“Springfield parece um lugar simpático, devíamos vir cá mais vezes”, começa por dizer Lois Griffin no vídeo de antecipação do episódio de estreia da 13ª temporada de Family Guy, que vai para o ar em setembro. Sim, leu bem: Springfield, a cidade onde vive a família animada mais famosa da televisão, os Simpsons. Confuso? Simpsons e Family Guy, os velhos rivais das séries animadas norte-americanas, vão estar juntos no pequeno ecrã. O show é da família Griffin, mas a casa é dos Simpsons, parece equilibrado.

O trailer do episódio inaugural da nova temporada de Family Guy foi divulgado este domingo na convenção anual de desenhos animados Comic-Con, que teve lugar em San Diego, Califórnia. Trata-se de um episódio especial, em que os desenhos animados mais antigos da televisão norte-americana recebem em sua casa a família rival em audiências. Simpsons e Griffin nunca antes se tinham cruzado, mas a crescente consciência de que tanto uns como outros fazem parte de uma série de televisão leva a crer que ambos já se conheciam há muito (ou já se queriam conhecer).

Apenas cinco minutos de teaser podem chegar para descansar os fãs, que têm divergido entre o cepticismo e a crítica face ao já anunciado cruzamento das duas séries, mas deixam tudo em aberto. E em resposta a Lois, Brian parece querer mesmo responder aos mais críticos: estejam descansados que o encontro entre as duas famílias é apenas um caso fugaz de uma noite… “It kind of feels like a one-shot deal”, diz o famoso cão falante. Bem, pelo menos uma hora vai durar. Para o bem ou para o mal.

https://www.youtube.com/watch?v=-7YzXMzZ1bU#t=127

Peter, Lois, Stewie, Meg, Chris e Brian vão de alguma forma parar a Springfield e parecem entusiasmados com a cidade, mas os cinco minutos divulgados não chegam para perceber onde vai parar a trama. Peter conhece Homer Simpson e tudo faz prometer que os dois se vão “dar muito bem”. “Somos uma grande equipa”, diz o próprio Homer, depois de descobrir que ambos são apaixonados por donuts e cerveja. O mesmo acontece com os dois personagens mais novos das famílias, com o jovem Stewie a parecer encantado com as travessuras habituais de Bart Simpson.

Mas de repente tudo corre mal entre Homer e Peter. Não se sabe porquê (terá sido por causa de cerveja?), nem onde vai parar a súbita guerra entre os dois chefes de família, mas o vídeo de antecipação deixa água na boca.

Quando a Fox anunciou, no ano passado, que ia haver um cruzamento das duas séries, muitas vozes críticas levantaram-se, acusando os realizadores de ser apenas mais uma estratégias desnecessária de atrair audiências, e de reavivar as duas séries que já contam com longas décadas de vida – os Simpsons foram para o ar a primeira vez em 1989 e o Family Guy dez anos depois, em 1999.

Críticas à parte, certo é que tanto uma como outra primam pela brilhante escrita e argumento. E juntar duas equipas de guionistas talentosos num só episódio, tem tudo para resultar numa hora bem passada em frente ao ecrã.