O treinador Julen Lopetegui defendeu esta segunda-feira que a eliminatória com o Lille está apenas no intervalo e que, apesar de o FC Porto estar a vencer por 1-0, os franceses mantém intactas as aspirações de chegarem à Liga dos Campeões.

Lopetegui, que falava na antevisão do jogo de terça-feira com o Lille, da segunda mão dos “play-offs” de acesso à Liga dos Campeões, assumiu que o FC Porto tem de fazer ainda melhor do que fez em Lille, onde os “dragões” venceram por 1-0, com um golo de Hector Herrera.

“Temos de nos preparar para jogar no limite, quer defensiva quer ofensivamente, e fazer tudo de forma perfeita”, reconheceu o técnico espanhol, que antevê um jogo “difícil e complicado”, frente a um Lille que “costuma ter melhores desempenhos fora de casa”.

O FC Porto vem de uma vitória na I Liga em Paços de Ferreira, por 1-0, com um golo de Jackson Martinez, mas Lopetegui acredita que o grau de dificuldade será muito superior, pela própria exigência da competição (Liga dos Campeões).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Amanhã (terça-feira), sabemos, logicamente, o que está em jogo com o Lille. Temos a responsabilidade de conseguir em dois jogos o que não conseguimos durante a última época (apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões), referiu o treinador espanhol.

Lopetegui quer que a equipa esteja preparada para contornar as dificuldades que o Lille colocar no Dragão e para “quando tiver a posse de bola atacar bem e quando não a tiver defender igualmente bem”. “Temos que acreditar no que queremos fazer”, sublinhou.

O treinador portista reconheceu que a sua equipa estava cansada em Paços de Ferreira, escassos dias após o triunfo em Lille (1-0), mas a segunda vitória na Liga, apesar de sofrida, foi totalmente merecida e não sofre qualquer contestação.

“Frente ao Lille, vamos ter de ir ao limite. Estamos a falar de futebol ao mais alto nível e estamos a falar de um rival que joga melhor fora de casa do que em casa, estamos preparados para competir e com a vontade de sermos protagonistas”, disse.

O defesa brasileiro Danilo, que, juntamente com Ricardo Quaresma e o mexicano Reyes, regressou aos convocados de Julen Lopetegui, confidenciou que as expetativas portista de eliminar os franceses são “as melhores possíveis”.

“Temos de nos preparar bem, porque os nossos objetivos para esta temporada são elevados. Espero que consigamos obter a vitória. Estou aqui para ajudar a equipa e não estou a pensar em nenhum jogador em especial, nem em duelos individuais”, explicou.

O FC Porto não sofreu golos nos primeiros três jogos oficiais da presente temporada, mas Danilo reparte o mérito defensivo pela equipa.

“É muito importante não sofrer golos. A nossa missão é impedir golos, mas o mérito não é só da defesa, é de todos. A defesa começa na frente, o mérito é de toda a equipa e o resultado vê-se nos primeiros três jogos”, explicou.

Questionado sobre os benefícios de ter descansado para o jogo com o Lille ao não integrar a convocatória para Paços de Ferreira, Danilo adiantou que é sempre bom, mas esse problema não se coloca a alguém de 23 anos: “Se tiver de jogar, jogo sempre”.