A STCP passou de lucros de 1,2 milhões de euros no primeiro semestre do ano passado a prejuízos de 30,8 milhões em igual período deste ano, devido ao impacto financeiro de instrumentos ‘swap’, revelou esta quinta-feira a EMPRESA.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) informou que a “variação do justo valor de ‘swap’ no primeiro semestre de 2014 face a igual período de 2013 foi negativa em cerca de 31,7 milhões de euros, traduzindo-se num agravamento dos resultados financeiros em cerca de 32,3 milhões de euros e nos resultados líquidos em cerca de 32 milhões de euros”.

De acordo com o mesmo documento, os resultados líquidos sem a variação do justo valor do instrumento financeiro ‘swap’ agravaram-se apenas 2%, ou seja, cerca de 314 mil euros.

Por seu lado, os resultados operacionais da STCP verificaram uma melhoria de 7% no primeiro semestre do ano face ao homólogo de 2013, totalizando, ainda assim, um valor negativo de 3,6 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A STCP revelou, assim, uma melhoria de 282 mil euros nos resultados operacionais entre o primeiro semestre do ano passado e igual período de 2014, num contexto de redução do subsídio à exploração de 25%, ou seja, de 1,3 milhões de euros.

No começo deste mês, as empresas de transportes públicos Metro do Porto e STCP lançaram o concurso público para a subconcessão da operação e manutenção das redes que operam na Área Metropolitana do Porto.

No caso do sistema de transporte rodoviário, explorado pela STCP, este “inclui a exploração do serviço público de transporte coletivo de passageiros de superfície em modo rodoviário, em Autocarros, na área da cidade do Porto, em regime de exclusivo, e a exploração de transportes coletivos de passageiros dentro da área urbana do Grande Porto ou fora daquela área geográfica nas linhas, partes de linha, nos percursos e parte dos percursos definidos no Caderno de Encargos, bem como exploração dos espaços destinados a afixação de PUBLICIDADE”.