438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Extrema Direita

Fact Check

Dínamo de Kiev. Voluntários na guerra da Ucrânia?

Imagem mostra jogadores do Dínamo de Kiev fardados e armados para lutar na Ucrânia. Não é verdade, trata-se de um grupo nacionalista de extrema-direita ucraniano.
Alemanha

Mais de 300 extremistas na segurança alemã

Além de partidos e movimentos extremista, vários elementos estariam ainda ligados a organizações de artes marciais e hooligans classificadas como "subculturas de extrema-direita". 
Extrema Esquerda

Marxismo ao contrário

Muitos dirão que, desde a Revolução dos Cravos, o nosso país não recuperou da sua crónica alergia à direita. Já eu prefiro dizer que aceitou uma patologia autoimune: a chamada esquerdopatia.
Suécia

Feridos em protestos contra extrema-direita sueca

Atos de violência durante a noite de sábado em Malmo, na sequência de protestos contra grupo de extrema-direita anti-imigração e anti-islâmico. Este domingo três pessoas ficaram feridas em Norrköping
E o vencedor é...

Arrogância de Macron colocou em perigo a Europa

Foi crescendo a extrema-direita enquanto Macron "ficou sentado em boas sondagens e preocupado em ser o herói da guerra". Cavaco Silva toca em pontos importantes sobre aquilo que Portugal foi perdendo
Comentário

Votos de Mélenchon podem ir para Le Pen

Resultados das eleições presidenciais francesas dão sinais de "um país que continua dividido". Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, destaca ainda o crescimento da extrema-esquerda.
Extrema Direita

Alemanha. Células neonazis alvo de buscas 

Três dos suspeitos serão figuras de peso no grupo Knockout 51, que "atrai homens novos de ideologias nacionalistas, doutrina-os com propagada de extrema-direita e treina-os para lutas de rua".
Resposta Pronta

Eleições em França. "Macron com passeio triunfal"

Henrique Burnay especialista em Assuntos Europeus prevê uma reeleição "triunfal" para Emmanuel Macron. Guerra na Ucrânia permitiu ao presidente francês "recuperar o lugar para França" na Europa.
Noticiário

9h. Ucrânia volta a tentar retirar população

Kiev e Moscovo terão chegado a acordo para abrir nove corredores humanitários, um deles para retirar a população de Mariupol. Embaixada ucraniana não quer Mário Machado a combater no país.
Liberalismo

Liberal e ambidestra

Por ser liberal posso argumentar convictamente a favor da eutanásia ou da liberalização da cannabis, com uma visão bem diferente do Bloco de Esquerda
Noticiário

16h.MP recorre de decisão a favor de Mário Machado

O membro de grupos de extrema-direita teve autorização judicial para não se apresentar quinzenalmente em Portugal, depois de se ter oferecido para ajudar as forças militares ucranianas.
Guerra na Ucrânia

Mário Machado. MP vai recorrer da decisão

O Ministério Público vai recorrer da decisão de uma juíza que, por "razões humanitárias" (para ir combater na Ucrânia), dispensou Mário Machado de apresentações quinzenais às autoridades.
Extrema Direita

O fim da direita europutinista

Ainda que essa não seja neste momento a principal preocupação de Putin, a verdade é que a invasão da Ucrânia liquidou também esse meticuloso trabalho de anos a cultivar uma direita europutinista.
Extrema Direita

Alemanha anuncia plano contra a extrema-direita

Governo alemão considera a extrema-direita a maior ameaça para a democracia no país e as autoridades anunciaram novas medidas para combater o problema.
Extrema Direita

Vai ficar tudo bem

Como afirmou Garry Kasparov, as sanções têm um custo grande, mas são necessárias. Eu estou disposto a suportar esse custo, na parte que me toca, em prol da liberdade dos ucranianos.
Racismo

Hammerskins: arguido admite agressão a jovem negro

Alexandre Silva admitiu que um dos colegas "desferiu um corte" na vítima, mas que só se apercebeu que havia uma faca após um deles gritar "já chega" e quando o rapaz estava "estendido no chão".
Resposta Pronta

Vox à frente? "Guerra entre Casado e Ayuso"

Vox está à frente do PP nas sondagens. Diogo Noivo aponta como razão a "guerra interna" entre Casado e Ayuso mas não acredita que o "extremo venha a ultrapassar o centro".
Presidenciais em França

Jornalista infiltrou-se na campanha de Zemmour

Zemmour quer um "movimento online massivo", onde os seguidores distorcem a informação da Wikipedia. Bresson ficou "admirado" com a falta de segurança: só não vasculhou a mesa do líder por bom senso.
Noruega

Anders Breivik faz saudação nazi no tribunal

“Parem com o genocídio das nossas nações brancas”. Era esta a frase exibida por Breivik num cartaz, enquanto fazia a saudação nazi aos juízes, depois de uma audiência para a liberdade condicional.
Nazismo

Funeral de membro do Forza Nuova com bandeira nazi

À saída da igreja caixão de membro do partido de extrema-direita foi coberto com suástica, entoados gritos e feitas saudações nazis. Ministério Público de Roma investiga e igreja demarca-se.
Noticiário

3h. França. Candidato de extrema-direita agredido

Durante a campanha, também terão sido agredidos ativistas que realizavam protesto pacífico. "Dezenas de terroristas" mortos em tiroteio no Níger. Sampaio homenageado pela ONU.
Noticiário

5h. Extrema-direita prepara aliança em Bruxelas

Le Pen, Salvini e Órban concordam com uma reforma profunda da UE. Sporting vence Benfica na Luz, Jesus admite não estar habituado a perder com Sporting, Amorim felicita os jogadores.
Partido Chega

Adversário nas diretas chama fascista a Ventura

O ex-adversário de André Ventura diz ser "oposição a este caminho e a este líder" e opõe-se à ideia de que "quem não concorda com o caminho delineado, deve sair".
Mário Machado

Inquirição de Mário Machado adiada para 5.ª feira

Mário Machado já regressou ao estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária (PJ), onde vai pernoitar pela segunda noite consecutiva. Este foi detido após sido encontrada uma arma em sua casa.
Resposta Pronta

Mário Machado detido. "A pena pode superar 5 anos"

Advogado diz que os crimes de incitamento à violência ou ao ódio racial são puníveis até 5 anos, mas a moldura penal do líder de extrema-direita pode agravar-se com a agregação de outros crimes.
Noticiário

14h. Le Monde. Esquerda "brinca com fogo"

Le Monde dedica editorial à crise política em Portugal e alerta para as responsabilidades da esquerda no crescimento da extrema-direita. AR debate diploma da eutanásia, Baptista Leite critica o timing
Jair Bolsonaro

Cidade italiana dá cidadania honorária a Bolsonaro

"A decisão foi aprovada" pela câmara municipal, confirmou Alessandra Buoso, autarca da localidade italiana de 4.000 habitantes e membro de A Liga, partido da extrema-direita de Itália.
Mário Machado

Hells Angels. Mário Machado escondeu-se em armazém

Em causa está o incidente de 24 de março de 2018, em que membros dos Hells Angels, sabendo da presença do grupo "Alcatraz" no restaurante Mesa do Prior, decidiram invadir o estabelecimento.
Marine Le Pen

Le Pen apoia Polónia na crise com UE

"Evocámos em conjunto a chantagem inaceitável exercida pela Comissão Europeia sobre a Polónia e fui dar-lhe o meu apoio", adiantou Le Pen. Morawiecki declarou-se "aberto ao diálogo".
Crime

Mário Machado ouviu rumor: "algo não estava bem"

Mário Machado falava como assistente no julgamento em que 89 arguidos ligados ao grupo Hell's Angels respondem por crimes como associação criminosa, tentativa de homicídio, extorsão e roubo.
Escritores

Rosas aponta direita tradicional radicalizada 

Historiador e também fundador do BE diz que este fenómeno se assemelha em Portugal e no Brasil e suspeita de que as comemorações da revolução de abril possam ser marcadas por esta radicalização.
França

Zemmour. Quem é o fenómeno da extrema-direita?

Já foi condenado em tribunal duas vezes por incitar ao ódio racial e está a roubar o eleitorado de Le Pen (e não só). Tal como Trump, ascendeu como celebridade televisiva, e tem os olhos no Eliseu.
França

Éric Zemmour está à frente de Le Pen nas sondagens

Pela primeira vez em oito anos, Marine Le Pen não é apresentada como candidata à segunda volta das presidenciais numa sondagem. O presidente Emmanuel Macron continua a liderar as intenções de voto.
Extremismo

As lutas culturais - Parte III

Os nossos valores culturais e morais e os nossos projetos sociais são hoje, talvez mais do que nunca, resultado das lutas pela hegemonia cultural.
Estados Unidos da América

Líder dos Proud Boys condenado a 5 meses de prisão

O líder do grupo neo-fascista norte americano Proud Boys foi condenado esta segunda-feira a cinco meses de prisão por ter queimado uma bandeira do movimento Black Lives Matter, exposta numa igreja.
Política

O porta-estandarte de uma direita radical

A Direita moderada terá, independentemente do custo em relevância eleitoral, que afastar-se do Chega. Só assim continuará a ser uma alternativa credível para governar o País.
Centro Cultural De Belém

Extrema-direita dá mote à peça "Praça dos Heróis"

A ação de "Praça dos Heróis" gira em torno de 15 de março de 1938, quando milhares de austríacos aclamavam Hitler, na praça vienense Heldenplatz, a celebrar a anexação da Áustria pela Alemanha nazi.
Política

O "regresso do fascismo"

O regresso dos fascismos e dos regimes autoritários do século passado será pelo menos tão irreal como o regresso dos comunismos e dos totalitarismos de esquerda.
União Europeia

Ler Pen e 15 aliados querem aliança no PE

Entre eles, figuram, além de Marine Le Pen, Matteo Salvini, Viktor Orbán, Jaroslaw Kaczynski, Santiago Abascal, e a líder do Fratelli d'Italia (neofascista), Georgia Meloni.
Conselho Europeu

PM esloveno acusa comissária de mentir

Dunja Mijatovic criticou o governo de Janez Jansa pela deterioração da liberdade de imprensa na república, especialmente as medidas tomadas contra a independência da radiotelevisão pública.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.