O economista António Borges, a título póstumo, o socialista António Vitorino e o presidente do Banco Lloyds, António Horta Osório, estão entre as mais de três dezenas de personalidades que serão condecoradas pelo Presidente da República durante a sessão solene comemorativa do 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizará na Guarda.

António Borges, que faleceu há quase um ano, será condecorado a título póstumo com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. A mesma distinção será atribuída ao antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, e ao antigo presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa.

O ensaísta Eduardo Lourenço será condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, enquanto o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, o antigo presidente do Instituto Português do Património Cultural, António Lamas, a jornalista Maria João Avillez e o músico e compositor Rodrigo Leão serão agraciados como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

O ilusionista Luís de Matos e a cantora lírica Maria Cristina de Castro, a título póstumo, serão distinguidos como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo comissário europeu socialista António Vitorino será condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, tal como o presidente do Tribunal de Contas Europeu, Vítor Caldeira. O vice-almirante José Oliveira Viegas e o tenente-general António Maia de Mascarenhas serão agraciados com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, enquanto o major-general Sílvio José Pimenta Sampaio será distinguido como Grande-Oficial da mesma Ordem.

O escritor Mário Carvalho será condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada. O investigador da Universidade do Minho, Rui L. Reis, e o investigador da Fundação Champalimaud, Rui M. Costa, serão agraciados como comendadores da Ordem de Sant’Iago da Espada, enquanto o escultor Rui Chafes será distinguido como Oficial da mesma Ordem.

O antigo reitor da Universidade de Évora Jorge Araújo será condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, enquanto o presidente do Banco Lloyds, Miguel Horta Osório, será agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.

O presidente do Grupo Oi e da PT, Zeinal Bava, será igualmente distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial, enquanto António Melo Pires, diretor-geral da AutoEuropa será agraciado como Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial.

O antigo presidente da câmara de Santa Maria da Feira Alfredo Henriques, o ex-presidente da câmara de Bragança António Nunes, o antigo presidente da câmara de Guimarães António Magalhães, a ex-presidente da câmara de Vila Franca de Xira Maria da Luz Rosinha, a presidente da autarquia de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o antigo presidente da câmara de Loulé Seruca Emídio serão distinguidos como comendadores da Ordem do Mérito.

O empresário vitivinícola Mário Sérgio será condecorado como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Agrícola, o presidente da Intraplas, Alberto Machado Ferreira será distinguido como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial e presidente do conselho geral da COTEC Isabel Furtado será agraciada como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito.

O presidente da Frulact, João Miranda, será condecorado como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, José Marques da Amorim, presidente do conselho de administração da Cerealis, será distinguido como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, Manuel Barbeiro Costa, administrador do grupo Respol, será agraciado como comendador da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial.

Manuel Madeira Grilo, da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda, será condecorado como Oficial da Ordem do Mérito, enquanto o presidente do conselho de administração da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes, será distinguido como Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.

A Escola Regional Outeiro de S. Miguel será agraciada como membro honorário da Ordem do Mérito.