Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Extrema Direita

Comentário

Autárquicas. Frente de direita? “Dependerá”

André Abrantes Amaral, membro da comissão executiva da IL, reflete sobre a Nova Frente Popular em França e a inspiração que pode ter para a esquerda em Portugal. E a direita, que rumo pode seguir?
Comentário

França. "Resultados que desafiam teorias"

Mafalda Pratas Fernandes realça a descoberta do teto eleitoral, "derrotável", da UN. Ainda assim, a colunista reflete: "Se o embate for com a esquerda radical o resultado é imprevisível".
Noticiário

21h. VOX rompe acordos com Partido Popular 

Castela e Leão, Comunidade Valenciana, Múrcia, Aragão e Extremadura são os governos regionais que vão ser afetados pela decisão do VOX. Ainda, Ventura contra dissolução da AR em caso de chumbo do OE.
França

Críticos de Bardella pedem "exame de consciência"

Diretor-geral da União Nacional demitiu-se mas partido garante que teria saído mesmo em caso de vitória. Críticos da liderança de Bardella pedem "exame de consciência" após mau resultado nas eleições.
Parlamento Europeu

Patriotas pela Europa é a terceira força europeia

As projeções iniciais apontavam que os liberais do Renovar a Europa seriam a terceira força política, mas "caíram" para quinta com 76 eurodeputados. O Patriotas pela Europa conseguiu 84 eurodeputados.
Cultura

Entidades pedem medidas contra a extrema-direita

Os signatários acusam os elementos de extrema-direita de tentar criar "um clima de medo e insegurança" através de "calúnias e berros" e exigem medidas urgentes para garantir a "liberdade e segurança".
Explicador

A esquerda ganhou as eleições em França. E agora?

Hermano Sanches Ruivo destaca o alívio dos franceses após a derrota da extrema-direita. Paulo Dentinho fala dos desafios de Macron e das posições díspares entre o França Insubmissa e os socialistas.
A História do Dia

Quem é Jordan Bardella, o derrotado?

É o grande protagonista das legislativas francesas. Um perfil do jovem líder da União Nacional de Le Pen. Um retrato tirado pela editora de Internacional do Observador, Cátia Bruno.
Emissão Especial

Eleições França. Mélenchon não tem tudo na mão?

O secretário geral da SEDES Europa, Vítor Gabriel Oliveira, diz que não se previa que a extrema-direita perdesse com "este estrondo" e que a vitória é da Frente Popular e não da La France Insoumise.
Emissão Especial

Eleições França. Trocaram um populismo por outro?

Jorge Fernandes mostra-se surpreendido com as projeções, depois das sondagens apontarem a Le Pen. José Filipe Pinto lembra: trocar extrema-direita por extrema-esquerda é trocar um populismo por outro.
França

Integração faz portugueses votar extrema-direita

O investigador italiano Ettore Recchi defende que o voto de muitos emigrantes portugueses na extrema-direita nas legislativas francesas resulta do "nível de assimilação" da comunidade.
Extrema Direita

"Futuro da Europa está hoje muito mais ameaçado"

Investigador do ISCTE especialista em migrações, mobilidade e etnicidade não tem dúvidas que "crescimento da extrema-direita só vai aumentar as fragilidades" da União Europeia.
Noticiário

13h. Starmer diz que Reino Unido votou por mudança

O líder do Partido Trabalhista promete que o governo vai regressar ao serviço público. Também neste jornal, o defesa turco Demiral foi suspenso por dois jogos por gesto ligado à extrema-direita.
França

Porque é que os extremos afinal não são iguais?

Não são os “extremos” que inquietam os centristas, mas a possibilidade de serem desalojados: por isso, só discriminam o “extremo” que pode ganhar eleições.
Países Baixos

Wilders alcançou acordo para formar governo

Ao partido PVV vão se juntar quatro liberais do VVD, quatro democratas-cristãos e dois membros do partido dos agricultores. A coligação coloca um fim aos 14 anos de legislaturas de Mark Rutte.
Noticiário

8h. França.Partidos unem-se contra extrema direita

Os partidos franceses estão a tentar encontrar uma alternativa estável e fazer frente à possível vitória da União Nacional. Ainda neste jornal, a Hungria assume presidência rotativa no Conselho da UE.
Noticiário

16h. Chega admite adesão ao grupo europeu de Órban

André Ventura fala numa oportunidade única de conseguir criar consensos entre a direita europeia. Ainda, governo vai decretar um dia de luto nacional pela morte de Manuel Cargaleiro.
Euro 2024

Philipp Lourenço, o jovem português do SPD

Philipp Lourenço é dirigente de uma concelhia do SPD, o PS alemão. Pede diálogo em Portugal e não tem dúvidas: melhor que Costa ninguém. Mas também diz que o Chega teria sucesso na Alemanha.
Alemanha

Movimento alemão pede proibição do AfD

A campanha que pede a proibição do AfD vai estar presente este fim de semana para vários protestos em Essen, cidade que recebe, sábado e domingo, o congresso nacional do partido.
Alemanha

AfD vai enfrentar resistência durante congresso

O partido vai ocupar o recinto Grugahalle durante dois dias para um congresso que arranca às 10 da manhã deste sábado, embora os protestos se esperem a partir de sexta-feira.
França

Pécresse: acordo com Bardella "foi uma traição"

Ex-candidata diz que qualquer coligação com Frente Nacional irá "tornar republicanos invisíveis". Perante a crise política, Pécresse defende que direita tradicional tem as "boas soluções para o país".
França

Governo francês dissolve grupos de extrema direita

"O ódio dos extremos deve ser combatido pela República", assim justificou o governo a dissolução destes 5 grupos, entre os quais está o Groupe Union Défense, alegadamente próximo à União Nacional.
Semáforo Político

António Costa ainda mais favorito... mas cautela

António Costa perto da liderança do Conselho Europeu, mas é um erro assumir que a escolha já está feita. É preciso prudência quando se fala de política europeia, e a extrema-direita já está inquieta.
Sociedade

BE questiona Governo sobre grupo "Habeas Corpus"

A autora de livros infantis Mariana Jones foi abordada publicamente por grupos de extrema-direita já por duas vezes. O Bloco questionou o MAI sobre medidas preventivas para fazer frente a estas ações.
Extrema Direita

'Habeas Corpus' interrompe apresentação de livro

A apresentação do livro "O avô Rui, o senhor do Café", de Mariana Jones, foi interrompida na Fnac do NorteShopping, no Porto, por membros da associação de extrema-direita "Habeas Corpus".
França

Tiago Rodrigues pede "barreira" à extrema-direita

Tiago Rodrigues, diretor do Festival de Avignon, apela a uma "barreira contra a extrema-direita" nas legislativas em França, quando sondagens admitem maioria absoluta para a União Nacional.
Partidos e Movimentos

Extrema-direita à Arjen Robben

Depois de reconhecidos como extremistas por parte do eleitorado, estes partidos partem novamente para o sítio onde nasceram, os partidos de centro.
França

Bardella critica "lições de moral"de Mbappé

Embora tenha "muito respeito" por Mbappé e Thuram, Bardella — candidato do RN — considera que, ao serem multimilionários, "não podem dar lições de moral" a pessoas que "não conseguem pagar as contas".
Noticiário

19h. CE. Durão Barroso aposta em António Costa

O antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, diz que António Costa é quem gera mais consenso dentro e fora da família socialista. Ainda, manifestações contra extrema-direita em Bruxelas.
Noticiário

21h. Pedro Sánchez reforça apoio à Ucrânia 

Pedro Sánchez aponta Ucrânia como vítima de um agressor chamado Vladimir Putin. Ainda, continuam as manifestações contra a extrema-direita em França.
Emissão Especial

Macron pode ser eliminado na primeira volta?

Com a França dividida e com coligações à esquerda e à direita, Macron tem pela frente um caminho sinuoso - o que dificulta a eleição do atual presidente francês. A análise de Vítor Gabriel Oliveira.
França

França. Extrema-direita une-se a conservadores

"Haverá um acordo entre a União Nacional e os Republicanos" com o apoio a "várias dezenas de deputados" nas eleições legislativas, anunciou o deputado de extrema-direita Jordan Bardella.
Áustria

Governo austríaco quer eleições no fim de setembro

O anúncio de Nehammer surge na sequência da vitória nas eleições europeias, no domingo, do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), de extrema-direita, e considerado favorito para as legislativas.
Noticiário

8h. França. Bardella diz-se pronto a governar

Jordan Bardella, presidente do partido, afirma que está pronto para assumir o poder. No mesmo jornal, Presidente da República salienta que Portugal tem dado passos em defesa da Palestina.
Eleições Europeias

França. Jovens em protesto contra extrema-direita

Resultado do partido União Nacional deu mote aos protestos. Milhares de jovens quiseram dar "um grande não à extrema-direita". É preciso "uma revolta popular unida", defendem.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

O terramoto da extrema-direita sacudiu a Europa?

A subida da extrema-direita foi muito expressiva nos maiores Estados. Em França, Marine Le Pen ganhou a eleição por larga margem, e na Alemanha a AfD ficou em segundo lugar, à frente dos socialistas.
CDU

CDU grita vitória com a eleição de João Oliveira

Nunca a percentagem de votos na CDU tinha sido tão baixa, e nunca os comunistas se tinham ficado pela eleição de apenas um mandato, mas cenário apresentado pelas sondagens permitiu relativizar.
Emissão Especial

Derrota da Esquerda? País e UE "viraram à direita"

Joana Mortágua "satisfeita" com eleição de Catarina Martins. BE perde força em Bruxelas. Mas será uma derrota? "Inegável que os ventos não estão a soprar para a esquerda", em Portugal e na Europa.
Alemanha

Milhares em manifestação contra extrema-direita

Brandindo letras amarelas e as estrelas da bandeira da UE, os manifestantes formaram o 'slogan' "Vai votar" sobre a multidão. Aos pés da Coluna da Vitória reuniram-se cerca de 30 mil manifestantes.
Guerra na Ucrânia

Macron: França envia caças Mirage 2000-5 à Ucrânia

Numa entrevista para debater política externa, Macron anuncia treino de soldados ucranianos e envio de caças Mirage. Atira para mais tarde reconhecimento da Palestina e atira contra extrema-direita.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada