O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, apresenta na quinta-feira de manhã, hora local, ao chefe de Estado a lista “praticamente completa” dos restantes membros do VII Governo constitucional que devem tomar posse na segunda-feira.

“Amanhã levo a lista ao Presidente e na segunda-feira, o mais tardar será a tomada de posse. Será uma lista praticamente completa, mas ainda estão a ser ultimadas algumas negociações”, disse Mari Alkatiri, em declarações aos jornalistas.

Alkatiri falava momentos depois de regressar, pela primeira vez em mais de 11 anos, ao Palácio do Governo, onde jurou não voltar a entrar no dia em que se demitiu, então como chefe do I Governo Constitucional, a 26 de junho de 2006.

Numa curta conversa com os jornalistas e sem entrar em pormenores sobre a composição, Alkatiri disse que aproveitará a sua segunda reunião semanal com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, na manhã de quinta-feira, para lhe entregar a lista dos restantes membros do Governo.

Até ao momento, só tomaram posse 12 membros do Governo, incluindo o primeiro-ministro, que disse que o elenco governativo deverá ter cerca de 30 elementos.

Fonte do executivo disse à Lusa que esse número poderá ser “ligeiramente maior” e que será um Governo “politicamente amplo”, com elementos de várias forças políticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR