O governo do México disse esta quinta-feira que aprovou destinar 210 milhões de euros para a primeira etapa de reconstrução das zonas devastadas pelos três sismos que atingiram este mês o centro e sul do país.

O secretário das Finanças, José Antonio Meade, disse à cadeia Televisa que foram aprovados já 4.500 milhões de pesos (210 milhões de euros), para iniciar os esforços de reconstrução.

Segundo as primeiras estimativas do governo, a reconstrução de casas, escolas e edifícios históricos danificados terá um custo superior a 38 mil milhões de pesos (1.700 milhões de euros).

Meade disse que ainda não se sabe que parte daquele montante será coberto pelos seguros, adiantando que provavelmente dentro de 15 dias se poderá ter uma “ideia muito mais clara”.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Agrário, Territorial e Urbano, Rosario Robles, mais de 250 mil mexicanos perderam as suas casas.

Os três tremores de terra registados a 7, 19 e 23 de setembro no México provocaram 445 mortos, o número mais alto de vítimas mortais desde o sismo de 1985 na Cidade do México, que se calcula que tenha causado cerca de 20 mil mortos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR