Previsões Económicas

Zona Euro

FMI revê em baixa previsão de crescimento em 2018

O Fundo Monetário Internacional reviu o crescimento previsto este ano para a zona euro para 2,2%, duas décimas abaixo do que tinha indicado em abril.
Previsões Económicas

África subsariana cresce mas riscos persistem 

A consultora Focus Economics considerou que as economias da África subsaariana deverão crescer 3,5% este ano, acelerando ligeiramente para 3,7% em 2019.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Comissão Europeia

Economia portuguesa abranda e volta a divergir

264
A Comissão Europeia melhorou as suas previsões e antecipa mais crescimento em 2017 que o Governo, mas espera um abrandamento em 2018 e 2019. Portugal volta a divergir da Europa.
Comissão Europeia

Comissão Europeia divulga previsões económicas

O comissário europeu dos Assuntos Económicos apresenta as previsões económicas de inverno, com Portugal à espera de uma aproximação entre as projeções do executivo comunitário e as suas.
Orçamento do Estado

Despesa com pessoal derrapa 430 milhões este ano

523
Ao contrário do inscrito no Orçamento há um ano e no Programa de Estabilidade, o emprego público crescerá 0,8% em 2017. Governo espera agora gastar mais 430 milhões com pessoal que há um ano.
Consumidores

Confiança dos portugueses cresce no 2º trimestre

222
O índice de confiança dos portugueses subiu para 82 pontos (em 100) no segundo trimestre do ano. Segundo o estudo da Nielsen, são níveis nunca antes alcançados, mas o terrorismo é a maior preocupação.
Previsões Económicas

Banco de Portugal. Economia cresce 2,5% em 2017

Banco de Portugal está mais otimista sobre o desempenho da economia portuguesa. Reviu as previsões de crescimento para 2017 em alta, mas antecipa abrandamento no ano seguinte.
Previsões Económicas

Portugal cresce mais de 3% no segundo trimestre

O ritmo de crescimento da economia portuguesa vai situar-se entre 2,4% e 2,8% em 2017, de acordo com as previsões mais recentes do Forum para a Competitividade.
Previsões Económicas

Economia mundial cresce entre 2,7% e 2,9% até 2018

208
A economia mundial registará um crescimento este ano e no próximo impulsionada pela estabilização do preço das matérias-primas e por uma retoma do comércio global, estimou hoje o Banco Mundial.
Comissão Europeia

Bruxelas prevê mais défice que Governo

A Comissão Europeia estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, mas valores são acima dos previstos pelo Governo.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia portuguesa vai abrandar em 2018

109
Projeção do FMI para 2017 está praticamente alinhada com as expetativas do Governo. Para o próximo ano, as previsões são divergentes. Executivo antecipa uma aceleração, o Fundo espera um abrandamento.
Previsões Económicas

O ano de 2017 visto de 2016

558
Para o bem de Portugal, da democracia portuguesa, temos apenas de desejar que o ano de 2017 seja isento de tempestades financeiras que destruam a prosperidade ilusória criada em 2016.
Previsões Económicas

Portugal cresce 0,9% em 2016

410
A taxa de crescimento da economia portuguesa vai ser de 0,9% em 2016, segundo a previsão do núcleo de estudos da Universidade Católica. Fragilidade do investimento é uma das causas.
Programa de Estabilidade

Previsões optimistas dão "muito mau resultado"

696
O Conselho das Finanças Públicas mantém as críticas ao Programa de Estabilidade. Teodora Cardoso responde a João Galamba: não é ideologia, é "racionalidade económica".
Previsões Económicas

Bruxelas divulga hoje previsões económicas

A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de inverno, numa altura em que Bruxelas e Lisboa tentam ainda chegar a um compromisso sobre o projeto orçamental português para 2016.
Macroeconomia

Rússia. Economia recuou 4,3% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) na Rússia diminuiu 4,4% no terceiro semestre deste ano, revelou o governo russo. O FMI e o Banco Mundial não acreditam na recuperação económica prevista para 2016.
Economia

Previsão. Portugal deve crescer menos

Economistas consultados pela Bloomberg reviram em baixa ligeira, menos 0,1 pontos percentuais, o crescimento da economia portuguesa para 2015 e 2016. Portugal não deve cumprir meta do défice este ano.
Previsões Económicas

Porque erram os economistas?

466
Porque é que erram os economistas? Porque é uma ciência mais complexa do que se pensava, mas o que interessa é que, com cada vez mais dados à disposição, vão deixar de errar.
Banco de Portugal

Afinal, vamos crescer quanto?

O Banco de Portugal divulgou hoje as previsões económicas para os próximos anos. E com elas chega um clima de otimismo, que tem ainda de provar se é sustentável a médio prazo.
Instituto Nacional Estatística

Economia portuguesa cresceu 0,9% em 2014

287
O crescimento do PIB terá ficado uma décima abaixo do esperado pelo Governo. Resultados não foram tão bons devido a uma desaceleração da procura interna. Exportações melhoraram.
Previsões Económicas

Consultora EY antecipa défice de 3,3% em 2015

A consultora EY, antiga Ersnt & Young, estima que o défice orçamental atinja os 3,3% do PIB e que a economia cresça 1,3% em 2015, previsões mais pessimistas do que as do Governo.
Orçamento do Estado

BdP: Há "riscos" para o Orçamento do próximo ano

Banco de Portugal considera "crucial" continue o esforço de consolidação orçamental. Diz que há "riscos não negligenciáveis" para o Orçamento e considera "limitadas" as medidas do lado da despesa.
Paulo Portas

Portas: previsões tão credíveis como retificações

Paulo Portas considerou que "as previsões são tão credíveis como as retificações", ao comentar a revisão em baixa da previsão de crescimento económico divulgada pela Comissão Europeia.
Economia

Contabilidade sexy

O negócio das previsões económicas é glamoroso q.b., sobretudo se se trata de prever acontecimentos fora do habitual. Mas também é conhecido por ser muito falível, ocasionalmente em proporções épicas.
Previsões Económicas

Economia alemã continua a crescer, França estagnou

As duas principais economias da zona euro mostram trajetórias diferentes no arranque de 2014: Alemanha cresceu, França estagnou. Pressão aumenta sobre François Hollande.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)