António Costa foi considerado pelo Politico uma das personalidades que “está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa”. Na lista de figuras influentes para 2018 da publicação, composta por 28 nomes (maioritariamente homens), o primeiro-ministro português surge em nono lugar, logo a seguir a à jornalista e dissidente russa Galina Timchenko, diretora do jornal online Meduza.

Considerado “uma coisa rara na Europa de hoje”, António Costa é descrito como “um socialista bem-sucedido” que conseguiu agradar a gregos e troianos. “Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de ‘mudar a página da austeridade’. Ele teve a capacidade extraordinária de conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro”, escreve a publicação.

Apesar de chamar a atenção para uma descida na popularidade do primeiro-ministro devido à forma como o Governo lidou com os fogos de junho e outubro, o Politico refere que “os apoiantes de Costa esperam que a rápida recuperação económica de Portugal vá restaurar rapidamente a posição do primeiro-ministro“. “No ano que vem, Costa terá de continuar a equilibrar a economia, a enfrentar um novo líder da oposição e a usar as suas habilidades políticas para gerir o relacionamento complicado com os dois partidos da extrema esquerda que apoiam o seu governo minoritário.” O objetivo passará por “assegurar uma maioria absoluta nas próximas eleições parlamentares, em 2019”.

A lista de figuras influentes para 2018 do Politico é composta por 18 homens e dez mulheres, de várias nacionalidades e na sua maioria com mais de 40 anos. Os 28 nomes incluem o líder do Partido Liberal Democrático alemão, Christian Lindner, o ministro do Ambiente britânico, Michael Gove, e a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR