O Project Wing da Google já está a ser testado. As primeiras imagens foram divulgadas ontem e revelam um veículo ágil e capaz de transportar cargas até 10 quilos. Este sistema está a ser desenvolvido há dois anos pelo “laboratório secreto” da Google — é assim que é conhecida a Google[X], o departamento onde a empresa desenvolve tecnologia de ponta — que de secreto já começa a ter pouco; o carro que anda sozinho também é uma criação deste laboratório.

O “Projeto Asa” é mais um dado no jogo que a Google trava com a concorrente Amazon no futuro dos serviços de entregas ao domicílio. A Amazon está a testar o Prime Air desde o final do ano passado (um sistema de entrega rápida de encomendas), mas a Google apresenta este veículo com objetivos complementares, tais como a possibilidade de entregar medicamentos ou auxílio de urgência em zonas remotas ou de difícil acesso. Os testes do protótipo já decorrem na Austrália, e a Google[X] faz questão de anunciar que estão a correr bem:

Pode parecer excêntrico, mas este tipo de serviços deverá ser a evolução natural do correio que temos atualmente. Contudo, o laboratório da Google tem planos ainda mais ambiciosos e em maio apresentou este vídeo com as primeiras reações ao carro que anda sozinho:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR