Olá

861kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Previsões Económicas

Noticiário

10h. Saúde. Pizarro espera passos significativos

O ministro da Saúde espera dar passos "muito significativos" nas negociações com os sindicatos dos médicos. Economia alemã contraiu 0,1% no 3º trimestre.
Previsões Económicas

FMI corta projeção de crescimento para Portugal

Em junho tinha feito uma revisão em alta das projeções que, agora, sofrem um corte. O FMI aponta para um crescimento da economia portuguesa de 2,3% em 2023 e 1,5% em 2024.
Comissão Europeia

Inflação. Bruxelas atualiza previsões económicas

Com as taxas de juro a subir na zona euro, a Comissão Europeia vai publicar as previsões económicas de primavera. Portugal registou a maior subida de inflação em cadeia (1,6%), no 1.º trimestre.
café europa

E se a União Europeia for melhor do que parece?

Tornou-se verdadeiramente difícil acreditar em boas notícias no futuro da Europa. Instalou-se um pessimismo de raízes profundas, notável mesmo quando o bloco conseguia alguns progressos.
Noticiário

14h. FMI mais pessimista que governo

FMI prevê menor crescimento económico para Portugal e uma maior taxa de inflação. DECO critica resposta do governo à subida dos juros do crédito à habitação.
Conselho das Finanças Públicas

CFP vê economia a crescer 1,2% em 2023

O Conselho de Finanças Públicas reviu em baixa as previsões de crescimento do PIB para 2023, e considera que até podem ser otimistas face às perspetivas "menos animadoras" que podem concretizar-se.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê crescimento económico em baixa para 3,2%

O FMI reviu em baixa a previsão de crescimento mundial para 3,2% este ano, devido ao impacto da guerra na Ucrânia, desaceleração mais acentuada na China e aperto das condições financeiras.
Boa moeda, má moeda

Economia com prognóstico reservado

No Reino Unido, o PIB caiu em Abril contrariando as previsões dos analistas. As perspectivas económicas são cada vez mais pessimistas.
Previsões Económicas

A economia em 2022

Se a Covid foi um dos últimos cisnes negros, outros poderão surgir. O que me leva a concluir que é possível que 2022 corra bem mas que, para isso, tudo o resto têm de se manter constante.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga variação do PIB no segundo trimestre

Nos primeiros três meses do ano, verificou-se uma quebra de 5,4% da economia nacional face ao mesmo período de 2020, refletindo os efeitos do confinamento geral, e o recuo de 3,3% em cadeia.
Banco de Portugal

Atividade e consumo privado continuam a recuperar

Banco de Portugal diz que os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado voltaram a aumentar em junho, face ao mês anterior.
Banco de Portugal

Cresce almofada financeira de famílias portuguesas

A poupança acumulada pelas famílias entre 2020 e 2023 deverá ultrapassar em 17,5 mil milhões de euros o valor estimado pelo Banco de Portugal antes da pandemia.
Noticiário

10h. Pessimismo. Portugal vai crescer menos 

Para além de cortar previsões para 2021, Bruxelas prevê que Portugal só regresse aos níveis pré-crise no final de 2022. Dia de arranque da vacinação dos bombeiros, com MAI e ministra da Saúde.
Previsões Económicas

PIB português cresce 4,1% este ano 

Comissão Europeia cortou previsão de crescimento da economia portuguesa para 4,1% este ano (previa 5,4% em novembro). Para 2022 prevê agora 4,3% (3,5% em novembro).
Futuro

Previsões pessimistas para 2021  

A vantagem do novo ano é sabermos já que é imprevisível. Preparados para o pior será com facilidade que viveremos o melhor. Eis as previsões para 2021 no seu lado negro. À espera que sejam desmentidas
Previsões Económicas

Bruxelas publica previsões macroeconómicas

Nas últimas previsões económicas, as intercalares de verão, a Comissão Europeia estimou uma contração de 8,7% do PIB. Estes números deverão voltar a piorar devido à segunda vaga da pandemia.
Fundo Monetário Internacional

PIB da zona euro recua 8,3% em 2020

O Fundo Monetário Internacional estima que o PIB da zona euro caia 8,3% em 2020, mas vai recuperar e subir para 5,2% em 2021. É esperada uma melhoria das previsões económicas feitas em junho.
Mundo

Tecnologia pós-Covid: homem versus máquina?

A maior distância física imposta pela pandemia levou-nos a depender, ainda mais, das novas tecnologias. Mas isso é bom ou mau? Tudo dependerá do que fizermos com elas, dizem os especialistas.
Economia

Governo prevê PIB a cair 9%, diz Marques Mendes

Há dois meses, o Governo previa uma queda de 6,9% do PIB este ano, mas a retração será bastante maior. Já o défice, afinal só deverá ser inferior a 3% em 2022.
Comissão Europeia

Bruxelas espera recessão de 9,8% para Portugal

As previsões de verão da Comissão apontam para uma recuperação a partir do terceiro trimestre, mas insuficiente para corrigir os estragos feitos pela pandemia entre abril e junho.
Coronavírus

PIB poderá cair até 11,8% este ano, estima CFP

Uma queda do PIB de até 11,8% este ano, défice de 9,3% e uma dívida pública a disparar para 141,8%. É este o "cenário severo" do Conselho das Finanças Públicas.
Comissão Europeia

Bruxelas aponta para défice de 0,4% em 2019

Previsão de crescimento do PIB mantém-se nos 1,7% este ano e em 2020. Défice estimado por Bruxelas é o dobro do previsto pelo Governo.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia mundial vai crescer menos em 2019

Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou estimativas para a economia mundial, apontando as economias da Alemanha, da Itália e da Turquia como as responsáveis pela nova revisão.
Zona Euro

FMI revê em baixa previsão de crescimento em 2018

O Fundo Monetário Internacional reviu o crescimento previsto este ano para a zona euro para 2,2%, duas décimas abaixo do que tinha indicado em abril.
Previsões Económicas

África subsariana cresce mas riscos persistem 

A consultora Focus Economics considerou que as economias da África subsaariana deverão crescer 3,5% este ano, acelerando ligeiramente para 3,7% em 2019.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Comissão Europeia

Economia portuguesa abranda e volta a divergir

A Comissão Europeia melhorou as suas previsões e antecipa mais crescimento em 2017 que o Governo, mas espera um abrandamento em 2018 e 2019. Portugal volta a divergir da Europa.
Comissão Europeia

Comissão Europeia divulga previsões económicas

O comissário europeu dos Assuntos Económicos apresenta as previsões económicas de inverno, com Portugal à espera de uma aproximação entre as projeções do executivo comunitário e as suas.
Orçamento do Estado

Despesa com pessoal derrapa 430 milhões este ano

Ao contrário do inscrito no Orçamento há um ano e no Programa de Estabilidade, o emprego público crescerá 0,8% em 2017. Governo espera agora gastar mais 430 milhões com pessoal que há um ano.
Consumidores

Confiança dos portugueses cresce no 2º trimestre

O índice de confiança dos portugueses subiu para 82 pontos (em 100) no segundo trimestre do ano. Segundo o estudo da Nielsen, são níveis nunca antes alcançados, mas o terrorismo é a maior preocupação.
Previsões Económicas

Banco de Portugal. Economia cresce 2,5% em 2017

Banco de Portugal está mais otimista sobre o desempenho da economia portuguesa. Reviu as previsões de crescimento para 2017 em alta, mas antecipa abrandamento no ano seguinte.
Previsões Económicas

Portugal cresce mais de 3% no segundo trimestre

O ritmo de crescimento da economia portuguesa vai situar-se entre 2,4% e 2,8% em 2017, de acordo com as previsões mais recentes do Forum para a Competitividade.
Previsões Económicas

Economia mundial cresce entre 2,7% e 2,9% até 2018

A economia mundial registará um crescimento este ano e no próximo impulsionada pela estabilização do preço das matérias-primas e por uma retoma do comércio global, estimou hoje o Banco Mundial.
Comissão Europeia

Bruxelas prevê mais défice que Governo

A Comissão Europeia estima que o défice orçamental português continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo, mas valores são acima dos previstos pelo Governo.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia portuguesa vai abrandar em 2018

Projeção do FMI para 2017 está praticamente alinhada com as expetativas do Governo. Para o próximo ano, as previsões são divergentes. Executivo antecipa uma aceleração, o Fundo espera um abrandamento.
Previsões Económicas

O ano de 2017 visto de 2016

Para o bem de Portugal, da democracia portuguesa, temos apenas de desejar que o ano de 2017 seja isento de tempestades financeiras que destruam a prosperidade ilusória criada em 2016.
Previsões Económicas

Portugal cresce 0,9% em 2016

A taxa de crescimento da economia portuguesa vai ser de 0,9% em 2016, segundo a previsão do núcleo de estudos da Universidade Católica. Fragilidade do investimento é uma das causas.
Programa de Estabilidade

Previsões optimistas dão "muito mau resultado"

O Conselho das Finanças Públicas mantém as críticas ao Programa de Estabilidade. Teodora Cardoso responde a João Galamba: não é ideologia, é "racionalidade económica".
Previsões Económicas

Bruxelas divulga hoje previsões económicas

A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de inverno, numa altura em que Bruxelas e Lisboa tentam ainda chegar a um compromisso sobre o projeto orçamental português para 2016.
Macroeconomia

Rússia. Economia recuou 4,3% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) na Rússia diminuiu 4,4% no terceiro semestre deste ano, revelou o governo russo. O FMI e o Banco Mundial não acreditam na recuperação económica prevista para 2016.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.