Tudo estava preparado para a festa de Rui Costa, campeão nacional da especialidade em 2013, desde a conferência de imprensa marcada para minutos depois do contrarrelógio, até aos textos mais imediatos de qualquer publicação online, mas Nelson Oliveira estragou os planos de todos, num regresso ao passado.

Melhor em todos os pontos intermédios, o corredor da Lampre-Merida “traiu” o seu companheiro de equipa, ao cumprir os 32,2 quilómetros com início e chegada ao Soito, no Sabugal, em 42.08 minutos.

Campeão nacional de contrarrelógio em 2011, Nelson Oliveira voltou hoje a mostrar que o estatuto de vice-campeão mundial de contrarrelógio da categoria de sub-23 em 2009 não foi um acaso.

Este é o segundo título de elites do ciclista de Anadia, de 25 anos, que tem um manancial invejável de cetros nacionais de contrarrelógio nas categorias mais jovens: três nos sub-23, um nos juniores e dois nos cadetes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nelson Oliveira, que foi 15.º nos Mundiais de Florença, em 2013, conquista assim a sua primeira vitória em 2014 e com as cores da Lampre-Merida.

O campeão do Mundo de fundo foi assim segundo, a 38 segundos, com três homens da Efapel-Glassdrive atrás de si. Sérgio Sousa foi terceiro, a 49 segundos, Ricardo Mestre quarto a 01.17 minutos, e Joni Brandão, o ainda campeão português de fundo, quinto a 01.23.

Os Campeonatos Nacionais de Ciclismo decorrem até domingo, no Sabugal, com a prova de fundo de elites a encerrar três dias de competição.