456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Angela Merkel

Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Merkel rejeita responsabilidades

Antiga chanceler alemã explicou veto à entrada da Ucrânia na NATO dizendo que este permiti travar escalada de tensão e deu tempo a Kiev para crescer como país. "Aquela não era a Ucrânia de hoje", diz.
Angela Merkel

Perguntar antes que seja tarde demais

Angela Merkel é o novo Chamberlain? Marcelo em modo fungagá da bicharada anuncia isolamento político do PR? Bloco quer nova taxa? Claro que sim. O BE trocou o comunismo pelo taxismo.
Guerra na Ucrânia

Merkel: guerra é rutura profunda na Europa

Angela Merkel considera o ataque russo à Ucrânia uma "flagrante violação do direito internacional" que não tem justificações e que condena em "termos mais fortes".
Angela Merkel

A frase mais estúpida do ano passado

No ano da saída de Merkel a Europa está pior do que em 2005. Devemos sim elogiar grandes chanceleres como Adenauer, que fez a reconstrução, e Kohl que fez a reunificação. De Merkel ninguém se lembrará
Angela Merkel

Angela Merkel rejeitou convite de Guterres 

Angela Merkel recusou a proposta para assumir presidência do Conselho Consultivo para os Bens Públicos Globais. A antiga chanceler alemã já tinha dito que não se dedicará à política.
Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa condecora Angela Merkel

Foi atribuído à ex-chanceler o mais alto grau da Ordem do Infante D. Henrique "pela sua extraordinária contribuição para a União Europeia, desbravando novos caminhos de construção de solidariedade".
Alemanha

Olaf Scholz já é o sucessor de Merkel

O Parlamento Federal alemão elegeu Scholz como novo chanceler, mas nem todos os membros da "coligação semáforo" votaram no líder do SPD. Scholz fez juramento sem referência a Deus por não ser crente.
Angela Merkel

O que deve a Europa a Merkel

Esta é a semana em que os europeus se despedem de Angela Merkel. Personalidade popular no mundo sem deixar de ser controversa, merece dos europeus um obrigada.
Alemanha

Merkel faz novo apelo à vacinação

Angela Merkel, que na próxima semana deixa o cargo de chanceler, apelou novamente à vacinação contra a covid-19 no último episódio de uma série de mais de 600 podcasts.
Alemanha

Olaf Scholz será eleito chanceler a 8 de dezembro

Olaf Scholz, de 63 anos, deve ser eleito por uma maioria dos 736 deputados do Bundestag (câmara baixa), antes da passagem de poder, no mesmo dia, com a chanceler cessante.
Angela Merkel

Merkel homenageada pelas forças armadas alemãs

A ainda líder do executivo alemão pôde escolher a banda sonora que vai ser tocada pela banda das Forças Armadas alemãs. Depois vai fazer uma pausa da vida política.
Coronavírus

Merkel quer mais restrições contra nova vaga

Angela Merkel está preocupada com a nova vaga de infeções na Alemanha e pede mais restrições para conter o número de casos de Covid-19 no país.
Bielorrússia

Merkel e Lukashenko discutiram ajuda a refugiados

A chanceler alemã e o chefe de Estado bielorrusso abordaram a situação tensa na fronteira da Bielorrússia com a União Europeia e a ajuda humanitária a refugiados.
Vladimir Putin

Putin avisa NATO sobre atos "desestabilizadores"

O Kremlin diz que a presença de militares dos EUA e de outros aliados da NATO no Mar Negro é de uma "natureza perigosa e provocadora". Putin falou com Merkel sobre este caso e quanto à Bielorrússia.
Crise dos Refugiados

Merkel pede a Putin que intervenha na Bielorrússia

Numa conversa telefónica com Vladimir Putin, a chanceler alemã cessante considerou "inaceitável e desumana a instrumentalização de migrantes" na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.
Angela Merkel

Merkel apela a uma política migratória "regulada"

O presidente da Câmara da cidade de Bremen, o social-democrata Andreas Bovenschulte, acompanhou a chanceler na visita ao estado e elogiou a sua "postura humana clara" em questões migratórias.
Angela Merkel

França condecora Angela Merkel com Grande Cruz

Esta distinção "encarna a solidez da amizade franco-alemã" mantida por Angela Merkel com os sucessivos chefes de Estado franceses desde a sua chegada à chancelaria, em 2005.
Angela Merkel

Grécia: a visita que Merkel deixou para o fim

Para última visita oficial, Merkel elegeu Atenas como destino. Chanceler admite que foram tempos difíceis e Presidente grega concorda. Varoufakis diz que Merkel transformou Grécia num "deserto".
Angela Merkel

Merkel preocupada com desafios europeus

"Este foi talvez o meu último Conselho Europeu. Para mim foi sempre um prazer", confessou Merkel, depois de, na sala de reuniões, os líderes europeus a terem aplaudido e elogiado.
Angela Merkel

Merkel agradece a Erdogan, mas deixa críticas

A chanceler alemã, Angela Merkel, agradeceu ao Presidente turco, Recep Erdogan, pela cooperação em várias áreas, mas reiterou críticas aos cortes nas liberdades e direitos na Turquia.
Ambiente

Merkel diz que Green Deal será "trabalho difícil"

Angela Merkel mostrou-se reticente quanto ao cumprimento das metas definidas no Acordo Verde Europeu dentro dos prazos definidos, acrescentando que vai ser "um trabalho muito difícil".
Vladimir Putin

Putin, Merkel e Macron discutem Acordos de Minsk

Segundo o Kremlin, que anunciou a conversação telefónica entre os três, "discutiram a fundo a preocupante situação decorrente da paragem do processo de solução do conflito interno na Ucrânia".
Angela Merkel

Merkel em Roma despede-se do Papa e Draghi

Angela Merkel foi recebida pelo Papa depois de ter visitado um novo instituto dependente da universidade do Vaticano dedicado às medidas de proteção das pessoas vulneráveis.
António Costa

Costa vai a Berlim a convite de Merkel

António Costa destacou a importância da chanceler alemã "em momentos cruciais da vida da Europa" e considerou "muito gratificante poder aceitar esse convite".
Angela Merkel

A Herança Merkel e a Europa da neutralidade

A América precisa de amigos. Mas a Europa precisa ainda mais. E precisa de acabar de uma vez por todas com narrativas gloriosas e grandiloquentes em relação às quais não tem a mínima condição de estar
Eleições na Alemanha

Merkel, ou a arte do possível

A sobrevivência política de Angela Merkel a sucessivas crises permitiu-lhe uma governação longa. Se o legado é positivo ou se limitou a ganhar tempo, só daqui a uns anos saberemos.
Alemanha

Merkel. De Ossi subestimada a chanceler pragmática

Para uns, é a epítome de um grande político; para outros, uma líder que ficou sempre aquém. O consenso? Ao longo de 16 anos, Merkel moldou a Alemanha e a Europa como ninguém antes dela.
Eleições na Alemanha

A cidade onde Merkel cresceu e que é o seu refúgio

Entre os 3 e os 19 anos, Merkel viveu em Templin, e ainda hoje costuma visitar a cidade onde é descrita como uma pessoa reservada mas simpática. Também em Berlim os vizinhos respeitam a privacidade.
Coronavírus

Merkel condena assassínio de jovem alemão

Merkel "condena fortemente" o assassínio de um jovem, funcionário de uma bomba de gasolina, que foi baleado na cabeça por um cliente depois de exigir que este usasse máscara por duas vezes.
Alemanha

Macron e Merkel vão continuar a trabalhar juntos 

O Presidente francês Emmanuel Macron e chanceler alemã Angela Merkel garantem que vão continuar a trabalhar juntos durante o período de negociações que se vai seguir às eleições na Alemanha.
Eleições na Alemanha

Quem é Olaf Scholz, o favorito a suceder a Merkel?

Devido à moderação e à experiência, apresenta-se como sucessor natural de Merkel. O estilo “calmo e racional” tem jogado a seu favor e é com ele está a convencer os eleitores que não confiam no SPD.
Angela Merkel

UE não deve esperar grandes mudanças no pós-Merkel

Merkel deixará o seu cargo a 26 de setembro e analistas acreditam que não existirão grandes mudanças. Olaf Scholz, o candidato favorito, foi seu ministro das Finanças durante três anos e meio.
Angela Merkel

Portugueses apoiariam Merkel para líder europeia

Uma pesquisa relativa ao término do mandato de Merkel, mostra que espanhóis (57%) e portugueses (52%), "votariam em Angela Merkel em vez de Emmanuel Macron" para um cargo de "presidente" da Europa.
União Europeia

Merkel: UE devia integrar Estados dos Balcãs

Os Estados dos Balcãs Ocidentais (Sérvia, Bósnia, Macedónia do Norte, Albânia, Montenegro e Kosovo) procuram a adesão à UE há décadas, mas falta de progresso tem sido um travão.
Angela Merkel

Merkel "vai deixar um vazio"

Christian Odendahl, economista-chefe do "Center for European Reform" (CER), acredita que Angela Merkelvai "deixar um vazio", mas admite que a chanceler falhou na preparação da Europa.
Alemanha

As eleições de 26 de Setembro são fundamentais

Nos próximos três anos, a bazuca e o BCE garantirão a festa socialista. Depois disso, veremos quem estará ao leme em Berlim e quais serão as suas opções.
Angela Merkel

Merkel pede voto no candidato conservador

"A melhor via para o nosso país é um governo dirigido pela CDU e pela CSU (o aliado bávaro) com Armin Laschet como chanceler", declarou a chanceler alemã que considera estas eleições "especiais".
Eleições na Alemanha

Serão precisos três para substituir Angela Merkel?

Candidatos não entusiasmam e sondagens mostram que, pela primeira vez, será preciso uma coligação com três partidos. CDU pode ter o pior resultado da sua história. Sonho dos Verdes está mais distante.
Afeganistão

Merkel e Macron articulam resgates no Afeganistão

Os dois líderes Angela Merkel e Emmanuel Macron articularam num telefonema formas de resgatar cidadãos ocidentais, colaboradores afegãos e outras pessoas vulneráveis do Afeganistão.
Angela Merkel

Merkel e Putin em conversações sobre Ucrânia 

Vladimir Putin pediu à chanceler alemã, Angela Merkel, que vai visitar a Ucrânia no domingo, que "influencie o lado ucraniano a respeitar as suas obrigações" no âmbito dos acordos de paz.
Alemanha

Rússia e Alemanha dialogam apesar de diferenças

Angela Merkel faz questão em continuar a dialogar com Putin apesar das acusações feiras à Alemanha de "russiofobia". "Ainda que tenhamos diferenças profundas, falamo-nos e assim deve continuar."
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.