250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Crédito

Observador Lab

Como fazer um crédito automóvel

Acredita que comprar carro lhe vai facilitar a vida, mas nunca consegue poupar o suficiente? Aposte num crédito de confiança com o Banco Credibom.
Lifestyle

Largar tudo para fazer acontecer? Vamos embora!

373
E se o ponto de partida para fazer acontecer algo importante passasse por largar tudo e viajar? E porque não? André Leonardo foi em busca de histórias inspiradoras e a sua vida nunca mais foi a mesma.
Crédito

Crédito às famílias sobe para máximo desde 2015

Nos particulares, destacam-se os empréstimos à habitação, que prosseguiram a trajetória ascendente registada desde dezembro de 2019. Este stock situou-se em março no valor mais elevado desde 2016.
Observador Lab

Para que serve um crédito pessoal?

Além de ser uma das opções de crédito mais procuradas, pode adequar-se às suas necessidades e possibilidades, seja através do seu banco ou de instituição financeira, como o Banco Credibom.
Crédito

Deco critica falta de intervenção da Provedoria

A associação de defesa do consumidor Deco considera "incompreensível" a não intervenção da Provedoria de Justiça no alargamento da proibição da cobrança de comissões a todos os contratos de crédito.
Crédito

Juros no crédito habitação com novo mínimo

Em março, a taxa de juro implícita no crédito à habitação desceu 1,2 pontos base face a fevereiro e manteve a trajetória descendente iniciada em setembro de 2020.
Economia

Comprar qualidade de vida

A tecnologia já chegou ao nosso dia a dia. Acompanhe um dia numa casa automatizada, que lhe dá mais tempo, conforto e dinheiro — e que é acessível a qualquer um.
Observador Lab

Pão do Beco: um sonho em fornadas diárias

António José de Mello tinha outra ideia no forno, mas foi o pão que conquistou o seu talento. Uma solução de vida que partiu de um sonho, como tantos outros que o Banco Credibom pode ajudar a realizar
Fundo de Resolução

NB. Os 638 milhões poderão "originar pagamentos"

Aquando da entrega do relatório, o Fundo de Resolução já tinha dito que o valor injetado no banco em 2020 relativo às contas de 2019 foi inferior em 640 milhões às perdas abrangidas pelo CCA.
Observador Lab

O que é um crédito?

O crédito, feito de forma responsável, mantendo o equilíbrio do orçamento, pode ser um instrumento útil de gestão financeira e até um auxílio para a qualidade de vida. E o Banco Credibom pode ajudar.
Economia

Cartões de crédito: a chave do comércio online?

123
Os cartões de crédito estão desde sempre envolvidos numa série de mitos. Há quem diga que são essenciais, outros, que são perigosos. Conheça a verdade sobre eles e porque são cada vez mais essenciais.
Crédito

Famílias com moratória privada retomam pagamentos

Particulares que aderiram às moratórias privadas para crédito à habitação retomam, a partir deste mês, o pagamento dos seus empréstimos. Segundo o Banco de Portugal há 86 mil famílias nesta situação.
Crédito

Termina prazo para aderir às moratórias públicas 

Apesar de inicialmente desenhada para vigorar até setembro de 2020, a moratória pública vai manter-se ativa até 30 de setembro de 2021, mas haverá algumas diferenças e exceções.
Parlamento

Maioria prolonga moratórias contra Governo /premium

124
É mais uma das chamadas "coligações negativas": quase todos os partidos vão aprovar a extensão do prazo das moratórias, proposta pelo PCP. Mas PSD pode esvaziar parte da medida na próxima etapa.
Banca

Créditos públicos com prorrogação de carência

Os créditos com garantia pública vão ver o seu período de carência de capital prorrogado até nove meses. Medida vai abranger 71 mil operações, de acordo com o Banco do Fomento.
Banco de Portugal

BdP. Crédito às famílias sobe em fevereiro

O total de empréstimos às famílias voltou a aumentar em fevereiro, situando-se agora nos 120.958 milhões de euros e mantendo-se no valor mais alto desde junho de 2015.
Economia

A maratona de comprar casa

Com tanto que saber antes de comprar casa, decorar tudo pode parecer uma prova de esforço. Por essa razão, resumimos todos os pormenores que normalmente se esquece… só tem de dar a partida.
Banco de Portugal

Um terço do crédito a empresas está em moratória

Banco de Portugal divulga dados atualizados sobre crédito em moratória, que mostram que 33% do crédito empresarial está em moratória. 8,4 mil milhões de euros são relativos a setores mais vulneráveis.
Observador Lab

Cama Solidária: com sonhos se vence uma pandemia

125
Ricardo Paiágua criou o “Cama Solidária” e ajudou profissionais de saúde. Um sonho tornado realidade, como tantos outros que todos temos e que o Banco Credibom pode ajudar a concretizar.
Economia

Passo a passo para criar o seu próprio negócio

141
A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas transformassem hobbies em fontes de rendimento. Abrir uma empresa legalmente hoje em dia é fácil. Mas o que há a fazer antes disso?
Economia

O melhor amigo em tempos de pandemia?

O receio de contaminação por Covid-19 nos transportes públicos leva a que muitos optem por se deslocar de carro. Se pondera comprar (mais) uma viatura, saiba que soluções de crédito o podem ajudar.
Economia

Como adaptar a casa ao teletrabalho

112
Agora durmo no escritório? Ou o escritório mudou-se para a minha sala? Vamos ver os erros mais comuns em teletrabalho e como criar espaços de trabalho mais eficientes. Organização é o segredo.
Crédito

Crédito às famílias atinge máximos 

'Stock' dos empréstimos concedidos a particulares atingiu os 120.751,4 milhões de euros. É preciso recuar até 2015 para encontrar uma cifra tão alta. Destaque para subida dos empréstimos à habitação.
Coronavírus

Banco de Fomento abre duas linhas de 1.100 milhões

O Banco Português de Fomento abre na segunda-feira as candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia de 1.100 milhões de euros para apoiar a indústria, turismo e eventos.
Crédito

Crédito a empresas sobe para máximos de 2018

Segundo o Banco de Portugal o total de empréstimos às empresas subiu para 72.055,1 milhões de euros, no final de novembro, mais 100 milhões do que em outubro, e o valor mais alto desde 2018.
Crédito

Empréstimos às famílias apresentam nova subida 

O total de créditos dados às famílias portuguesas atinge máximos de setembro de 2015. Os créditos à habitação somam o valor mais elevado desde outubro de 2016.
Finanças Pessoais

Está a conseguir poupar nesta crise? Onde investir /premium

A crise está a ser dura, mas quem manteve rendimentos está a conseguir poupar como nunca. É o seu caso? Aqui tem 8 alternativas de poupança e investimento para todos os "bolsos".
Novo Banco

Novo Banco vende crédito malparado por 37 milhões

O Novo Banco vendeu uma carteira de créditos por 37 milhões de euros avaliado no valor bruto de 79 milhões. Apesar disto obteve um impacto direto "marginalmente positivo" nos resultados.
DECO

Deco pede fim de "comissão abusiva"

A DECO considera que a proibição de cobrança da designada comissão de processamento da prestação nos créditos cria uma desigualdade entre todos os consumidores.
Crédito

Mais crédito à habitação em setembro

As operação de crédito à habitação aumentaram em setembro, chegando aos 970 milhões de euros. A taxa de juro das operações acima de 1 milhão de euros foi de 1,77%.
Banco de Portugal

Créditos. Bancos com menos tolerância aos riscos

Um inquérito realizado aos bancos e publicado esta terça-feira pelo Banco de Portugal indica que os critérios de concessão de crédito a empresas e particulares ficaram mais restritivos.
Crédito

Créditos a famílias em máximos de 2015 

Os totais de empréstimos a empresas atingiram em setembro os seus máximos desde junho de 2018. Já os valores mais altos dos totais de empréstimos a família estão em alta desde novembro de 2015.
Agências de Rating

DBRS. Banca nacional é a que tem mais moratórias

A agência de "rating" DBRS Morningstar disse que os bancos portugueses têm a maior proporção de moratórias do total bruto de créditos, de entre 45 bancos europeus analisados.
Coronavírus

Quase 727 mil créditos com moratória

Desde abril que milhares de clientes não estão a pagar os créditos aos bancos, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos empréstimos, criadas na sequência da crise da Covid-19.
Crédito

Termina prazo de adesão à moratória de crédito

As famílias e empresas que pretendam aderir à moratória pública dos créditos bancários têm até esta quarta-feira para o fazer junto do seu banco.
BCP

BCP: extensão das moratórias é muito importante

Miguel Maya afirma que a extensão do prazo das moratórias de crédito "é muito, muito importante para a economia", acentuando que o BCP "vê com muito agrado" o prolongamento até 31 de setembro de 2021.
Coronavírus

Crédito. Moratórias alargadas até setembro de 2021

Governo esticou por mais seis meses, até setembro de 2021, as moratórias de crédito bancário. Suspensão inclui juros para empresas de setores mais afetados — e famílias —, mas sem dividendos.
Coronavírus

Governo preparado para alargar moratórias na banca

Alargamento das moratórias bancárias engloba empresas e famílias. Governo também admite criar novas linhas de crédito para apoiar empresas, diz Siza Vieira à TVI.
Coronavírus

As quatro grandes ameaças à economia e ao défice /premium

A evolução da pandemia, medidas de apoio à economia, custos de financiamento e uma maior fatura com Novo Banco e TAP são alguns dos riscos identificados pelo Conselho das Finanças Públicas.
Crédito

Crédito ao consumo cai 26,4% em junho face a 2019

O crédito ao consumo contratado em junho foi superior em 120,9 milhões de euros face ao de maio, mas foi inferior em 150,7 milhões de euros em relação ao contratado em igual mês do ano passado.
Crédito

As dores de cabeça das empresas para pedirem ajuda /premium

194
Um sistema que não atualizou e cobrou multas do IVA erradamente, bancos a sugerirem a contabilistas que mintam sobre a faturação, "falta de clareza". Os obstáculos aos apoios criados pelo Governo.
Coronavírus

70% das moratórias atribuídas a famílias

Dos mais de 740 mil contratos de crédito abrangidos pelas moratórias, 322 mil dizem respeito a créditos para habitação própria, enquanto quase 200 mil são relativos a créditos a consumo.
Angola

Angola. Projeto de Apoio ao Crédito reforçado

O governo angolano vai assinar com quatro bancos comerciais memorandos de entendimento para a operacionalização do Projeto de Apoio ao Crédito.
Santander

Santander Totta com 88 mil clientes com moratórias

O Santander Totta tinha 88 mil clientes com moratórias no pagamento de créditos no final de junho, abrangendo créditos correspondentes a 22% da carteira de crédito total.
Banca

Pedido de moratória não impede novos créditos

Créditos celebrados depois de 26 de março deste ano já não serão abrangidos pelas moratórias. Quase 70% das moratórias foram concedidas a famílias e bancos temem aumento do crédito malparado.
Noticiário

7h. Quem tem moratórias pode pedir novos créditos

A preocupação é assumida pela banca, que confirmou com o Banco de Portugal que não existe uma proibição na celebração de novos contratos de crédito por quem aderiu às moratórias.
Banco de Portugal

Valor total do crédito a empresas aumenta

O valor total de empréstimos a empresas atingiu 70,872 mil milhões de euros no final de junho, o valor mais elevado desde setembro de 2018, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
CDS-PP

CDS quer linhas de crédito a fundo perdido

345
O líder do CDS-PP defendeu que parte dos fundos europeus destinados à recuperação económica do país deve ser aplicada em linhas de crédito empresarial com parcelas a fundo perdido.
Governo

Governo lança crédito para PME e micro empresas

Governo vai lançar crédito que se destina a micro, pequenas e médias empresas e entidades da economia social, promotoras de iniciativas de inovação e empreendedorismo social.
Banif

Banif. Credores podiam ter recuperado 12,7% 

Credores comuns do Banif teriam recuperado 12,7% do valor dos seus créditos caso o banco tivesse sido liquidado. Em dezembro, faz 5 anos desde que o Banif foi alvo de medida de resolução.
Economia

Crédito habitação à distância: guia em 3 passos 

Num ano em que o mercado imobiliário se adaptou a um novo contexto, a verdade é que, mesmo à distância, é possível não perder um segundo no processo de compra de casa. Ainda tem dúvidas?
Crédito

Governo cria nova linha de crédito de mil milhões

O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, "na semana de dia 20", de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas empresas.
Banco de Portugal

Banco de Portugal. Empréstimos à habitação caíram

A banca emprestou 792 milhões de euros em maio para a compra de casa, 14% abaixo do mesmo mês de 2019, enquanto os créditos a empresas subiram 83% para 4.910 milhões de euros.
Crédito à Habitação

Crédito. Como poupar milhares sem "dor de barriga" /premium

114
As 390 mil famílias que pediram crédito à habitação entre 2011 e 2018 podem aproveitar a "guerra de spreads" para poupar milhares de euros mudando de banco. Foi o que fez o nosso cliente-mistério.
Cabo Verde

Cabo Verde. Crédito à economia atinge máximo 

Os bancos comerciais que operam no país registavam no final de 2019 um total de 126.437 milhões de escudos (1.142 milhões de euros) de crédito à economia, um crescimento de mais de 3%.
Coronavírus

Mais de 780 mil pedidos a moratórias até maio

Entre 27 de março e final de maio, os pedidos de adesão a moratórias abrangeram 783.749 contratos de crédito e até ao fim de maio os bancos aplicaram a medida a 688.515 contratos.
Banco de Portugal

Bancos têm 39 mil milhões de crédito em moratória /premium

1133
39 mil milhões de euros. Este é o valor, à data de 18 de junho, que os bancos nacionais tinham em moratórias relacionadas com a pandemia Covid-19, segundo o Banco de Portugal.
Coronavírus

Marcelo promulga extensão das moratórias até março

127
Foi promulgado pelo Presidente da República o diploma que alarga a moratória dos créditos bancários de famílias, empresas e IPSS até ao final de março de 2021.
Crédito

Novo crédito à habitação cai em abril

Os bancos portugueses emprestaram 831 milhões de euros em abril para a compra de casa, o montante mensal mais abaixo desde agosto. Em termos homólogos, ficou acima dos 803 milhões de euros.
Fundos Comunitários

"Bazuca" da UE tem "hipóteses" de passar como está /premium

As "hipóteses" de a bazuca da UE ser aprovada na sua forma atual, a auditoria ao Novo Banco e Mário Centeno no Banco de Portugal. Tudo numa entrevista da comissária Elisa Ferreira à Rádio Observador.
BCE

Estado deve assumir 5% a 10% de perdas de créditos

O valor, cujo intervalo é percetível, mas a sua exatidão não, está apenas acima da percentagem calculada para a Holanda (abaixo de 5%).
Santander

Santander Totta tem 80 mil clientes com moratórias

As moratórias de crédito dos clientes do banco representam uma "injeção de liquidez às famílias e empresas de 1.000 milhões de euros", disse o presidente executivo do banco.
Coronavírus

UTAO assinala perigos de linhas de crédito e TAP

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental alertou que linhas de crédito constituirão "passivo contingente" do Estado, assinalando também os riscos orçamentais de uma intervenção na TAP.
Coronavírus

Carlos Costa defende extensão de moratórias

O governador do Banco de Portugal considera que moratórias de pagamento de créditos no âmbito da Covid-19 devem ser prolongadas ao máximo, de forma a evitar o crescimento do crédito malparado.
Crédito

Bancos preveem quebra na procura de crédito 

Bancos antecipam uma "forte redução" da procura de créditos dos clientes particulares no segundo trimestre do ano, sobretudo para compra de habitação, segundo o inquérito sobre o mercado de crédito.
Coronavírus

Bancos acordam moratórias complementares

Os principais bancos que operam em Portugal acordaram moratórias privadas que complementam as que foram aprovadas pelo Governo, permitindo suspensão de prestações ou redução do valor.
Coronavírus

Linha de crédito acessível a todos os setores

Em comunicado, o ministério da Economia refere que a linha de crédito vai abranger a "globalidade do tecido empresarial". Dotação vai ser aumentada, mas Governo não especifica em quanto.
Coronavírus

China. Crédito malparado aumentou 50%

1150
Os chineses não estão a conseguir pagar os cartões de crédito. Com o desemprego e o abrandamento da economia, estimam-se quebras recorde no lucro dos bancos. O flagelo poderá afetar outros países.
Coronavírus

Crédito e layoff. Os seus direitos em 22 respostas

3819
Foi despedido durante a pandemia? Ou mantém o emprego, mas viu o seu rendimento descer? E é proprietário de um estabelecimento que fechou? Moratórias e layoff: saiba se tem direito e em que moldes.
Banco de Portugal

BdP alerta para "suposta entidade" de crédito

O Banco de Portugal alertou que o endereço de email ‘creditoparticulares@outlook.pt’ não está habilitado para "qualquer atividade financeira" reservada às instituições sujeitas à supervisão do BdP.
Banco de Portugal

BdP aperta (ainda mais) limites ao crédito pessoal

222
O Banco de Portugal decidiu recalibrar os limites à concessão de crédito ao consumo. Novas operações de crédito pessoal vão ter um prazo máximo até 7 anos, menos do que os 10 atuais.
Crédito

Crédito ao consumo sobe 7,3% no 3.º trimestre

"No terceiro trimestre de 2019 os associados da ASFAC concederam 1.682 milhões de euros em crédito ao consumo", o que representa uma subida de 7,3% face ao período homólogo.
Banco de Portugal

Devedores têm em média dois créditos

O crédito concedido nos últimos meses está a acelerar e os novos contratos têm um prazo mais elevado do que no passado. A taxa de incumprimento de empréstimos ao consumo e outros fins é de 9,9%.
Banca

Bancos têm de comunicar falhas na cibersegurança

As instituições financeiras vão ter de transmitir "incidentes de cibersegurança significativos ou severos". O Banco de Portugal considera que estes incidentes podem comprometer dados das entidades.
Angola

Projeto de Apoio ao Crédito avalia 89 projetos 

Dos 89 projetos em análise no Projeto de Apoio ao Crédito distribuídos por oito bancos comerciais, 13 foram aprovados, num total de 41 milhões de euros.
Mercados Financeiros

"Taxas de juro altas como antes da crise? Esqueça"

Diretor global de investimentos da Schroders, gestora que tem à sua responsabilidade 500 mil milhões de euros, acredita que a Europa vai ter "taxas de juro mais baixas por mais tempo".
Programação

Só quando receber 1.250 euros é que paga o curso

A escola de programação Ironhack lançou um programa para ter mais estudantes nos seus cursos. Quando os alunos começam a receber acima de 1.250 euros brutos, pagam 12% do salário para saldar a dívida.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
Banca

Revolut triplica utilizadores em Portugal: 312 mil

126
"App" de serviços financeiros tinha cerca de 100 mil utilizadores no final de 2018 -- esse número mais que triplicou: em outubro, segundo a empresa, havia 312 mil pessoas a usar o Revolut em Portugal.
DECO

Crédito concedido sem ter em conta taxa de esforço

A organização de defesa do consumidor considera que apesar das famílias terem mais rendimento disponível, não estão a conseguir suportar as despesas relativas ao crédito.
Crédito

Novo crédito pessoal em alta em agosto

Novos créditos pessoais subiram 16,9%. Já os novos empréstimos para compra de automóvel, decresceram 8,1%, segundo os dados revelados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
Multibanco

Cartões da Caixa já voltaram a funcionar

156
Cartões de débito e crédito do banco público tiveram um "problema técnico de ligação à SIBS", confirmou fonte oficial.
Banca

Crédito mal parado desce 2,4 mil milhões de euros

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal.
Economia

Como escolher o melhor crédito habitação

Analisar simulações de crédito habitação é uma tarefa difícil para quem não sabe o que procurar. Saiba as 3 questões que deve fazer para se certificar que toma a melhor decisão na compra da sua casa.
Banco de Portugal

Novo crédito ao consumo atinge recorde histórico

O valor concedido pelos bancos a particulares para crédito ao consumo atingiu em julho um novo máximo histórico, ao serem emprestados 515 milhões de euros.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida /premium

140
Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Novo Banco

Novo Banco perde 106 milhões a vender malparado 

101
Novo Banco vendeu créditos maus a fundo internacional. Carteira inclui empréstimos de clientes famosos que deixaram de pagar. Operação gera perda de 106 milhões em 2019, mas melhora capital do banco.
Voluntariado

"O sofrimento não é mau, necessariamente" /premium

233
As certezas que tinha foram caindo, uma a uma. Duarte Valle de Castro conta o que mudou na sua vida depois de um ano de voluntariado com a mulher, em Timor, entre ratazanas, baratas e larvas.
Apple

Cartão de crédito da Apple é lançado em Agosto

O cartão de crédito que a Apple vai lançar em parceria com a Goldman Sach vai estar disponível a partir de agosto, disse o presidente executivo da empresa, Tim Cook.
Crédito

Concessão de crédito sobe para 129,9 milhões

O total do crédito concedido pelos bancos às famílias e às empresas aumentou 380 milhões de euros em junho face a maio, somando 192.916 milhões de euros, revelou o Banco de Portugal.
BPI

BPI vende 200 milhões de crédito malparado

O presidente do BPI, Pablo Forero, anunciou a venda de 200 milhões de euros de crédito de empresas com garantia, referindo que, de momento, o banco recebeu "sete ou oito" ofertas
Habitação e Urbanismo

Procura de crédito à habitação aumentou

A procura de crédito para compra de casa subiu ligeiramente entre março e junho deste ano e os bancos preveem que aumente no terceiro trimestre, segundo dados revelados pelo Banco de Portugal.
Financiamento

73% do financiamento público é para crédito

Uma investigadora concluiu que cerca de 73% do financiamento público na área da habitação, entre 1987 e 2011, destinou-se à bonificação de juros do crédito à habitação e apenas 2% à habitação pública.
Crédito

Banca a cumprir recomendações para novo crédito

O sistema financeiro tem vindo a implementar de forma progressiva as medidas propostas para evitar riscos excessivos na concessão de novos empréstimos.
Crédito à Habitação

CGD e BPI deram crédito à habitação a 100%

120
Pelo menos dois bancos, a CGD e o BPI, chegaram a dar financiamento a 100% para compra de casa, segundo o Negócios. Foi antes de julho, quando entrou em vigor o travão do Banco de Portugal.
Inovação

O fim do dinheiro como o conhecemos?

Os pagamentos em numerário saíram mais caros aos comerciantes que os pagamentos com cartão de débito, facto que destrói o mito urbano dos “pagamentos com cartão só acima dos 5 euros” que ainda se vê.
Crédito

Taxas implícitas no crédito à habitação sobem

O INE revela que a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou pelo 4.º mês consecutivo mas a taxa de juro nos contratos celebrados nos últimos três meses desceu.
Banca

Maioria dos portugueses anda com 22€ na carteira

115
Para além de concluir que a maior parte dos portugueses anda com 22 euros na carteira o estudo diz também que costumam levantar até 20 euros e que 7 em cada 10 tem apenas um cartão de débito.
Banco de Portugal

Crédito malparado nos bancos desce

Segundo os dados do BdP, o rácio do crédito malparado desceu para 9,4% no final do ano passado. A instituição destaca ainda a redução de quase 50% face ao máximo histórico atingido em 2016.
Governo

Limpeza de terrenos. Câmaras não recebem dinheiro

1189
Passado seis meses do fim das candidaturas, o dinheiro de linha de crédito do Governo ainda não chegou às câmaras. O atraso fez com que algumas autarquias não limpassem os terrenos.
Crédito

Crédito ao consumo: um novo quadro regulatório

Os valores de crédito concedido não são, em si mesmos, preocupantes. E sabemos que há momentos em que a concessão de crédito até pode servir como alavanca de crescimento económico.
Banca

Revolut com "problema técnico" há várias horas

Semana difícil para a "fintech". Depois das notícias de lavagem de dinheiro permitidas pela "app", esta sexta-feira a aplicação está com problemas técnicos nos carregamentos e outras operações.
Crédito

Banco de Portugal alerta contra "crédito fácil"

316
Esquemas ilegais de crédito propagam-se pelas redes sociais, sobretudo, e aplicam taxas entre 50% e 80% -- em casos extremos, juros superam os 300%. Banco de Portugal faz alerta público.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta sobre o crédito fácil

O Banco de Portugal avisa que com este tipo de crédito as pessoas arriscam-se a perder as quantias entregues a estas entidades "de forma muitas vezes irrecuperável".
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Crédito à Habitação

Novos créditos têm os juros mais baixos desde 2003

As taxa de juros dos novos empréstimos teve a maior queda desde 2012 e atingiu os valores de 2003. Os novos contratos de crédito à habitação atingiram juros de 1,282%.
Banca

Revolut está a contratar para call center no Porto

436
Uma das "fintechs" em maior crescimento global anunciou a abertura de um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e tem 70 vagas para preencher. Será o 2º maior call center da Revolut em todo o mundo.
Juros

Taxas de juro caem para metade nos últimos 3 anos

As taxas de juro cobradas nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer em janeiro para 1,28%. Este é o valor mais baixo desde 2009, ano em que os dados começaram a ser divulgados.
Banco de Portugal

Consumo. Bancos emprestaram 20 milhões por dia

Créditos ao consumo ascenderam em 2018 a 7.354 milhões de euros, mais 10% do que em 2017. Bancos emprestaram 20 milhões por dia, apesar das novas regras mais restritivas.
Banco de Portugal

Devedores de cartão de crédito atingem recorde

1132
Em 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo. Valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Angola

Concessão de crédito cai mas economia cresce

A consultora Fitch Solutions antecipa que a concessão de crédito pela banca angolana desce 5,6% este ano, mas a economia irá crescer e atingir os 2,2% em 2019.
Crédito

Portugal com 2.ª maior taxa de passivos de PPP 

A Eslováquia, Portugal, Hungria e o Reino Unido foram os Estados-membros que apresentaram as maiores taxas de passivos contingentes. Já relativamente ao crédito malparado, a Eslováquia está no topo.
Banca

Garantias do Estado incentivam créditos de risco

Um estudo do Banco Central Europeu aponta a disponibilidade do Estado para resgatar os bancos como uma justificação de concessão de créditos a empresas frágeis.
Banco de Portugal

Total de crédito caiu em dezembro

O total do 'stock' do crédito a empresas e famílias caiu 1,26%. O banco central diz que as variações são "em grande parte explicadas por operações de vendas de carteiras de de crédito".
Banco de Portugal

Malparado. Bancos não podem cair no "imobilismo"

Vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, diz que o problema está mais "contido" depois de um esforço "notório", mas esse é um processo que "tem de continuar".
Banca

Novo crédito ao consumo recua 4% em novembro

Apesar dos alertas sobre o risco de sobreendividamento das famílias, os bancos concederam empréstimos ao consumo no valor de 382 milhões de euros em novembro, menos 4% do que em outubro.
Crédito

Bancos portugueses reduzem crédito malparado

O total de crédito malparado nos bancos portugueses caiu 19,2 mil milhões de euros entre junho de 2016, ano em que atingiu valores máximos. A redução deveu-se à queda nos empréstimos de incumprimento.
Crédito

Novo Banco vende 2.150 milhões de malparado

O Novo Banco e o BEST celebraram um contrato de compra e venda de uma carteira de crédito malparado de 2.150 milhões de euros a fundos de investimento.
Crédito

UE fecha acordo para prevenir crédito malparado

A medida faz parte de um conjunto de ações apresentadas pela CEE em março de 2018 para resolver o problema do crédito malparado na UE e tem por base os esforços desenvolvidos pelos Estados-membros.
Crédito

Crédito para consumo aumenta 2,5% em outubro

Em número, em outubro, foram firmados 41.799 contratos de crédito pessoal, 18.327 contratos de crédito para aquisição automóvel e 75.734 de cartões.
revolut

Revolut passa a poder receber depósitos bancários

2198
Já tem uma licença bancária na Europa a "fintech" que atraiu três milhões de clientes com aplicação que converte divisas sem comissões e permite levantamentos gratuitos no estrangeiro.
Crédito

Novo crédito ao consumo sobe para 3,9 milhões

Em 25 de setembro o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, advertiu que os bancos devem ter cautela na concessão de crédito, especialmente ao consumo.
África

Angola tem a maior taxa de crédito malparado

O crédito malparado em Angola, a rondar os 25% do total, é o mais alto dos países africanos analisados pela agência de rating Moody's num relatório que melhora o outlook para os bancos africanos.
Crédito

Novos créditos ao consumo disparam 16%

Os bancos concederam novos créditos ao consumo no valor de 353 milhões de euros em setembro, com o total desde janeiro a ascender aos 3,485 mil milhões de euros, mais 16% do que em 2017.
Banca

Bancos já estão a apertar na concessão de crédito

116
Inquérito feito pelo Banco de Portugal revela que a maioria dos bancos garante já estar a ser mais restritiva na concessão de crédito, tanto à habitação como ao consumo. E a tendência é para apertar.
Crédito à Habitação

BdP. Concorrência está a baixar exigência na banca

Banco de Portugal avisa que as "pressões exercidas pela concorrência têm contribuído para atenuar, de algum modo, a restritividade na concessão de crédito a particulares"
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Atualidade

OE 2019. "Não aumentem os impostos às empresas"

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), diz o que espera do Orçamento do Estado - o último de uma “geringonça” que considera “irrepetível”.
Crédito

Mourinho Félix pede “vigilância” no crédito

O Secretário de Estado adjunto e das Finanças alerta que é necessário “vigilância” sobre os bancos para que não exagerem na concessão de crédito ao consumo, para evitar os erros do passado.
Angola

Crédito vencido em Angola aumenta para 40,2% 

O rácio do crédito mal parado em Angola registou um aumento significativo para os 40,2%, em 2017, e o total de crédito líquido a clientes registou uma diminuição em comparação ao ano anterior.
Banca

Portugal. Crédito malparado baixou para 12,41%

O BCE divulgou na quarta-feira que o rácio de crédito malparado na zona euro era de 4,64% no final do primeiro trimestre, abaixo dos 4,83% de dezembro e dos 6,23% de março de 2017.
Angola

Angola disponibiliza 650 mil euros em microcrédito

O Banco Postal de Angola disponibilizou mais de 200 milhões de kwanzas (654.000 euros) para microcrédito e pretende apostar na literacia financeira como pilar do crescimento.
Crédito

Banca empresta 47 milhões por dia às famílias

541
Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continua a subir e em junho registou-se o nível mais alto desde 2010. Bancos emprestam média de 47 milhões por dia desde janeiro.
Crédito

Créditos ao consumo pessoal sobem 20%

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 20,9% para 267 milhões de euros.
Financiamento

Angola e China negoceiam nova linha de crédito

O Governo angolano está a negociar uma nova linha de crédito com o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) de 11.700 milhões de dólares (10.180 milhões de euros) para projetos de infraestruturas.
Banca

Crédito malparado volta a cair de maio para junho

De acordo com números divulgados esta terça-feira pelo banco central, no final de junho o total de empréstimos concedidos pela banca às famílias e às empresas totalizava 187.215 milhões de euros.
Banca

Bankinter vende créditos tóxicos em Portugal

O Bankinter fechou um acordo com a empresa britânica Arrow Global Limited para vender por 66,4 milhões de euros uma carteira de créditos de cobrança duvidosa e vencidos do seu negócio em Portugal.
Banca

Banca deduz juros negativos nos créditos da casa

Os bancos já estão a deduzir os juros negativos no crédito à habitação, no entanto, os clientes só deverão sentir esse impacto à medida que as prestações são revistas.
Cabo Verde

Microcrédito deve crescer com "bases sustentáveis"

O governador do Banco de Cabo Verde considerou que o microcrédito tem de crescer em "bases sustentáveis", entendendo que as instituições deverão ser "financeiramente sólidas e autossuficientes".
Crédito

Bancos prevêem critérios mais restritos ao crédito

O Banco de Portugal anunciou que os bancos deverão manter os critérios de aprovação de créditos, mas a maioria das instituições prevê critérios de concessão mais restritivos a particulares.
Banca

Bancos têm de refletir taxa negativa nos créditos

Os bancos vão ser obrigados a refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das Euribor e têm até 30 de julho para rever o indexante de cálculo da taxa de juro dos créditos.
Crédito

Novo crédito ao consumo mantém crescimento em maio

O novo crédito ao consumo manteve o ritmo de crescimento em maio, registando uma subida homóloga de 16,3% para 667,19 milhões de euros, impulsionado por um aumento do crédito pessoal e automóvel.
Crédito

Crédito a particulares dispara 22% em maio

As empresas de crédito especializado da ASFAC concederam 873 milhões de euros em crédito em maio, valor impulsionado por um aumento de 22% do crédito a particulares – sobretudo para a compra de carro.
Crédito

Bancos reduziram crédito malparado no 1º trimestre

Os bancos portugueses reduziram no primeiro trimestre deste ano o crédito malparado em 1,7 mil milhões de euros, para um valor bruto total de 35,2 mil milhões de euros, divulgou APB.
Banca

Novas regras limitam concessão de crédito bancário

520
As regras do Banco de Portugal que estabelecem que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários, entram em vigor este domingo.
Banco de Portugal

Crédito ao consumo sobe em abril 

Em número de contratos, o crédito ao consumo aumentou 14,4% em abril face ao ano passado, mas recuou face ao mês de março. Segundo o Banco de Portugal, o crédito pessoal foi o que mais subiu.
Banca

Bancos "limparam" um quinto dos créditos em falta

Ao longo de 2017 os bancos nacionais eliminaram 20% dos créditos problemáticos dos seus balanços, para 37 mil milhões. Banco de Portugal explica como foi feito e diz que o esforço tem de continuar.
Crédito

Banco de Portugal alerta para créditos falsos

111
Pelo menos três instituições são visadas nos alertas da entidade supervisora por concederem crédito de forma ilegal. Número de avisos tem aumentado, em paralelo com os pedidos de consumidores.
Crédito

Serviços da Visa a operar a nível quase normal

Empresa diz que problema que provocou perturbações em milhões de transações teve origem numa falha de hardware. Serviços de pagamento com cartão já estão a funcionar a níveis próximos do normal.
Europa

Pagamentos com Visa com perturbações na Europa

Os pagamentos através dos cartões Visa estão a sofrer perturbações em toda a Europa. A empresa já confirmou os problemas e está a tentar encontrar a origem do incidente.
Parvalorem

Cativações travam recuperação de crédito do ex-BPN

Aumento da cativação de despesa da Parvalorem para este ano irá "criar constrangimentos" em processos de recuperação de créditos problemáticos e vendas de imóveis do antigo BPN que ficaram no Estado.
Seguros

A segurança nunca é demais /premium

O seguro de vida para o crédito habitação e o seguro de casa (imóvel e recheio), não são a mesma coisa. Conheça as diferenças entre eles e saiba de que forma se complementam.
Carlos Costa

Carlos Costa e o dilema do malparado da banca

O governador do Banco de Portugal entende que os bancos que optem por reduzir mais rapidamente o elevado volume de crédito malparado serão beneficiados
Crédito à Habitação

Clientes passam a ganhar com juros negativos

O Parlamento aprovou: os bancos passam a ter de refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor. "Então fechem os bancos", reagiu o presidente do Santander.
Crédito à Habitação

Crédito. Mais um passo para os juros negativos

Deputados aprovam na comissão de orçamento projeto do Bloco, consensualizado com o PS, que obriga bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação valores negativos das taxas Euribor.
Crédito

Quer comprar carro? Pode ficar a pagar até 2028 /premium

461
A dívida dos portugueses para comprar automóvel subiu 20% em 2017. Descubra como os concessionários estão a promover financiamentos, entre créditos a 10 anos e empréstimos para pagar todos encargos.
País

Créditos ao consumo aumentam 16,4% em fevereiro

O montante de novos créditos ao consumo aumentou 16,4% em fevereiro em termos homólogos, com um total de 573 milhões de euros a serem emprestados.
Incêndios

Municípios com crédito para limpar terrenos 

Os municípios podem candidatar-se a uma linha de crédito total de 50 milhões de euros reembolsáveis para pagar as despesas de limpeza dos terrenos que não foram limpos pelos proprietários.
Banca

Banca já conseguiu ser rentável em 2017

Boletim do Banco de Portugal Indica que a banca teve uma rentabilidade positiva em 2017, apesar da soma dos resultados dos principais bancos ainda ser negativa, por causa do Novo Banco.
A página está a demorar muito tempo.