Anna Wintour: as suas escolhas são ordens e é frequentemente reconhecida pelo bom gosto. É a editora da Vogue norte-americana desde 1988, longe vai o tempo. Mas como foi a primeira capa da bíblia da moda sob o comando de Wintour? E quais os hábitos pessoais e profissionais da filha de um jornalista inglês de sucesso? O Telegraph quis tirar as dúvidas e apresenta 21 coisas que pode não conhecer sobre a “imperatriz”. O Observador escolheu algumas e foi à procura de outras tantas curiosidades. Para que saiba quem é (e quem foi) a mulher que, de óculos escuros e penteado estilo bob, espera sozinha na fila da frente dos desfiles.
1. O jornalismo impresso faz parte da vida de Anna há muitos anos. Corre-lhe no sangue, diríamos, tendo em conta que o pai Charles foi o editor do London Evening Standard entre 1959 e 1976 — e, em 1955, fundou a distinção anual Evening Standard Theatre Awards, a qual perdura até hoje.
2. Wintour começou a carreira na Harpers and Queen, em Londres, publicação que hoje em dia leva o nome de Harper’s Bazaar. Passou ainda pela Vogue britânica e pela revista House and Garden, antes de se encarregar da bíblia da moda norte-americana, em 1988, enquanto editora-chefe.
https://twitter.com/_mrvogue/status/500323971729227776
3. A primeira capa com o cunho de Wintour apresentou a modelo israelita Michaela Bercu que, à data, posou com jeans da Guess e um top de alta costura de Christian Lacroix. A irreverência fez com que dúvidas fossem levantadas quanto às escolhas da editora. “O casaco era, de facto, parte de um fato, mas a saia não servia a Michaela; ela tinha passado férias em casa, em Israel, e ganhou um pouco de peso”, lembrou Wintour, citada pelo Telegraph. “Não que isso importasse”, acrescentou, salientado que a situação acabou por reforçar a ideia de que a alta costura também pode ser transportada para a vida real.
In 1988, Carlyne styled Anna Winour's first Vogue cover as the editor-in-chief of the magazine: Michaela Bercu. pic.twitter.com/mqENDHjXVa
— FELIPE (@felipemnzp) June 25, 2014
4. Em março de 2013, Wintour foi nomeada diretora artística da empresa Condé Nast, além de ser também diretora editorial da Teen Vogue a qual ajudou a lançar em 2001.
5. Tal qual a Duquesa de Cambridge, Anna Wintour vai usando peças repetidas de tempos a tempos, muito embora o seu armário renove-se com facilidade (supomos).
6. A editora é mais conhecida pelo icónico penteado estilo bob, bem como pelos grandes óculos de sol escuros que costuma usar. Para manter o penteado, seca o cabelo duas vezes ao dia.
7. A editora da Vogue norte-americana chegou a contar ao Telegraph que adorava Nova Iorque por ser uma cidade destinada a receber quem quer trabalhar. “E adoro o facto de ser uma cidade onde todos vêm de algum lado — então, não és julgada pelo teu sotaque, por quem o teu pai foi ou nada desses ‘maneirismos ingleses'”.
8. Até ela, considerada uma das mulheres mais importantes no universo da moda, admite ter dúvidas: “Mesmo que eu esteja completamente insegura, vou fingir que sei exatamente do que estou a falar e tomo uma decisão”, disse citada pelo site Whowhatwear.com.
9. Anna é motivo de inspiração para um musical chamado Ryan Raftery is the most powerful woman in fashion, um espetaculo escrito e interpretado pelo comediante nova-iorquino Ryan Raftery. E do que se trata? O musical conta o que acontece a seguir a Anna Wintour ter tomado a decisão de colocar Kim Kardashian e Kanye West na capa da edição de abril da Vogue.
10. A senhora é altamente pontual e, muitas vezes, chega mais cedo aos compromissos. Resultado? Acaba por ser vista sozinha na fila da frente de muitos desfiles.
11. Nasceu em Londres em 1949, tem dois filhos (Bee Shaffer e Charles Shaffer) e está casada, pela segunda vez, com Shelby Bryan.
https://twitter.com/TheSSFW/status/331543298542018560
“@fi_sonic: PHOTOS; Anna Wintour & Shelby Bryan at @Wimbledon today watching Finals match @Petra_Kvitova – … pic.twitter.com/fOSDPy8qio”
— gabriel nieto (@K1ngabrielNieto) July 6, 2014