O Tribunal Arbitral do Desporto, sediado na Suíça, anunciou esta segunda-feira que decidiu suspender o castigo de Fernando Santos. Isto significa que o treinador vai estar sentado no banco da seleção já no próximo jogo contra a Dinamarca, na terça-feira.

“Estou naturalmente satisfeito, mas isso não me parece o mais importante”, começou por dizer o selecionador nacional em conferência de imprensa de antevisão ao Portugal-Dinamarca, quando questionado sobre a suspensão do castigo. “Importante é os jogadores, o que fazem dentro de campo. Eles é que ganham os jogos. Nós só definimos a estratégia. A minha confiança neles é plena, esteja no banco ou não. Sei que estão muito disponíveis para dar tudo. É um jogo muito importante, contra uma equipa muito forte. Os jogadores estão totalmente empenhados. Partindo dessa convicção, o resto [suspensão do castigo] deixa-me satisfeito, mas não é importante. O jogo de amanhã, sim. O resto deixamos para os advogados…”

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anunciou na terça-feira, dia 7, que Fernando Santos havia recorrido da suspensão de oito jogos da FIFA, que surgiu após o Grécia-Costa Rica no Mundial, a que se juntou uma multa a rondar os 17 mil euros por conduta antidesportiva. O então selecionador dos gregos queixou-se que o árbitro dos oitavos de final expulsou-o porque fez o mesmo que o treinador rival: estar dentro de campo a conversar com os jogadores, aquando do prolongamento. A decisão do TAS ficou agendada para dia 13, esta segunda-feira. Hoje, chegaram as boas notícias.

A decisão ao recurso de Fernando Santos, apresentado a 3 de outubro, não será tomada antes do fim de novembro, logo o novo selecionador nacional estará também presente na terceira jornada do apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, em França. O adversário é a Arménia, a 14 de novembro, no Estádio do Algarve.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR