Pelo segundo ano consecutivo, a Avenida Guerra Junqueiro e a Praça de Londres vão receber a Open Night, marcada para quinta-feira, 5 de junho. Mas há novidades: a iniciativa estende-se, em 2014, à Av. de Roma, Av. João XXI, Av. Paris e vias envolventes. Ao todo, são três juntas de freguesias envolvidas no projeto – Alvalade, Areeiro, e Arroios.

A ideia pertence ao movimento de comerciantes das zonas em questão, do qual Carlos Moura Carvalho, da Mercearia Criativa, é o porta-voz. “No ano passado tivemos 80 lojas e este ano são mais de 200. No fundo, chamamos o evento de Open Night porque o comércio vai estar aberto até às 00h00”, conta ao Observador.

As atividades prometidas incluem a passagem de modelos em fato de banho, vendas de garagem, música ao vivo, descontos e o lançamento de novos produtos. Os restaurantes, por sua vez, vão apresentar “receitas especiais”, garante o porta-voz. Se estiver com desejos de sardinhas, caracóis ou ostras, este é um local de passagem obrigatória. Não estranhe, contudo, se vir um drone suspenso ou a “navegar” pelo ar. Os membros do movimento querem registar a ocasião num vídeo que promete provocar saudosismo antecipado.

A noite de festa está incluída nas festas de Lisboa, mas foge propositadamente à tradição que invade bairros como a Mouraria ou Alfama. “Quisemos fazer uma coisa diferente e relançar o comércio nesta zona da cidade”. Ainda assim, Carlos Moura Carvalho assegura que as vendas estão melhores do que no passado. Se em 2013 havia lojas a fechar, este ano há outras que reabrem. “Mas não queremos que isto seja uma coisa fugaz”, explica. É um objetivo a longo prazo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na agenda do movimento, estão planeados três a quatro eventos por ano. O próximo promete música clássica e acontece no dia 12 de julho. A orquestra da Gulbenkian vai tocar ao vivo na Alameda, junto à Fonte Luminosa. O concerto será por volta das 19h00 e a entrada é gratuita.