O eurodeputado comunista João Ferreira lastimou este domingo que o programa socialista para um futuro Governo faça “silêncio de chumbo” sobre a reposição de rendimentos aos trabalhadores, reformados e pensionistas, num almoço-comício no salão dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

“O ponto 27 do programa apresentado pelo PS diz ‘não aumentar a carga fiscal’. O ponto 28 diz ‘não retirar mais rendimentos aos trabalhadores e aos pensionistas’. A questão verdadeiramente decisiva com que os portugueses estão confrontados é se vão ver recuperados os níveis de rendimentos anteriores”, salientou o cabeça de lista da CDU às europeias de 25 de maio.

Questionado sobre se a apresentação por parte do secretário-geral socialista de 80 objetivos políticos – o “Contrato de Confiança” -, designadamente o fim da contribuição de sustentabilidade dos pensionistas ou a baixa progressiva da sobretaxa do IRS, podia vir a ser um “início de conversa” entre ambos os partidos, João Ferreira respondeu que “não é possível pelo conjunto de compromissos que ali são assumidos”, referindo-se ao “amarrar do país ao Tratado Orçamental” e a recusa da renegociação da dívida.

“Estamos perante um partido que assina um tratado cuja justificação é que, mesmo que mudem os Governos, as políticas não mudam, nomeadamente o compromisso de repor os rendimentos de reformados, pensionistas e trabalhadores, também os direitos – o direito à saúde, que foi profundamente atacado, o direito à educação, à segurança social. Em torno disto, há, de facto, um ‘silêncio de chumbo’ em todos aqueles pontos”, continuou o também vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Após a refeição, com a presença de quase 100 militantes ou apoiantes da força que congrega PCP, “Verdes” e Intervenção Democrática, João Ferreira declarou que “não adianta sacar da cartola um coelho”, dirigindo-se ao maior partido da oposição, o PS, e à sua “promessa que se refere a um aspeto muito parcial do ataque que foi feito, nos últimos anos, aos reformados e aos pensionistas”, ou seja, o fim da contribuição de sustentabilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR