Crédito
Banca

Revolut triplica utilizadores em Portugal: 312 mil

"App" de serviços financeiros tinha cerca de 100 mil utilizadores no final de 2018 -- esse número mais que triplicou: em outubro, segundo a empresa, havia 312 mil pessoas a usar o Revolut em Portugal.
DECO

Crédito concedido sem ter em conta taxa de esforço

A organização de defesa do consumidor considera que apesar das famílias terem mais rendimento disponível, não estão a conseguir suportar as despesas relativas ao crédito.
Crédito

Novo crédito pessoal em alta em agosto

Novos créditos pessoais subiram 16,9%. Já os novos empréstimos para compra de automóvel, decresceram 8,1%, segundo os dados revelados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
Multibanco

Cartões da Caixa já voltaram a funcionar

156
Cartões de débito e crédito do banco público tiveram um "problema técnico de ligação à SIBS", confirmou fonte oficial.
Banca

Crédito mal parado desce 2,4 mil milhões de euros

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal.
Economia

Como escolher o melhor crédito habitação

Analisar simulações de crédito habitação é uma tarefa difícil para quem não sabe o que procurar. Saiba as 3 questões que deve fazer para se certificar que toma a melhor decisão na compra da sua casa.
Banco de Portugal

Novo crédito ao consumo atinge recorde histórico

O valor concedido pelos bancos a particulares para crédito ao consumo atingiu em julho um novo máximo histórico, ao serem emprestados 515 milhões de euros.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida /premium

140
Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Novo Banco

Novo Banco perde 106 milhões a vender malparado 

101
Novo Banco vendeu créditos maus a fundo internacional. Carteira inclui empréstimos de clientes famosos que deixaram de pagar. Operação gera perda de 106 milhões em 2019, mas melhora capital do banco.
Voluntariado

"O sofrimento não é mau, necessariamente" /premium

233
As certezas que tinha foram caindo, uma a uma. Duarte Valle de Castro conta o que mudou na sua vida depois de um ano de voluntariado com a mulher, em Timor, entre ratazanas, baratas e larvas.
Apple

Cartão de crédito da Apple é lançado em Agosto

O cartão de crédito que a Apple vai lançar em parceria com a Goldman Sach vai estar disponível a partir de agosto, disse o presidente executivo da empresa, Tim Cook.
Crédito

Concessão de crédito sobe para 129,9 milhões

O total do crédito concedido pelos bancos às famílias e às empresas aumentou 380 milhões de euros em junho face a maio, somando 192.916 milhões de euros, revelou o Banco de Portugal.
BPI

BPI vende 200 milhões de crédito malparado

O presidente do BPI, Pablo Forero, anunciou a venda de 200 milhões de euros de crédito de empresas com garantia, referindo que, de momento, o banco recebeu "sete ou oito" ofertas
Habitação e Urbanismo

Procura de crédito à habitação aumentou

A procura de crédito para compra de casa subiu ligeiramente entre março e junho deste ano e os bancos preveem que aumente no terceiro trimestre, segundo dados revelados pelo Banco de Portugal.
Financiamento

73% do financiamento público é para crédito

Uma investigadora concluiu que cerca de 73% do financiamento público na área da habitação, entre 1987 e 2011, destinou-se à bonificação de juros do crédito à habitação e apenas 2% à habitação pública.
Crédito

Banca a cumprir recomendações para novo crédito

O sistema financeiro tem vindo a implementar de forma progressiva as medidas propostas para evitar riscos excessivos na concessão de novos empréstimos.
Crédito à Habitação

CGD e BPI deram crédito à habitação a 100%

120
Pelo menos dois bancos, a CGD e o BPI, chegaram a dar financiamento a 100% para compra de casa, segundo o Negócios. Foi antes de julho, quando entrou em vigor o travão do Banco de Portugal.
Inovação

O fim do dinheiro como o conhecemos?

Os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito, facto que destrói o mito urbano dos “pagamentos com cartão só acima dos 5 euros” que ainda se vê.
Crédito

Taxas implícitas no crédito à habitação sobem

O INE revela que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou pelo 4.º mês consecutivo mas a taxa de juro nos contratos celebrados nos últimos três meses desceu.
Banca

Maioria dos portugueses anda com 22€ na carteira

115
Para além de concluir que a maior parte dos portugueses anda com 22 euros na carteira o estudo diz também que costumam levantar até 20 euros e que 7 em cada 10 tem apenas um cartão de débito.
Banco de Portugal

Crédito malparado nos bancos desce

Segundo os dados do BdP, o rácio do crédito malparado desceu para 9,4% no final do ano passado. A instituição destaca ainda a redução de quase 50% face ao máximo histórico atingido em 2016.
Governo

Limpeza de terrenos. Câmaras não recebem dinheiro

1189
Passado seis meses do fim das candidaturas, o dinheiro de linha de crédito do Governo ainda não chegou às câmaras. O atraso fez com que algumas autarquias não limpassem os terrenos.
Crédito

Crédito ao consumo: um novo quadro regulatório

Os valores de crédito concedido não são, em si mesmos, preocupantes. E sabemos que há momentos em que a concessão de crédito até pode servir como alavanca de crescimento económico.
Banca

Revolut com "problema técnico" há várias horas

Semana difícil para a "fintech". Depois das notícias de lavagem de dinheiro permitidas pela "app", esta sexta-feira a aplicação está com problemas técnicos nos carregamentos e outras operações.
Crédito

Banco de Portugal alerta contra "crédito fácil"

316
Esquemas ilegais de crédito propagam-se pelas redes sociais, sobretudo, e aplicam taxas entre 50% e 80% -- em casos extremos, juros superam os 300%. Banco de Portugal faz alerta público.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta sobre o crédito fácil

O Banco de Portugal avisa que com este tipo de crédito as pessoas arriscam-se a perder as quantias entregues a estas entidades "de forma muitas vezes irrecuperável".
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Crédito à Habitação

Novos créditos têm os juros mais baixos desde 2003

As taxa de juros dos novos empréstimos teve a maior queda desde 2012 e atingiu os valores de 2003. Os novos contratos de crédito à habitação atingiram juros de 1,282%.
Banca

Revolut está a contratar para call center no Porto

436
Uma das "fintechs" em maior crescimento global anunciou a abertura de um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e tem 70 vagas para preencher. Será o 2º maior call center da Revolut em todo o mundo.
Juros

Taxas de juro caem para metade nos últimos 3 anos

As taxas de juro cobradas nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer em janeiro para 1,28%. Este é o valor mais baixo desde 2009, ano em que os dados começaram a ser divulgados.
Banco de Portugal

Consumo. Bancos emprestaram 20 milhões por dia

Créditos ao consumo ascenderam em 2018 a 7.354 milhões de euros, mais 10% do que em 2017. Bancos emprestaram 20 milhões por dia, apesar das novas regras mais restritivas.
Banco de Portugal

Devedores de cartão de crédito atingem recorde

1132
Em 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo. Valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Angola

Concessão de crédito cai mas economia cresce

A consultora Fitch Solutions antecipa que a concessão de crédito pela banca angolana desce 5,6% este ano, mas a economia irá crescer e atingir os 2,2% em 2019.
Crédito

Portugal com 2.ª maior taxa de passivos de PPP 

A Eslováquia, Portugal, Hungria e o Reino Unido foram os Estados-membros que apresentaram as maiores taxas de passivos contingentes. Já relativamente ao crédito malparado, a Eslováquia está no topo.
Banca

Garantias do Estado incentivam créditos de risco

Um estudo do Banco Central Europeu aponta a disponibilidade do Estado para resgatar os bancos como uma justificação de concessão de créditos a empresas frágeis.
Banco de Portugal

Total de crédito caiu em dezembro

O total do 'stock' do crédito a empresas e famílias caiu 1,26%. O banco central diz que as variações são "em grande parte explicadas por operações de vendas de carteiras de de crédito".
Banco de Portugal

Malparado. Bancos não podem cair no "imobilismo"

Vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, diz que o problema está mais "contido" depois de um esforço "notório", mas esse é um processo que "tem de continuar".
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Crédito

Bancos portugueses reduzem crédito malparado

O total de crédito malparado nos bancos portugueses caiu 19,2 mil milhões de euros entre junho de 2016, ano em que atingiu valores máximos. A redução deveu-se à queda nos empréstimos de incumprimento.
Crédito

Novo Banco vende 2.150 milhões de malparado

O Novo Banco e o BEST celebraram um contrato de compra e venda de uma carteira de crédito malparado de 2.150 milhões de euros a fundos de investimento.
Crédito

UE fecha acordo para prevenir crédito malparado

A medida faz parte de um conjunto de ações apresentadas pela CEE em março de 2018 para resolver o problema do crédito malparado na UE e tem por base os esforços desenvolvidos pelos Estados-membros.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
Finanças

Revolut passa a poder receber depósitos bancários

2198
Já tem uma licença bancária na Europa a "fintech" que atraiu três milhões de clientes com aplicação que converte divisas sem comissões e permite levantamentos gratuitos no estrangeiro.
Crédito

Novo crédito ao consumo sobe para 3,9 milhões

Em 25 de setembro o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, advertiu que os bancos devem ter cautela na concessão de crédito, especialmente ao consumo.
África

Angola tem a maior taxa de crédito malparado

O crédito malparado em Angola, a rondar os 25% do total, é o mais alto dos países africanos analisados pela agência de rating Moody's num relatório que melhora o outlook para os bancos africanos.
Crédito

Novos créditos ao consumo disparam 16%

Os bancos concederam novos créditos ao consumo no valor de 353 milhões de euros em setembro, com o total desde janeiro a ascender aos 3,485 mil milhões de euros, mais 16% do que em 2017.
Banca

Bancos já estão a apertar na concessão de crédito

116
Inquérito feito pelo Banco de Portugal revela que a maioria dos bancos garante já estar a ser mais restritiva na concessão de crédito, tanto à habitação como ao consumo. E a tendência é para apertar.
Crédito à Habitação

BdP. Concorrência está a baixar exigência na banca

Banco de Portugal avisa que as "pressões exercidas pela concorrência têm contribuído para atenuar, de algum modo, a restritividade na concessão de crédito a particulares"
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Orçamento do Estado

OE 2019. "Não aumentem os impostos às empresas"

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), diz o que espera do Orçamento do Estado - o último de uma “geringonça” que considera “irrepetível”.
Crédito

Mourinho Félix pede “vigilância” no crédito

O Secretário de Estado adjunto e das Finanças alerta que é necessário “vigilância” sobre os bancos para que não exagerem na concessão de crédito ao consumo, para evitar os erros do passado.
Angola

Crédito vencido em Angola aumenta para 40,2% 

O rácio do crédito mal parado em Angola registou um aumento significativo para os 40,2%, em 2017, e o total de crédito líquido a clientes registou uma diminuição em comparação ao ano anterior.
Banca

Portugal. Crédito malparado baixou para 12,41%

O BCE divulgou na quarta-feira que o rácio de crédito malparado na zona euro era de 4,64% no final do primeiro trimestre, abaixo dos 4,83% de dezembro e dos 6,23% de março de 2017.
Angola

Angola disponibiliza 650 mil euros em microcrédito

O Banco Postal de Angola disponibilizou mais de 200 milhões de kwanzas (654.000 euros) para microcrédito e pretende apostar na literacia financeira como pilar do crescimento.
Crédito

Banca empresta 47 milhões por dia às famílias

541
Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continua a subir e em junho registou-se o nível mais alto desde 2010. Bancos emprestam média de 47 milhões por dia desde janeiro.
Crédito

Créditos ao consumo pessoal sobem 20%

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros.
Financiamento

Angola e China negoceiam nova linha de crédito

O Governo angolano está a negociar uma nova linha de crédito com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) de 11.700 milhões de dólares (10.180 milhões de euros) para projetos de infraestruturas.
Banca

Crédito malparado volta a cair de maio para junho

De acordo com números divulgados esta terça-feira pelo banco central, no final de junho o total de empréstimos concedidos pela banca às famílias e às empresas totalizava 187.215 milhões de euros.
Banca

Bankinter vende créditos tóxicos em Portugal

O Bankinter fechou um acordo com a empresa britânica Arrow Global Limited para vender por 66,4 milhões de euros uma carteira de créditos de cobrança duvidosa e vencidos do seu negócio em Portugal.
Banca

Banca deduz juros negativos nos créditos da casa

Os bancos já estão a deduzir os juros negativos no crédito à habitação, no entanto, os clientes só deverão sentir esse impacto à medida que as prestações são revistas.
Cabo Verde

Microcrédito deve crescer com "bases sustentáveis"

O governador do Banco de Cabo Verde considerou que o microcrédito tem de crescer em "bases sustentáveis", entendendo que as instituições deverão ser "financeiramente sólidas e autossuficientes".
Crédito

Bancos prevêem critérios mais restritos ao crédito

O Banco de Portugal anunciou que os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos, mas a maioria das instituições prevê critérios de concessão mais restritivos a particulares.
Banca

Bancos têm de refletir taxa negativa nos créditos

Os bancos vão ser obrigados a refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das Euribor e têm até 30 de julho para rever o indexante de cálculo da taxa de juro dos créditos.
Crédito

Novo crédito ao consumo mantém crescimento em maio

O novo crédito ao consumo manteve o ritmo de crescimento em maio, registando uma subida homóloga de 16,3% para 667,19 milhões de euros, impulsionado por um aumento do crédito pessoal e automóvel.
Crédito

Crédito a particulares dispara 22% em maio

As empresas de crédito especializado da ASFAC concederam 873 milhões de euros em crédito em maio, valor impulsionado por um aumento de 22% do crédito a particulares – sobretudo para a compra de carro.
Crédito

Bancos reduziram crédito malparado no 1º trimestre

Os bancos portugueses reduziram no primeiro trimestre deste ano o crédito malparado em 1,7 mil milhões de euros, para um valor bruto total de 35,2 mil milhões de euros, divulgou APB.
Banca

Novas regras limitam concessão de crédito bancário

520
As regras do Banco de Portugal que estabelecem que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários, entram em vigor este domingo.
Banco de Portugal

Crédito ao consumo sobe em abril 

Em número de contratos, o crédito ao consumo aumentou 14,4% em abril face ao ano passado, mas recuou face ao mês de março. Segundo o Banco de Portugal, o crédito pessoal foi o que mais subiu.
Banca

Bancos "limparam" um quinto dos créditos em falta

Ao longo de 2017 os bancos nacionais eliminaram 20% dos créditos problemáticos dos seus balanços, para 37 mil milhões. Banco de Portugal explica como foi feito e diz que o esforço tem de continuar.
Crédito

Banco de Portugal alerta para créditos falsos

111
Pelo menos três instituições são visadas nos alertas da entidade supervisora por concederem crédito de forma ilegal. Número de avisos tem aumentado, em paralelo com os pedidos de consumidores.
Crédito

Serviços da Visa a operar a nível quase normal

Empresa diz que problema que provocou perturbações em milhões de transações teve origem numa falha de hardware. Serviços de pagamento com cartão já estão a funcionar a níveis próximos do normal.
Europa

Pagamentos com Visa com perturbações na Europa

Os pagamentos através dos cartões Visa estão a sofrer perturbações em toda a Europa. A empresa já confirmou os problemas e está a tentar encontrar a origem do incidente.
Parvalorem

Cativações travam recuperação de crédito do ex-BPN

Aumento da cativação de despesa da Parvalorem para este ano irá "criar constrangimentos" em processos de recuperação de créditos problemáticos e vendas de imóveis do antigo BPN que ficaram no Estado.
Seguros

A segurança nunca é demais /premium

O seguro de vida para o crédito habitação e o seguro de casa (imóvel e recheio), não são a mesma coisa. Conheça as diferenças entre eles e saiba de que forma se complementam.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Crédito à Habitação

Clientes passam a ganhar com juros negativos

O Parlamento aprovou: os bancos passam a ter de refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor. "Então fechem os bancos", reagiu o presidente do Santander.
Crédito à Habitação

Crédito. Mais um passo para os juros negativos

Deputados aprovam na comissão de orçamento projeto do Bloco, consensualizado com o PS, que obriga bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação valores negativos das taxas Euribor.
Crédito

Quer comprar carro? Pode ficar a pagar até 2028 /premium

461
A dívida dos portugueses para comprar automóvel subiu 20% em 2017. Descubra como os concessionários estão a promover financiamentos, entre créditos a 10 anos e empréstimos para pagar todos encargos.
País

Créditos ao consumo aumentam 16,4% em fevereiro

O montante de novos créditos ao consumo aumentou 16,4% em fevereiro em termos homólogos, com um total de 573 milhões de euros a serem emprestados.
Incêndios

Municípios com crédito para limpar terrenos 

Os municípios podem candidatar-se a uma linha de crédito total de 50 milhões de euros reembolsáveis para pagar as despesas de limpeza dos terrenos que não foram limpos pelos proprietários.
Banca

Banca já conseguiu ser rentável em 2017

Boletim do Banco de Portugal Indica que a banca teve uma rentabilidade positiva em 2017, apesar da soma dos resultados dos principais bancos ainda ser negativa, por causa do Novo Banco.
Crédito

Crédito aos consumidores aumenta 20% em janeiro

120
Os bancos concederam 563,357 milhões de euros de crédito aos consumidores em janeiro deste ano, mais 20,4% do que no mesmo mês de 2017.
Economia

Abel Mateus: banca pode precisar de novo "socorro"

417
O economista Abel Mateus acredita que a banca ainda pode ser um problema grave para a saúde das contas públicas -- e que a fatura poderá cair nas mãos dos contribuintes e dos funcionários bancários.
Reportagem

Banca está mesmo a dar mais crédito? Fomos testar

Torneira voltou a abrir, mas bancos garantem que há cautela. Mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com a entrada e satisfazer os clientes. Reportagem do que (realmente) se passa aos balcões.
Crédito à Habitação

A um passo para o melhor Crédito à Habitação

Para muitos portugueses ter casa própria é um sonho. Com a descida dos spreads e a Euribor em terreno negativo, esta pode ser a altura para concretizar a compra ou mudar o crédito para outro bancos.
EDP

EDP contrata linha de crédito de 2.240 milhões

A EDP contratou com 17 bancos uma linha de crédito por cinco anos de 2.240 milhões de euros. A nova linha substitui uma outra, de 2.000 mil milhões de euros, contratada em 2015 pela EDP.
Banca

Bancos europeus ainda lutam por recuperação

A consultora The Boston Consulting Group considera que os bancos europeus ainda estão a recuperar da crise financeira, uma década depois. O elevado crédito malparado é um dos principais problemas.
Dinheiro

Bankinter devolve 5% do que gastar com o cartão

O banco espanhol estreia a linha bankintercard com um cartão de crédito que pode ser contratado por não clientes. A devolução é a mais alta do mercado, mas esgota-se ao fim de 12 meses.
Economia

Crédito especializado concedido em 2017 aumentou

O crédito especializado concedido em 2017 registou uma subida de 18,3% face a 2016. A evolução é atribuída à diminuição do desemprego e ao crescimento de 2,7% da economia nacional.
Ensino Superior

Governo relança empréstimos a estudantes

313
O gabinete do ministro Manuel Heitor vai relançar programa de empréstimos a alunos do ensino superior. Está suspenso desde 2015 - até esse ano, mais de 21 mil alunos utilizaram o mecanismo.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação. Taxa de juro sobe em janeiro

As taxas de juro no crédito à habitação subiram 0,5 pontos base em janeiro, face a dezembro de 2017. No período em análise, a prestação média vencida subiu um euro, fixando-se em 240 euros.
Cabo Verde

Banco Mundial aprova linha de crédito a Cabo Verde

O Banco Mundial aprovou uma linha de crédito de 12 milhões a Cabo Verde para financiar as micro, pequenas e médias empresas. O país africano tem quatro projetos em mente para aplicar a verba.
Crédito

Malparado baixou, mas é quarto mais pesado no euro

Valor do crédito malparado em Portugal caiu 22,7% até setembro de 2017. Segundo o BCE, a banca nacional foi das que mais reduziram o malparado, mas o rácio ainda é o quarto mais alto na zona euro.
Crédito

Crédito ao consumo automóvel sobe quase 10%

O crédito ao consumo automóvel subiu quase 10% em dezembro de 2017. O montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 5,4%, para 264 milhões de euros.
Angola

Hungria alarga linha de crédito para Angola

A Hungria alargou a linha de crédito para Angola em quase 140 milhões de euros. O objetivo é promover o investimento de empresas húngaras naquele país africano.
Crédito

Crédito antes que a casa dos seus sonhos voe 

O mercado imobiliário está ao rubro e para trás já ficaram os tempos de crise profunda que o setor atravessou. Quer comprar casa? Nós damos uma ajuda.
Serviços financeiros

Chinesa UnionPay emitiu 20 milhões de cartões

O UnionPay, equivalente chinês dos serviços Visa ou Mastercard, e do qual o banco português Millennium bcp é o único emissor de cartões na Europa, emitiu 20 milhões de cartões no exterior, em 2017.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

131
Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Banco de Portugal

Créditos até 5.800 euros sem limites do BdP

Os novos créditos até 5.800 euros ficam de fora das orientações não vinculativas feitas pelo Banco de Portugal, que introduzem limites para a concessão de novos créditos à habitação e consumo.
Banco de Portugal

Banco central quer maior exigência no crédito

157
As orientações não são vinculativas, mas o Banco de Portugal quer impôr um limite nos encargos que as famílias podem assumir na altura de pedir empréstimos e créditos no máximo de 30 anos.
Crédito

Concessão de crédito à habitação ficou mais fácil

As condições da concessão de crédito no quarto trimestre de 2017 na zona euro foram suavizadas para o crédito à habitação, conclui o Banco Central Europeu (BCE).
Banca

Banca quer reduzir malparado para metade até 2021

Os seis maiores bancos com empréstimos problemáticos no balanço querem reduzir o crédito malparado para 10% da carteira até 2021. É pouco menos de metade do nível registado em 2016.
Crédito

Clientes podem forçar bancos a ir a arbitragem

Os clientes bancários podem recorrer a meios extrajudiciais de litígios para conflitos de crédito à habitação ou ao consumo até 5 mil euros, sendo os bancos obrigados a participar nessa mediação.
Crédito

Crédito ao consumo atinge máximo de cinco anos

Os novos créditos ao consumo atingiram no passado mês de novembro o valor máximo em cinco anos. Foram emprestados quase 655 milhões de euros. Crédito automóvel é o mais alto desde 2012.
Crédito à Habitação

Estimada subida da prestação de crédito habitação

As prestações pagas pelas famílias aos bancos pelo crédito à habitação voltaram a descer em 2017, mas menos do que em anos anteriores, e para 2018 os analistas estimam uma subida ligeira.
Crédito

Crédito automóvel sobe quase 30%

Os novos créditos ao consumo automóvel cresceram 29,1%, num total de 255 milhões de euros. O crédito pessoal aumentou 15% e o dos cartões de crédito 11,9%.
Pais e Filhos

Pede o que quiseres para o Natal. O pai compra

178
88% dos pais portugueses entre os 18 e os 34 anos reconhece que gasta mais com os filhos do que aquilo que pode. Os inquiridos acusam as redes sociais de pressão social.
Economia

Taxas máximas para créditos pessoais caem

As taxas máximas aplicáveis aos créditos pessoais vão descer no primeiro trimestre de 2018, enquanto os juros dos cartões de crédito vão subir, divulgou o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Banco de Portugal pode apertar a malha ao crédito

138
No relatório sobre estabilidade financeira, o BdP anuncia que está a "ponderar" adotar medidas para levar os bancos a avaliar o melhor possível a capacidade creditícia no crédito à habitação.
Moçambique

Moçambique. Crédito malparado aumentou 66%

O crédito malparado no setor bancário moçambicano aumentou 66% entre 2015 e 2016. A crise financeira em Moçambique atingiu o pico no último ano.
Euribor

Euribor a seis meses em queda

Os clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses vão pagar menos em dezembro. Já os que têm crédito a prazo de três meses vão manter as prestações.
Angola

Bancos têm de dar crédito para receber divisas

O Banco Nacional de Angola vai condicionar a venda de divisas para operações particulares em função do volume de crédito concedido por cada banco.
Economia

A revolução digital chega à Banca

Ir ao banco nos dias de hoje, ganha novos contornos. O consumidor digital exige acesso a serviços financeiros em qualquer equipamento, lugar e hora. A agilidade e a velocidade ganham pontos na banca.
Banca

Crédito Agrícola com lucros de 127 milhões

O Grupo Crédito Agrícola registou lucros de 127 milhões de euros até setembro. O Crédito Agrícola é o único banco a operar em Portugal filiado no setor bancário cooperativo europeu.
Crédito

Costa: "Temos de ser menos dependentes do crédito"

258
António Costa apelou à diminuição da dependência portuguesa do crédito. O primeiro-ministro recordou as lições que se aprenderam com a crise económica.
Incêndios

Turismo. Crédito pode atingir "taxa zero" de juros

Os empreendimentos turísticos atingidos pelos incêndios podem recorrer para a reconstrução a crédito bancário em condições favoráveis, podendo, em alguns casos, obter taxas de juros de zero por cento.
Poupança

As prestações não têm de ser um pesadelo para si

Tire da gaveta aqueles projetos de vida que achava impossíveis de realizar. Chegou a hora de os pôr em prática e nós mostramos como tornar o sonho em realidade, com uma prestação suave.
Euribor

Euribor mantêm-se a 3 meses e caem a 6 e 12

As taxas Euribor mantiveram-se a 3 meses, caíram a 6 e 12 e subiram a 9 meses. A Euribor a três meses está em valores negativos desde abril de 2015.
Dinheiro

Crédito. Consolide agora para baixar os custos

Se tem créditos com mais de dois anos, renegoceie. Em vez de continuar a pagar até 27%, consegue reduzir a taxa de juro efetiva para menos de 10% por ano. Comece a busca pelo Banco BPI e Novo Banco.
Seguros

Um seguro de vida não tem de ser complicado

Tendo em conta que 33% dos portugueses têm um crédito à habitação, partilhamos consigo cinco dicas que deve saber sobre seguros de vida.
Banca

Banca prevê mais procura de crédito pelas famílias

Os bancos estão a antecipar um aumento de procura de crédito por parte das famílias nos últimos três meses do ano, enquanto a procura pelas empresas deverá manter-se.
Crédito

IRS. Mudar de banco no crédito pode perder dedução

Quem contraiu crédito para a casa até 2011 pode abater uma parcela dos juros no IRS, mas se mudar de banco a Autoridade Tributária entende que é um "novo contrato" e perde direito a essa dedução.
Seguradoras

Seguro de vida: mudar é poupar

Transferir para outra seguradora o seguro de vida associado ao crédito habitação pode permitir poupar muito dinheiro ao fim do ano. Faça contas à vida e troque as voltas à inércia.
Banco de Portugal

Empréstimos às empresas e famílias estão a descer

O Banco de Portugal anunciou que os empréstimos às empresas e às famílias desceram e os empréstimos ao consumo aumentaram. As taxas de juros dos novos depósitos atingiram um mínimo histórico.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Orçamento do Estado

Empresas querem garantia de crédito e baixa do IRC

A Confederação Empresarial de Portugal defendeu, no âmbito do OOE2018, a resolução do problema da "desalavancagem da banca" e a redução do IRC como "sinal positivo" ao investimento.
Crédito

Crédito malparado das famílias mantém-se em agosto

O rácio de crédito vencido concedido às famílias e a percentagem de devedores com crédito vencido mantiveram em agosto os valores de julho, 4,5% e 12,8%, respetivamente.
Crédito

Moody's satisfeita com a proposta para malparado

A agência de 'rating' Moody's considerou positiva para o BCP, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco a criação de uma plataforma de gestão de crédito malparado.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Crédito

Malparado. Solução para crédito acima de 5 milhões

Plataforma para a gestão integrada dos créditos problemáticos vai começar por gerir empréstimos acima de cinco milhões de euros. Solução arranca com BCP, Caixa e Novo Banco, mas está aberta a outros.
Crédito

Bancos com novos critérios para dar crédito

A partir de 1 de janeiro, os bancos vão pôr em prática novos critérios de concessão de crédito. Os novos parâmetros não se aplicam aos créditos para prevenir e regularizar casos de incumprimento.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Banca

Solução para o malparado anunciada daqui a dias

"Público" noticia que existe, finalmente, um acordo entre o Governo e os bancos CGD, BCP e Novo Banco para a criação de uma entidade para gerir o crédito em falta em empresas viáveis.
Crédito

Taxas de juro no crédito para casa voltam a subir

Desde julho de 2014 que as taxas de juro implícitas no crédito à habitação estavam a descer. Subiram em julho de 2017, segundo o INE, pela primeira vez nos últimos três anos.
Banco de Portugal

Crédito pessoal aumenta 6,3% em junho

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.
Banco de Portugal

Malparado na habitação e consumo em mínimos

O malparado no crédito à habitação caiu em junho para o valor mais baixo desde dezembro de 2011, somando 2.101 milhões de euros, enquanto no crédito ao consumo atingiu mínimos de há nove anos.
Crédito

Procura de crédito por privados e empresas sobe

A procura de crédito por particulares e empresas aumentou ligeiramente no segundo trimestre deste ano, face ao anterior.
Pierre Moscovici

Estratégia para crédito malparado no bom caminho

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou que a estratégia de Portugal para resolver o problema do elevado crédito malparado nos bancos "vai na direção certa".
Dinheiro

Mulheres têm menos noções de finanças. Porquê?

Flore-Anne Messy, responsável da OCDE para a educação financeira, diz que as mulheres têm "menos capacidades numéricas". Os homens têm excesso de confiança, o que os leva a tomarem muito risco.
Dinheiro

5 destinos que deve dar ao seu subsídio de férias

Se não precisa do subsídio de férias para pagar a próxima pausa anual, aplique a soma na melhoria das suas finanças pessoais. Desde a amortização de créditos onerosos até à preparação da reforma.
Banco de Portugal

Candor sem habilitação para conceder crédito

O Banco de Portugal alertou que a Candor - Renting de Equipamentos não tem habilitação para a atividade de concessão de crédito, ou outra na área financeira.
Banca

Quem quer crédito? A banca tem os "cofres cheios"

147
Bancos querem e precisam de emprestar mais, para serem rentáveis. Mas falta procura – boa procura. O crédito em incumprimento é um problema, sim, mas não é por isso que os bancos deixam de emprestar.
Crédito

Concessão de crédito especializado sobe 17,4%

Aa Associação de Instituições de Crédito Especializado concederam em maio 794 milhões de euros em crédito, mais 17,4% do que no mesmo mês de 2016, com o aumento do financiamento a fornecedores.
Banca

Clientes vão poder abrir contas à distância

1533
Banco de Portugal muda as regras que obrigam à identificação presencial dos clientes no ato de abertura da conta bancária. Identificação pode ser feita por videoconferência, via internet ou telemóvel.
Crédito

Malparado fica nos bancos, gestão é integrada

Plano de combate ao crédito de risco já foi comunicado aos bancos. Não há banco mau, nem veículo. O malparado fica dentro dos balanços, mas a sua gestão passa a ser integrada.
Cabo Verde

Cabo Verde elogia medidas do banco central

O Governo cabo-verdiano elogiou as medidas do banco central para aumentar o crédito à economia e reduzir as taxas de juro e prometeu criar um sistema de garantia ao acesso ao financiamento.
Banco Popular

Santander + Popular luta contra Millennium bcp

Ao absorver o Banco Popular, o Santander Totta ultrapassa — por pouco — o Millennium bcp em crédito concedido aos clientes nacionais. Todavia, fica aquém nos recursos de clientes.
Moçambique

Moçambique diz que crédito ganhou transparência

Os maiores bancos comerciais de Moçambique consideram que o mercado ganhou transparência com a introdução de uma taxa de referência para novos contratos de crédito.
Euribor

Prestação da casa indexada à Euribor vai descer

Os clientes com crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses vão voltar a pagar menos ao banco em junho, sendo que os contratos com taxa a três meses deverão manter o valor da prestação.
Banco de Portugal

Empréstimo a famílias e empresas desceram em abril

O total de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas e famílias desceu ligeiramente em abril face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados do Banco de Portugal.
Montepio

Tomás Correia acusado de não vigiar contas VIP

Falta de nomes na lista de "pessoas politicamente expostas" do Montepio levou o Banco de Portugal a acusar anterior gestão do banco, liderada por Tomás Correia.
Mercado Imobiliário

Imobiliárias com melhores resultados de sempre

As imobiliárias Remax, ERA e Century 21 registaram nos primeiros três meses de 2017 os melhores resultados de sempre, graças ao aumento da procura por compra de casa e de concessão de crédito.
Banco Mau

Limpar a banca. Se Europa não deixa, há opções

Limpar os balanços dos bancos, retirando os ativos problemáticos, é consensual, mas tem esbarrado nas restrições europeias. Crédito pode ficar dentro dos bancos, mas a sua gestão passar para fora.
Banca

Pensão baixa? Solução está na sua casa

O Banco BNI Europa tem dez milhões de euros para crédito hipotecário inverso. Os seniores, em vez de pagarem prestações, recebem complementos mensais das pensões até à morte ou até mudarem de casa.
Crédito

Há novas linhas de crédito para empresas

Para as pequenas e médias empresas, o acesso ao financiamento é uma prioridade. Como funciona a Linha de Crédito Capitalizar, que vai ajudar cerca de 20 mil empresas
Crédito à Habitação

Empréstimos voltam a cair em março

Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares para habitação continuaram a cair em março em termos homólogos, assim como os concedidos a sociedades não financeiras
Crédito

GES e Rio Forte. Mais tempo para reclamar créditos

O prazo para a reclamação de créditos na Espírito Santo e Rio Forte, duas das empresas do Grupo Espírito Santo, foi prolongado até 30 de setembro, informaram as companhias.
Crédito

Malparado. Comissão admite apoio público à banca

Responsáveis da Comissão Europeia abrem a porta ao uso de fundos públicos para apoiar os bancos na limpeza do crédito malparado, diz a Bloomberg. Recapitalização cautelar só para bancos solventes.
Crédito

Solução para banca nacional discutida em Bruxelas

Proposta privada para resolver o problema do crédito malparado na banca portuguesa foi discutida na Comissão Europeia com representantes do Governo e do consórcio de António Esteves, revela o Público.
A página está a demorar muito tempo.