Angela Merkel e Mariano Rajoy fizeram seis quilómetros do Caminho de Santiago lado a lado num gesto de apoio da chanceler à recuperação económica de Espanha. A líder alemã está de visita ao país, mas há outros temas na agenda dos dois líderes europeus.

Descontraídos, vestidos informalmente e a conversar animadamente – cada um conversava na sua língua, com tradutores ao lado, segundo relata o El Pais -, Angela Merkel e Mariano Rajoy percorrem um trecho do Caminho de Santiago que vai desde Pedrouzo a Lavacolla, perto do Aeroporto de Santiago de Compostela.

A mensagem é clara: Espanha está no bom caminho e a Alemanha apoia os esforços do governo para equilibrar as contas públicas e relançar a economia. A chanceler visita por isso o primeiro-ministro que normalmente tira férias na Galiza, perto de Santiago de Compostela.

Rajoy vai aproveitar este encontro, que dura até segunda-feira, para argumentar junto de Merkel a necessidade de promover os interesses espanhóis no próximo Conselho Europeu de dia 30 de agosto. O governo espanhol pretende que a presidência do Eurogrupo venha para o seu ministro das Finanças, Luis de Guindos, e que o seu nomeado para comissário europeu, o ministro da Agricultura, Miguel Arias Canete, consiga uma pasta com relevo.

Merkel é uma adepta das caminhadas e por isso fez com facilidade o percurso do Caminho de Santiago. O trabalho continuou com várias reuniões e amanhã, Merkel vai visitar a Catedral de Santiago de Compostela.

O caminho de Santigo é uma rota de peregrinação com cerca de 800 quilómetros e começa na zona francesa dos Pirinéus. O número de pessoas a fazerem este percurso tem aumentado, especialmente devido à beleza das paisagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR