Fotos pirateadas de celebridades norte-americanas nuas, incluindo da atriz Jennifer Lawrence e da cantora Rihanna, circularam no domingo nas redes sociais, informou a imprensa norte-americana. Segundo a imprensa, as fotos foram obtidas a partir de contas de iCloud pirateadas.

Entre as vítimas dos piratas informáticos figuram Avril Lavigne, Amber Heard, Gabrielle Union, Hayden Panettiere e Hope Solo, segundo o ‘site’ informativo Mashable. Hillary Duff, Jenny McCarthy, Kaley Cuoco, Kate Upton, Kate Bosworth, Keke Palmer e Kim Kardashian estão também entre a lista de famosos cujas fotografias íntimas chegaram às mãos de um hacker e depois às redes sociais.

“É verdadeiramente perturbador e desagradável ver como as pessoas se apoderam da vossa vida privada”, indignou-se Jennifer Lawrence num comentário publicado no Twitter.

O agente da atriz anunciou que iriam avançar com o caso para a justiça.

Segundo o “The Guardian”, são cerca de 100 conhecidos atores, cantores e celebridades cujas fotos e vídeos foram expostos. No domingo, um utilizador da página de internet 4chan colocou uma lista de atores e figuras públicas, maioritariamente femininas, de quem havia fotos e vídeos explícitos. O post foi mais tarde retirado. Alguns destes documentos andaram mesmo a ser partilhados por vários sites.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Algumas personalidades já reagiram. A atriz e cantora Victoria Justice aproveitou a rede social Twitter para negar que as fotos que alegadamente a retratam nua são dela. Afirma que são falsas.

Num artigo de opinião, também no The Guardian, a novelista Van Badham defende que a cada vez que se clica na imagem de um destes famosos nu, está-se a “perpetuar o abuso”. “A privacidade não é apenas o local sagrado para trabalharmos aquilo que somos, o que fazemos ou que pensamos, é um refúgio psicológico da dissecação pública, necessário para a saúde mental de cada um, famoso ou não”, opina.

A atriz Mary Elizabeth Winsted também postou vários tweets sobre o tema. “Para aqueles que estão a ver as fotos que tirei com o meu marido há anos, na privacidade da nossa casa, espero que se sintam bem”, disse. Num outro post, a atriz considerou “estranho” o acesso a fotos que já tinha apagado há anos.

https://twitter.com/M_E_Winstead/status/506197725285998592

Há alegadas vítimas na lista de fotografias que, afinal, não têm qualquer foto. E, segundo alguns famosos, há também fotos que são falsas. O porta-voz da atriz Ariana Grande disse ao Mail Online que as suas fotos são falsas. Já a atriz britânica Kelly Brook aparece na lista de famosos, mas depois não existe qualquer foto ligada a ela. Por enquanto.