O Museu do Prado, em Madrid, um dos mais importantes do mundo, acabou de disponibilizar o acesso a 12 mil dos seus arquivos históricos a partir do seu site oficial. Alguns desses arquivos remontam a 1814. É o primeiro museu espanhol a ter esta iniciativa, facilitada pela parceria com a operadora Telefónica, e que permite assim ao público consultar o arquivo livremente, de acordo com o jornal El Español.

No site, há um motor de busca que permite pesquisar arquivos, que vão desde fotografias, cartas e documentos. Com esta iniciativa, é possível viajar até ao passado e conhecer a história do museu bem como as exposições, eventos e publicações da imprensa que fizeram do museu notícia.

Este arquivo é a memória do Museu, a informação que dá os padrões da evolução da sua história”, explica María Luisa Cuenca, responsável pela área da Biblioteca, Documentação e Arquivo do Museu, juntamente com Javier Pantoja, da área de Desenvolvimento Digital.

O acesso ao património documental digitalizado surge, assim, no âmbito das recentes comemorações do 198º aniversário do Museu do Prado. Pode ver na nossa fotogaleria 20 fotografias de exposições no mais importante museu de Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR