Angela Merkel
Alemanha

Crimes nazi inseparáveis da identidade alemã

1174
É uma afirmação proferida pela chanceler alemã à saída do campo de Auschwitz- Birkenau. Merkel considera que "a homenagem digna às vítimas é uma responsabilidade que nunca poderá acabar".
Campos De Concentração

Merkel visita Auschwitz pela primeira vez 

116
A chanceler alemã, Angela Merkel, visita pela primeira vez o campo de Auschwitz-Birkenau. A chefe do governo da Alemanha é a terceira chanceler a visitar o antigo campo de concentração e extermínio.
Angela Merkel

Merkel quer NATO preservada e garante investimento

"É do nosso interesse preservar a NATO, mais do que no tempo da Guerra Fria", afirmou a chanceler alemã, garantindo que a Alemanha vai cumprir objetivo de 2% do PIB ser destinado a despesas militares.
África

Angela Merkel defende economia africana forte

Angela Merkel defende uma expansão económica sustentável das nações africanas e elogiou a agenda ambiciosa que procura construir uma zona de comércio livre no continente.
NATO

NATO vai debater críticas com Macron

Este encontro surge depois do presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que a aliança estaria em "morte cerebral". Angela Merkel pronunciou-se na altura, rejeitando tais afirmações do homólogo.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Angela Merkel

Merkel retira quadros de pintor nazi do escritório

284
Chanceler tinha dois quadros do expressionista Emil Nolde pendurados nas paredes do seu escritório pessoal. Cedeu-os a uma exposição, onde se soube que era de um nazi. Agora, não os quer de volta.
Angela Merkel

Merkel ainda acredita em acordo Reino Unido-UE

A chanceler diz que está "firmemente convencida" de uma saída do Reino Unido da UE com acordo. Contudo, diz que a Alemanha está preparada para uma saída "desordenada".
Hong Kong

Merkel pede proteção dos residentes de Hong Kong

"Os direitos e liberdades acordados na Lei Básica de Hong Kong devem ser salvaguardados", defendeu a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa com o primeiro-ministro chinês.
Angela Merkel

Merkel com encontros importantes na China

A chanceler alemã inicia uma visita de Estado à China. As preocupações pelos direitos humanos e os interesses económicos da Alemanha são dois pontos que Merkel terá atenção nesta deslocação.
Hong Kong

Hong Kong. Ativistas pedem apoio a Angela Merkel

A chanceler alemã desloca-se a Pequim esta semana, e numa carta aberta, os ativistas pró-democracia pedem o apoio a alguém que "viveu em primeira mão os terrores de um governo ditatorial".
G7

Merkel e Johnson não querem Rússia no G7

A chanceler alemã e o primeiro-ministro britânico disseram em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Migrações

Migração. Merkel e Orbán confiantes em acordo

Merkel disse ser "possível alcançar o inimaginável" quando se tem vontade de encontrar uma solução. Hungria defende uma política rígida contra a imigração, mas acredita em mediação de Von der Leyen.
Brexit

Brexit. Merkel recebe Boris Johnson em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, recebe na quarta-feira em Berlim o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para falar do 'Brexit', anunciou o porta-voz da chefe do governo alemão.
Brexit

Merkel convida Boris Johnson para discutir Brexit

A chanceler alemã, Angela Merkel e Boris Johnson já falaram ao telefone. Os dois líderes falaram sobre o aprofundamento das relações bilaterais e Boris Johnson aceitou o convite para ir à Alemanha.
Angela Merkel

Merkel insiste que se sente "bem"

A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu nesta sexta-feira que está bem de saúde e capaz de completar o seu mandato previsto até 2021, depois de ter sofrido três crises de tremores em público.
Ativismo

Ativista Greta influenciou medidas de Merkel

Executivo alemão apresentará no próximo dia 20 de setembro a estratégia para reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa, incluindo a remoção do carvão na produção de eletricidade.
Racismo

Merkel critica comentários racistas de Trump

300
A chanceler alemã juntou-se ao coro de críticas aos comentários do Presidente dos EUA, rejeitando o seu teor xenófobo e racista e dizendo que a força dos Estados Unidos está na sua diversidade.
Angela Merkel

Merkel volta a sentar-se durante honras militares

É a segunda vez que Merkel se senta depois de ter tido tremores em público três vezes. Na quinta-feira, a chanceler alemã também ficou sentada quando recebeu a nova primeira-ministra da Dinamarca.
Angela Merkel

Merkel senta-se durante hino, um dia após tremores

215
Chanceler alemã permaneceu sentada durante uma parada militar de receção à primeira-ministra da Dinamarca. Quebra de protocolo acontece um dia depois de novo ataque de tremores em público.
Angela Merkel

Angela Merkel treme pela 3.ª vez. "Estou bem"

779
A chanceler alemã recebeu esta quarta-feira em Berlim o primeiro-ministro finlandês, Antti Rinne. Durante a parada militar, Merkel tremeu pela terceira vez em menos de um mês.
Angela Merkel

Merkel espera acordo europeu na terça-feira

"Espero que, com boa vontade, seja possível chegar a um compromisso" disse Merkel, depois de uma cimeira de mais de 18 horas que foi adiada sem acordo. Trabalhos serão retomados na terça-feira às 11h.
Diplomacia

Trump quer ajuda de Merkel na pressão ao Irão

O Presidente dos EUA chamou "amiga" a Angela Merkel e elogiou a chanceler. A tensão no Golfo Pérsico marcou o diálogo entre os dois. Trump quer que Merkel se junte aos EUA para manter pressão.
Angela Merkel

Angela Merkel volta a ter tremores em público

400
A chanceler alemã tremeu de forma descontrolada durante uma conferência de imprensa em Berlim. Apesar disso, a agenda de Angela Merkel mantém-se.
Angela Merkel

Angela Merkel quer fortalecer combate a neonazis

1597
A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu um combate aos neonazis "sem qualquer tabu", dias após a morte de um autarca partidário do acolhimento de refugiados.
Alemanha

Angela Merkel teve ataque de tremores 

343
Angela Merkel sentiu-se mal durante a visita oficial do Presidente ucraniano a Berlim. Tremeu muito e mais tarde justificou o sucedido por não ter bebido água suficiente para o calor que estava.
Alemanha

Político do partido de Merkel morto a tiro

Walter Lübcke, da CDU, administrador municipal de Kassel, foi encontrado morto em casa com um tiro na cabeça. Nenhuma arma foi encontrada e as autoridades procuram o homicida.
Alemanha

Youtuber criticou Merkel e vídeo tornou-se viral

Rezo, de 20 anos, critica Merkel e diz que a União Democrata-Cristã destrói a vida e o futuro dos alemães. O partido reprovou o comportamento do youtuber mas convidou-o para uma reunião.
Angela Merkel

Merkel admite "relação conflituosa" com Macron

A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu ter um "relacionamento conflituoso" com o Presidente francês, Emmanuel Macron, numa entrevista publicada pelo diário alemão Suddeutsche Zeitung.
Angela Merkel

Alemanha. Carrinha choca com avião de Merkel 

A trabalhadora conduzia uma carrinha quando se entusiasmou ao ver o avião de Angela Merkel. Saiu do veículo para o fotografar mas não acionou o travão de mão. O avião ficou amolgado.
Alemanha

CDU de Merkel continua a descer nas sondagens

O partido de Merkel cai para menos de 30% das intenções de voto, mesmo depois da mudança de líder, cargo ocupado por Annegret Kramp-Karrenbauer desde dezembro do ano passado.
Angela Merkel

Angela Merkel defende lugar único europeu na ONU

Com a defesa da criação de um lugar único europeu na ONU, Angela Merkel vai de encontro às propostas de reforma da UE divulgadas no fim de semana pela líder do partido alemão CDU.
Angela Merkel

Hungria. Merkel declarou solidariedade com Junker

A chanceler alemã manifestou "a sua total solidariedade" com o presidente da Comissão Europeia, após este ter sido acusado pela Hungria de facilitar a imigração e partilha de refugiados na UE.
Angela Merkel

"Rússia e extrema-direita dos EUA são inimigos"

1224
A chanceler alemã diz que que a "Europa tem inimigos" e aponta nomes: a Rússia e a extrema direita norte-americana. Merkel falou para uma plateia em que se encontrava o vice de Trump, Mike Pence.
China

Merkel cética ao boicote à Huawei

A Alemanha tem sido cautelosa em relação ao gigante chinês das telecomunicações, já que faltam evidências concretas de abusos por parte da empresa. Prefere pedir salvaguardas ao governo.
União Europeia

Artigo 13.º: "Media" instam Merkel e Macron a agir

Alemanha e França ainda não chegaram a acordo sobre diretiva. Conselho pede que países ajam para não pôr em risco a reforma-chave que assegura a sustentabilidade de uma imprensa livre e independente.
Grécia

Merkel iniciou visita de dois dias a Atenas

A polícia de intervenção grega utilizou esta quinta-feira gás lacrimogéneo contra um pequeno grupo de ativistas de esquerda que protestavam contra a visita de Ângela Merkel a Atenas. Não há detidos.
Diplomacia

Merkel inicia visita de dois dias à Grécia

As visitas de Merkel já deram origem a grandes manifestações anti-austeridade em Atenas em anos passados. A chanceler alemã tem encontro marcado com o primeiro-ministro, Alexis Tsipras.
Angela Merkel

Hacker divulga dados de Merkel e outros políticos

Uma conta de Twitter divulgou dados pessoais, como números de cartão de crédito e conversas privadas, de mais de 900 políticos alemães — Merkel incluída. Todos os partidos foram afetados, menos a AfD.
CDU

Quem é a "mini Merkel", a nova líder da CDU?

AKK, como é conhecida, era secretária-geral do partido que agora lidera. A sucessora de Merkel, que recusa ser chamada de "mini", conquistou cargos políticos que nunca outra mulher tinha conquistado.
Angela Merkel

Annegret Kramp-Karrenbauer é a sucessora de Merkel

252
Annegret Kramp-Karrenbauer é a sucessora de Merkel na liderança da União Democrata Cristã. A até agora secretária-geral do partido segue a linha política da chanceler alemã.
Alemanha

Avião de Merkel faz aterragem de emergência

163
O avião onde a chanceler alemã seguia para viajar até à Argentina fez uma aterragem de emergência em Colónia após falha "nalguns sistemas elétricos". Avião já voava há uma hora.
Eleições Europeias

O rock, o beijo a Merkel e a invasão de Stubb

Weber subiu ao palco ao som de One Vision, dos Queen e deu um beijo a Merkel. Uma hora depois dizia ao Observador que está "ansioso" por fazer campanha em Portugal. Já Rangel sofreu invasão de Stubb.
Alemanha

Sobre o legado de Angela Merkel /premium

Quem irá refrear a vertigem supra-nacional na União Europeia, depois da saída de Angela Merkel? Se ninguém o fizer a partir dos partidos centrais, a maré populista continuará imparável.
Alemanha

CDU debate sucessão de Angela Merkel

A direção da União Democrata-Cristã (CDU) reúne-se, este domingo, em Berlim, para debater a sucessão de Angela Merkel na liderança do partido.
Angela Merkel

África. Merkel anuncia fundo de mil milhões

A Chanceler alemã anunciou em Berlim a constituição de um fundo de mil milhões de euros para apoiar o investimento de Pequenas e Médias Empresas europeias em África.
Alemanha

Antigo rival de Merkel candidata-se à CDU

Friedrich Merz, um antigo rival de Angela Merkel que tem estado afastado da primeira linha da política, anunciou a sua candidatura à liderança da União Democrata-Cristã (CDU).
Angela Merkel

O fim (de uma) história… /premium

Ainda é cedo para determinar o lugar de Merkel na História, mas algo é certo: a saída de cena da “mutti” alemã pode ser o advento de uma época nova em que o poder da Alemanha revelar-se mais assertivo
Angela Merkel

Merkel: "É o meu último mandato como chanceler"

263
Angela Merkel não se vai recandidatar à liderança do partido após a derrota nas eleições regionais deste domingo. A alemã anunciou que abandonará o cargo de chanceler no fim do mandato, em 2021.
Alemanha

Extrema-direita entra no Parlamento de Hesse

3270
Os partidos da coligação governamental da Alemanha deverão sofrer quedas importantes nas eleições regionais em Hesse. Partido de extrema-direita passará a ter representação no parlamento regional.
Síria

Erdogan, Putin, Macron e Merkel discutem Síria

Os presidentes turco, russo, e francês e a chanceler alemã reúnem-se este sábado em Istambul com a situação em Idlib (noroeste da Síria) e a resolução política do conflito na agenda.
Alemanha

Carros a diesel. Merkel aponta falta de soluções

178
A chanceler alemã Angela Merkel apelou à indústria automóvel para deixar de ser "miserabilista" e investir em soluções para os veículos a diesel responsáveis por emissões excessivas.
Política

Weber quer ser um presidente dos afetos na Europa

399
Seis pontos-chave da entrevista a Manfred Weber. O potencial candidato à presidência da Comissão Europeia quer Rio e Merkel a falar a uma só voz, critica governo de Costa mas diz respeitar Centeno.
Política

"Governo de Costa beneficia de decisões de Passos" /premium

1447
Weber está na corrida para ser o candidato do PPE a presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao Observador, em Lisboa, desvalorizou feitos de Costa, elogiou Passos e disse respeitar Centeno.
Alemanha

Aliados de Merkel perdem maioria na Baviera

232
A CSU, "partido-irmão" da CDU de Angela Merkel, obteve 35,5% dos votos na eleição regional deste domingo, o pior resultado desde 1950, perdendo a maioria absoluta no estado mais rico da Alemanha.
Donald Trump

Merkel avisa Trump para risco de "destruir" a ONU

368
A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou, este domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a tentação de "destruir" o multilateralismo, incluindo as Nações Unidas.
Angela Merkel

Merkel perde votação interna. Será fim de uma era?

175
Chanceler não conseguiu reeleger um aliado muito próximo para líder do grupo parlamentar. Para o seu lugar, foi escolhido um homem que já criticou Merkel várias vezes.
Angela Merkel

Merkel não perdoa violência contra estrangeiros

147
Angela Merkel disse compreender a indignação dos cidadãos face aos atos violentos e assegurou que a justiça "vai recair sobre os culpados, independentemente da sua nacionalidade".
Angela Merkel

Merkel não descarta resposta militar a Damasco

Merkel disse que o seu governo prioriza "esforços políticos" sobre intervenções militares, e é por isso que é um membro do "pequeno grupo" que tenta trazer todos os partidos sírios para discussão.
Angela Merkel

Macedónia. Merkel apoia mudança de nome do país

A chanceler alemã pediu aos macedónios para aproveitarem uma oportunidade "histórica" e aprovarem em referendo um acordo com a Grécia sobre a mudança de nome do país.
Angela Merkel

Alemanha com novas parcerias comerciais em África

Alemanha e Nigéria alcançaram vários acordos comerciais para aumentar a cooperação económica na agricultura e na construção automóvel.
BCE

BCE. O "homem mais perigoso da Europa" sai de cena /premium

Jens Weidmann era o maior opositor às medidas de emergência de Draghi, decisivas para tirar o euro da crise. Agora, decidiu sair da corrida à liderança do BCE. Portugal deve deitar foguetes?
Férias

Onde passam férias os grandes líderes mundiais

Praias paradisíacas, resortes de luxo e caminhadas em zonas de campo. Quando chegam os meses de verão, os líderes mundiais também vão de férias.
Angela Merkel

Merkel satisfeita com reuniões entre Trump e Putin

"Alegro-me com cada encontro (...) em que exista diálogo e, em particular entre esses dois países. É bom para todo o mundo", declarou a chanceler alemã durante uma conferência de imprensa.
Angela Merkel

Os "ursos amorosos" que ficaram na foto com Merkel

Uma visita de Angela Merkel a um jardim-escola da Caritas está a ser notícia por um motivo invulgar: nas imagens de Merkel com as crianças aparece um par de ursos de peluche em posição sugestiva.
Donald Trump

Trump destaca "excelente relação" com Merkel

Poucas horas depois de ter acusado a Alemanha de estar refém da Rússia, Donald Trump afirmou que teve "uma ótima reunião" com a chanceler alemã, Angela Merkel.
NATO

Alemanha está "capturada pela Rússia", diz Trump

204
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
Angela Merkel

UE fará tudo para evitar guerra comercial com EUA

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu hoje que a União Europeia fará todos os esforços para evitar uma guerra comercial com os Estados Unidos.
Alemanha

Fim da crise política na Alemanha

A União Social-Cristã e o partido de Angela Merkel estavam em colisão, devido à política de imigração da chanceler. Horst Seehofer chegou mesmo a admitir-se. Agora, chegaram a acordo.
António Costa

Costa elogia Merkel e não comenta Giuseppe Conte

O primeiro-ministro elogiou a chanceler alemã por estar "do lado certo daquilo que são os valores da Europa" e recusou comentar "outras atuações para fins mediáticos", referindo-se a Giuseppe Conte.
Conselho Europeu

Líderes europeus à volta de um caldeirão explosivo /premium

Migrações, Brexit, Rússia, moeda única, Defesa: temas sensíveis que vão ser discutidos em ambiente de convulsão política na Europa. Vem aí mais um Conselho Europeu.
Nações Unidas

Merkel defende regresso de refugiados à Síria

Angela Merkel disse que a Alemanha está a "trabalhar para encontrar uma solução política na Síria que permita o regresso dos refugiados a sua casa" e defendeu que devem voltar com ajuda da ONU.
Diplomacia

Alemanha concede 100 milhões à Jordânia

Berlim vai disponibilizar mais 100 milhões de dólares de empréstimo à Jordânia, a juntar aos 384 milhões de euros de ajuda bilateral registados em 2018. Angela Merkel fez a promessa esta quinta-feira.
Zona Euro

Euro. Merkel e Macron admitem orçamento único

Chanceler alemã disse, no final de um encontro com o presidente francês, que a União Europeia está prestes a "abrir um novo capítulo" na sua história.
Alemanha

Política para refugiados compromete Merkel

O futuro do governo de Merkel pode estar em causa, perante a discórdia entre a CDU e a CSU para a política de refugiados. CSU quer leis mais estritas, Merkel quer primeiro falar com a Europa.
Crise dos Refugiados

"O racismo preocupa a esquerda, trabalhadores não" /premium

197
Em "A Estranha Morte da Europa", Douglas Murray, editor da Spectator, opõe-se à imigração e critica a classe política. O maior alvo é Merkel, que acusa de "mudar a sociedade sem mandato democrático".
União Europeia

Merkel pede posição comum sobre tarifas dos EUA

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu que a UE deve procurar uma "posição comum" com outros países afetados pelas novas tarifas adicionais impostas pelos EUA às importações de aço e alumínio.
Angela Merkel

Costa satisfeito por visita de Merkel após a crise

400
Costa considerou que Portugal e Alemanha tem sido dos países mais "constantes em estarem de acordo" no "essencial". O primeiro-ministro destacou o "novo tipo relacionamento económico" entre os países.
PSD

Rio: Merkel "leva a minha opinião" sobre fundos

112
O encontro durou mais de meia hora. Rui Rio e Angela Merkel estiveram reunidos, em Lisboa. O presidente do PSD falou sobre a distribuição de fundos e sobre "outro assunto" que não quis revelar.
Tecnologia

Merkel. "Europa tem de ser mais corajosa"

Num debate que decorreu no I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, a chanceler alemã alertou que alertou que a Europa tem "um problema", pois "já perdeu algumas capacidades tecnológicas".
Angela Merkel

Tecnologia. Merkel destaca "cooperação luso-alemã"

107
A chefe de Governo alemã, Angela Merkel afirmou que é "um bom dia" para a Bosch e para Portugal e apontou o setor da tecnologia como "rumo a seguir" para combater o desemprego em Portugal.
Alemanha

Empresas alemãs já são o maior empregador privado

163
São cerca de 400 empresas, geram um volume de negócios na ordem dos 10 mil milhões de euros e dão um forte impulso às exportações. Juntas, e a seguir ao Estado, são as que geram mais emprego no país.
Diplomacia

Merkel inicia visita a Portugal

237
A chanceler alemã, Angela Merkel, inicia esta quarta-feira uma visita a Portugal com um programa centrado na tecnologia e investigação, deslocando-se à multinacional alemã Bosch de Braga e ao I3S.
Governo

Costa "tranquilo" com efeitos da crise italiana

O primeiro-ministro acredita que Portugal está em condições de superar efeitos negativos da crise política italiana. Ainda assim, Costa reconhece consequências nefastas para a reforma do Euro.
Economia

Costa e Merkel discutem reforma da UEM

A reforma da União Económica e Monetária (UEM) e o novo quadro financeiro plurianual europeu são dois dos principais assuntos na reunião entre o primeiro-ministro português e a chanceler alemã.
Itália

Merkel lembra Tsipras ao falar de Itália

Ao falar da instabilidade política e económica em Itália, Merkel avisou: "Temos regras na zona euro". As negociações com a Grécia foram dadas como exemplo: "Juntos, conseguimos algo".
Diplomacia

Merkel visita Portugal no final do mês

Convite foi feito por António Costa e os dois chefes de governo procurarão "reforçar as relações políticas e económicas bilaterais". Está também agendado um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.
Acordo Nuclear

Merkel diz que acordo com o Irão "não é perfeito"

Os países da União Europeia concordam que o acordo nuclear iraniano "não é perfeito", mas deve ser preservado, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel.
Angela Merkel

Merkel: "Não podemos esperar que EUA nos protejam"

255
Merkel voltou a afirmar que "a Europa tem de agarrar o seu destino com as próprias mãos" e que não pode contar com a proteção dos EUA. Trump quer que Alemanha cumpra meta de investimento em defesa.
Zona Euro

Partido de Merkel critica projetos de Macron

A União Democrata Cristã criticou nomeadamente a ideia de criar um orçamento específico da zona euro para apoiar os investimentos. "Não penso que seja uma boa ideia", disse o número dois do partido.
Alemanha

Presidente da Goldman vai ser adjunto das Finanças

Um dos dois co-presidentes da Goldman Sachs na Alemanha, Joerg Kukies, vai tornar-se adjunto do ministro das Finanças no novo governo de Angela Merkel.
Alemanha

Alemanha. Angela Merkel toma posse como chanceler

Angela Merkel tomou posse como chefe do governo alemão depois de 364 deputados terem votado "sim". A votação deste dia põe termo a 171 dias de impasse governamental.
Eleições na Alemanha

Angela Merkel reconduzida no quarto mandato

Angela Merkel foi eleita chanceler pela primeira vez em 2005. Recondução acontece seis meses depois das eleições. Sempre que esteve à frente do Governo foi com coligações e desta vez não será exceção.
Alemanha

Negócios Estrangeiros. Ministro passa a deputado

Sigmar Gabriel anunciou através do Twitter que não vai integrar o novo Governo e que se vai manter apenas como deputado social-democrata no Bundestag, a câmara baixa do parlamento.
Alemanha

Novo Governo com o SPD "é para o bem da Alemanha"

Angela Merkel afirmou que a aprovação pelos sociais-democratas alemães da coligação governamental com os conservadores é "para o bem da Alemanha", admitindo que há ainda "muito a fazer" no país.
NATO

Palavras de Putin sobre armas são "inaceitáveis"

A NATO diz que as declarações de Vladimir Putin sobre as armas nucleares que podem atingir qualquer ponto no mundo são "inaceitáveis" e declarou que a aliança está preparada para defender os membros.
Poluição

Merkel espera cumprir metas sobre carros a diesel

A chanceler alemã disse esperar que se comecem a sentir em breve os efeitos das medidas para reduzir a poluição atmosférica nas cidades alemãs.
Alemanha

CDU aprova coligação e elege secretária-geral

Annegret Kramp-Karrenbauer, conhecida na Alemanha como "mini-Merkel", foi designada há uma semana por Merkel e eleita esta segunda-feira secretária-geral da CDU.
Alemanha

Outra Grande Coligação na Alemanha? Nein Danke!

A formação de uma grande coligação na Alemanha entre a CDU/CSU e o SPD não é uma boa notícia. Conjugada com a agenda europeista de Macron é uma receita para um crescimento ainda maior dos extremismos.
Angela Merkel

Merkel pede "respostas europeias"

Angela Merkel pediu "respostas europeias" para matérias de segurança, política migratória, economia e política externa. A chanceler alemã defende que o "mundo não espera".
Conflito na Síria

Ghouta. Novos bombardeamentos fazem 13 mortos

Morreram 13 pessoas esta quinta-feira resultado de novos bombardeamentos na região de Ghouta oriental, na Síria, depois de Angela Merkel ter condenado o "massacre".
Alemanha

Número dois de Merkel na CDU vai deixar o cargo

O secretário-geral do partido liderado pela chanceler alemã, Angela Merkel, vai deixar as funções na União Democrata Cristã (CDU), indicaram fontes partidárias.
Alemanha

Relação Alemanha/Turquia é possível com mudanças

Angela Merkel defende que a relação entre a Alemanha e a Turquia só volta ao normal com algumas mudanças. A chanceler quer a libertação de um jornalista turco-alemão detido em Ancara.
Alemanha

SPD defende acordo de coligação com Merkel 

Olaf Scholz defende acordo de coligação com Merkel porque o partido incluiu no acordo "matérias fulcrais relacionadas com as áreas do trabalho, educação, tecnologia e habitação social".
Alemanha

Angela Merkel criticada dentro do próprio partido 

A vida da chanceler não está fácil. Depois da magra vitória eleitoral e do falhanço nas negociações com FDP e Verdes, Merkel é agora criticada dentro da CDU pelas pastas importantes que cedeu ao SPD.
Alemanha

Já há acordo para formar Governo na Alemanha

A CDU de Angela Merkel e o SPD de Martin Schulz chegaram a acordo para formar Governo na Alemanha. Os sociais-democratas terão ficado com a pasta das Finanças.
Alemanha

Merkel disposta a "compromissos dolorosos"

A chanceler alemã admitiu que na próxima sessão de negociações com o SPD, visando o pacto de Governo, serão necessários "compromissos dolorosos" para ambas as partes.
Angela Merkel

Merkel: a mensagem no Dia da Vítimas do Holocausto

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse este sábado, Dia das Vítimas do Holocausto, ser uma "vergonha" que na Alemanha "nenhuma instituição judaica possa existir sem proteção policial".
Alemanha

Merkel saúda "Sim" do SPD e prepara negociações

A chanceler alemã, Angela Merkel, saudou hoje o "Sim" dos social-democratas para iniciar negociações com o seu partido para formar um novo Governo de coligação, que augurou serão "intensas".
Alemanha

SPD aprova (por pouco) negociação com Merkel

101
Líder do SPD dramatizou no apelo ao sim à coligação com Merkel e os congressistas responderam, ainda que de forma muito pouco expansiva. Sim venceu por apenas 83 votos.
Alemanha

SPD decide se avança para coligação com CDU 

O Partido Social-Democrata alemão reúne-se este domingo em congresso extraordinário para decidir se avança para uma nova coligação com a conservadora União Democrata-Cristã, de Angela Merkel.
Europa

Macron diz que França "precisa" da Alemanha

O Presidente francês afirmou que a França "precisa" da Alemanha para reformar a Europa, a dois dias de uma votação crucial para a formação de um governo de coligação entre conservadores e o SPD.
Alemanha

Merkel pede responsabilidade ao SPD

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu aos sociais-democratas que aprovem, no domingo, o acordo de princípio para que a Alemanha possa ter um governo estável.
Alemanha

Merkel: "grandes obstáculos" entre CDU e SPD

A chanceler alemã afirmou que existem "grandes obstáculos" entre CDU e SPD. Esta quinta-feira é o último dia da primeira fase de negociações entre o partido de Merkel e os sociais-democratas.
Ucrânia

Violação do cessar-fogo na Ucrânia é "inaceitável"

Emmanuel Macron e Angela Merkel consideraram "inaceitáveis" as crescentes violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e apelaram às partes envolvidas "a assumirem as suas responsabilidades".
Alemanha

SPD autoriza Schulz a negociar governo com Merkel

Os sociais-democratas, segunda força política alemã, autorizou esta quinta-feira em Convenção o líder do partido, Martin Schulz, a negociar com Angela Merkel a formação do próximo governo alemão.
Conversas à Quinta

Crise política alemã. Normalidade ou inquietação?

De repente Angela Merkel não conseguiu formar o governo que estava a negociar. Agora talvez seja obrigada a uma coligação original: a de cristãos-democratas e sociais-democratas, mais Emmanuel Macron.
Alemanha

Merkel tenta aliar-se a social-democratas

A chanceler alemã reúne esta noite com Martin Schulz, o presidente dos social-democratas, para tentar pôr fim à crise política na Alemanha. Merkel e Schulz vão sondar a possibilidade de uma aliança.
Alemanha

Merkel convida sociais-democratas para governo

A chanceler alemã, Angela Merkel, convidou oficialmente os sociais-democratas a dialogar para formar um "governo estável" que aborde os desafios do país e responda às "grandes expectativas" da UE.
Alemanha

Angela Merkel rejeita novas eleições na Alemanha

Chanceler afirmou ser necessário encontrar, rapidamente, uma solução de governo para a Alemanha. Numa reunião com membros da CDU, manifestou-se desfavorável a novas eleições.
Alemanha

Merkel. 4 cenários para uma líder no precipício

Com as negociações para formar Governo a colapsar, a chanceler enfrenta agora o seu "teste político mais duro". Irá a Alemanha a votos ou surgirá uma nova solução? E Merkel, fará parte dela?
Alemanha

Martin Schulz disponível a dar apoio a Merkel

Líder dos sociais-democratas, pressionado a acabar com o impasse político na Alemanha, deverá aceitar negociar um apoio para um governo minoritário de Merkel -- mas não para uma grande coligação.
Alemanha

Schäuble afasta ideia de "crise" na Alemanha

O presidente do parlamento alemão pediu aos partidos abertura para compromissos. Wolfgang Schäuble afastou o cenário de uma crise de Estado depois do fracasso das negociações.
Alemanha

Merkel pronta para ser candidata em novas eleições

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que está pronta para ser candidata a novas eleições, cenário que prefere ao de formar um governo minoritário, se não for possível uma coligação de governo.
Alemanha

Merkel volta a falhar acordo de governo. E agora?

Angela Merkel falhou mais uma ronda negocial para formar governo. O calendário aperta e as opções estreitam: ou Merkel governa sozinha, ou há novas eleições. Os Verdes falam em eleições na primavera.
Angela Merkel

Alemanha. Todos à mesa contra a extrema-direita

Angela Merkel quer governar um quarto mandato na Alemanha. O SPD ficou fora das negociações e isso obrigou a CDU a trabalhar com parceiros improváveis. O prazo para o entendimento está a esgotar-se.
Alemanha

Merkel: acordo de governação é possível

Chanceler alemã está confiante de que acordo com os Verdes e o Partido Liberal é possível, "se houver boa vontade". Angela Merkel espera resultados mais concretos até quinta-feira.
Brexit

Merkel "furiosa" com revelações sobre Brexit

A chanceler alemã está "furiosa" com a publicação num jornal alemão das conversações privadas sobre o "Brexit" por recear que as informações possam derrubar o governo britânico, noticia o Times.
Alemanha

Alemanha. Projeções dão vitória ao SPD

Partido Social-Democrata alemão, SPD, venceu as eleições regionais na Baixa-Saxónia (noroeste) com 37% a 37,5% dos votos, seguido da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, com 35%.
Angela Merkel

Angela Merkel vai reunir-se com Liberais e Verdes

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou hoje que vai reunir-se com os Liberais e os Verdes para tentar formar um Governo de coligação, após as legislativas de 24 de setembro.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
António Costa

Costa: governo alemão não travará progressos

O primeiro-ministro disse confiar que a formação de um novo governo na Alemanha não implicará retrocessos nos progressos alcançados na zona euro.
Eleições na Alemanha

"Ainda é cedo" para saber o que Merkel vai fazer

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que ainda é muito cedo para perceber o que poderá ser o quarto mandato da chanceler Angela Merkel, depois da vitórias nas legislativas de domingo.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Partidos preveem negociações difíceis

O Partido Liberal e os Verdes mostraram abertura para integrar uma coligação com a CDU de Angela Merkel, mas advertiram que há diferenças políticas entre ambos que vão complicar as negociações.
Eleições na Alemanha

Portugal fala das "atitudes antidemocráticas"

O Governo saudou a reeleição de Angela Merkel e manifestou preocupação com a subida da extrema-direita, mas disse confiar na intransigência da chanceler face a "atitudes antidemocráticas".
Eleições na Alemanha

Ainda bem que Merkel não é como Costa

902
Ns próximos quatro anos a tentação em Berlim será gerir a Europa de modo a impedir o aumento do eleitorado do AfD. Reformas ambiciosas ficarão para o futuro. O AfD exige menos Europa e menos despesas.
Eleições na Alemanha

Merkel vence sem maioria, AfD terceiro mais votado - como aconteceu

128
Angela Merkel e a CDU voltaram a ganhar as eleições, mas longe da maioria. O partido nacionalista AfD consegue um histórico terceiro lugar e entra no Parlamento alemão pela primeira vez.
Alemanha

Da Alemanha de Kohl à Alemanha de Merkel

113
Antes de ser a Alemanha de Angela Merkel, a actual Alemanha foi a Alemanha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação alemã. A história de Kohl é a melhor introdução à Alemanha de hoje.
Eleições na Alemanha

Porque são as eleições na Alemanha tão chatas?

Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.
Conversas à Quinta

Como Merkel se tornou sinónimo de Alemanha

Os alemães deverão reeleger Angela Merkel nas eleições de domingo. Fá-lo-ão pela quarta vez. Mas como é que uma mulher que desvitalizou a política se tornou num dos estadistas mais poderosos do mundo?
Eleições na Alemanha

Die Partei: o partido satírico alemão

171
O Die Partei foi fundado em 2004 e tem animado a campanha alemã para as eleições legislativas. O partido propõe legalizar o consumo de cocaína sob prescrição médica e raptar o presidente turco.
Coreia do Norte

Merkel e Putin querem solução pacífica com Coreia

Merkel e Putin defendem um acordo pacífico para resolver o conflito com a Coreia do Norte. Em conversa por telefone, a chanceler alemã e o presidente russo falaram em "vias pacíficas".
Angela Merkel

Angela Merkel não se esqueceu da História

307
A atitude de princípio de Merkel contra a ocupação russa da Crimeira é uma raridade nas relações internacionais. Putin não é eterno e, quando deixar ou for afastado do poder, a política russa mudará.
Coreia do Norte

Merkel favorável a negociação direta

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se favorável a uma negociação direta com a Coreia do Norte sobre o programa nuclear daquele país, à semelhança do que aconteceu com o Irão.
Coreia do Norte

Coreia. Europa deve fazer-se ouvir, pede Merkel

"A Europa tem uma voz importante" e "deve empregá-la" nesta situação da Coreia do Norte. O apelo veio da chanceler alemã, Angela Merkel, que volta a defender uma solução diplomática e pacífica.
União Europeia

O pior não aconteceu (nem vai acontecer)

A vaga de fundo anti-europeia, nacionalista e populista, que se começou a formar nas brumas distantes da velha Albion e parecia ir invadir o continente, afundou-se nas margens sólidas da moderação.
Alemanha

Debate. Merkel ganha pontos a Schulz

A três semanas das eleições, Angela Merkel ganhou terreno a Martin Schulz num grande debate televisivo. Várias sondagens reforçaram o favoritismo da chanceler alemã, mas ainda há muitos indecisos.
Angela Merkel

Merkel exige que Turquia liberte cidadãos alemães

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu que a Turquia liberte os cidadãos alemães que tem em prisão preventiva "sem justificação". Merkel reconheceu que as relações com a Turquia estão "complicadas".
Ambiente

Gasolina e diesel já eram, segundo Angela Merkel

2944
Apesar do compromisso assumido para ajudar a salvar o diesel, a chanceler alemã Angela Merkel reconheceu já que o seu país acabará por vir a ter de banir os motores de combustão.
Alemanha

Merkel promete cumprir mandato caso vença eleições

Em entrevista à estação televisiva ARD, a chanceler alemã não se comprometeu com uma política expansionista, mas falou na necessidade de acelerar o plano de investimentos públicos.
Presidente Trump

Macron e Merkel defendem diálogo com Trump

O presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, defenderam a importância de manter o diálogo com o presidente norte-americano, Donald Trump.
G20

EUA isolados: Acordo de Paris "irreversível"

A chanceler alemã e anfitriã da cimeira, Angela Merkel, foi a primeira líder a falar neste último dia de conversações. O ponto forte do documento final do G20 é o ambiente, com os EUA isolados.
G20

G20: uma cimeira tensa com Trump como protagonista

Os líderes das 20 maiores economias do mundo reunem-se em Hamburgo para discutir o protecionismo económico de Donald Trump, a tensão com a Coreia do Norte e as alterações climáticas.
Alemanha

Alemanha aprova casamento homossexual

955
O Parlamento alemão aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Angela Merkel votou contra, mas espera que esta votação traga "coesão e paz social".
União Europeia

Acordo de Paris. Merkel diz que UE está empenhada

A União Europeia está "mais determinada do que nunca" para tornar o Acordo de Paris um sucesso. Quem o diz é a chanceler alemã, Angela Merkel, que criticou ainda as tendências de isolamento.
Casamento Homossexual

Alemanha. Casamento gay poderá ser legalizado

216
Todos os principais partidos alemães defendem a legalização do casamento gay, excepto o de Angela Merkel e o nacionalista AfD. Mas a chanceler alemã poderá estar prestes a mudar a história do país.
Brexit

O que diz a UE do "estatuto de residente europeu"

Os europeus a viver no Reino Unido há 5 anos terão "estatuto de residente europeu". A proposta é de Theresa May. Líderes da União Europeia consideram-na "insuficiente" ou "abaixo das expetativas".
União Europeia

Merkel admite governo económico da zona euro

Numa intervenção perante empresários alemães de vários setores, Angela Merkel pede união para fazer frente a desafios como o brexit, e admite mesmo união bancária intergovernamental.
Vaticano

Papa Francisco recebe Angela Merkel no Vaticano

Os dois líderes discutiram temas como as relações multilaterais, a importância de África e o Acordo de Paris sobre combate às alterações climáticas.
A página está a demorar muito tempo.