Itália

Berlusconi absolvido de todos os crimes no “caso Ruby”

Tribunal deu razão aos argumentos da defesa de Silvio Berlusconi e anulou a pena de sete anos de prisão por abuso de poder e incitação à prostituição de menores.

Há pouco mais de um ano o ex-primeiro-ministro italiano tinha sido condenado a 7 anos de prisão

Pool

Autor
  • Ricardo Oliveira Duarte

O jornal italiano “La Republica” fala numa sentença sensacional. Sílvio Berlusconi acaba de ser absolvido de todos os crimes pelos quais foi condenado na primeira instância, em Junho de 2013, a sete anos de prisão. No que ficou conhecido como o “caso Ruby” o antigo primeiro-ministro foi condenado por abuso de poder e incitação à prostituição de menores. Berlusconi recorreu, e o juíz deu-lhe razão.

O ex-primeiro-ministro tinha sido condenado por pagar para ter sexo com uma dançarina de 17 anos, Karima El-Mahroug, conhecida como “Ruby”, e por abuso de poder por, enquanto primeiro-ministro ter pressionado a polícia a libertar “Ruby” quando a dançarina foi detida, em 2010, por roubo. O juíz do Tribunal de Milão, responsável por julgar o recurso, considerou que a acusação de abuso de poder “não tem fundamento” e que a acusação de incitação à prostituição “não constitui delito”, escreve o “La Republica”.

A agência de notícias EFE diz que Sílvio Berlusconi, que durante a leitura da sentença de hoje cumpria a pena imposta por fraude fiscal, não prestou declarações ao abandonar o centro de idosos onde cumpre a pena prestando serviços sociais.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Nápoles

Uma cidade inexplicável /premium

Maria João Avillez

Um distraído talvez não acredite nesta coabitação entre um quase inclassificável e tão rico passado e os dolorosos sinais da sua própria decadência. E um apressado nem notará o inexplicável de Nápoles

Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

Inês Domingos

Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas

FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)