Emmanuel Macron

Eleições

Eleições. Macron saúda decisão de Kabila

O Presidente francês, Emmanuel Macron, saudou a decisão do Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, de não se recandidatar nas eleições presidenciais de 23 de dezembro.
Brexit

Brexit. Theresa May procura apoio de Macron 

Os líderes encontraram-se no forte de Brégançon, a residência oficial de verão dos Presidentes franceses, no que será um "tour" da primeira-ministra britânica para impulsionar a sua posição.
Férias

Onde passam férias os grandes líderes mundiais

Praias paradisíacas, resortes de luxo e caminhadas em zonas de campo. Quando chegam os meses de verão, os líderes mundiais também vão de férias.
Energia

Cimeira Energética. Costa satisfeito com resultado

António Costa disse que foi "dado um passo significativo" com a definição do financiamento do projeto de infraestruturas e o estabelecimento de metas ambiciosas.
Emmanuel Macron

Macron. Eleições europeias vão ser decisivas

As eleições de maio de 2019 vão ser decisivas, porque vão estruturar o Parlamento europeu, e as principais instituições europeias, que vão ser recompostas após estas eleições", assinalou Macron.
António Costa

Costa quer Portugal no "núcleo duro" da integração

"Penso que Portugal tem tudo a ganhar em estar sempre no centro do processo de integração europeia", disse António Costa na conferência sobre o futuro da Europa, com a presença de Emmanuel Macron.
Emmanuel Macron

Macron. De "salvador" a contestado em França /premium

139
O presidente francês chega esta sexta-feira a Lisboa, no momento mais difícil do mandato. A popularidade de Macron está em queda e a polémica com um segurança pode valer-lhe uma moção de censura.
Emmanuel Macron

Segurança de Macron admite que "cometeu uma falha"

Alexandre Benalla, ex-colaborador de Macron, que agrediu um manifestante no 1º de maio, deu uma entrevista onde diz que houve aproveitamento do seu caso para atingir o presidente francês.
França

Macron enfrenta primeira moção de censura

Emanuel Macron enfrentará nos próximos dias a primeira moção de censura originada pelo escândalo desencadeado pelo seu ex-chefe de segurança, que espancou manifestantes que fingiam ser polícias.
França

Segurança de Macron diz-se alvo de "uso mediático"

O chefe de segurança do Presidente francês, Alexandre Benalla, detido na semana passada por agredir manifestantes no desfile do 1.º de maio, considerou-se alvo de "uso mediático".
Emmanuel Macron

Macron quer a verdade sobre caso do guarda-costas

O presidente francês está "extremamente determinado" no apuramento da verdade sobre o caso Benalla, que envolve um elemento da segurança do chefe de Estado acusado de actos de violência.
França

Colaborador de Macron investigado por agressões

Colaborador de Emmanuel Macron agrediu manifestante no 1º de maio, estando equipado com viseira da polícia. Após o caso, foi suspenso 15 dias, mas o caso só foi divulgado agora. MP abriu inquérito.
Emmanuel Macron

“Ça va, Manu?” /premium

316
A todos deve ser reconhecida liberdade de pensamento e de expressão, mas a ninguém se devem permitir ofensas pessoais.
Conselho Europeu

Líderes europeus à volta de um caldeirão explosivo /premium

Migrações, Brexit, Rússia, moeda única, Defesa: temas sensíveis que vão ser discutidos em ambiente de convulsão política na Europa. Vem aí mais um Conselho Europeu.
Emmanuel Macron

Macron. França empenhada na relação com o Vaticano

O Presidente francês, Emmanuel Macron, destacou a vontade de França de fortalecer as relações de "amizade" com o Vaticano e desejou que possam trabalhar "em prol da paz e ao serviço do bem comum".
Eleições Europeias

Macron e Rivera, juntos nas eleições europeias

Acordo entre partido de centro-direita espanhol Ciudadanos e a formação de Emmanuel Macron está iminente. A aliança visa uma plataforma conjunta para concorrer às eleições europeias.
Migrações

Luigi Di Maio diz que Macron é "arrogante"

131
O vice-presidente do conselho de ministros de Itália deixou um aviso: "Macron arrisca-se a transformar o seu país no inimigo número 1 de Itália" no que diz respeito às políticas de migração.
Emmanuel Macron

Macron a favor de sancionar quem recusar migrantes

508
O Presidente francês mostrou-se a favor de sanções económicas contra os países da União Europeia que se recusam receber os migrantes, numa conferência com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.
Bullying

Jovem repreendido por Macron evita ir à escola

730
Depois da repreensão de Macron que se tornou viral, o rapaz que se tinha dirigido ao presidente francês como "Manu" evita agora ir à escola, porque tem sido gozado pelos colegas.
Zona Euro

Euro. Merkel e Macron admitem orçamento único

Chanceler alemã disse, no final de um encontro com o presidente francês, que a União Europeia está prestes a "abrir um novo capítulo" na sua história.
Emmanuel Macron

Macron. "Deves chamar-me presidente ou senhor"

7.570
Durante uma cerimónia oficial de homenagem aos veteranos de guerra, em Paris, o presidente francês deu um "sermão" a um adolescente que o cumprimentou de uma forma informal.
Emmanuel Macron

Macron. Dinheiro gasto em louça causa polémica

100
Serviço adquirido pelo presidente francês terá custado 50 mil euros. A revista Le Canard Enchaîne diz que foram gastos 500 mil. Os pratos de porcelana de Emmanuel Macron estão a causar polémica.
Emmanuel Macron

Macron. Chamadas com Trump são como as "salsichas"

Citou Bismarck para descrever as chamadas com Donald Trump. O presidente francês comparou-as a salsichas e falou da relação com o seu homólogo americano: útil, franca e... carinhosa? Veja o vídeo.
Emmanuel Macron

Macron sobre taxas de Trump: são ilegais e um erro

O Presidente francês avisou o homólogo dos EUA que a decisão de impor taxas à importação de aço e alumínio da UE é "ilegal e um erro" e que Bruxelas vai responder "de maneira firme e proporcional".
Diplomacia

Angola. Macron manifesta apoio a João Lourenço

Macron falou das reformas feitas pelo presidente angolano, destacando, entrou outras, a luta contra a corrupção e a facilitação de vistos para os empresários, homens de negócios ou assalariados.
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Europa

Falta de confiança   /premium

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade
Emmanuel Macron

"Segurança? Europa deve decidir por si própria"

Fazendo alusão à saída dos EUA do acordo nuclear, o presidente francês disse que se a Europa deixar que outros decidam as políticas de segurança corre o risco de deixar de ser soberana.
Emmanuel Macron

Milhares manifestam-se em Paris contra Macron

Milhares de pessoas desfilaram hoje debaixo do sol para, de uma forma irónica, "festejar Macron", criticando as diferentes reformas conduzidas pelo Presidente francês.
França

Um ano depois, Emmanuel Macron divide os franceses

Um ano depois de ter chegado à presidência de França, Emmanuel Macron divide os franceses entre os que aprovam o seu dinamismo e vontade reformista e os que o acusam de ser o "presidente dos ricos".
União Europeia

A macronização da política europeia ou talvez não /premium

A um ano das eleições europeias de Maio de 2019 e com 4 anos de governação do diretório franco-alemão à nossa frente, tudo, ou quase tudo, continua em aberto: macronização ou talvez não, eis a questão
Donald Trump

Árvore que Trump e Macron plantaram... desapareceu

314
O momento ficou marcado: Trump, Macron, Brigitte e Melania a plantarem uma árvore, prenda do casal presidencial francês para os norte-americanos. Agora, a árvore desapareceu. Mas por bons motivos.
Conversas à Quinta

Que vale Macron um ano depois? E Trump aguenta-se?

Andaram de mão dada nos terraços da Casa Branca, mas é difícil imaginar políticos tão diferentes como Emmanuel Macron e Donald Trump. É boa altura para fazer um balanço de como ambos estão a governar
Estados Unidos da América

Melania e Brigitte: o estilo das primeiras damas

1.330
As mulheres de Donald Trump e Emmanuel Macron deram as notas de estilo nos três dias da visita do Presidente francês aos EUA. Ao lado de política e economia, a moda também marcou a agenda.
NATO

Acordo iraniano é para ser respeitado, diz NATO

NATO diz que é importante respeitar o acordo nuclear iraniano porque ajuda a distanciar o Irão do desenvolvimento de armamento nuclear, algo que é "importante para a segurança dos aliados da NATO".
Diplomacia

Trump avisa Irão: "Se nos ameaçarem vão pagar"

O Presidente norte-americano e o francês, Emmanuel Macron, encontraram-se na Casa Branca e discutiram a situação na Síria, o acordo nuclear com o Irão e a desnuclearização da Coreia do Norte.
Presidente Trump

Macron nos EUA: imagens do primeiro dia de visita

Plantaram um carvalho no relvado da Casa Branca, visitaram a antiga residência presidencial de Mount Vernon, jantaram em Washington. Imagens das primeiras horas do encontro entre Trump e Macron.
Relações Internacionais

Macron nos EUA. Discute Síria e Irão com Trump

Espera-se que os dois presidentes falem sobre os planos de Washington quanto ao acordo nuclear com o Irão, a situação na Síria e a relação comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia.
Emmanuel Macron

Macron: "Não podes fazer guerra com toda a gente"

O presidente francês deu uma entrevista à Fox News onde parece enviar um recado a Donald Trump. Emmanuel Macron inicia esta segunda-feira uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos.
Jean-Claude Juncker

UE não é só eixo franco-alemão, lembra Juncker

Jean-Claude Juncker lembrou Emmanuel Macron de "que a Europa não é só franco-alemã" e que é necessário "o contributo dos outros para que o motor possa funcionar".
Emmanuel Macron

Macron. "Guerra civil" entre liberais e autocratas

289
A Europa arrisca cair numa "espécie de guerra civil" entre os países liberais e os regimes autocráticos, avisou Emmanuel Macron, presidente francês, num discurso em Estrasburgo.
Zona Euro

Partido de Merkel critica projetos de Macron

A União Democrata Cristã criticou nomeadamente a ideia de criar um orçamento específico da zona euro para apoiar os investimentos. "Não penso que seja uma boa ideia", disse o número dois do partido.
Síria

O bombardeamento à Síria em fotos e vídeos

487
As imagens que mostram os céus de Damasco durante o bombardeamento conjunto de EUA, França e Reino Unido. E as manifestações na capital síria, com bandeiras russas e iranianas, ao amanhecer.
Síria

Putin avisa Macron para qualquer "ato irrefletido"

Vladimir Putin avisou Emmanuel Macron sobre a necessidade de evitar "atos irrefletidos e perigosos" na Síria. O presidente francês declarou que tem provas de que o regime sírio usou armas químicas.
Síria

Macron pronto para reagir à "linha vermelha"

O Presidente francês, que se opôs a intervenções militares como a da Líbia e que queria ser intermediário na guerra da Síria, está à beira de ordenar ataques aéreos ao regime de Damasco. O que mudou?
Síria

Macron diz que tem provas de ataque químico

179
O Presidente francês garantiu ter provas de ter havido um ataque químico contra civis em Douma. Macron diz que está em contacto com Trump: "Temos decisões a tomar". Mas também fala com Putin.
Emmanuel Macron

Decisão sobre ataque na Síria vai ser tomada

Macron diz que "nos próximos dias" será tomada uma decisão sobre a Síria mas, caso se avance para ataques no país, eles serão direcionados apenas contra as "capacidades químicas" de Al Asad.
Presidente Marcelo

La Lys. Homenagem é reparação histórica

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a homenagem feita aos combatentes portugueses na Grande Guerra é uma reparação histórica porque até aqui, a visão que se tinha "não era justa para Portugal".
I Guerra Mundial

Marcelo e Macron nos 100 anos da Batalha de La Lys

De acordo com o programa das cerimónias, será descerrada uma placa evocativa do centenário da batalha, seguindo-se os discursos dos dois chefes de Estado e um tributo aos combatentes.
Mundo

Síria. Macron condena "ataques químicos"

O presidente francês falou ao telefone com Donald Trump e as informações que trocaram "confirmam a utilização de armas químicas". O Governo sírio desmente a responsabilidade das forças governamentais.
Emmanuel Macron

Macron pede a Putin que pressione Damasco

Emmanuel Macron pediu a Putin que exerça a sua influência sobre o regime sírio para "pôr fim à escala militar constatada nos últimos meses". O objetivo é proteger a população.
França

Os 36 dias que vão desafiar a fibra de Macron

Plataformas apinhadas de gente e manifestações nas ruas. A terça-feira foi negra para Macron, mas os próximos meses não serão fáceis. A batalha contra as reformas do presidente só agora começou.
Emmanuel Macron

Macron preocupado com intervenção militar na Síria

Macron, manifestou ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, "preocupação" pela intervenção militar deste país A noroeste da Síria, e reiterou a necessidade de acabar "com as hostilidades".
Paris

Distúrbios em manifestação contra reformas Macron

Uma das 180 marchas organizadas em França contra as reformas de Emmanuel Macron ficou marcada por distúrbios. Manifestantes lançaram pedras à polícia que respondeu com gás lacrimogéneo e bastões.
Emmanuel Macron

Macron avisa Trump de perigos de guerra comercial

O presidente francês disse a Donald Trump que está preocupado com as novas tarifas norte-americanas às importações de aço e alumínio. Emmanuel Macron falou nos perigos de uma guerra comercial.
Síria

Macron pede pressão russa para trégua em Ghouta

O presidente francês pediu "medidas reais e concretas" a Vladimir Putin para pressionar o regime sírio quanto a uma trégua em Ghouta. Esta segunda-feira morreram mais 44 civis em bombardeamentos.
Conflito na Síria

Macron pede ao Irão para pressionar a Síria

O Presidente francês, Emmanuel Macron, pediu ao homólogo iraniano, Hassan Rohani, para "exercer as pressões necessárias" sobre o regime sírio para cessar os ataques contra Ghouta Oriental.
Emmanuel Macron

Macron aplaude acordo para coligação na Alemanha

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental.
Síria

Síria. Macron pede trégua "o mais rápido possível"

O Presidente francês pediu uma trégua "o mais rápido possível" na Ghouta Oriental, enclave rebelde a leste de Damasco, onde o regime sírio matou desde domingo 296 pessoas.
Conversas à Quinta

Córsega: os desafios de mais um nacionalismo

Macron esteve esta semana na Córsega, a ilha francesa onde os partidos autonomistas e independentistas têm maioria. Fez poucas concessões mas abriu a porta a uma excepcionalidade corsa na Constituição
Europa

Macron diz que França "precisa" da Alemanha

O Presidente francês afirmou que a França "precisa" da Alemanha para reformar a Europa, a dois dias de uma votação crucial para a formação de um governo de coligação entre conservadores e o SPD.
Reino Unido

Boris Johnson quer uma ponte no Canal da Mancha

222
O chefe da diplomacia britânica quer construir uma ponte de 35 km para estimular ligações com França no pós-Brexit. Macron gostou da ideia e os dois países estão interessados numa segunda ligação.
Emmanuel Macron

Macron rejeita dar "lições" à China 

111
O presidente francês recusou dar "lições" à China sobre direitos humanos ou referir o assunto em público. Emmanuel Macron termina esta quarta-feira uma visita de Estado de três dias ao país asiático.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)