Contra-Corrente

França de Macron, entre a paralisia e a decadência

Macron perdeu a maioria nas eleições de domingo e, com dois partidos extremistas fortes no parlamento, qualquer agenda reformista está bloqueada, agravando as condições da longa decadência da França.
Emmanuel Macron

Macron sem maioria. França está em declínio?

Sem a maioria nas eleições de domingo e com dois partidos extremistas fortes no parlamento, a França de Macron está entre a paralisia e a decadência. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
França

França. Christian Jacob recusa pacto com Macron

Macron iniciou uma série de reuniões com os líderes dos principais partidos para procurar uma solução para o problema criado pelos resultados das legislativas do passado domingo. Jacob já deu o "não".
Emmanuel Macron

Primeira-ministra francesa pede demissão

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, apresentou a demissão, mas o Presidente Emmanuel Macron não aceitou o pedido, que ocorre na sequência das eleições legislativas francesas de domingo.
Gabinete de Guerra

"Poderá haver mais ataques cibernéticos na Europa"

O major-general Isidro Morais Pereira admite retaliação através do cibercrime caso seja atribuído estatuto de candidato à UE. Bruno Cardoso Reis nega um grande impacto da guerra nas eleições francesas
Guerra na Ucrânia

«Para lá das emoções»?

Não creio que a imediata viragem dos três grandes países europeus tenha sido determinada pela UE mas sim pela NATO, isto é, pelos Estados Unidos e a Grã-Bretanha.
Café Europa

Como governar França depois das legislativas?

Emmanuel Macron vence as eleições, mas perde a maioria de deputados na Assembleia Nacional. Emissão especial de análise às legislativas francesas
Emissão Especial

"É evidente que republicanos podem ajudar Macron"

A economista considera que os republicanos são a solução para o presidente francês pôr em prática o seu programa. Ainda assim, Susana Peralta deixa claro "não era isso que estava no plano de Macron".
Emissão Especial

"Não vamos ter PM em França na terça-feira"

Nathalie de Oliveira, deputada eleita pelo circulo da Europa alerta para a hipótese de Macron procurar deputados na "direita radical". A socialista considera que este será um "resultado histórico".
Emissão Especial

"Franceses preferem revoluções a reformas"

As primeiras projeções apontam para que o partido do Presidente perca a maioria absoluta. Em análise, Paulo Sande considera que um acordo com os republicanos "é a única solução que resta a Macron".
Noticiário

14h. Eleições Francesas. Emmanuel Macron já votou

Estas eleições vão definir a composição da Assembleia Nacional francesa. Nas últimas legislativas o partido de Macron obteve maioria absoluta. Ainda, registo de novos bombardeamentos em Kiev.
França

Eleições França. Ouça aqui a emissão especial

Emissão especial da Rádio Observador começa às 18h30 com análise de vários especialistas, um debate com eurodeputados de todos os partidos e uma edição especial do Café Europa
Gabinete de Guerra

A Ucrânia pode mesmo deixar de existir em 2 anos?

Declarações de Medvedev "revelam um certo desespero". Dia de ontem foi "importante para a Ucrânia e um ponto de viragem na Europa". A análise do major-general Arnaut Moreira e Bruno Cardoso Reis.
Noticiário

8h. Emmanuel Macron já está em Kiev

Nesta edição, o presidente francês já está na Ucrânia, com o chanceler alemão e o primeiro-ministro italiano, para se encontrar com Zelensky. E Temido e sindicatos médicos reúnem-se esta quinta-feira.
café europa

Em França, um Presidente sem uma maioria

Macron tem uma visão para a presidência mas não tem uma ideia de governo. O reformismo que definia o macronismo original revelou-se uma questão de tom, não de política.
Guerra na Ucrânia

Macron defende força do flanco leste da NATO

O Presidente francês defendeu que o flanco leste da NATO serve como um "poderoso impedimento". Macron está de visita à Roménia e à Moldávia, que não é membro da NATO.
Noticiário

7h. Marcelo quer evitar fecho de serviços de saúde

Presidente da República quer prevenir "para que não suceda durante o verão o que sucedeu neste fim de semana longo". Comboios já circulam com normalidade.
França

Macron ganhou, mas Mélenchon acabou vencedor

Partido de Macron vence 1.ª volta, mas arrisca-se a não conseguir a maioria absoluta por causa da geringonça de esquerda de Mélenchon. Marine Le Pen em 3.º continua a ganhar a deputados.
Noticiário

1h. França: Partido de Macron vence a 1ª volta 

A esquerda de Jean-Luc Melénchon ficou em segundo lugar, com apenas 21 mil votos de diferença. E ainda, Marcelo Rebelo de Sousa celebra o Santo António, em Lisboa.
França

França. Cinco pontos para entender as legislativas

Após as presidenciais, Macron enfrenta novo teste à sua força eleitoral: as legislativas. Esquerda formou geringonça e Marine Le Pen quer continuar com bons resultados. Abstenção pode ser histórica.
Noticiário

00h. Zelensky discute adesão da Ucrânia à UE

Uma discussão que aconteceu esta quinta-feira ao fim da tarde, e na qual os dois lideres discutiram a perspetiva europeia da Ucrânia. Ainda neste jornal, a vitória de Portugal sobre a República Checa.
Guerra na Ucrânia

Macron acusa Putin de cometer "erro histórico"

Presidente francês considerou que Vladimir Putin cometeu um "erro histórico e fundamental" ao atacar a Ucrânia e acredita que Putin está "isolado".
António Costa

Costa encontra-se com Macron em Paris

Encontro entre António Costa e Emmanuel Macron acontece na próxima terça-feira, dia em que o primeiro-ministro português participana inauguração de 3 eventos da Temporada Cruzada Portugal França 2022.
Guerra na Ucrânia

Odessa: Macron propõe incluir ONU na solução

Rússia está a impor um bloqueio aos portos ucranianos no Mar Negro, enquanto a Ucrânia procura uma solução para exportar cerca de 20 milhões de toneladas de cerais armazenados.
França

Macron tenta renovar maioria contra a esquerda

Após a vitória nas eleições presidenciais, Emmanuel Macron começa a campanha para as legislativas. As sondagens apontam que o Presidente francês vai conseguir renovar a maioria.
União Europeia

UE. Macron defende "comunidade política europeia"

O Presidente francês falou na "comunidade política europeia" como um "complemento" e não "alternativa" para a adesão da Moldávia, e qualquer outro país, à União Europeia.
Noticiário

18h. Borne é a nova primeira-ministra de França

Nomeação de Emmanuel Macron surge depois de Jean Castex anunciar a renúncia do cargo. E a Súecia oficializou o pedido de adesão à NATO.
França

Governo francês corrige demissão "por lapso"

A demissão do governo francês durou apenas uns minutos. Depois de anunciada em comunicado no site oficial, governo corrige e fala em "erro informático que não deveria ter ocorrido".
Fact Check

Macron prometeu receber 60 milhões de refugiados?

Está a ser partilhada nas redes sociais uma suposta notícia sobre Macron dizer que "a Europa deve estar preparada para aceitar 60 milhões de refugiados da África e Médio Oriente nos próximos 20 anos".
Guerra na Ucrânia

Scholz e Macron apelam a cessar-fogo na Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, solicitaram um cessar-fogo que permita acelerar as negociações de paz e deve ter como base a soberania ucraniana.
Guerra na Ucrânia

Macron: paz não virá da "humilhação" da Rússia

Presidente francês considera que caminho para a paz "nunca será feito com a exclusão ou com a humilhação de qualquer uma das partes".
França

Macron comemora armistício da II Guerra Mundial

O Presidente francês, Emmanuel Macron, comemorou em Paris o armistício da II Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha nazi em 1945, num contexto marcado pela invasão da Ucrânia.
Noticiário

10h. Já há acordo para a venda do Chelsea

Depois de um longo processo de licitação, o grupo liderado por Todd Boehly, coproprietário da equipa de basebol dos Los Angeles Dodgers foi o escolhido para a compra do Chelsea.
França

Macron pede um "novo contrato social e ecológico"

Emmanuel Macron tomou posse, nesta manhã de sábado, para o seu segundo mandato como Presidente de França, depois de vencer Marine Le Pen na segunda volta das Presidenciais.
Emmanuel Macron

Partido de Macron passa a chamar-se Renascença

Renascença era já o nome da lista apresentada pela maioria presidencial às eleições europeias de 2019. Agora, tornou-se o nome oficial do partido de Macron.
França

Emmanuel Macron visita Berlim após reeleição

Macron vai reunir-se na segunda-feira com o chanceler alemão para "marcar a força do eixo franco-alemão". No encontro vão abordar questões ligadas à guerra na Ucrânia e sobre a soberania europeia.
Guerra na Ucrânia

Redução da energia russa: França fala com Índia 

No ano em que comemoram 75 anos de relações diplomáticas, o primeiro-ministro indiano reuniu esta quarta-feira com o Macron para a discussão sobre como reduzir a dependência energética russa da Índia.
França

Macron toma posse para segundo mandato no sábado

Após a tomada de posse para o segundo mandato, o chefe de Estado francês vai fazer um discurso à nação. Macron foi reeleito no passado dia 24 de abril.
Fact Check

BBC cita Macron a antecipar vinda de refugiados? 

Várias publicações mostram um alegado tweet da BBC com declarações de Emanuel Macron sobre a vinda de refugiados para a Europa. Mas não há registo desse tweet nem dessas declarações.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.