Crédito

País

Créditos ao consumo aumentam 16,4% em fevereiro

O montante de novos créditos ao consumo aumentou 16,4% em fevereiro em termos homólogos, com um total de 573 milhões de euros a serem emprestados.
Incêndios

Municípios com crédito para limpar terrenos 

Os municípios podem candidatar-se a uma linha de crédito total de 50 milhões de euros reembolsáveis para pagar as despesas de limpeza dos terrenos que não foram limpos pelos proprietários.
Banca

Banca já conseguiu ser rentável em 2017

Boletim do Banco de Portugal Indica que a banca teve uma rentabilidade positiva em 2017, apesar da soma dos resultados dos principais bancos ainda ser negativa, por causa do Novo Banco.
Crédito

Crédito aos consumidores aumenta 20% em janeiro

120
Os bancos concederam 563,357 milhões de euros de crédito aos consumidores em janeiro deste ano, mais 20,4% do que no mesmo mês de 2017.
Economia

Abel Mateus: banca pode precisar de novo "socorro"

417
O economista Abel Mateus acredita que a banca ainda pode ser um problema grave para a saúde das contas públicas -- e que a fatura poderá cair nas mãos dos contribuintes e dos funcionários bancários.
Reportagem

Especial/ Banca está mesmo a dar mais crédito? Fomos testar

Torneira voltou a abrir, mas bancos garantem que há cautela. Mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com a entrada e satisfazer os clientes. Reportagem do que (realmente) se passa aos balcões.
Crédito à Habitação

Explicador/ A um passo para o melhor Crédito à Habitação

Para muitos portugueses ter casa própria é um sonho. Com a descida dos spreads e a Euribor em terreno negativo, esta pode ser a altura para concretizar a compra ou mudar o crédito para outro bancos.
EDP

EDP contrata linha de crédito de 2.240 milhões

A EDP contratou com 17 bancos uma linha de crédito por cinco anos de 2.240 milhões de euros. A nova linha substitui uma outra, de 2.000 mil milhões de euros, contratada em 2015 pela EDP.
Banca

Bancos europeus ainda lutam por recuperação

A consultora The Boston Consulting Group considera que os bancos europeus ainda estão a recuperar da crise financeira, uma década depois. O elevado crédito malparado é um dos principais problemas.
Dinheiro

Bankinter devolve 5% do que gastar com o cartão

O banco espanhol estreia a linha bankintercard com um cartão de crédito que pode ser contratado por não clientes. A devolução é a mais alta do mercado, mas esgota-se ao fim de 12 meses.
Economia

Crédito especializado concedido em 2017 aumentou

O crédito especializado concedido em 2017 registou uma subida de 18,3% face a 2016. A evolução é atribuída à diminuição do desemprego e ao crescimento de 2,7% da economia nacional.
Ensino Superior

Governo relança empréstimos a estudantes

313
O gabinete do ministro Manuel Heitor vai relançar programa de empréstimos a alunos do ensino superior. Está suspenso desde 2015 - até esse ano, mais de 21 mil alunos utilizaram o mecanismo.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação. Taxa de juro sobe em janeiro

As taxas de juro no crédito à habitação subiram 0,5 pontos base em janeiro, face a dezembro de 2017. No período em análise, a prestação média vencida subiu um euro, fixando-se em 240 euros.
Cabo Verde

Banco Mundial aprova linha de crédito a Cabo Verde

O Banco Mundial aprovou uma linha de crédito de 12 milhões a Cabo Verde para financiar as micro, pequenas e médias empresas. O país africano tem quatro projetos em mente para aplicar a verba.
Crédito

Malparado baixou, mas é quarto mais pesado no euro

Valor do crédito malparado em Portugal caiu 22,7% até setembro de 2017. Segundo o BCE, a banca nacional foi das que mais reduziram o malparado, mas o rácio ainda é o quarto mais alto na zona euro.
Crédito

Crédito ao consumo automóvel sobe quase 10%

O crédito ao consumo automóvel subiu quase 10% em dezembro de 2017. O montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 5,4%, para 264 milhões de euros.
Angola

Hungria alarga linha de crédito para Angola

A Hungria alargou a linha de crédito para Angola em quase 140 milhões de euros. O objetivo é promover o investimento de empresas húngaras naquele país africano.
Crédito

Crédito antes que a casa dos seus sonhos voe 

O mercado imobiliário está ao rubro e para trás já ficaram os tempos de crise profunda que o setor atravessou. Quer comprar casa? Nós damos uma ajuda.
Serviços financeiros

Chinesa UnionPay emitiu 20 milhões de cartões

O UnionPay, equivalente chinês dos serviços Visa ou Mastercard, e do qual o banco português Millennium bcp é o único emissor de cartões na Europa, emitiu 20 milhões de cartões no exterior, em 2017.
Governo

Governo não deu cartões de crédito a gabinetes

131
Despesas de representação de serviços são pagas através de fundos de maneio dos gabinetes que têm cartões bancários emitidos pelo IGCP e servem para pagar "pequenos montantes", garante o Executivo.
Banco de Portugal

Créditos até 5.800 euros sem limites do BdP

Os novos créditos até 5.800 euros ficam de fora das orientações não vinculativas feitas pelo Banco de Portugal, que introduzem limites para a concessão de novos créditos à habitação e consumo.
Banco de Portugal

Banco central quer maior exigência no crédito

157
As orientações não são vinculativas, mas o Banco de Portugal quer impôr um limite nos encargos que as famílias podem assumir na altura de pedir empréstimos e créditos no máximo de 30 anos.
Crédito

Concessão de crédito à habitação ficou mais fácil

As condições da concessão de crédito no quarto trimestre de 2017 na zona euro foram suavizadas para o crédito à habitação, conclui o Banco Central Europeu (BCE).
Banca

Banca quer reduzir malparado para metade até 2021

Os seis maiores bancos com empréstimos problemáticos no balanço querem reduzir o crédito malparado para 10% da carteira até 2021. É pouco menos de metade do nível registado em 2016.
Crédito

Clientes podem forçar bancos a ir a arbitragem

Os clientes bancários podem recorrer a meios extrajudiciais de litígios para conflitos de crédito à habitação ou ao consumo até 5 mil euros, sendo os bancos obrigados a participar nessa mediação.
Crédito

Crédito ao consumo atinge máximo de cinco anos

Os novos créditos ao consumo atingiram no passado mês de novembro o valor máximo em cinco anos. Foram emprestados quase 655 milhões de euros. Crédito automóvel é o mais alto desde 2012.
Crédito à Habitação

Estimada subida da prestação de crédito habitação

As prestações pagas pelas famílias aos bancos pelo crédito à habitação voltaram a descer em 2017, mas menos do que em anos anteriores, e para 2018 os analistas estimam uma subida ligeira.
Crédito

Crédito automóvel sobe quase 30%

Os novos créditos ao consumo automóvel cresceram 29,1%, num total de 255 milhões de euros. O crédito pessoal aumentou 15% e o dos cartões de crédito 11,9%.
Pais e Filhos

Pede o que quiseres para o Natal. O pai compra

178
88% dos pais portugueses entre os 18 e os 34 anos reconhece que gasta mais com os filhos do que aquilo que pode. Os inquiridos acusam as redes sociais de pressão social.
Economia

Taxas máximas para créditos pessoais caem

As taxas máximas aplicáveis aos créditos pessoais vão descer no primeiro trimestre de 2018, enquanto os juros dos cartões de crédito vão subir, divulgou o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Banco de Portugal pode apertar a malha ao crédito

138
No relatório sobre estabilidade financeira, o BdP anuncia que está a "ponderar" adotar medidas para levar os bancos a avaliar o melhor possível a capacidade creditícia no crédito à habitação.
Moçambique

Moçambique. Crédito malparado aumentou 66%

O crédito malparado no setor bancário moçambicano aumentou 66% entre 2015 e 2016. A crise financeira em Moçambique atingiu o pico no último ano.
Euribor

Euribor a seis meses em queda

Os clientes com crédito à habitação indexado à Euribor a seis meses vão pagar menos em dezembro. Já os que têm crédito a prazo de três meses vão manter as prestações.
Angola

Bancos têm de dar crédito para receber divisas

O Banco Nacional de Angola vai condicionar a venda de divisas para operações particulares em função do volume de crédito concedido por cada banco.
Economia

A revolução digital chega à Banca

Ir ao banco nos dias de hoje, ganha novos contornos. O consumidor digital exige acesso a serviços financeiros em qualquer equipamento, lugar e hora. A agilidade e a velocidade ganham pontos na banca.
Banca

Crédito Agrícola com lucros de 127 milhões

O Grupo Crédito Agrícola registou lucros de 127 milhões de euros até setembro. O Crédito Agrícola é o único banco a operar em Portugal filiado no setor bancário cooperativo europeu.
Crédito

Costa: "Temos de ser menos dependentes do crédito"

258
António Costa apelou à diminuição da dependência portuguesa do crédito. O primeiro-ministro recordou as lições que se aprenderam com a crise económica.
Incêndios

Turismo. Crédito pode atingir "taxa zero" de juros

Os empreendimentos turísticos atingidos pelos incêndios podem recorrer para a reconstrução a crédito bancário em condições favoráveis, podendo, em alguns casos, obter taxas de juros de zero por cento.
Poupança

As prestações não têm de ser um pesadelo para si

Tire da gaveta aqueles projetos de vida que achava impossíveis de realizar. Chegou a hora de os pôr em prática e nós mostramos como tornar o sonho em realidade, com uma prestação suave.
Euribor

Euribor mantêm-se a 3 meses e caem a 6 e 12

As taxas Euribor mantiveram-se a 3 meses, caíram a 6 e 12 e subiram a 9 meses. A Euribor a três meses está em valores negativos desde abril de 2015.
Dinheiro

Especial/ Crédito. Consolide agora para baixar os custos

Se tem créditos com mais de dois anos, renegoceie. Em vez de continuar a pagar até 27%, consegue reduzir a taxa de juro efetiva para menos de 10% por ano. Comece a busca pelo Banco BPI e Novo Banco.
Seguros

Um seguro de vida não tem de ser complicado

Tendo em conta que 33% dos portugueses têm um crédito à habitação, partilhamos consigo cinco dicas que deve saber sobre seguros de vida.
Banca

Banca prevê mais procura de crédito pelas famílias

Os bancos estão a antecipar um aumento de procura de crédito por parte das famílias nos últimos três meses do ano, enquanto a procura pelas empresas deverá manter-se.
Crédito

IRS. Mudar de banco no crédito pode perder dedução

Quem contraiu crédito para a casa até 2011 pode abater uma parcela dos juros no IRS, mas se mudar de banco a Autoridade Tributária entende que é um "novo contrato" e perde direito a essa dedução.
Seguradoras

Seguro de vida: mudar é poupar

Transferir para outra seguradora o seguro de vida associado ao crédito habitação pode permitir poupar muito dinheiro ao fim do ano. Faça contas à vida e troque as voltas à inércia.
Banco de Portugal

Empréstimos às empresas e famílias estão a descer

O Banco de Portugal anunciou que os empréstimos às empresas e às famílias desceram e os empréstimos ao consumo aumentaram. As taxas de juros dos novos depósitos atingiram um mínimo histórico.
Banco de Portugal

BdP recebeu 7.603 reclamações até junho

O aumento das reclamações deve-se ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores. O Banco de Portugal diz que em 62% das reclamações não foram detetados indícios de infração.
Carlos Costa

Governador: redução do malparado é importante

O governador do Banco de Portugal afirmou que o sistema comum de garantia de depósitos da futura União Bancária só avança se o crédito malparado for reduzido.
Orçamento do Estado

Empresas querem garantia de crédito e baixa do IRC

A Confederação Empresarial de Portugal defendeu, no âmbito do OOE2018, a resolução do problema da "desalavancagem da banca" e a redução do IRC como "sinal positivo" ao investimento.
Crédito

Crédito malparado das famílias mantém-se em agosto

O rácio de crédito vencido concedido às famílias e a percentagem de devedores com crédito vencido mantiveram em agosto os valores de julho, 4,5% e 12,8%, respetivamente.
Crédito

Moody's satisfeita com a proposta para malparado

A agência de 'rating' Moody's considerou positiva para o BCP, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco a criação de uma plataforma de gestão de crédito malparado.
Banco de Portugal

Carlos Costa quer solução para malparado

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, defendeu que a solução para o crédito malparado deve ser encontrada dentro dos bancos e não deve passar pela "externalização da venda de ativos".
Crédito

Malparado. Solução para crédito acima de 5 milhões

Plataforma para a gestão integrada dos créditos problemáticos vai começar por gerir empréstimos acima de cinco milhões de euros. Solução arranca com BCP, Caixa e Novo Banco, mas está aberta a outros.
Crédito

Bancos com novos critérios para dar crédito

A partir de 1 de janeiro, os bancos vão pôr em prática novos critérios de concessão de crédito. Os novos parâmetros não se aplicam aos créditos para prevenir e regularizar casos de incumprimento.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Banca

Solução para o malparado anunciada daqui a dias

"Público" noticia que existe, finalmente, um acordo entre o Governo e os bancos CGD, BCP e Novo Banco para a criação de uma entidade para gerir o crédito em falta em empresas viáveis.
Crédito

Taxas de juro no crédito para casa voltam a subir

Desde julho de 2014 que as taxas de juro implícitas no crédito à habitação estavam a descer. Subiram em julho de 2017, segundo o INE, pela primeira vez nos últimos três anos.
Banco de Portugal

Crédito pessoal aumenta 6,3% em junho

O montante de novos créditos pessoais contratados aumentou 6,3% em junho, em termos homólogos, para 219 milhões de euros. Estes valores, segundo o BdP, são ainda provisórios e sujeitos a revisões.
Banco de Portugal

Malparado na habitação e consumo em mínimos

O malparado no crédito à habitação caiu em junho para o valor mais baixo desde dezembro de 2011, somando 2.101 milhões de euros, enquanto no crédito ao consumo atingiu mínimos de há nove anos.
Crédito

Procura de crédito por privados e empresas sobe

A procura de crédito por particulares e empresas aumentou ligeiramente no segundo trimestre deste ano, face ao anterior.
Pierre Moscovici

Estratégia para crédito malparado no bom caminho

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou que a estratégia de Portugal para resolver o problema do elevado crédito malparado nos bancos "vai na direção certa".
Dinheiro

Mulheres têm menos noções de finanças. Porquê?

Flore-Anne Messy, responsável da OCDE para a educação financeira, diz que as mulheres têm "menos capacidades numéricas". Os homens têm excesso de confiança, o que os leva a tomarem muito risco.
Dinheiro

Especial/ 5 destinos que deve dar ao seu subsídio de férias

Se não precisa do subsídio de férias para pagar a próxima pausa anual, aplique a soma na melhoria das suas finanças pessoais. Desde a amortização de créditos onerosos até à preparação da reforma.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site