Depois de meses de especulação, a morte de uma personagem prometida pelos criadores de Os Simpsons acabou por se concretizar no passado domingo. Os responsáveis pela série cómica que está desde 1989 em exibição já tinham dito que, no primeiro episódio da 26ª temporada, que agora se iniciou, morreria uma das personagens há mais anos presente na série. Isso e o facto de o episódio se chamar Clown in the dumps (“Palhaço no lixo”, em tradução livre) tinham dado origem ao rumor de que se trataria do palhaço Krusty o escolhido.

A partir daqui há revelações importantes sobre o enredo da história

https://www.youtube.com/watch?v=BxgLA7HjzVk

Vídeo promocional do episódio

Mas não foi. Foi antes o pai de Krusty, o rabi Hyman Krustofski, quem se despediu dos fãs da série – e logo aos oito minutos de episódio, enquanto falava com o filho, conhecido por ser um palhaço em decadência que, ao mesmo tempo, é dono de uma cadeia de restaurantes de hambúrgueres duvidosos – a KrustyBurger.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No início do episódio, na habitual rábula em que Bart Simpson escreve no quadro da escola, o rapaz escrevera “Spoiler alert: unfortunately my dad doesn’t die” (“Aviso: infelizmente não é o meu pai que morre”), dando a entender que não seria Homer Simpson a personagem com destino traçado. Aliás, o produtor executivo da série, Al Jean, talvez prevendo a reação que se seguiu ao episódio, disse há uns dias que a morte de uma personagem “poderia ter sido sobrevalorizada [overhyped, no original]” pelos fãs e que nunca afirmara que tal personagem fosse “icónica”.

E, de facto, os fãs reagiram… não grandemente impressionados e um tanto indignados pela expectativa criada.

Será que devemos processar Os Simpsons por falsa publicidade quando a personagem ‘relevante’ é o pai do Krusty?

O pai do Krusty morreu… O Krusty tinha pai? Nunca ouvi falar dele. [Foi um sentimento de] antecipação desperdiçado.

Com que então o pai do Krusty é a personagem relevante que morre nos Simpsons? Não me parece. Que desilusão.

No mesmo dia, foi exibido igualmente o muito aguardado episódio que juntou as famílias Simpson e Griffin, da série de animação cómica Family Guy. Peter Griffin e os seus familiares vão viajar e acabam na cidade de Springfield, onde vivem os Simpson. A partir daí, Homer e Peter começam a debater que marca de cerveja é a melhor (a Duff de Springfield ou a Pawtucket de Quahog), enquanto os restantes membros de ambas as famílias se envolvem nas peripécias típicas de uma e outra série.