Banco de Portugal

Crédito pessoal aumenta 6,3% em junho para 219 milhões de euros

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

O número de novos contratos assinados entre os consumidores e as instituições de crédito automóvel aumentou 13,2% para 16.708 em junho

MÁRIO CRUZ/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). De acordo com a informação disponível, o número de novos contratos de crédito pessoal subiu 1,8% para 32.177, com o novo crédito ao consumo para ‘finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira’ a aumentar em junho 38%, em termos homólogos, mas a cair 8,5% face a maio para 4,331 milhões de euros.

Já o número de novos créditos acordados entre os bancos e os consumidores na rubrica ‘outros créditos pessoais (sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades)’ também aumentou 5,8% em termos homólogos e caiu 18,6% face ao mês anterior para 214,713 milhões de euros.

No crédito concedido em ‘Cartões de Crédito, Linhas de Crédito, Contas Correntes Bancárias e Facilidades de Descoberto’ o montante atingiu os 86,255 milhões de euros em junho, menos 5% face ao mesmo mês de 2016 e menos 11,9% em relação a maio.

Os empréstimos para a compra de automóvel alcançaram, por sua vez, os 234 milhões de euros em junho, mais 20% do que um ano antes, com o crédito automóvel a aumentar em todas as componentes se comparado com 2016.

Face a maio, o crédito automóvel caiu 9,4% na rubrica ‘locação financeira ou ALD (novos)’, 14,5% na rubrica ‘locação financeira ou ALD (usados)’ e 10,8% ‘com reserva de propriedade e outros (usados)’, mas subiu 2,1% ‘com reserva de propriedade e outros (novos)’.

O número de novos contratos assinados entre os consumidores e as instituições de crédito automóvel aumentou 13,2% para 16.708 em junho, face ao mesmo mês de 2016. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site