771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crédito

Banco de Portugal

Facebook: quatro perfis que não podem dar crédito

O Banco de Portugal reitera que há entidades competentes habilitadas para conceder e intermediar crédito e prestar serviços de consultoria. A lista das instituições competentes está patente no site.
Lucros

Lucros do grupo Crédito Agrícola triplicam em 2023

O grupo Crédito Agrícola mais do que triplicou os lucros do ano anterior. O presidente do grupo, Licínio Pina, afirma que o contexto europeu tem impulsionado o crescimento do setor.
Crédito à Habitação

Habitação. Taxa de juro foi a mais alta desde 2009

Taxa de juro de crédito à habitação foi 4,657% em janeiro, valor mais elevado desde março de 2009. Prestação média fixou-se em 404 euros no primeiro mês deste ano, valor máximo desde janeiro de 2009.
União Europeia

UE: 2 meses para comunicar transposições europeias

Por não ter cumprido os prazos para comunicar transposições europeias, Portugal tem agora dois meses para ratificar a situação. Caso não o faça UE pode levar país a tribunal.
BCE

BCE dá "primeiro pequeno passo" para descer juros

Lagarde falou, pela primeira vez, numa "estabilização dos aumentos salariais" e disse ter "esperança" de que as empresas estejam a absorver esses aumentos sem os repercutir em preços mais elevados.
BCE

Inflação cai. BCE tinha de subir (tanto) os juros?

Criticada por reconhecer tarde o surto inflacionista, em 2021, Lagarde está agora a ver a inflação a recuar. Foi mérito do BCE? Ou os preços teriam caído mesmo sem uma subida dos juros tão agressiva?
Boa moeda, má moeda

Procura de crédito deve abrandar

A procura de crédito à habitação e crédito ao consumo deverá ser mais fraca no primeiro trimestre deste ano, dizem os bancos em resposta a um inquérito regular do Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Duas entidades não habilitadas a conceder crédito 

Banco de Portugal alerta para duas entidades — nas redes sociais e numa página da internet — que não estão habilitadas a exercer a atividade de concessão, intermediação ou consultoria de crédito.
Banco de Portugal

Crédito ao consumo sobe 10,5% para 673 milhões

Em novembro do ano passado, o montante total de novos contratos de crédito aos consumidores fixou-se em 673,4 milhões de euros, uma subida de 10,5%, comparativamente a novembro de 2022.
O Investidor Inteligente

Visa e Mastercard: o poder dos cartões

Neste episódio, Igor Vieira e Paulo Leite exploram as origens da VISA e da Mastercard e explicam porque são considerados negócios excecionais.
Banca

Serviços: clientes terão de ter cartão bancário

Os clientes terão de ter cartão bancário associado à conta para realizar pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado ou carregamentos de telemóveis nos canais digitais dos bancos a partir de janeiro.
Boa moeda, má moeda

Cuidado com os juros do crédito pessoal

O BdP já definiu o teto dos juros a aplicar no primeiro trimestre de 2024 nos créditos pessoais, automóvel e através de cartão. No caso dos cartões de crédito, a taxa sobre para 18,6%.
Mercado Imobiliário

Contribuintes têm dois anos para pedir devolução

Os contribuintes têm dois anos para pedir a devolução do IRS de ganhos resultantes da venda de imóveis, desde que o valor “seja reinvestido na amortização de empréstimo da casa de habitação própria”.
Boa moeda, má moeda

Crédito à habitação está a arrefecer

O montante total do crédito à habitação caiu em Outubro pelo quarto mês consecutivo. Também o valor médio de avaliação de casas pelos bancos sofreu uma ligeira queda.
Banca

Juros altos dão 5 mil milhões em margem aos bancos

Prestações saltaram como uma lebre mas juros de depósitos mexeram-se à velocidade do caracol. Resultado: a margem salta para 5.359 milhões em nove meses só em Portugal (e comissões baixam pouco).
BCE

BCE não irá descer juros "nos próximos trimestres"

É preciso manter as taxas de juro no nível elevado atual "por tempo suficiente", diz Christine Lagarde, presidente do BCE, descartando que uma descida possa ocorrer "no próximo par de trimestres".
Economia

Habitação. Fixação de prestação já pode ser pedida

Os clientes bancários podem aderir ao mecanismo que fixa a prestação do crédito à habitação por dois anos. O regime engloba empréstimos a taxa variável contraídos até 15 de março de 2023.
BCP

BCP duplica lucro e recomenda "vivamente" apoios

Banco liderado por Miguel Maya quase duplicou os lucros da atividade em Portugal. Resultados ascenderam a 556,8 milhões na operação doméstica, com a margem financeira a saltar 64%.
BCE

Apoio às rendas "tem toda a justificação"

Ex-vice-presidente do BCE comenta a manutenção dos juros, pela primeira vez depois de dez subidas consecutivas, as medidas para o crédito à habitação, os novos apoios às rendas e o OE2024.
BCE

Descida dos juros à vista? Não antes do verão

É "totalmente prematuro" falar em descer os juros, garante o BCE, depois de não as ter subido pela primeira vez desde julho de 2022. Primeiro (possível) corte não deverá surgir antes do próximo verão.
Banco de Portugal

Valor em créditos cai pela primeira vez desde 2018

O montante total de empréstimos a particulares registou no final de setembro o primeiro decréscimo (-0,3%) em termos anuais desde fevereiro de 2018, com os empréstimos à habitação em desaceleração.
Crédito

Banca endurece condições para concessão de crédito

O Banco Central Europeu informou que os bancos endureceram as condições para a concessão de créditos, acompanhando a descida na procura de créditos pelas empresas e famílias.
Banco de Portugal

Banco de Portugal recebeu 15.833 reclamações

Banco de Portugal anunciou que recebeu 15.833 reclamações de clientes bancários entre janeiro e julho deste ano - mais 25% face ao total de 2022.
BPI

BPI vende carteira de crédito malparado

O BPI vendeu uma carteira de crédito malparado, cobrança duvidosa, no valor de 123 milhões de euros a uma gestora de ativos nos Estados Unidos da América. Carteira envolve 17.000 clientes.
Observador Lab

Está a pensar comprar casa este ano?

Comprar casa pode ser desafiante, mas não é impossível. Com estas dicas, ajudamo-lo a tomar uma decisão informada para dar este grande passo.
Direto ao Assunto

Crédito habitação."O problema é depois dos 2 anos"

Abel Mateus, economista, acredita que esta medida "vai arrastar no tempo os juros a pagar" e que "vai sair do bolso dos contribuintes". Ainda assim, acredita que "estão a ser tomadas na altura certa".
Crédito à Habitação

Créditos. Como vai funcionar a nova "moratória"?

Quem tem crédito à habitação com taxa variável pode "congelar" a prestação nos próximos dois anos e começar a pagar o capital em falta só daqui a seis anos. Saiba como vai funcionar e se vale a pena.
Crédito à Habitação

As 3 medidas que vão aliviar quem tem crédito

O Conselho de Ministros aprovou três medidas que aliviam o aumento dos encargos das famílias com o crédito à habitação. Haverá desconto de 30% na Euribor e aumento da bonificação de juros.
Crédito à Habitação

Taxa de juro dos empréstimos em máximos de 2009

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação voltou a subir em agosto, para 4,089%, o valor mais elevado desde março de 2009, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
BCE

Juros podem não subir mais, mas não caem tão cedo

Subida para 4% terá sido a última. Mas "não podemos dizer que já atingimos o pico". Uma certeza existe: as taxas de juro não vão baixar nos próximos meses, apesar das divergências crescentes no BCE.
BCE

BCE. Inflação teimosa leva a nova subida de juros?

Inflação na zona euro será maior do que 3% não só este ano como também em 2024 – é o que vão estimar as novas projeções do BCE. Torna-se mais provável que esta 5ª feira haja nova subida dos juros.
Noticiário

14h. BP quer ajudar famílias com créditos

Mário Centeno defende que o sistema público e a banca devem prevenir as famílias de entrar em incumprimento no pagamento dos créditos. Ainda neste jornal, IPMA sobe para 7 distritos em aviso amarelo.
Euribor

Euribor sobe a três e a seis meses mas recua a 12 

A taxa média da Euribor subiu a três meses para 3,798% (mais 0,028 pontos) e a seis meses para 3,955% (mais 0,021 pontos), mas recuou a doze meses para 4,049% (menos 0,006 pontos).
Habitação e Urbanismo

Prestação da casa sobe 238,65 euros a 12 meses

No caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, a prestação será de 785,19 euros, agravando-se em 36,53 euros face a junho.
Boa moeda, má moeda

Euribor 12 meses deverá cair

A média de Agosto da Euribor a 12 meses - o cálculo relevante para os contratos de crédito à habitação - deverá cair face a Julho. Mais um sinal de que o ciclo de subida de juros chegou ao fim?
Boa moeda, má moeda

Menos crédito, mais depósitos

O montante total de crédito à habitação caiu pela primeira vez em cinco anos. Ao mesmo tempo, os depósitos bancários aumentam.
Crédito

Crédito para casa cai pela primeira vez desde 2018

Montante total de empréstimos à habitação baixou para 99,3 mil milhões de euros, em julho, menos 0,1 mil milhões do que no mês anterior. Amortizações e queda na procura explicam a redução.
Habitação e Urbanismo

Crédito à habitação. Juro com novo máximo

Em junho, o valor médio da prestação mensal fixou-se em 370 euros, mais nove euros do que em maio e mais 106 euros do que em julho de 2022 (aumento de 40,2%).
Crédito

Banco de Portugal alivia esforço nos créditos

No crédito os bancos são, atualmente, obrigados a simular uma subida de taxas de juro de 3 pontos percentuais, e que determina se a família tem rendimento para ter crédito. O valor vai baixar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos