A música, a arte, o desporto e a gastronomia são os quatro pilares do festival Fusing Culture Experience, que regressa à Figueira da Foz pelo segundo ano consecutivo. Entre 14 e 16 de agosto há mais de 100 atividades para aproveitar, e cujo cartaz musical conta com nomes como Cícero, Paus, Dead Combo, The Legendary Tigerman, Fachada, Capitão Fausto e Slow Magic.

A organização não faz por menos e quer receber 40 mil visitantes, o dobro dos registados na primeira edição, em 2013. Para isso, preparou um programa para vários gostos e idades, com  destaque para o cartaz musical. Centrado nos vários estilos da música portuguesa moderna (do rap de Capicua ao regresso de Fachada), há também nomes de fora, como Cícero e os Slow Magic, autores do recente sucesso “Girls”.

A arte urbana também vai estar representada, com diversos murais a serem pintados pela cidade por vários artistas como Tamara Alves e Pantónio. O público poderá participar em workshops e ver exposições de fotografia, ilustração, breakdance e scratching. No desporto, há uma diversificada oferta de atividades como aulas para adultos e crianças de surf, bodyboard, skimming vela e kayak, surf adaptado, produção de pranchas, slide e escalada, entre outras.

Na gastronomia aposta-se nas últimas tendências gastronómicas, desta vez com um novo espaço (com mil metros quadrados) e atividades como degustações, provas de vinhos, showcookings, duelos entre chefs e workshops de sushi, gin e cocktails. A conjugação de sabores da cozinha mediterrânica, molecular e vegetariana vai dar-se a provar a quem estiver a assistir às experiências. As chefs Mafalda Pinto Leite e Justa Nobre são algumas das chefs que vão estar presentes.

Distribuído por dois palcos musicais, pelo Cooking Lounge Pingo Doce, pelo Lounge Pleno, pela Garagem das Artes, pela Surf Village e por locais exteriores ao recinto, como os murais espalhados pela cidade e a praia do Cabedelo, o Fusing oferece atividades para públicos de todas as idades. A pensar nas crianças entre os seis e os 12 anos foi criado o Fusing Kids, que apresenta várias oportunidades para os mais pequenos serem músicos, chefs, atletas e artistas por um dia, todos os dias. A programação completa inclui atividades tão diferentes como aulas de surf e decoração de bolachas, e já está disponível para consulta.

O passe para os três dias do evento está disponível nos locais habituais por 39 euros. O bilhete diário custa 17 euros. Existe ainda a possibilidade de comprar o passe com três noites de estadia no campismo da Figueira da Foz incluídas, por 50 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR