O novo treinador do Sporting de Braga é o homem que deixou a Académica um lugar à frente dos minhotos no campeonato. Aos 39 anos, Sérgio Conceição é apresentado esta segunda-feira (às 18h30) como técnico principal da equipa bracarense. O português vai pegar no volante de um clube que, pela primeira desde 2003/04, não vai participar nas competições europeias.

Após cerca de 13 meses a treinar a Académica – substituiu Pedro Emanuel no cargo em abril de 2013 – Sérgio Conceição vai assumir o comando da equipa à qual ganhou uma corrida no campeonato.

Apesar de terminarem com os mesmos pontos, os estudantes ficaram no 8.º posto da liga devido à vantagem no confronto direto com o Braga (9.º) – venceram no Minho (0-1) e empataram em Coimbra (1-1). Isto apesar de fecharem a época com menos vitórias (nove contra dez) e menos golos marcados (25 contra 39).

Antes de treinar os estudantes, Sérgio Conceição passou época e meia a treinar o Olhanense, entre janeiro de 2012 e o mesmo mês de 2013. Em 2011/12, o antigo internacional português foi treinador-adjunto no Standard de Liège, na Bélgica, clube onde esteve três temporadas como jogador (de 2004 a 2007).

Nas três épocas que, no total, já contou a treinar na primeira liga, Conceição tem um saldo de 20 vitórias, 19 empates e 22 derrotas em 61 partidas realizadas.

A 14 de maio, recorde-se, o Braga anunciou a saída de Jorge Paixão do clube. O treinador, de 48 anos, chegara ao clube em fevereiro para substituir Jesualdo Ferreira e, em dez jogos na liga, conseguiu apenas duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas.