Vem aí um Alemanha-Argentina na final do Mundial. Pelo menos é o que a Microsoft e a Google afirmam, com base na análise dos dados obtidos nos seus motores de busca. A Alemanha, com a vitória histórica de terça-feira, já lá está. À Argentina falta apenas (apenas…) derrotar a Holanda no jogo de quarta-feira para garantir um lugar na final do próximo domingo, 13 de julho.

Cortana, a ajudante de inteligência artificial da Microsoft – semelhante à Siri nos iPhones -, conseguiu acertar o resultado de todos os jogos da fase eliminatória do Mundial com base não só nas estatísticas de cada equipa neste e anteriores campeonatos do mundo e noutras competições, mas também em fatores como o clima, a proximidade das equipas ou o facto de jogar em casa (o que só se aplicava no caso do Brasil).

A Microsoft prevê agora uma final entre as seleções alemã e argentina, à semelhança da Google, que afirma que a probabilidade de a Argentina vencer a Holanda é de 61%. A Google acertou no resultado de 11 dos 12 jogos que já analisou. O único que não conseguiu prever corretamente foi o Alemanha-França, que a empresa disse que a seleção francesa ia vencer. “Nos primeiros quatro jogos do Mundial, a França teve mais remates do que a Alemanha, mais remates à baliza, mais remates numa zona perigosa (isto é, mais próximos de marcar). Esta informação complementa os golos reais com uma estatística de ‘golos expectáveis’ no nosso modelo”, justificou a Google.

Estatísticas e previsões à parte, a verdade é que a bola é redonda, como ontem se provou. Argentina e Holanda sobem ao relvado às 21h desta quarta-feira para decidir entre si a passagem à final da competição.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR