439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crédito

Banco de Portugal

Créditos ao consumo sobem para 711,39 milhões

Os novos créditos ao consumo sobem para 711,39 milhões em março sendo que o total de novos créditos pessoais avançou 15,4% em cadeia e 25,1% em termos homólogos, para 148.523 contratos.
BCE

"Falar já não chega, temos de agir" e subir juros

"Um aumento da taxa de juro em julho é possível", reconheceu a influente Isabel Schnabel, membro destacado do conselho executivo do Banco Central Europeu.
Economia

Comissões dos cartões de débito subiram 163%

Os principais bancos portugueses — Banco BPI, Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, Santander e Millennium BCP — aumentaram, em média, em 47% os custos anuais dos principais produtos e serviços.
Boa moeda, má moeda

Crédito à habitação: prestação sobe em Maio

Os contratos de crédito que têm revisão de taxa em Maio vão pagar mais prestação. A subida das taxas Euribor já se começa a sentir no bolso.
Banco de Portugal

Crédito à habitação não crescia tanto desde 2008

No final de março, o montante total de empréstimos à habitação era de 97,9 mil milhões de euros, um crescimento de 4,8% relativamente ao período homólogo. Crédito ao consumo também cresceu 4,8%.
Boa moeda, má moeda

Crédito ao consumo disparou e contexto é difícil

O crédito ao consumo subiu em Fevereiro 16,2% face ao mês anterior e 63% em relação ao mês homólogo de 2021. Subida de endividamento num contexto de perda de poder de compra e de subida de juros
Banco de Portugal

Dois em cada três só pagam a casa depois dos 70

É um "risco para o sistema financeiro", diz o Banco de Portugal, que o crédito à habitação de dois terços das pessoas só termine após os 70 anos. E cerca de 25% só acabarão de pagar depois dos 70.
Observador Lab

Os sonhos sem fronteiras de um cidadão do mundo

Desde a faculdade que Francisco Zanatti sonha ser um cidadão do mundo. Passou uma temporada em África e planeia viver fora do país com a sua futura mulher. Quem sabe, com a ajuda do Banco Credibom
Finanças Pessoais

Euribor a subir. Taxa fixa para evitar "surpresas"

Com indexantes a subir, banqueiro aconselhou "ponderar vivamente" fixar a taxa nos créditos à habitação, para evitar "surpresas". Saiba quais as vantagens e desvantagens e o que oferece cada banco.
Banca

Agência DBRS teme aumento do malparado na banca

A banca mostrou ser "resiliente" ao longo da pandemia, mas a DBRS avisa que "poderá demorar algum tempo" até que alguns créditos que estiveram sob moratória entrem em situação de incumprimento.
Observador Lab

Como funciona o reembolso antecipado? 

Vamos desmontar o que é isto do reembolso antecipado: como funciona, quais são as vantagens e os verdadeiros benefícios de amortizar um crédito antes do tempo
Fact Check

Cartões bancários têm pin "à vista de todos"?

Publicação de Facebook alerta que números no verso cartão de crédito são o PIN. É falso, trata-se do código de verificação criado para combater a fraude online, como explica o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Novo crédito à habitação subiu 34% em 2021

Em dezembro de 2021, a taxa de juro média do novo crédito à habitação foi de 0,83%. Já o novo crédito ao consumo aumentou 10% para 4.442 milhões de euros em 2021.
Crédito

Deco exige alteração de lei de créditos aos bancos

Associação de Defesa do Consumidor critica lei que proíbe comissões por processamento de crédito, por deixar de fora contratos pré-existentes.
Crédito

Prestação da casa paga ao banco desce este mês

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses, passou a pagar a partir deste mês 447,01 euros, o que se traduz em menos 72 cêntimos.
Crédito à Habitação

Prazo do crédito habitação baixa para mais velhos

O Banco de Portugal reviu a recomendação para as maturidades do crédito à habitação. Os mais velhos terão prazos mais curtos.
Banco de Portugal

Banca deu mais 4,4% em crédito à habitação em 2021

Dados do Banco de Portugal indicam que o crédito à habitação cresceu 4,4%, com o crédito ao consumo ainda em níveis inferiores ao pré-pandemia. Já os depósitos de particulares subiram 6,6%.
Crédito

Empréstimos para capitalizar empresas em vigor 5ª

Regime de remuneração do crédito entra em vigor na quinta-feira. No decreto de lei publicado foram definidas as características essenciais dos empréstimos participativos.
Banco de Portugal

Maturidade dos novos créditos deve ser de 30 anos

Nos créditos à habitação, o Banco de Portugal recomendou ainda que "a maturidade média do conjunto de novos contratos deve convergir, de forma gradual, para 30 anos até final de 2022".
Crédito

Prestação paga ao banco desce este mês

Simulação da Deco prevê redução da prestação do crédito à habitação pedido ao banco. Os valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de dezembro.
Crédito

Novo crédito a particulares atinge máximos

O Banco de Portugal informa que quanto a novos empréstimos a empresas, em novembro foram 2.620 milhões de euros, mais 9,9% face ao mês anterior e mais 32% face a novembro de 2020.
Porta Moedas

Tem folga financeira para se tornar um investidor?

Quais são as melhores opções no mercado? António Gaspar, professor de Economia e Finanças da Universidade Europeia, fala-nos sobre o mundo dos investimentos e aconselha quem quer começar a investir
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação nos 0,807%

No mês em análise, o capital médio em dívida aumentou 396 euros, fixando-se em 58.084 euros, e a prestação média aumentou dois euros, para 253 euros.
Economia

Uma relação feita à distância de um clique

Como é que as empresas se relacionam com a banca? Estudos demonstram que existem inúmeras interações entre bancos e empresas e que a Covid-19 acelerou a transformação digital.
Porta Moedas

Sobre-endividamento? Nada de pânico. Oiça primeiro

Qual o indicador que deve fazer soar o alarme financeiro? Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, responde a essa e a outras perguntas relativas ao fenómeno do sobre-endividamento.
Economia

A força de crescimento

A economia nacional é fruto de discussão quase diária. Mas, afinal, como é a economia do nosso país? Qual o papel das empresas para o seu crescimento? Respondemos a estas e outras questões.
Economia

Inflação e crescimento marcam investimento em 2022

Iniciativa do Observador e do Credit Suisse apontou caminhos pós-pandemia. Paulo Portas foi um dos convidados. “China perdeu 6 meses, EUA perderam um ano, Europa perderá entre 18 e 24 meses”, disse.
BCE

BCE "não hesitará" quando for hora de subir juros

Christine Lagarde acredita que a inflação "eventualmente" irá baixar mas o BCE tem de "indicar claramente que está pronto para agir em ambas as direções", ou seja, aumentar ou reduzir os estímulos.
Porta Moedas

Crédito consolidado: desmistificamos as vantagens

Pode ajudar a baixar o valor a pagar dos créditos que tenha, mas o crédito consolidado tem outras vantagens. Sérgio Salino,autor do podcast "Finanças com o Salino”, desmistifica este tipo de crédito
Banco de Portugal

BDP. Empréstimos para habitação e consumo sobem

O Banco de Portugal anunciou que os empréstimos para a habitação e consumo subiram 4,4% e 1,7%, respetivamente, em outubro, em relação ao período homólogo do ano passado.
Sociedade

Sonhar é permitido, independentemente da idade?

A vida prega-nos partidas, deixando marcas na saúde física e mental. Mas há soluções à nossa disposição: o importante é não baixar os braços!
Lucros

Lucros do Crédito Agrícola crescem 85,6%

O Crédito Agrícola deu conta de que o negócio bancário contribuiu com 115,1 milhões de euros para este resultado, número que compara com 56,6 milhões de euros verificados em 2020.
Autoridade Tributária

AT nega demoras no pagamento de créditos

Helena Borges esclareceu que não há necessidade de legislar sobre a matéria e que não existe "nenhuma razão" para pensar que o quadro legal não está a ser operacionalizado.
Porta Moedas

Crédito pessoal: vantagens e cuidados a ter

Vai recorrer a um crédito pessoal? Sabe que cálculos deve fazer? E por que taxa optar: variável ou fixa? Ana Venâncio, professora auxiliar de finanças do ISEG, explica tudo sobre este tipo de crédito
Mercados Financeiros

Mercados apostam em subida dos juros já em outubro

Apesar das garantias do BCE, mercados financeiros estão a antecipar uma primeira subida das taxas cada vez mais brevemente. A confirmar-se, Euribor irá atrás. E juros da República já estão a subir.
Banco de Portugal

Crédito a particulares acelera, depósitos abrandam

Segundo o BdP, "em setembro de 2021, o montante total de empréstimos concedidos aos particulares para habitação cresceu 4,3% em relação a setembro de 2020".
Desporto

Triatlo, um desafio para corpo e mente

Conjugação entre natação, ciclismo e atletismo, o triatlo é um desafio ímpar. Para conhecer melhor esta modalidade que tem cada vez mais adeptos, explicamos os seus benefícios físicos e psicológicos.
Crédito

Pós-moratórias é o "elefante na sala" dos bancos

Para a Fitch, os bancos mais vulneráveis, em termos de capital e de ativos problemáticos, são o Novo Banco e o Montepio, enquanto BCP, BPI e Totta estão numa posição mais confortável.
Resposta Pronta

Fim das moratórias. "Há famílias desesperadas"

Maioria das moratórias de crédito de habitação chegam ao fim. Natália Nunes, coordenadora do gabinete de Proteção Financeira da DECO, está insatisfeita com soluções e dá conselhos às famílias.
China

Dados de pagamento da Alibaba no banco chinês

Consumidores do Alibaba temem que integração de informação relativa a pagamentos em empresas do grupo vá prejudicar o seu histórico de crédito no futuro, ao pedirem empréstimos em bancos tradicionais.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.