O artista italiano Alexsandro Palombo elegeu a rainha Letizia como a nova musa para integrar a série “Fashion”, na qual converte figuras de relevo internacional em personagens do programa de televisão Os Simpsons — estão incluídas personalidades como Donatella Versace e Coco Chanel, mas também a própria rainha de Inglaterra, Isabel II. A monarca espanhola foi, pois, transformada num cartoon amarelo.

Tal como fez recentemente com a Duquesa de Cambridge, o artista estudou o estilo e a fisionomia da rainha de Espanha, retratando-a com visuais já conhecidos do grande público. É exemplo o icónico vestido encarnado de Lorenzo Caprile que Letizia Ortiz usou no casamento do príncipe Frederico da Dinamarca com a australiana Mary Donaldson, em Copenhaga.

Aos 42 anos, celebrados recentemente, a ex-jornalista e mãe de duas meninas recebeu um tributo, no mínimo, original. O artista comentou, citado pelo Daily Mail, que foram características pessoais, como força e determinação, que o influenciaram na escolha: “A rainha Letizia representa perfeitamente o ideal da mulher moderna. É forte, determinada e dedicada a importantes causas sociais”.

Nos desenhos, Letizia aparece tanto de uniforme como na companhia de um touro. Noutros, a moda fala mais alto e são vestidos glamorosos que ganham destaque. O cenário de fundo pouco varia — a rainha encontra-se quase sempre à frente do palácio de Zarzuela. “Ela tem um visual fresco e cool, o que está longe da estética real habitual”, explica Palombo. “É muito importante que existam mulheres como ela na nossa sociedade, de maneira a apoiar ideais importantes, tal como a igualdade de direitos entre homens e mulheres”.

Mais: “Ela tem uma personalidade elegante e, ao mesmo tempo, é um pouco irreverente, pelo que é perfeita para um episódio de Os Simpsons”.

Celebridades como a socialite Kim Kardashian, o designer Karl Lagerfeld e a editora da edição norte-americana da Vogue, Anna Wintour, também já se renderam à caneta digital do italiano. Os resultados (arriscamo-nos a dizer) são divertidos e podem ser consultados na página de Facebook de Palombo ou na respetiva conta de Twitter.