Esta sexta-feira, 10 de outubro, mais de 1.000 docentes contratados ficaram a saber que conseguiram uma vaga nas escolas, através da reserva de recrutamento. A somar a estes, foram também comunicadas as colocações para 2.997 horários nas escolas com autonomia e em territórios prioritários, via bolsa de contratação de escola. Ao todo, o Ministério colocou mais de 4.000 docentes em cerca de uma semana, havendo contudo ainda 315 horários vazios. E consequentemente alunos que continuam sem ter aulas em algumas disciplinas.

Na próxima semana este número de horários por preencher pode vir a crescer, uma vez que um professor, que se candidata a vários horários, pode receber resposta positiva para mais do que um horário em diferentes escolas e terá de fazer escolhas, deixando novamente vazios alguns horários.

Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência revelam que há ainda 312 docentes dos quadros com horário-zero. De lembrar que a partir de fevereiro quem estiver sem dar aulas arrisca ir para a mobilidade especial. Crato já disse porém que quer reduzir este número ao mínimo ou mesmo a zero.

De resto, fonte oficial do ministério de Nuno Crato refere que dos mais de 150 docentes que ficaram no desemprego na passada sexta-feira, fruto da correção das listas da primeira bolsa de contratação, resta cerca de uma centena ainda sem trabalho. “Alguns poderão obter colocação nos procedimentos seguintes em lugares ainda não ocupados decorrentes da aceitação de colocação por outros docentes ou nas necessidades que as escolas venham entretanto a declarar”, reitera o ministério.

Os docentes colocados através da terceira reserva de recrutamento têm até terça-feira à noite para aceitarem a colocação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR