Mariano Rajoy
Catalunha

Catalunha. Rajoy testemunha a 26 de fevereiro

Mariano Rajoy interveio diretamente na administração da Catalunha, quando era chefe de governo, demitindo o executivo regional. Agora será testemunha no julgamento do processo independentista catalão.
Mariano Rajoy

Rajoy sai com críticas à esquerda que o afastou

Num discurso longo, em que o público se levantou várias vezes para aplaudir, o político espanhol agradeceu o apoio que sempre lhe deram e criticou "coligação sem projeto" que "só quis derrubar o PP".
Mariano Rajoy

De presidente do Governo à conservatória

Depois de deixar liderança do PP, Mariano Rajoy também renuncia a cargo de deputado. El País conta que ex-presidente do Governo espanhol pediu para voltar a ser conservador do registo de propriedade.
Espanha

Aznar: "O centro-direita está desarticulado"

O antigo primeiro-ministro espanhol afirmou que o centro direita em Espanha está "desarticulado". As declarações de José María Aznar surgem no dia em que Mariano Rajoy se demitiu da liderança do PP.
União Europeia

Uma Europa terrivelmente pouco democrática /premium

A construção europeia assenta num ponto que não admite debate: soberania por dinheiro. No fundo, a Europa é como aquela metáfora do futebol: são 11 contra 11 e no final ganha (sempre) a Alemanha.
Espanha

Pedro Sánchez escolhe equipa pequena e a prazo

854
Líder do PSOE é o sétimo presidente do Governo, um ano depois de ter recuperado a liderança do seu partido, e conta com o apoio de apenas 84 deputados. Sánchez e Costa já têm um encontro combinado.
Espanha

8 perguntas sobre este abalo político em Espanha /premium

Com o rebentar de um escândalo de corrupção que deixou Rajoy no olho do furacão, a esquerda e os independentistas uniram esforços para derrubar o governo e dar o poder a Sánchez. Conseguiram. E agora?
Espanha

Como Costa inspirou Sánchez para um Frankenstein

237
Sánchez sempre quis imitar "geringonça" Costa. Não conseguiu, mas chegou a PM. Só não foi ao Congresso do PS do "amigo" Costa porque estava a preparar o assalto à Moncloa. Frente ibérica a caminho?
Marcelo Rebelo de Sousa

O que "é bom para Espanha corre bem para Portugal"

"Não vou comentar o governo espanhol, aquilo que desejamos sempre em relação aos países amigos é que sejam países com sucesso", disse Marcelo Rebelo de Sousa esta manhã.
Mariano Rajoy

Rajoy perde moção de censura, Sánchez é Presidente - como aconteceu

595
O socialista Pedro Sánchez conseguiu reunir os apoios necessários para derrubar Mariano Rajoy — e suceder-lhe na liderança do governo de Espanha. O voto de independentistas foram cruciais.
Zinedine Zidane

"À espera que se demita Rajoy. Demite-se Zidane"

121
Enquanto se debatia a moção de censura ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Zidane deixa o cargo de treinador no Real Madrid. Afinal, Rajoy não protagonizou a demissão do dia.
Espanha

Sánchez mais perto de substituir Rajoy com moção

109
O Partido Nacionalista Basco vai apoiar a moção de censura do PSOE ao primeiro-ministro. Há votos suficientes para a saída de Rajoy. A intenção de voto do PNV era a única que ainda não era conhecida.
Espanha

Rajoy garante que não se demite

O primeiro-ministro espanhol assegurou em Madrid, a dois dias da votação de uma moção de censura proposta pelo PSOE, que não tem qualquer intenção de se demitir e que pretende finalizar a legislatura.
Espanha

Moção. Albert Rivera quer eleições no outono

O Ciudadanos está disposto a negociar com o PP. Se Rajoy não aceitar a proposta negociará com o PSOE. A ideia para ambos é a mesma: ter eleições no outono, depois de aprovado o Orçamento de Estado.
Catalunha

Rajoy utiliza artigo 155 para chumbar governo

Com o acordo tácito de PSOE e Ciudadanos, Mariano Rajoy impede Quim Torra de formar governo com dois ministros detidos e dois exilados. Artigo 155 mantém-se assim em vigor.
Presidente Marcelo

Marcelo reúne-se esta terça-feira com Rajoy

A reunião de Marcelo Rebelo de Sousa com Mariano Rajoy acontecerá perto da hora de almoço, no Palácio da Moncloa, sede do Governo espanhol, estando previstas declarações conjuntas à imprensa.
Espanha

Rajoy busca "aprofundar sintonia" com Portugal

Com o presidente português em Espanha para uma visita oficial, Mariano Rajoy elogia papel dos dois países na resposta à crise. E diz que quer aprofundar as "interconexões" nos transportes e energia.
Espanha

O mestrado que está a criar problemas ao PP

A presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes, diz no seu currículo que tem um mestrado em Direito Autonómico sem ter concluído o curso. Rajoy ainda não decidiu se vai demiti-la.
Angola

Mariano Rajoy cancela visita a Angola 

Primeiro-ministro espanhol suspendeu a visita que deveria fazer este fim de semana a Angola para ficar a acompanhar a situação na Catalunha. Luanda tinha trocado cimeira em Lisboa para receber Rajoy.
Angola

Mariano Rajoy visita Angola a 25 e 26 de março

O primeiro-ministro espanhol vai visitar Angola nos dias 25 e 26 de março. Mariano Rajoy revelou que objetivo da viagem é fortalecer as relações políticas e económicas entre os dois países.
União Europeia

UE/Mercosul. Costa transmite empenho a Temer

António Costa transmitiu a Michel Temer o empenho de Bruxelas quanto a um acordo entre a União Europeia e o Mercosul. O primeiro-ministro espanhol reiterou a confiança.
Transporte Ferroviário

Costa e Rajoy relançam ligações ferroviárias

Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha assistiram ao lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e a fronteira, que será a maior obra ferroviária em 100 anos.
Transporte Ferroviário

Novas ligações de comboio juntam Costa e Rajoy

Costa e Rajoy vão assistir ao lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas e das obras de modernização do troço Elvas-Caia, na fronteira.
Espanha

60% dos eleitores do PP querem saída de Rajoy

A vida não está fácil para Mariano Rajoy: segundo uma sondagem do El País, 85% dos espanhóis defendem a sua substituição, incluindo 62% dos eleitores do seu Partido Popular.
Catalunha

Rajoy pode aceitar eleição simbólica de Puigdemont

Se não houver "reconhecimento administrativo nem económico a cargo do erário público podem nomeá-lo e reconhecer-lhe quantos títulos e honras quiserem", dizem fontes governamentais ao El País.
António Costa

Costa e Rajoy num ambiente "excelente e amigável"

António Costa e Mariano Rajoy fizeram o ponto da situação das decisões tomadas na última cimeira. António Costa reiterou ainda o apoio de Portugal à candidatura de Luis de Guindos ao BCE.
Catalunha

Rajoy quer impedir investidura de Puigdemont

"Se a lei não for respeitada, então estamos na selva" e "na vida há mais coisas do que o senhor Puigdemont", disse Rajoy, que pediu ao parlamento para cumprir a lei e impedir a sua investidura.
Catalunha

Parlamento decide investidura de Puigdemont

O Parlamento da Catalunha decide esta terça-feira se mantém a investidura de Carles Puigdemont. Caso avance, desobedece ao Tribunal Constitucional espanhol.
Espanha

Ex-dirigente do PP assume financiamento ilegal

Ricardo Costa foi secretário-geral do Partido Popular em Valência e revelou em tribunal que o financiamento do partido envolvia "dinheiro negro". Também conta como funcionava o esquema de opacidade.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Catalunha

Puigdemont mostra vídeo que mistura Rajoy e Hitler

155
Carles Puigdemont partilhou um vídeo onde intercala imagens Rajoy e do referendo pela independência da Catalunha com imagens de arquivo da segunda Guerra Mundial. Puigdemont nega comparação.
Catalunha

Puigdemont. Rajoy manterá intervenção na Catalunha

Mariano Rajoy fez um apelo ao “realismo e ao sentido comum” perante a tentativa de Puigdemont de voltar a ser investido como presidente do Governo catalão, quando se encontra em Bruxelas.
Espanha

"Efeito Arrimadas": Ciudadanos já é o mais votado

129
O Ciudadanos surge como o partido mais votado nas sondagens espanholas mais recentes. PP e PSOE podem ver-se obrigados a negociar com Albert Rivera para formar Governo. É o "efeito Arrimadas".
Catalunha

Madrid recorre se Puigdemont tentar investidura

108
O Governo espanhol avisou que vai recorrer caso Carles Puigdemont tentar ser investido à distancia. Madrid garante que há razões jurídicas que dizem que a investidura tem de ser presencial.
Catalunha

Novo parlamento catalão começa a 17 de janeiro

Rajoy marcou a sessão constitutiva do parlamento da Catalunha para 17 de janeiro. Primeira votação para aprovar o próximo governo acontece até dia 31. Para já, regresso de Puigdemont é incerto.
Espanha

Espanha. Rajoy vai acelerar Plano Nacional da Água

O primeiro-ministro espanhol comprometeu-se a acelerar o Plano Nacional da Água em Espanha. Mariano Rajoy quer reunir o consenso partidário nesta matéria.
Catalunha

Puigdemont desafia Rajoy a deixá-lo voltar

407
Carles Puigdemont desafiou este sábado o Governo espanhol a permitir que regresse ao país para tomar posse como presidente. Já terá acordo com o bloco independentista para liderar governo catalão.
Catalunha

UE vai "continuar a ajudar Rajoy neste golpe"?

670
O presidente do governo regional catalão destituído criticou a UE por apoiar o "golpe de Estado" tentado pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, contra a sua região.
Mariano Rajoy

Rajoy com viagem a Angola prevista para 2018

O novo embaixador de Espanha em Angola disse, em Luanda, que está em preparação a deslocação a Luanda do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prevista para o próximo ano.
Catalunha

Puigdemont publica foto na sede do governo

Carles Puigdemont, destituído do cargo de presidente da autonomia espanhola da Catalunha, publicou no Instagram uma fotografia no interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem "Bom dia".
Catalunha

Ministro. Violência na Catalunha são "fake news"

As imagens de violência no dia do referendo na Catalunha fizeram capas de jornais no mundo inteiro. Mas agora o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros diz que é tudo "fake news".
Catalunha

Artigo 155. Catalunha pede "desobediência civil"

164
A CUP quer reação rápida à bomba atómica de Mariano Rajoy e apelou esta manhã à "desobediência civil massiva" contra o artigo 155. Parlamento pode declarar independência na próxima quinta-feira.
Catalunha

Puigdemont chama parlamento para decidir resposta

243
Mariano Rajoy anunciou que irá aplicar o artigo 155 na Catalunha, destituindo o governo catalão e convocando eleições. Carles Puigdemont reagiu convocando o parlamento para decidir a resposta.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
Catalunha

Rajoy fará "tudo" para impedir independência

O presidente do governo espanhol reiterou que o executivo em Madrid "fará tudo o que for preciso" para impedir a declaração da independência da Catalunha.
Catalunha

Rajoy: "Espanha vai continuar a ser Espanha"

Ao jornal El País, Mariano Rajoy diz que "o Governo vai impedir que qualquer declaração de independência se concretize" e apela aos catalães que se afastem de "extremistas, radicais e da CUP".
Catalunha

Rajoy deixa aviso para "evitar males maiores"

184
Mariano Rajoy voltou esta quinta-feira a abordar a crise da Catalunha e a possibilidade de declaração unilateral de independência. "A solução? O mais rápido regresso à legalidade", defende.
Catalunha

Rajoy recusa qualquer mediação com a Catalunha

158
Mariano Rajoy rejeita uma proposta do líder do Podemos, Pablo Iglesias, para iniciar uma mediação com o Governo da Catalunha. O presidente do Governo espanhol insiste que a condição é "inegociável".
Catalunha

Catalunha. Tudo o que já se sabe sobre o referendo

A Generalitat, o governo catalão, deu esta sexta-feira uma conferência de imprensa em que esclareceu muitas das dúvidas sobre o referendo do próximo domingo. E garantem: "os catalães vão poder votar".
Catalunha

Rajoy cancela participação em cimeira europeia

O chefe do Governo espanhol decidiu cancelar a sua participação esta semana na Cimeira Europeia de Tallin devido à situação que se vive na Catalunha.
Catalunha

Rajoy é "guardião do túmulo" de Franco

O presidente do governo autónomo catalão acusou o executivo de Madrid de ser o "guardião do túmulo" de Franco e apelou ao voto "sim" no referendo, para uma Constituição sem "militares franquistas".
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

145
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Mariano Rajoy

Rajoy avisa independentistas que estão a errar

O presidente do Governo espanhol acusou os independentistas catalães de estarem "a cometer um erro" e reiterou que não haverá um referendo pela independência da Catalunha a 1 de outubro.
Catalunha

"Diada". Dia da Catalunha ou da independência?

Na semana passada, a lei que aprovou o referendo no parlamento regional (onde os partidos separatistas têm maioria) foi suspensa como medida cautelar pelo Tribunal Constitucional espanhol.
Catalunha

Puigdemont volta à carga contra Rajoy e Espanha

Depois do silêncio causado pelos atentados de Barcelona, o presidente do governo regional volta a criticar o Governo de Mariano Rajoy, culpando-o pela falta de meios da polícia catalã.
Barcelona

Barcelona. Rajoy quer todos em manifestação

Mariano Rajoy apelou à participação dos espanhóis na manifestação contra o terrorismo que se realiza este sábado em Barcelona. O primeiro-ministro espanhol deixou ainda elogios à polícia catalã.
Terrorismo

Rever código penal para combater terrorismo? "Sí"

346
Mariano Rajoy admitiu rever o código penal espanhol para combater o terrorismo, depois dos ataques em Barcelona. Além disso, afastou rumores de atrito entre Madrid e Catalunha na investigação.
Espanha

“El fragmentador”

Madrid não percebeu que a união faz a força, mas não se mantém pela força, ou que o seu papel não é servir-se das autonomias, mas servi-las. Não percebeu a profundidade do problema da autonomia catalã
Espanha

Chumbada moção de censura ao Governo de Rajoy

O parlamento espanhol chumbou a moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy apresentada pela coligação de extrema-esquerda Unidos Podemos.
Espanha

Sondagem. PP vence eleições e PS volta ao 2º lugar

Mariano Rajoy perde terreno para o segundo classificado. Em plena campanha para a liderança, o PSOE recupera o segundo lugar das intenções de voto, atirando o Podemos para a terceira posição.
PSOE

Sánchez admite apresentar moção de censura a Rajoy

Ex-líder do PSOE admite apresentar uma moção de censura contra Rajoy, caso seja eleito nas primárias de 21 de maio. Garante, porém, que não o fará a curto prazo. Quer um PSOE "virado à esquerda".
Espanha

Vá lá PSOE, juntos Podemos

111
Pablo Iglésias, secretário-geral do Podemos, enviou uma carta a Javier Fernández, líder da Comissão de Gestão do PSOE, para tentar reunir forças para fazer avançar a moção de censura contra o PP.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy visita o Brasil em abril

Mariano Rajoy vai fazer uma visita oficial ao Brasil nos dias 24 e 25 de abril, anunciou o porta-voz do executivo brasileiro Alexandre Parola.
Mariano Rajoy

Rajoy critica Podemos, com alusão a touradas

Sem mencionar nomes, restam poucas dúvidas a quem se destinavam as ironias de Rajoy no congresso dos Populares espanhóis: ao Podemos, que também está reunido em congresso numa praça de touros.
Presidente Trump

Trump promete "cooperação estreita" com Rajoy

Donald Trump, durante uma conversa ao telefone com Rajoy, prometeu manter uma "cooperação estreita" com o Governo espanhol e pediu que Espanha partilhe "o fardo do gasto em defesa" da NATO.
António Guterres

Guterres em Madrid para receber "honoris causa"

António Guterres vai receber, em Madrid, o título de doutor "honoris causa" da Universidade Europeia pela forma como liderou durante 10 anos o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
Espanha

Rajoy convoca eleições se Orçamento for chumbado

Se o Congresso chumbar o Orçamento do Estado para 2017, Rajoy pode convocar novas eleições, avançam fontes do governo ao El Mundo. O PP quer garantir as metas do défice impostas por Bruxelas.
Mariano Rajoy

Governo espanhol. Rajoy aposta na continuidade

O primeiro-ministro espanhol já fechou o elenco ministerial. Rajoy leva para o Governo cinco mulheres e oito homens, num Governo minoritário de continuidade e com muito peso político.
Mariano Rajoy

Rajoy apresenta composição do Governo minoritário

Rajoy vai dar a conhecer, esta quinta-feira, a composição do seu executivo, que é apoiado apenas pelo grupo do PP. Admitiu ainda a possibilidade de colaboração com PSOE e centro (Cidadãos).
Espanha

Rajoy deverá ser eleito presidente do Governo hoje

Conservador Mariano Rajoy deverá ser eleito presidente do Governo espanhol este sábado com a abstenção dos deputados do PSOE, depois de ter perdido uma primeira votação.
PSOE

PSOE. Ex-líder não revela se irá abster-se

O ex-secretário-geral do PSOE indicou que irá votar "não" na primeira votação de investidura de Mariano Rajoy, mas não revelou se irá respeitar a disciplina de voto e abster-se na segunda votação.
Eleições Espanha 2016

Filipe VI anuncia ronda de consultas com partidos

Filipe VI vai ouvir os partidos a 24 e 25 de outubro, para escolher quem indigita para formar Governo. Depois, é preciso aprovação do parlamento. Em crise interna, socialistas ainda não se decidiram.
Mariano Rajoy

Mariano Rajoy estende a mão a socialistas do PSOE

"Não vou colocar qualquer condição para uma investidura". Mariano Rajoy descarta a especulação de que poderia querer terceiras eleições ou colocar condições ao PSOE.
Joan Miró

Costa e Rajoy na estreia da exposição de Miró

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, estará com o primeiro-ministro, António Costa, na sexta-feira, na inauguração de uma exposição com obras do pintor catalão Joan Miró.
G20

Rajoy diz que populismo prejudica economia

107
O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, alertou na cimeira do G20 que os populismos são os grandes inimigos das reformas estruturais e do progresso.
Eleições Espanha 2016

Como Rajoy falhou investidura. Eleições no Natal?

114
Mariano Rajoy voltou a não passar na segunda votação no Congresso dos Deputados, confirmando o impasse político que Espanha vive desde as eleições de dezembro de 2015. Poderá haver eleições no Natal.
Eleições Espanha 2016

Mariano Rajoy acaba de ser chumbado - como aconteceu

Espanha continua sem governo, depois do chumbo de mais uma tentativa do PP em formar governo. Agora, se a oposição não conseguir fazer uma coligação, haverá novas eleições
Eleições Espanha 2016

Parlamento espanhol chumba Governo de Rajoy - como aconteceu

113
Mais de dois meses depois das eleições, Mariano Rajoy levou a sua solução de Governo a votos no parlamento, depois de ter discursado na véspera. Voto contra dos socialistas chumbaram-no.
Eleições Espanha 2016

Ao 255º dia, Rajoy disse que é a única alternativa

Mariano Rajoy fez a sua proposta de Governo esta terça-feira, sabendo de antemão que deverá ser chumbada. Defendeu um Governo "estável e duradouro", por oposição a solução de "radical e ineficaz".
Explicador

Porque é que Espanha ainda não tem governo?

O parlamento espanhol começa a debater hoje um novo Governo de Mariano Rajoy. As votações, na 4ª e na 6ª-feira, deverão chumbá-lo. Já se fala em terceiras eleições — que poderão ser no dia de Natal.
Política

PSOE garante que irá chumbar orçamentos de Rajoy

275
Mesmo sob a ameaça de um terceiro ato eleitoral para 25 de dezembro, dia de Natal, o PSOE não desarma. Pedro Sánchez garante que não irá viabilizar orçamentos de Mariano Rajoy.
Eleições Espanha 2016

Rivera define seis condições para dar "ok" a Rajoy

O líder do Ciudadanos admite apoiar um eventual Governo de Rajoy, assim o PP aceite dar um sinal inequívoco na luta contra a corrupção. "Sim" de Rivera e abstenção do PSOE desbloquearia a situação.
Eleições Espanha 2016

Rajoy ameaça com terceiras eleições

300
Pedro Sánchez recusou a proposta de Rajoy, que precisa do seu apoio e do de Alberto Rivera para formar governo. O atual líder do governo ameaça com novas eleições, se Sánchez recusar.
Espanha

Ana Pastor, do PP, eleita presidente do Parlamento

A ex-ministra de Mariano Rajoy foi esta terça-feira eleita presidente do Congresso de Deputados, superando o candidato socialista Patxi López graças ao apoio do partido Ciudadanos.
Eleições Espanha 2016

Rajoy pede acordo de mínimos para formar governo

O líder do PP defende um acordo rápido para um governo que assegure os mínimos: uma proposta de Orçamento do Estado para 2017 e o cumprimento dos compromissos europeus.
Eleições Espanha 2016

Rajoy quer negociar com PSOE mas tem outras opções

Segundo a número dois de Rajoy, o Presidente do Governo em funções está disposto a "falar com todos os grupos políticos" e quer que as negociações sejam feitas de forma "discreta".
Angela Merkel

Merkel pede a Rajoy urgência a formar governo

A chanceler alemã terá falado ao telefone com o primeiro-ministro espanhol, antes de se encontrarem em Bruxelas. Rajoy terá reforçado a dificuldade que existirá em chegar um consenso em Espanha.
Eleições Espanha 2016

PP mais forte mas sem maioria terá de negociar

Seis meses depois, as eleições espanholas mostraram que, como em dezembro, os partidos terão de negociar. Mas permitiram a Mariano Rajoy deixar a mensagem mais forte: "Ganhámos o direito de governar".
Eleições Espanha 2016

Calculadora na mão, señores. Temos coligação?

Depois das eleições, só é possível ter uma solução de Governo com acordos entre partidos. Neste momento, Rajoy, Sánchez, Iglesias e Rivera bem podem olhar para a calculadora. Mas vão ter de falar.
Eleições Espanha 2016

É desta que se entendem, señores?

Este domingo Espanha vai ter novas eleições, depois do impasse de dezembro. Mas até pode ficar tudo na mesma. Recorde os últimos seis meses de desacordo — e saiba ao que vão os quatro candidatos.
Eleições Espanha 2016

PP vence, Podemos em segundo. Problema mantém-se

A uma semana das eleições espanholas, o problema mantém-se. PP segue na frente, Podemos consolida segundo lugar, à frente do PSOE, mas não há coligações à vista.
Eleições Espanha 2015

Como Rajoy recusou ser o Passos espanhol

133
Jornal ABC diz que foi a queda do governo de Passos no Parlamento às mãos da esquerda que convenceu o líder do PP a recusar convite do rei. Conselho terá vindo de um "amigo" português, Paulo Portas.
Espanha

Rajoy e Aznar não se cumprimentam em homenagem

Mariano Rajoy e José María Aznar estiveram esta terça-feira na cerimónia de homenagem ao escritor Mario Vargas Llosa. Os dois políticos não se cumprimentaram no evento.
PSOE

Rajoy acusa Sánchez de querer ser António Costa

903
"Se outros perdedores conseguiram, porque não eu?" Esta foi, segundo Rajoy, a inspiração que o PSOE de Pedro Sánchez veio buscar a Portugal. A afirmação foi feita durante o debate da investidura.
Espanha

Debate quente. Pedro Sánchez tenta investidura

O debate da tentativa de investidura de Pedro Sánchez continua quente. Rajoy ridiculariza o pacto com o Ciudadanos, que está a dificultar o acordo com os restantes partidos. Iglesias repreendido.
Eleições Espanha 2015

Novas eleições? Muito provável, diz Rajoy

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, admitiu a vários líderes europeus, em Bruxelas, ser muito provável a repetição das eleições gerais em Espanha, devido à falta de acordo entre partidos.
Eleições Espanha 2015

Rajoy e Sánchez: sem aperto de mão, nem acordo

A reunião começou mal, quando Rajoy evitou apertar a mão a Sánchez. E também não acabou bem, com os dois mais distantes. Rajoy quer governar e Sánchez lembra governo das esquerdas em Portugal.
Eleições Espanha 2015

Rajoy apresenta cinco pontos para acordo

Mariano Rajoy reuniu-se na quinta-feira com Rivera e na sexta-feira estará com Sánchez. O líder do PP tenta chegar a um acordo de cinco pontos para desbloquear impasse. Tem 31 dias até novas eleições.
Eleições Espanha 2015

Rajoy só fala com Sanchez se tiver apoio do PSOE

À saída da reunião com o rei Felipe VI, Mariano Rajoy disse que Espanha precisa de um Governo apoiado pelo PSOE e pelo Ciudadanos. Crescimento da economia deve ser prioridade.
Eleições Espanha 2015

Rajoy voltará a dizer "não" ao rei Felipe VI

Partido Popular pressiona o rei Felipe VI a não voltar a convidar Mariano Rajoy para formar governo, se este não vier a receber, entretanto, apoios que garantam a sobrevivência do governo.
Espanha

Valência. Quem é o homem que assombra o PP?

Foram detidas 24 pessoas em Valência, entre elas o ex-líder do PP dessa comunidade, Alfonso Rus. O material investigado baseia-se em gravações de Marcos Benavent, um hippie "yonqui del dinero".
Eleições Espanha 2015

Sánchez e Iglesias conversam, mas para discordarem

Numa conversa telefónica de 20 minutos, Pedro Sánchez mostrou o desagrado em relação à proposta feita pelo Podemos ao Rei e ambos discordam em relação à altura do começo das negociações.
Eleições Espanha 2015

Ciudadanos nem pensa em viabilizar Governo do PSOE

As conversações entre os líderes do PSOE e do Ciudadanos não permitiram qualquer negociação. Pedro Sánchez não terá o voto da força política liderada por Rivera "em nenhuma circunstância".
Eleições Espanha 2015

Sánchez negoceia, Rajoy acusa-o de indignidade

146
O líder do PSOE, Pedro Sánchez, vai falar este fim de semana com Pablo Iglesias, do Podemos, e Albert Rivera, do Ciudadanos, com vista a um acordo de Governo. Rajoy acusa-o de não ter dignidade.
Eleições Espanha 2015

Espanha: Mariano Rajoy recusa formar Governo

418
Mariano Rajoy recusa a indigitação do rei de Espanha, Felipe VI, para formar Governo. É a primeira vez na democracia espanhola que o candidato proposto pelo Rei não aceita.
Espanha

PP imputado por destruição de computadores

Uma juíza de Madrid imputou o PP de Rajoy no processo de destruição dos discos rígidos dos computadores utilizados pelo anterior tesoureiro Luis Bárcenas. É a primeira vez que um partido é imputado.
Eleições Espanha 2015

Rajoy não abdica e vai a votos no parlamento

O líder do Partido Popular ainda não conseguiu fazer acordos para governar e falava-se na possibilidade de abdicar do cargo de candidato a PM. Mas Rajoy confirma que vai a votos no parlamento.
Espanha

Acordo dos socialistas com Podemos mais perto

Sondagem dá vitória mais folgada a Rajoy, mas começa a parecer menos provável que haja novas eleições. Ciudadanos poderá aceitar abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos.
Espanha

Aliados do Podemos pedem deputados a PSOE 

Partidos das regiões autónomas querem garantir que tanto o partido liderado por Pablo Iglesias como os seus aliados autonómicos na Catalunha, Valência e Galiza conseguem formar grupos parlamentares.
Eleições Espanha 2015

Grupo ligado ao PP pede saída de Rajoy

O think-thank espanhol Floridablanca (ligado ao PP) quer um congresso aberto no partido. A renovação é "inevitável", defendem, e só um novo líder pode "salvar o centro-direita" espanhol.
Catalunha

PM afirma que vai defender unidade de Espanha

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, advertiu este domingo que não vai tolerar qualquer ato que ponha em perigo a unidade de Espanha.
Eleições Espanha 2015

Rajoy. Governo do PSOE não é "o mais conveniente"

O líder do Partido Popular criticou Pedro Sánchez por se recusar a viabilizar um novo governo de Rajoy. O Presidente do Governo em funções diz que está em "conversas discretas" com outros partidos.
Eleições Espanha 2015

"Se houver eleições, serei novamente candidato"

À saída do último Conselho de Ministros do ano, Mariano Rajoy garante que, caso sejam marcadas novas eleições, será novamente o candidato do PP. Mas este é um cenário que quer evitar.
Eleições Espanha 2015

Sanchéz rejeita acordo e quer "governo de mudança"

Líder do PSOE foi esta quarta feira a Moncloa dizer "não" a Mariano Rajoy, independentemente que este venha a apresentar cedências. Pedro Sánchez quer novas eleições como "última das opções".
Eleições Espanha 2015

Rajoy: as primeiras cedências para chegar a acordo

O líder do Partido Popular quer negociar com o PSOE. Está disposto a oferecer aos socialistas o lugar da presidência do Congresso, ou, em alternativa, uma reforma constitucional.
Eleições Espanha 2015

E agora, Espanha?

Os resultados das eleições de 20 de dezembro mergulharam a Espanha num impasse político. O PP ganhou, sem maioria nem hipótese de coligações, depois de o PSOE lhe fechar a porta. O que se segue?
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre negociações com Ciudadanos e PSOE

O vencedor das eleições espanholas lembra que é tempo de "ser responsável" e ter "vistas largas". Rajoy disse ainda que haverá um congresso do PP depois do processo de formação do Governo.
Eleições Espanha 2015

PSOE tem "a bola nos pés" no jogo das coligações

O PSOE já garantiu que não vai viabilizar um governo de Rajoy, o que indica disponibilidade para se virar à esquerda. O Podemos pede-lhe um referendo à independência da Catalunha.
Eleições Espanha 2015

Mercados. Juros espanhóis disparam e bolsa derrapa

108
"Resultado inconclusivo" que deverá levar a eleições antecipadas. É esta a leitura dos analistas ao resultado da eleição em Espanha. Subida dos juros apanha BCE "de férias".
Eleições Espanha 2015

Líderes dos partidos espanhóis apelam ao voto

Os quatro líderes dos principais partidos em Espanha já votaram. Apelaram à mobilização dos espanhóis num dia que querem "histórico". Quase todos querem mudança. Afluência às urnas inferior à de 2011.
Eleições Espanha 2015

Jovem que agrediu Rajoy era da sua família

115
Tem 17 anos, faz parte de uma claque espanhola, consumia canábis e a sua avó era da família do sogro de Rajoy. As autoridades decretaram o seu internamento num centro de menores.
Eleições Espanha 2015

Rajoy pede para separarem 'puñetazo' da política

O presidente do Governo espanhol apelou hoje a que ninguém em Espanha extraia conclusões políticas da agressão que sofreu na quarta-feira numa arruada em Pontevedra (Galiza), ao ser esmurrado por um jovem.
Eleições Espanha 2015

Rajoy levou um 'puñetazo' em arruada

O primeiro-ministro espanhol estava a jogar 'em casa', Pontevedra. Um jovem de 17 anos pediu para tirar uma foto e deu-lhe um violento murro. Mas acabou o dia apoiado por todos. Mas sem óculos.
Eleições Espanha 2015

Tensão e troca de acusações entre Rajoy e Sánchez

Foi um debate quente e crispado onde a corrupção e a economia tiveram papel principal. No fim as sondagens online parecem dar alguma vantagem ao actual primeiro-ministro espanhol.
Mundo

Rajoy receia acordo pós-eleitoral para governo 

Rajoy alertou para a possibilidade de os partidos fazerem acordos pós-eleitorais apenas para “impedir o PP de governar”. Pedro Sánchez acusou o PP de ter cortado em tudo "menos na corrupção".
Eleições Espanha 2015

Rajoy dá borla fiscal a quem trabalhe após reforma

O líder do governo espanhol promete isentar do pagamento de imposto pessoas em idade da reforma que optem por continuar a trabalhar. É uma das medidas para aplicar se o PP ganhar as eleições.
Eleições Espanha 2015

Rajoy alerta para "erro" de acordo contra PP

O presidente do Governo espanhol alertou para a possibilidade de um acordo tripartido PSOE-Ciudadanos-Podemos para evitar que o PP governe, considerando que tal seria "um erro".
Eleições Espanha 2015

Espanha à procura de uma coligação para governar

À beira de eleições, a política espanhola está num impasse: sem maioria absoluta em vista, o futuro passará por uma coligação. PSOE e Ciudadanos confirmam proximidade no primeiro debate da campanha.
Eleições Espanha 2015

Aznar ausente da campanha do PP

O programa de campanha do Partido Popular não prevê a participação do ex-primeiro-ministro. Aznar tem sido crítico do próprio partido nos últimos tempos, acusando-o de "extravagâncias" na Catalunha.
Espanha

Rajoy dá dois calduços ao filho em direto na rádio

O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy ir à rádio comentar um jogo já seria notícia. Mas o que está a dar que falar são as duas palmadas que deu ao filho, em direto, com muitos risos à mistura.
Eleições Espanha 2015

Rajoy abre porta a reforma da Constituição

Medidas não vão estar no programa do PP, mas já estão no seu discurso pré-eleitoral. Alterações visam contrariar a independência da Catalunha e devem ter apoio do PSOE e do Ciudadanos.
Catalunha

Rajoy garante que vai impedir independência

Reação dura do primeiro-ministro espanhol ao acordo anunciado entre os dois movimentos independentistas da Catalunha. Rajoy diz que se trata de uma provocação que não irá produzir qualquer resultado.
Legislativas 2015

Juros sobem. Diferença face a Espanha duplica

3361
Mais um dia, mais uma sessão em que os juros de Portugal sobem e os de Espanha descem. Duplicou em menos de dois meses a diferença entre os dois países. Banco britânico fala em demissão de Costa.
Eurogrupo

Bruxelas. Espanha corre o risco de falhar défice

O ministro das Finanças, Luis de Guindos, estava confiante, mas a Comissão deu um puxão de orelhas ao governo espanhol e convidou Madrid a corrigir a rota orçamental.
Espanha

Rajoy marca eleições para 20 de dezembro

A opção está tomada. Rajoy escolheu o dia 20 de dezembro para as eleições gerais em Espanha. Proximidade com Natal e saída dos espanhóis do país deixa PP e Governo divididos.
Podemos

Sondagem. PSOE e PP empatados, Podemos em queda

A popularidade de Rajoy já teve dias melhores, mas a verdade é que está a crescer. As remodelações no governo e no seio do PP trouxeram os populares para o cimo das sondagens, logo atrás do PSOE.
Espanha

Eleições espanholas a quatro dias do Natal?

Mariano Rajoy admitiu, em entrevista a uma rádio espanhola, que o mais provável é que as eleições se realizem no dia 20 de dezembro.
Sondagens

PP lidera em Espanha. Podemos e Ciudadanos afundam

178
"O bipartidarismo está de volta", conclui o "ObSERvatorio" da rádio espanhola Cadena SER. O PP de Mariano Rajoy está em alta, tal como o PSOE, enquanto que as forças emergentes estão a submergir.
Crise dos Refugiados

Merkel e Rajoy discutem crise dos refugiados

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, reúnem-se segunda e terça-feira, em Berlim, para discutirem a crise migratória na Europa.
Espanha

60% dos catalães não acreditam na independência

As sondagens mostram que os catalães não acreditam que a independência chegue tão cedo. Artur Mas já disse que quer a Catalunha independente até 2017, mas Rajoy quer "esmagar" essas pretensões.
Espanha

Governo espanhol antecipa redução do IRS

O Governo espanhol vai antecipar para este mês uma redução do imposto sobre o rendimento prevista apenas para 2016, quando faltam apenas meses para as eleições gerais que se realizam no final do ano.
Orçamento do Estado

Rajoy quer antecipar Orçamento de 2016. Passos não

Em Espanha, Rajoy vai pôr o Executivo a trabalhar no verão para apresentar o Orçamento de 2016 mais cedo - o objetivo é aprová-lo antes de acabar o mandato. Por cá, Passos nem pensa nesse cenário.
Espanha

Rajoy garante mexidas no governo ainda este mês

Há quem fale em tornar o Partido Popular espanhol "mais atrativo". Cinco meses antes das eleições de novembro, o primeiro-ministro Mariano Rajoy aposta em melhorar a imagem do partido e do governo.
Espanha

"Senadores" do PP apertam Rajoy no pós eleições

Vários históricos do PP estão a querer antecipar o debate sobre a sucessão a Rajoy. Líder do PP está sob pressão após o desaire eleitoral de domingo.
Economia

Aqui ao lado, a economia cresce o dobro da Europa

1010
Espanha tornou-se a "estrela" da recuperação económica na Europa. PIB está a crescer mais do que o dobro da zona euro e os economistas dizem que Portugal deve tirar lições do crescimento em Espanha.
Diplomacia

O que se passa entre Espanha e Venezuela?

Parlamento espanhol aprovou resolução pela libertação dos presos políticos na Venezuela, em nome da "pluralidade democrática", mas Nicolas Maduro não gostou da intromissão e acusou Rajoy de "racismo".
Espanha

Vêm aí as eleições e o discurso social

Os dois países vão a eleições este ano. Rajoy já prometeu dar mais atenção às políticas sociais. Por cá, Passos fala cada vez mais no Programa de Emergência Social.
Futuro da Grécia

Passos queixa-se à UE das críticas de Tsipras

217
Passos exigiu silêncio no Governo e deixou reação a Tsipras para os partidos. Mas mandou mensagem para Bruxelas manifestando "perplexidade" com as palavras "infundadas" do grego.
Terrorismo

Terrorismo: em Espanha há acordo. E por cá?

Mariano Rajoy e Pedro Sánchez assinaram um acordo contra o terrorismo. O PSOE agitou-se e Sánchez vai pedir ao Constitucional que analise prisão perpétua. Por cá, Passos apresenta hoje propostas.
Podemos

Rajoy. Dirigentes do Podemos "são uns tristes"

O presidente do Governo espanhol respondeu às críticas dos dirigentes do Podemos às políticas do executivo: "São uns tristes que andam por aí a dizer o quão mal as coisas vão em Espanha".
Atentados de Paris

Afinal, Passos vai marchar com líderes europeus

298
Passos Coelho vai afinal a Paris para participar na marcha republicana. Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República, também vai. Merkel, Cameron e Renzi vão estar na capital francesa.
Espanha

Rajoy abre a porta a um governo de Bloco Central

Entretanto, o secretário-geral do PSOE e candidato à presidência da Generalitat valenciana, Ximo Puiz, já veio assegurar neste sábado que "não vai haver nenhum governo de coligação PSOE-PP".
Corrupção

Ministra da Saúde espanhola demite-se

Ana Mato, ministra da Saúde de Espanha, apresentou esta quarta-feira o pedido de demissão a Mariano Rajoy, primeiro-ministro, após a justiça citar o seu nome no Caso Gürtel, um esquema de corrupção.
Catalunha

Há cinco localidades onde não se vota na Catalunha

Bastiões do PP na Catalunha não alinharam na consulta popular. Fontes próximas de Rajoy falam em "exercício inútil e antidemocrático" e autoridades judiciais recusaram terminar votação.
Espanha

Catalunha avança com consulta e processa Governo

106
O Governo de Rajoy tinha pedido ao Tribunal para incluir no documento final avisos a Artur Mas sobre consequências possíveis para violações à decisão judicial.
Mariano Rajoy

Passo atrás no referendo é "excelente notícia"

Artur Mas encontrou uma alternativa para o referendo e garante que no dia 9 de novembro haverá uma consulta popular "com boletins de voto". Para Rajoy, é "excelente notícia" já não seja referendo.
Mariano Rajoy

Saída para a Catalunha? Lei e diálogo

Presidente do Governo espanhol disse que a "saída" para a situação na Catalunha está "na lei e no diálogo" e advertiu o líder da Catalunha que um governante não pode fazer o que quer.
Catalunha

Justiça espanhola suspende referendo na Catalunha

No mesmo dia em que Mariano Rajoy enviou para o Tribunal Constitucional os documentos com que o governo regional catalão convocara o referendo, a justiça decidiu suspender a consulta popular.
Catalunha

Rajoy recorre para o TC contra o referendo

O primeiro-ministro espanhol vai recorrer da Lei das Consultas, bem como do decreto de convocatória do referendo para dia 9 de novembro.
Mundo

Merkel e Rajoy percorrem Caminho de Santiago

Chanceler alemã vai ficar dois dias no país vizinho e aproveitou o domingo para caminhar ao lado do primeiro-ministro espanhol, numa demonstração de apoio à recuperação do país.
A página está a demorar muito tempo.