Ativismo

Ativismo

Amnistia Internacional dá prémio a Greta Thunberg

1.102
A jovem ativista pelo ambiente Greta Thunberg e o movimento de greves pelo clima que criou o Fridays for Future foram designados "Embaixadores de Consciência" da Amnistia Internacional em 2019.
Arte

Banksy invade Bienal de Veneza com banca de rua

1.180
O artista divulgou um vídeo onde é possível ver um homem a montar na rua uma série de quadros. A obra critica o excesso de turismo e o artista terá sido expulso do local por falta de licença.
Clima

Mais de 30 instituições juntam-se a Greta Thuberg 

303
A nova greve está marcada para 24 de maio. Três dezenas de sociedades juntam-se à jovem ativista Greta Thunberg. "Se a greve ganhar a luta, ganhará a humanidade inteira", diz o manifesto.
Angola

Angola. Libertados 40 independentistas detidos 

Os ativistas foram detidos na sequência da organização de uma manifestação e foram agora libertados devido a pressões internacionais. Estão associados ao Movimento Independentista de Cabinda.
Reino Unido

Reino Unido. Balão que ridiculariza Trump de volta

197
Donald Trump zangado, de fraldas e cor de laranja? O balão que ativistas ergueram na visita do presidente americano ao Reino Unido em 2018 pode agora voltar, e num tamanho cinco vezes maior.
Clima

Clima. Jovem sueca critica inação dos politicos 

761
"Manifestamo-nos não para que tireis selfies comigo, mas para que ajam", criticou a jovem. Greta Thunberg afirmou que o desinteresse dos políticos pelo clima é comum a todos os países.
Irão

Ativista iraniana condenada a sete anos de prisão

Nasrin Sotoudeh foi condenada a 5 anos de prisão por conspiração contra o sistema e a 2 anos por ofender o líder supremo Ali Khamenei. A defesa diz que "o tribunal a condenou à revelia" e recorreu.
Guiné-Bissau

Ativista da Guiné considerado personalidade do ano

O sociólogo Miguel de Barros é referenciado como sendo "alguém de quem se celebra as muitas conquistas, como modelo para jovens líderes" da África Ocidental. O prémio será entregue dia 30 de março.
Reino Unido

Jovens faltam as aulas em prol do ambiente

442
A manifestação ocorreu em diversas cidades do Reino Unido. Os jovens apontam a falta de ação por parte do governo para prevenir as alterações climáticas.
Direitos Humanos

Presidente recebe Luaty Beirão e Rafael Marques

Na Casa Civil do Presidente angolano estarão presentes representantes de uma dezena de instituições ligados à defesa dos direitos humanos, desenvolvimento rural, direito e promoção da juventude.
Rússia

Russa usa lixívia contra homens de pernas abertas

695
Há homens que ocupam um espaço exagerado nos transportes públicos. Uma ativista russa quis acabar com o "manspreading" - com água e lixívia. O resultado é um vídeo controverso.
Ativismo

Ativista dos Pussy Riot está a recuperar

Verzilov tem estado internado no hospital Charité, desde que chegou de Moscovo, onde recebeu os primeiros tratamentos. No Twitter, escreveu que só recuperou a consciência plenamente há três dias.
Vhils

Vhils homenageou ativista Marielle Franco

Marielle Franco foi homenageada com um mural em Lisboa, da autoria de Vhils, que deixa na pedra "para sempre a memória de uma defensora dos Direitos Humanos que pagou com a vida o seu trabalho".
Ativismo

Ativista russo terá sido mesmo envenenado 

Os relatórios médicos realizados em Berlim, assim como os dos médicos em Moscovo, sugerem "muito provavelmente um caso de envenenamento", disse Kai-Uwe Eckardt, médico hospital Charite de Berlim.
Direitos Humanos

Pussy Riot. Governo alemão preocupado com ativista

O Governo alemão manifestou-se preocupado com o estado de saúde do ativista russo Pyotr Verzilov, do grupo 'punk' Pussy Riot, que está a ser tratado em Berlim após um alegado envenenamento.
Arábia Saudita

Mulher arrisca condenação à morte por ser ativista

138
Israa al-Ghomgham, que foi presa juntamente com o marido, arrisca-se a ser a primeira mulher executada na Arábia Saudita. Vai ser julgada num tribunal criado para avaliar casos de terrorismo.
Touradas

Ativistas contra touradas agredidos em Albufeira

2.196
"Filho da puta, tens alguma coisa de vir para aqui? Não gostas, vai para casa!". A frase é ouvida num vídeo que mostra vários ativistas contra touradas a serem agredidos. Um deles, com uma bandarilha.
Holanda

Feministas dão novos nomes às ruas holandesas

219
Depois de descobrirem que 88% das ruas têm nomes de homens, o grupo de ativistas dos direitos das mulheres DeBovengradse decidiu renomear (não oficialmente) as ruas holandesas.
Rússia

Pussy Riot libertadas... e detidas logo a seguir

112
Depois de 15 dias na cadeia, em Moscovo, foram surpreendidas pela polícia: ganharam mais dez dias de detenção. O sorriso ao serem libertadas da prisão desapareceu num instante. Veja o momento.
Rússia

Morreu a feminista que se despiu frente a Putin

249
Oksana Shachko foi dos rostos do grupo Femen, conhecido pelos protestos em topless junto a vários dirigentes internacionais contra atitudes que considerava machistas. Foi encontrada morta em Paris.
Pequim

Viúva de Nobel da Paz deixa Pequim

A poetisa Liu Xia, viúva do dissidente chinês e Nobel da Paz Liu Xiaobo, deixou hoje o país com destino à Europa, depois de oito anos em prisão domiciliária em Pequim.
Ativismo

Sangue na Guelra. Ativismo Gastronómico em debate

O super-chef brasileiro Alex Atala é "cabeça-de-cartaz" deste evento que reúne produtores, cozinheiros e jornalistas. Sustentabilidade e consumo responsável vão ser alguns dos temas abordados.
África do sul

Milhares de pessoas homenageiam Winnie Mandela

Vários milhares de pessoas concentraram-se esta quarta-feira junto ao estádio de Orlando, no Soweto para as cerimónias fúnebres da ativista anti-'apartheid' Winnie Madikizela-Mandela.
África do sul

Morreu Winnie Mandela, a polémica "mãe da Nação"

199
Morreu Winnie Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela e ativista anti-apartheid. Esteve presa várias vezes e foi condenada por rapto. Foi acusada de homicídio e fraude. Tinha 81 anos.
Guiné-Bissau

Mulheres marginalizadas na tomada de decisões

Um estudo divulgado esta quarta-feira mostra que as mulheres na Guiné-Bissau estão afastadas da tomada de decisões sobre o rumo do país. Por exemplo, a mulher não tem lugar na política ou na defesa.
Rússia

Opositor russo Navalny foi libertado

O opositor russo Alexei Navalny, que foi detido esta quinta-feira, já foi libertado, mas pode ser ainda condenado a até 30 dias de prisão.
Direitos Humanos

Organização pede libertação de ativista tibetano

A Human Rights In China apelou à libertação do tibetano Tashi Wangchuk. O ativista está em risco de ser condenado a 15 anos de prisão por "incitar ao separatismo".
Ativismo

Ativista em topless tenta tirar estátua de Jesus

340
Uma ativista do grupo feminista Femen tentou tirar a estátua do menino Jesus no presépio do Vaticano na Praça de São Pedro antes da mensagem de Natal do Papa Francisco, mas acabou detida.
Sida

Realizador francês quer mais luta contra a SIDA

O realizador de "120 batimentos por minuto" retrata, no filme, a geração que, nos anos 90, lutava contra a SIDA. Robin Campillo diz que agora o ativismo é diferente.
Direitos Humanos

Ativistas pedem maior proteção

A Amnistia Internacional alerta para o facto de os Estados não estarem a proteger devidamente aqueles que lutam pelos direitos humanos. Em 2016, pelo menos 281 ativistas foram mortos.
Ciência

“Não ter filhos pode ser o maior ato de ativismo"

830
Les U. Knight foi o impulsionador do movimento de extinção voluntária humana na década de 90. Participou na conferência “Fórum do Futuro”, no Porto, e falou com o Observador.
Ativismo

ONG's pedem libertação de ativista Esono Ebalé

Cerca de 20 ONG internacionais publicaram uma carta conjunta para o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, a pedir a "imediata e incondicional libertação" do ativista Esono Ebalé.
Angola

Luaty Beirão vê "mais liberdade" em Angola

O ativista Luaty Beirão admitiu que se vê "mais liberdade" em Angola nestes dias, após José Eduardo dos Santos deixar o poder, mas que é preciso deixar a "poeira assentar".
Ativismo

Liu Xiaobo em falência respiratória

O ativista chinês Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, sofre de falência respiratória e os médicos pediram para entubá-lo, mas a família rejeitou.
Guiné-Bissau

Sana Canté rejeitou "encontro clandestino"

O ativista guineense Sana Canté, revelou que o Presidente guineense convocou o movimento para "um encontro clandestino" na sequência das manifestações em Bissau, mas a sua proposta foi rejeitada.
Ativismo

Ativista de Cabinda condenado a 5 anos de prisão

O Tribunal de Grande Instância de Paris decretou esta terça-feira uma pena de prisão efetiva de cinco anos para Rodrigues Mingas, no caso do atentado à seleção do Togo em Cabinda, em 2010.
Ambiente

Está aberta a guerra às palhinhas de plástico

286
Movimento começou numa esplanada na Califórnia e estendeu-se ao resto dos EUA (onde se gastam 500 milhões por dia) e do mundo. O objectivo é salvar o ambiente -- uma palhinha de cada vez.
Direitos LGBTI

Homens de mãos dadas contra a homofobia

785
Começou de forma espontânea e em solidariedade para com o casal atacado domingo em Arnhem, na Holanda. Entretanto o hashtag #allemannenhandinhand espalhou-se por todo o mundo: homo e heterossexual.
EMEL

Moradores de Carnide arrancam parquímetros

9.098
As máquinas foram ligadas na sexta-feira e, esta quarta à noite, cerca de 200 carnidenses juntaram-se e trataram de as remover. Garantem que não houve vandalismo. E que vão devolver tudo à EMEL.
Pessoas

O teste que lhe diz se é 'multitasking'

270
Apenas uma pequena percentagem de pessoas consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, e fazê-las bem. Agora existe um teste que prova se as pessoas são, ou não, multitasking - quer saber se também é?
Angola

Ativista angolano Nito Alves libertado

O ativista angolano "Nito Alves", do grupo de 17 jovens condenados por atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, está desde o início da tarde em liberdade provisória.
Angola

Angola: libertação de ativistas a ser analisada

Familiares de ativistas angolanos foram informados pelo presidente do Tribunal Supremo que o pedido de 'habeas corpus' está em análise no Tribunal Constitucional.
Ativismo

Angola: familiares de ativistas questionam Supremo

Familiares de 17 jovens ativistas angolanos deslocam-se quinta-feira ao Tribunal Supremo, em Luanda, para questionar o estado do recurso interposto pela defesa.
Ativismo

Ativista invade Campo Pequeno durante de tourada

554
"Oh, Palhaço! Vai para a tua terra!", diziam alguns elementos do público enquanto o ativista holandês era retirado da arena.
Angola

Manifestação angolana não pega em Bruxelas

Uma manifestação a pedir a libertação de ativistas angolanos conseguiu juntar apenas oito pessoas em Bruxelas. Organização justifica-se com ação "muito rápida" sem tempo para mobilização.
Angola

Luaty Beirão tem malária e não quer ser tratado

O luso-angolano está com malária, mas tem-se recusado a ser tratado. Luaty, preso por “associação de malfeitores" e "rebelião", está em protesto contra as sucessivas transferências entre prisões.
Reino Unido

Deputados "preocupados" com ativistas angolanos

A condenação à prisão de 17 ativistas angolanos têm suscitado reações por todo o mundo. Desta vez foi um grupo de deputados britânicos que considerou a acusação "lamentável".
Angola

Manifestantes contra condenação de activistas

Mais de 60 pessoas exigiram, perante o Consulado Geral de Angola no Porto, "liberdade já" para os 17 ativistas condenados a penas de prisão entre os dois e os oito anos no início da semana em Luanda.
Ativismo

EUA fazem apelo a governo angolano

Estados Unidos da América consideram sentenças aos ativistas angolanas como uma ameaça à liberdade de expressão. Governo americano apelou a Angola para que proteja direito constitucional dos cidadãos
Angola

Morais Sarmento: "Complexo colonial ao contrário"

216
O social-democrata Nuno Morais Sarmento considera que a condenação moral em Portugal da sentença de prisão efetiva atribuída aos 17 activistas em Angola foi "desproporcionada"
Angola

JS repudia condenação de ativistas angolanos

376
A Juventude Socialista revelou hoje, em comunicado, que consideram a condenação dos ativistas angolanos "um insulto ao Estado de Direito" e repudiam a "instrumentalização da Justiça".
Angola

UNITA: julgamento de ativistas é farsa

A UNITA classificou o julgamento e a condenação de 17 jovens ativistas a prisão efetiva como "uma farsa do executivo angolano para coartar liberdades e intimidar a população".
Angola

Ativistas angolanos seguem para a cadeia

Os 17 ativistas angolanos saíram do tribunal de Luanda para a cadeia, para cumprirem penas que só terminam depois das próximas eleições em Angola e que no caso do professor universitário Domingos da Cruz passa os oito anos.
Angola

Moco: Portugal deve refletir sobre condenação

310
O antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco manifestou-se "muito triste" após saber que 17 ativistas angolanos foram condenados por atos preparatórios para uma rebelião e apelou à reflexão em Portugal sobre as relações bilaterais.
Luaty Beirão

Amnistia Internacional quer anulação do julgamento

A Amnistia Internacional pediu a anulação do julgamento dos ativistas angolanos e apelou a Portugal para que "encoraje Angola a fazer justiça". Acrescenta ainda que o julgamento é de "faz-de-conta".
Angola

"Palhaçada" vale expulsão de ativistas do tribunal

O tribunal de Luanda ordenou que 13 dos 17 ativistas que estão a ser julgados por preparem uma rebelião fossem retirados da sala de audiências por apresentarem autocaricaturas como palhaços estampadas nas 't-shirts' que envergavam.
Angola

Luaty Beirão. Tribunal avança para alegações

O tribunal de Luanda que julga os ativistas acusados de preparem uma rebelião decidiu hoje prescindir de ouvir dezenas de declarantes arrolados, dando por concluída a fase de produção de prova, agendando alegações para 14 de março.
Angola

Angola. "Governo de salvação" tinha mais 2 listas

Albano Pedro diz que o "governo de salvação", que serve de prova contra 15 ativistas angolanos, tinha outras duas listas que foram ignoradas pela acusação. Essas tinham nomes "simpáticos" ao poder.
Angola

Ativistas recorrem para o Tribunal Constitucional

A defesa dos ativistas angolanos acusados de atos preparatórios de uma rebelião vai interpor novo recurso, para o Tribunal Constitucional, contra a "ilegal e infundada" em prisão domiciliária dos réus
Angola

Ex-governadores negam envolvimento com ativistas

Dois antigos governadores da província de Luanda, dirigentes do MPLA, recusaram qualquer relação com os ativistas acusados da preparação de uma rebelião, garantindo que nunca foram contactados para integrar um alegado governo de salvação nacional.
Angola

Ativistas angolanos ficam em prisão domiciliária

Os ativistas angolanos acusados de atos preparatórios para uma rebelião vão continuar em prisão domiciliária por decisão do Tribunal de Luanda.
Angola

EUA pedem a Luanda respeito pela democracia

192
O subsecretário adjunto para os Assuntos Africanos do Departamento de Estado norte-americano urgiu o governo angolano a respeitar os princípios democráticos e da desobediência civil desenvolvidos no quadro da Constituição.
Angola

Embaixador compara ativistas a terroristas

929
O embaixador itinerante de Angola Luvualu de Carvalho comparou hoje os 15 ativistas, presos quando estavam reunidos em Luanda, a três norte-americanos que discutiam na Internet o uso de armas de destruição em massa nos Estados Unidos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)