A seis meses do início do Festival Eurovisão da Canção, a RTP, a quem cabe a organização do maior concurso musical europeu em 2018, achou que estava na altura de revelar um pouco do que se irá passar a partir de 8 de maio, na cidade de Lisboa. Esta terça-feira, durante uma sessão de apresentação no Oceanário de Lisboa, foram revelados o logótipo e slogan, criados por uma equipa de criativos do próprio canal de televisão que foram procurar inspiração na diversidade na vida dos mares e na história da capital lisboeta.

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, a quem coube as honras da casa, explicou que “a narrativa” visual, criada para divulgar a edição de 2018 da Eurovisão além fronteiras, pretende mostrar Portugal como um “país aberto, inclusivo, tolerante” e multicultural, valores que partilha com o concurso musical. Essa abertura e diversidade foi transporta para o slogan escolhido para a edição do próximo ano — “All Aboard!” — que é, não só uma referência direta ao mar, a principal inspiração dos criativos da RTP, mas também um convite dirigidos a todos, sem exceção, como explica o vídeo de apresentação:

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“Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje em dia, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que dá as boas vindas a que todos entrem a bordo“, afirmou Gonçalo Madaíl, diretor criativo da RTP, em comunicado. Por essa razão, Nicolau Tudela, diretor de arte da estação de televisão e responsável pela criação do logótipo, decidiu que não se podia limitar a uma única imagem gráfica e que o produto final tinha de usar uma paleta visual onde coubessem todas as cores.

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Ao todo, Tudela desenhou 13 imagens gráficas. Uma concha azul em espiral, sobre um fundo amarelo que representa o sol de Lisboa, será a principal. Para as desenhar, o diretor de arte da RTP procurou inspiração no fundo dos mares e, sobretudo, no plâncton, pequenos organismos vegetais e animais que habitam os oceanos. Durante a apresentação desta terça-feira, Tudela explicou que o plânton serviu de inspiração “não só pela diversidade”, mas também pela sua “beleza e estrutura”.

O festival “mais económico” e “mais criativo” dos últimos dez anos

Gonçalo Reis, que começou por dizer que a Eurovisão é “uma espécie de Web Summit da música”, uma vez que se trata de “um grande evento internacional, que muitos países gostavam de organizar e que traz centenas de pessoas” ao país anfitrião, voltou a garantir que o festival será realizado sem os gastos excessivos que marcaram edições anteriores. De acordo com o presidente da RTP, a edição de 2018 será “sofisticada, mas com um registo de simplicidade elegância”. “De certa maneira, estamos a tentar fazer o que Salvador Sobral fez no ano passado”, referiu, explicando que a escolha por esta abordagem mais simples não se deve apenas a “uma questão de custos”, mas também porque a equipa da RTP acreditou que era a melhor. “Achamos que um registo destes terá muito impacto.”

Garantindo que o festival será “um grande evento”, Gonçalo Reis voltou a afirmar que esta será a “Eurovisão mais económica dos últimos dez anos”, mas também “a mais criativa”, permitindo mostrar “uma Lisboa contemporânea e moderna”. Jon Ola Sand, supervisor executivo da competição, que esteve presente na apresentação desta terça-feira, também se mostrou confiante quanto à qualidade da edição de 2018. “Tenho confiança de que será um grande evento”, afirmou, elogiando o trabalho que a equipa de criativos da RTP tem vindo a fazer desde o dia da vitória de Salvador Sobral.

De acordo com as estimativas, feitas com base nos números de anos anteriores, esperam-se que mais de 30 mil pessoas viagem até Lisboa por causa da Eurovisão. Só jornalistas são esperados, pelo menos, 1.500. Gonçalo Madaíl está otimista — o diretor criativo da RTP acredita que as estimativas são conservadoras e que a grande popularidade da capital portuguesa levará a que um número de visitantes seja ainda maior. Para os receber, a organização irá criar vários espaços de lazer e convívio em locais emblemáticos da cidade, sempre junto ao rio.

Dançar pela noite dentro com a Eurovisão

O Festival Eurovisão da Canção irá realizar-se nos dias 8, 10 e 12 de maio, no Parque das Nações. Nas duas primeiras datas irão decorrer as semifinais, enquanto a última será dedicada à grande final. Para aqueles que não conseguirem bilhetes para assistir às três principais datas, haverá ainda seis sessões abertas ao público: três juri shows, atuações para apreciação do júri que acontecem sempre na noite anterior ao espetáculo, e três family shows, que acontecem na tarde do evento a pensar nas famílias. Para que os fãs não percam pitada, vai ser montado no Terreiro do Paço a Eurovision Village, um espaço de lazer com écrãs gigantes onde serão transmitidas as duas semifinais e a final de 12 de maio.

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Este espaço, de acesso gratuito, abre as portas ao público no dia 4 de maio e manter-se-á em funcionamento até dia 13. Além de animação de rua, haverá ainda dois palcos que irão garantir que não faltará música para todos os gostos durante a Eurovisão. A programação é da responsabilidade da RTP em parceria com a EGEAC.

Além da Eurovision Village, haverá ainda um Euroclube, de acesso mais restrito. Será uma espécie de discoteca à beira-rio por onde passarão bandas, DJs e as comitivas dos 42 países a concurso. Ao contrário da Village, no Euroclube só poderão entrar fãs e jornalistas acreditados. Haverá ainda uma festa de abertura, que acontecerá num lugar emblemático da cidade, assim como outras iniciativas que serão divulgadas atempadamente.