Há hambúrgueres e há gin. Depois, há hambúrgueres com gin. Já experimentou tal coisa? O conceito é da responsabilidade do novo restaurante Burgers & Gin que, faz perto de duas semanas, abriu na Marina de Cascais. O espaço tem a ementa a cargo do jovem chef Rui Rebelo, também conhecido pelo seu trabalho na Oficina do Duque, em Lisboa. É um malabarismo, explica o cozinheiro, porque trabalha nos dois locais em diferentes alturas do dia. “Tenho de correr para Cascais todos os dias. Mas, como para chegar ao restaurante passo pela praia, tenho a sensação que estou de férias”, diz ao Observador.

Burgers & Gin2

Rodrigo de Souza

À semelhança do que acontece no restaurante junto à Calçada do Duque, na capital, a aposta forte é feita nos produtos portugueses e, sempre que possível, de época. Rui Rebelo insiste na simplicidade das receitas: os hambúrgueres são de carne de vaca e levam alface, tomate e queijo, sendo que o pão adota a forma de um brioche com sementes. Cebola roxa caramelizada, mel e mostarda, cogumelos e queijo amanteigado, são alguns dos ingredientes que podem acompanhar o prato em questão. Depois, há os chamados “primos de hambúrgueres” — à base de frango e de bacalhau, além dos vegetarianos.

Burgers & Gin3

Rodrigo de Souza

 

O gin, claro está, é servido à refeição. A carta dedicada a esta bebida apresenta cerca de 20 propostas, com algumas marcas conhecidas a acompanhar. Os gins tónicos apostam no manjericão, no alecrim e até na rosa enquanto botânicas. Mas caso não lhe apeteça bebericar nenhuma destas opções — o que à partida será pouco provável –, há ainda dois vinhos da região do Douro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As saladas, por sua vez, multiplicam-se em quatro variedades. Servem de exemplo a de mozzarela e amêndoas torradas e a de presunto com figos caramelizados e toranja. Destaque também para as entradas, como croquetes caseiros e cascas de batata com sal de ervas. E, para sobremesa, pode escolher entre ananás marinado em hortelã, canela e anis ou bolo de chocolate húmido.

IMGL9973

Rodrigo de Souza

Caso tenha dúvidas, o cozinheiro de serviço recomenda o hambúrguer de cebola roxa e mostarda com o gin Plymouth Navy, dada a combinação de “sabores fortes, simples e marcantes”.

Aos 34 anos, Rui Rebelo viajou por vários cantos do globo para aqui chegar. Estudou na Universidade de Barcelona, cidade onde trabalhou em restaurantes com estrelas Michelin no currículo. Chegado a Portugal, foi convidado a participar no programa televisivo Top Chef e, posteriormente, arregaçou as mangas e ficou ao comando da cozinha na Oficina do Duque.