Enquanto o rei de Espanha Juan Carlos abdica do trono, a rainha Sofia abdica das jóias. A atual rainha espanhola, nascida princesa da Grécia, entregará as jóias a Letizia, casada com o princípe Felipe. Um ato nobre, ou nem tanto, porque as jóias que anteriormente pertenceram a Vitória Eugénia de Battenberg têm obrigatoriamente de se manter com a rainha.
Uma das peças mais estimadas de Vitória Eugénia, nascida princesa na Escócia, era a Tiara Flor de Lys. Usou-a no casamento com rei Afonso XIII de Espanha e em tantas outras ocasiões mais ou menos formais, mostra o blogue Tesouras e Tiaras.
Enquanto foi dona da tiara, Vitória Eugénia apenas a emprestou à condessa de Barcelona, mãe do rei Juan Carlos. Em testamento deixou escrito que esta e outras jóias que possuía deveriam estar sempre na possa da rainha de Espanha. Sofia, que a usou várias vezes durante o seu reinado de 40 anos, nunca a emprestou a nenhuma das filhas, nem à princesa das Astúrias, que agora a herda por direito.
A rainha Sofia usou a Tiara Flor de Lis na última aparição pública como rainha consorte. Mas Lurdes Rebocho, autora do texto no blogue Tesouras e Tiaras, não imagina Letizia a usar a magnífica jóia.
Na página da Hola apresentam-se outras jóias desta coleção como uma diadema desenhado por Cartier ou um colar de pérolas russo. Algumas das jóias da rainha de Espanha já foram inclusivamente usadas pela futura rainha Letizia.