771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Extrema Direita

Lula da Silva

"Extrema-direita raivosa" põe em risco democracia

Segundo Lula da Silva, "antes era a esquerda que criticava o sistema", mas agora é a ultradireita que o faz, impondo novos "desafios" à democracia e aos seus valores.
Eleições

Imprensa europeia destaca extrema-direita

“As direitas impõem-se em Portugal", lê-se no El Pais. "Os eleitores portugueses castigaram os socialistas", sendo o resultado a "viragem à direita", conclui o Politico.
Porto

Extrema-direita marca manifestação. PSP a avaliar

O grupo de extrema-direita 1143 marcou outra manifestação, desta vez no Porto por "menos imigrantes e mais habitação". PSP diz já estar a avaliar risco, para perceber se é necessário emitir parecer.
Noticiário

10h. PS acusa PSD de discurso de extrema direita

Num debate da Rádio Observador, a cabeça de lista pelo PS em Lisboa, Mariana Vieira da Silva, aponta o dedo ao discurso de Passos Coelho. Ainda, PM francês não exclui envio de tropas para a Ucrânia.
Alemanha

Alemanha limita acesso a armas de extrema-direita

"Queremos destruir estas redes de extrema-direita. Queremos privá-las dos seus rendimentos, queremos tirar-lhes as armas", declarou a ministra do Interior.
Política

Direita radical, extrema-direita e populismo

A esquerda portuguesa, à semelhança de boa parte da esquerda europeia, quer inspirar-se no presidente Mitterand e recriar o mesmo "teatro antifascista" com o único propósito de assustar os eleitores.
Julgamentos

Mário Machado em silêncio no julgamento

No caso das mensagens de Mário Machado e Ricardo Pais, em que apelavam à violação de mulheres de esquerda, o primeiro manteve-se em silêncio e o segundo optou por não prestar já declarações.
Manifestações

Extrema-direita. Intendente diz "we love Portugal"

Membros de movimento nazi convocaram manifestação de repúdio contra imigrantes em Portugal e na Europa. A resposta veio embrulhada em mensagem de amor ao país.
Protestos

Berlim. Milhares protestam contra extrema-direita

Milhares de pessoas reuniram-se em frente ao parlamento alemão, em Berlim, para protestarem contra o racismo e os movimentos de extrema-direita.
Noticiário

10h. OSI critica proibição de manifestação

O Presidente do Observatório de Segurança Interna defende que as forças de segurança estão perfeitamente capacitadas para intervir e manter a ordem pública. E ainda, o dia de reflexão nos Açores.
Extrema Direita

CGTP manifesta repúdio total por manifestação

CGTP considera, em comunicado, que a manifestação marcada para a zona do Martim Moniz atenta contra os direitos e as liberdades de todos os imigrantes que vivem e trabalham em Portugal.
Noticiário

20h. Manifestação preocupa comerciantes em Lisboa

Os comerciantes do Martim Moniz admitem que estão preocupados com a possibilidade da realização do protesto de extrema-direita. Ainda, O JN, a TSF, o JOGO vão ser comprados... o DN fica de fora.
Noticiário

19h. DN de fora de compra da Global Media

O JN, a TSF, o JOGO e outras publicações vão ser comprados por um grupo de quatro empresários...mas o Diário de Notícias fica de fora. Ainda, a manifestação de extrema-direita em Lisboa é proibida.
Extrema Direita

"Contra o islamismo". Quem promove e o que defende

Tribunal Administrativo validou a decisão da câmara: a manifestação da extrema-direita não deve realizar-se no Martim Moniz. O que defende o Grupo 1143 e o que dizem sobre imigração?
Manifestações

Extrema-direita. Tribunal não autoriza protesto

Decisão é tomada depois de a CML não ter autorizado a manifestação. Organização comunicou Largo de Camões como novo local, que não teve "qualquer parecer negativo por parte da PSP".
Resposta Pronta

Chega. "Estratégia é terraplanar a AD"

Chega pode quebrar bipolarização no país? Investigador do ISCTE Ricardo Marchi acredita que estratégia do partido passa por esvaziar a direita, para garantir que não existe Governo sem André Ventura.
PSP

Extrema-direita. PSP planeia operação policial

Manifestação marcada pelo grupo de extrema-direita 1143 foi proibida na passada sexta-feira pela Câmara de Lisboa. Promotores dizem que vão manter concentração e aguardam decisão do tribunal.
Lula da Silva

Lula alerta para crescimento da extrema-direita

Presidente brasileiro alerta para o impacto das fake news no crescimento da "extrema-direita em vários lugares do mundo" e considera que "a democracia corre mais riscos".
Lisboa

PSP: manifestação na Mouraria é de "risco elevado"

A PSP considera que "fatores de risco não controláveis" tornam "risco elevado" a manifestação contra "Islamização da Europa". Promotores apelam à liberdade de expressão e recorrem à justiça.
Partido LIVRE

Livre. Acordo à esquerda, sombra à extrema-direita

Rui Tavares encerrou o Congresso do partido a plantar uma "árvore da liberdade" literal e metafórica. De herança, o Livre quer deixar um fundo social para jovens e um país livre da direita radical.
Alemanha

Extrema-direita é "génio que saiu da lâmpada"

Falta de confiança em tempo de "incerteza geral" e "de grandes mudanças" é a justificação do chanceler alemão para a ascensão da extrema-direita, crescente na Europa.
Política

Direita: populismos associados a emoções positivas

Investigadores entrevistaram simpatizantes de partidos de direita portugueses e italianos e concluíram que a esperança e o entusiasmo são duas das emoções positivas associadas ao populismo à direita.
Alemanha

Scholz em manifestação contra a extrema-direta

Olaf Scholz e a chefe da diplomacia, Annalena Baerbock, foram duas das milhares de pessoas que participaram numa manifestação em Potsdam, para protestar contra as atividades da extrema-direita.
Noticiário

2h. Ventura quer Chega pronto para governar

Presidente do Chega reafirma que vai ter nomes ligados ao PSD nas listas para deputados. Ventura assume a posição de protesto, mas quer mostrar responsabilidade de governar.
Noticiário

1h. Chega. Termina 1º dia de congresso

Partido Socialista e Aliança Democrática foram os principais alvos no arranque de trabalhos do partido. André Ventura garante que vai ter antigos militantes do PSD nas listas eleitorais.
Mundo

Perigos populistas e um grande ano eleitoral

2024 será um ano com um número recorde de eleições, mais de 70 a nível global. Elas envolverão mais de metade da população global. Elas afetarão também países fundamentais.
Extrema Direita

Marcelo vê partidos clássicos "à defesa" na Europa

O Presidente da República considerou que na Europa os partidos clássicos estão "à defesa" perante direita radical, ocupados mais a discutir "gestão do poder" que "projetos de futuro".
Reportagem Observador

Segredo na despedida de Costa: "Papão é a direita"

Em despedida, António Costa desdobrou-se em elogios ao "impulso" de Pedro Nuno Santos, afastou o "papão" da direita e defendeu governação: "Derrubámos muros à esquerda que nunca mais se vão erguer".
Fact Check

Prioridade de Moedas é "atrair brasileiros"?

Carlos Moedas disse que "atrair brasileiros" era uma das suas prioridades com a Web Summit. Mas o objetivo é "substituir portugueses por estrangeiros"? Ou procurar mais unicórnios?
Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
A Sexta Coluna

De Buenos Aires a Haia

Quando em 15 Estados da UE os partidos de “extrema-direita” têm mais de 20% do eleitorado, o alarme volta a soar na Holanda, com a vitória de Wilders, e nas Américas, com a do argentino Xavier Milei.
Extrema Direita

Salvini reúne líderes da extrema-direita

A convenção em Florença marca o início da campanha da Liga e da ID para as eleições europeias.
Países Baixos

Confirmada oficialmente vitória da extrema-direita

A comissão eleitoral neerlandesa confirma que o partido de Geert Wilders ganhou as eleições, com 37 dos 150 lugares na câmara baixa. O político está em negociações para formar coligação governamental.
Países Baixos

Wilders com vida mais difícil para formar governo

Os democratas-cristãos eram um possível parceiro, mas recuou devido a "vários obstáculos" que vê em trabalhar com Wilders, como a vontade de querer tirar os Países Baixos da UE.
Extrema Direita

Aumentam grupos neonazis ligados a artes marciais

ONG dá conta do aumento de Clubes Ativos — grupos neonazis compostos por praticantes de artes marciais. Em Portugal existiu pelo menos um grupo organizado, "embora não seja claro se ainda está ativo".
Noticiário

1h. PSD. Ferreira Leite alerta contra radicalismos

Antiga ministra das Finanças marcou presença no congresso do PSD. Sublinha que Portugal e a Europa estão a passar por uma situação complexa e aponta o dedo ao crescimento da extrema-direita.
A História do Dia

Wilders, a extrema direita e quem mais?

Geert Wilders, líder do Partido pela Liberdade venceu as eleições nos Países Baixos. À surpresa segue-se a difícil missão de formar governo. Quem quer aliar-se à extrema direita?
Extrema Direita

Partidos de extrema-direita europeus em Lisboa 

Na reunião, a realizar-se entre esta quinta-feira e sexta-feira em Lisboa, estarão presentes os dirigentes dos partidos de extrema-direita da França, Italia, Alemanha e Portugal.
Países Baixos

Extrema-direita europeia celebra voto em Wilders

De acordo com sondagens à boca da urna Partido da Liberdade venceu as eleições nos países baixos e um pouco por toda a Europa a extrema-direita celebrou o resultado.
Noticiário

3h. Extrema-direita neerlandesa apontada a vencer

Sondagem à boca das urnas dá 1.º lugar à força da extrema-direita, o Partido Pela Liberdade. Coligação de esquerda fica em segundo. Ainda neste jornal, José Luís Carneiro pede rapidez à Justiça.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos