Crédito

Crédito à Habitação

CGD e BPI deram crédito à habitação a 100%

120
Pelo menos dois bancos, a CGD e o BPI, chegaram a dar financiamento a 100% para compra de casa, segundo o Negócios. Foi antes de julho, quando entrou em vigor o travão do Banco de Portugal.
Inovação

O fim do dinheiro como o conhecemos? /premium

Os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito, facto que destrói o mito urbano dos “pagamentos com cartão só acima dos 5 euros” que ainda se vê.
Crédito

Taxas implícitas no crédito à habitação sobem

O INE revela que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou pelo 4.º mês consecutivo mas a taxa de juro nos contratos celebrados nos últimos três meses desceu.
Banca

Maioria dos portugueses anda com 22€ na carteira

115
Para além de concluir que a maior parte dos portugueses anda com 22 euros na carteira o estudo diz também que costumam levantar até 20 euros e que 7 em cada 10 tem apenas um cartão de débito.
Banco de Portugal

Crédito malparado nos bancos desce

Segundo os dados do BdP, o rácio do crédito malparado desceu para 9,4% no final do ano passado. A instituição destaca ainda a redução de quase 50% face ao máximo histórico atingido em 2016.
Governo

Limpeza de terrenos. Câmaras não recebem dinheiro

1.189
Passado seis meses do fim das candidaturas, o dinheiro de linha de crédito do Governo ainda não chegou às câmaras. O atraso fez com que algumas autarquias não limpassem os terrenos.
Crédito

Crédito ao consumo: um novo quadro regulatório

Os valores de crédito concedido não são, em si mesmos, preocupantes. E sabemos que há momentos em que a concessão de crédito até pode servir como alavanca de crescimento económico.
Banca

Revolut com "problema técnico" há várias horas

Semana difícil para a "fintech". Depois das notícias de lavagem de dinheiro permitidas pela "app", esta sexta-feira a aplicação está com problemas técnicos nos carregamentos e outras operações.
Crédito

Banco de Portugal alerta contra "crédito fácil"

316
Esquemas ilegais de crédito propagam-se pelas redes sociais, sobretudo, e aplicam taxas entre 50% e 80% -- em casos extremos, juros superam os 300%. Banco de Portugal faz alerta público.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta sobre o crédito fácil

O Banco de Portugal avisa que com este tipo de crédito as pessoas arriscam-se a perder as quantias entregues a estas entidades "de forma muitas vezes irrecuperável".
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Crédito à Habitação

Novos créditos têm os juros mais baixos desde 2003

As taxa de juros dos novos empréstimos teve a maior queda desde 2012 e atingiu os valores de 2003. Os novos contratos de crédito à habitação atingiram juros de 1,282%.
Banca

Revolut está a contratar para call center no Porto

436
Uma das "fintechs" em maior crescimento global anunciou a abertura de um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e tem 70 vagas para preencher. Será o 2º maior call center da Revolut em todo o mundo.
Juros

Taxas de juro caem para metade nos últimos 3 anos

As taxas de juro cobradas nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer em janeiro para 1,28%. Este é o valor mais baixo desde 2009, ano em que os dados começaram a ser divulgados.
Banco de Portugal

Consumo. Bancos emprestaram 20 milhões por dia

Créditos ao consumo ascenderam em 2018 a 7.354 milhões de euros, mais 10% do que em 2017. Bancos emprestaram 20 milhões por dia, apesar das novas regras mais restritivas.
Banco de Portugal

Devedores de cartão de crédito atingem recorde

1.132
Em 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo. Valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Angola

Concessão de crédito cai mas economia cresce

A consultora Fitch Solutions antecipa que a concessão de crédito pela banca angolana desce 5,6% este ano, mas a economia irá crescer e atingir os 2,2% em 2019.
Crédito

Portugal com 2.ª maior taxa de passivos de PPP 

A Eslováquia, Portugal, Hungria e o Reino Unido foram os Estados-membros que apresentaram as maiores taxas de passivos contingentes. Já relativamente ao crédito malparado, a Eslováquia está no topo.
Banca

Garantias do Estado incentivam créditos de risco

Um estudo do Banco Central Europeu aponta a disponibilidade do Estado para resgatar os bancos como uma justificação de concessão de créditos a empresas frágeis.
Banco de Portugal

Total de crédito caiu em dezembro

O total do 'stock' do crédito a empresas e famílias caiu 1,26%. O banco central diz que as variações são "em grande parte explicadas por operações de vendas de carteiras de de crédito".
Banco de Portugal

Malparado. Bancos não podem cair no "imobilismo"

Vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, diz que o problema está mais "contido" depois de um esforço "notório", mas esse é um processo que "tem de continuar".
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Crédito

Bancos portugueses reduzem crédito malparado

O total de crédito malparado nos bancos portugueses caiu 19,2 mil milhões de euros entre junho de 2016, ano em que atingiu valores máximos. A redução deveu-se à queda nos empréstimos de incumprimento.
Crédito

Novo Banco vende 2.150 milhões de malparado

O Novo Banco e o BEST celebraram um contrato de compra e venda de uma carteira de crédito malparado de 2.150 milhões de euros a fundos de investimento.
Crédito

UE fecha acordo para prevenir crédito malparado

A medida faz parte de um conjunto de ações apresentadas pela CEE em março de 2018 para resolver o problema do crédito malparado na UE e tem por base os esforços desenvolvidos pelos Estados-membros.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
Finanças

Revolut passa a poder receber depósitos bancários

2.198
Já tem uma licença bancária na Europa a "fintech" que atraiu três milhões de clientes com aplicação que converte divisas sem comissões e permite levantamentos gratuitos no estrangeiro.
Crédito

Novo crédito ao consumo sobe para 3,9 milhões

Em 25 de setembro o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, advertiu que os bancos devem ter cautela na concessão de crédito, especialmente ao consumo.
África

Angola tem a maior taxa de crédito malparado

O crédito malparado em Angola, a rondar os 25% do total, é o mais alto dos países africanos analisados pela agência de rating Moody's num relatório que melhora o outlook para os bancos africanos.
Crédito

Novos créditos ao consumo disparam 16%

Os bancos concederam novos créditos ao consumo no valor de 353 milhões de euros em setembro, com o total desde janeiro a ascender aos 3,485 mil milhões de euros, mais 16% do que em 2017.
Banca

Bancos já estão a apertar na concessão de crédito

116
Inquérito feito pelo Banco de Portugal revela que a maioria dos bancos garante já estar a ser mais restritiva na concessão de crédito, tanto à habitação como ao consumo. E a tendência é para apertar.
Crédito à Habitação

BdP. Concorrência está a baixar exigência na banca

Banco de Portugal avisa que as "pressões exercidas pela concorrência têm contribuído para atenuar, de algum modo, a restritividade na concessão de crédito a particulares"
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Orçamento do Estado

OE 2019. "Não aumentem os impostos às empresas"

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), diz o que espera do Orçamento do Estado - o último de uma “geringonça” que considera “irrepetível”.
Crédito

Mourinho Félix pede “vigilância” no crédito

O Secretário de Estado adjunto e das Finanças alerta que é necessário “vigilância” sobre os bancos para que não exagerem na concessão de crédito ao consumo, para evitar os erros do passado.
Angola

Crédito vencido em Angola aumenta para 40,2% 

O rácio do crédito mal parado em Angola registou um aumento significativo para os 40,2%, em 2017, e o total de crédito líquido a clientes registou uma diminuição em comparação ao ano anterior.
Banca

Portugal. Crédito malparado baixou para 12,41%

O BCE divulgou na quarta-feira que o rácio de crédito malparado na zona euro era de 4,64% no final do primeiro trimestre, abaixo dos 4,83% de dezembro e dos 6,23% de março de 2017.
Angola

Angola disponibiliza 650 mil euros em microcrédito

O Banco Postal de Angola disponibilizou mais de 200 milhões de kwanzas (654.000 euros) para microcrédito e pretende apostar na literacia financeira como pilar do crescimento.
Crédito

Banca empresta 47 milhões por dia às famílias

541
Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continua a subir e em junho registou-se o nível mais alto desde 2010. Bancos emprestam média de 47 milhões por dia desde janeiro.
Crédito

Créditos ao consumo pessoal sobem 20%

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros.
Financiamento

Angola e China negoceiam nova linha de crédito

O Governo angolano está a negociar uma nova linha de crédito com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) de 11.700 milhões de dólares (10.180 milhões de euros) para projetos de infraestruturas.
Banca

Crédito malparado volta a cair de maio para junho

De acordo com números divulgados esta terça-feira pelo banco central, no final de junho o total de empréstimos concedidos pela banca às famílias e às empresas totalizava 187.215 milhões de euros.
Banca

Bankinter vende créditos tóxicos em Portugal

O Bankinter fechou um acordo com a empresa britânica Arrow Global Limited para vender por 66,4 milhões de euros uma carteira de créditos de cobrança duvidosa e vencidos do seu negócio em Portugal.
Banca

Banca deduz juros negativos nos créditos da casa

Os bancos já estão a deduzir os juros negativos no crédito à habitação, no entanto, os clientes só deverão sentir esse impacto à medida que as prestações são revistas.
Cabo Verde

Microcrédito deve crescer com "bases sustentáveis"

O governador do Banco de Cabo Verde considerou que o microcrédito tem de crescer em "bases sustentáveis", entendendo que as instituições deverão ser "financeiramente sólidas e autossuficientes".
Crédito

Bancos prevêem critérios mais restritos ao crédito

O Banco de Portugal anunciou que os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos, mas a maioria das instituições prevê critérios de concessão mais restritivos a particulares.
Banca

Bancos têm de refletir taxa negativa nos créditos

Os bancos vão ser obrigados a refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das Euribor e têm até 30 de julho para rever o indexante de cálculo da taxa de juro dos créditos.
Crédito

Novo crédito ao consumo mantém crescimento em maio

O novo crédito ao consumo manteve o ritmo de crescimento em maio, registando uma subida homóloga de 16,3% para 667,19 milhões de euros, impulsionado por um aumento do crédito pessoal e automóvel.
Crédito

Crédito a particulares dispara 22% em maio

As empresas de crédito especializado da ASFAC concederam 873 milhões de euros em crédito em maio, valor impulsionado por um aumento de 22% do crédito a particulares – sobretudo para a compra de carro.
Crédito

Bancos reduziram crédito malparado no 1º trimestre

Os bancos portugueses reduziram no primeiro trimestre deste ano o crédito malparado em 1,7 mil milhões de euros, para um valor bruto total de 35,2 mil milhões de euros, divulgou APB.
Banca

Novas regras limitam concessão de crédito bancário

520
As regras do Banco de Portugal que estabelecem que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários, entram em vigor este domingo.
Banco de Portugal

Crédito ao consumo sobe em abril 

Em número de contratos, o crédito ao consumo aumentou 14,4% em abril face ao ano passado, mas recuou face ao mês de março. Segundo o Banco de Portugal, o crédito pessoal foi o que mais subiu.
Banca

Bancos "limparam" um quinto dos créditos em falta

Ao longo de 2017 os bancos nacionais eliminaram 20% dos créditos problemáticos dos seus balanços, para 37 mil milhões. Banco de Portugal explica como foi feito e diz que o esforço tem de continuar.
Crédito

Banco de Portugal alerta para créditos falsos

111
Pelo menos três instituições são visadas nos alertas da entidade supervisora por concederem crédito de forma ilegal. Número de avisos tem aumentado, em paralelo com os pedidos de consumidores.
Crédito

Serviços da Visa a operar a nível quase normal

Empresa diz que problema que provocou perturbações em milhões de transações teve origem numa falha de hardware. Serviços de pagamento com cartão já estão a funcionar a níveis próximos do normal.
Europa

Pagamentos com Visa com perturbações na Europa

Os pagamentos através dos cartões Visa estão a sofrer perturbações em toda a Europa. A empresa já confirmou os problemas e está a tentar encontrar a origem do incidente.
Parvalorem

Cativações travam recuperação de crédito do ex-BPN

Aumento da cativação de despesa da Parvalorem para este ano irá "criar constrangimentos" em processos de recuperação de créditos problemáticos e vendas de imóveis do antigo BPN que ficaram no Estado.
Seguros

A segurança nunca é demais

O seguro de vida para o crédito habitação e o seguro de casa (imóvel e recheio), não são a mesma coisa. Conheça as diferenças entre eles e saiba de que forma se complementam.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Crédito à Habitação

Clientes passam a ganhar com juros negativos

O Parlamento aprovou: os bancos passam a ter de refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor. "Então fechem os bancos", reagiu o presidente do Santander.
Crédito à Habitação

Crédito. Mais um passo para os juros negativos

Deputados aprovam na comissão de orçamento projeto do Bloco, consensualizado com o PS, que obriga bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação valores negativos das taxas Euribor.
Crédito

Quer comprar carro? Pode ficar a pagar até 2028

461
A dívida dos portugueses para comprar automóvel subiu 20% em 2017. Descubra como os concessionários estão a promover financiamentos, entre créditos a 10 anos e empréstimos para pagar todos encargos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)